quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Mac and Cheese Vegano

Mac and cheese é uma receita típica americana muito apreciada especialmente pelas crianças. É muito simples de fazer, e pode ser feito com qualquer tipo de queijo vegano ou creme de castanhas como o que eu fiz. Existem muitas possibilidades de preparo, e a receita basicamente é um creme com sabor de queijo misturado ao macarrão. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana



Na versão vegana o creme pode ser preparado com tofu, ou castanhas, e se você tiver um queijo vegano, melhor ainda. Eu já fiz com o queijo de castanhas caseiro e com queijos que comprei, e todas as versões ficam muito boas. Não postei as versões com queijo porque dá um pouco mais de trabalho e nem sempre é fácil encontrar queijos veganos prontos para comprar. Os temperos que eu utilizei são opcionais, inclusive a mostarda. Só use se você gostar. Eu usei manjericão fresco que colhi da horta. Já fiz com cebolinha verde e fica maravilhoso. Se você quiser pode misturar as ervas frescas no macarrão na hora de servir. Com manjericão fica bom demais!


Esta mesma receita pode ser gratinada. Gente fica com demais, e basta acrescentar farinha de pão ou farinha panko, queijo parmesão vegano, uma pimentinha do reino e ervas de sua preferencia e colocar no forno. Eu já fiz e vou postar a receita em seguida para vocês. Eu usei Nutritional Yeast para o creme. Se você quiser saber mais ou comprar clique aqui. O Nutritional Yeast tem um delicioso sabor acastanhado que lembra o queijo e dá um toque super especial nas receitas veganas. Mas não se preocupe se você não tiver, faça o seu mac and cheese, que vai ficar muito bom somente com as castanhas e os temperos que você tiver em casa. A receita pode ser feita na versão sem glúten se você usar um macarrão que não contenha glúten, seguindo as instruções de preparo do creme.

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 2 porções
Preparação: 40 minutos



INGREDIENTES


  • 200g de macarrão de sua preferencia 
  • 1 xícara de castanhas de caju
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1/4 xícara de água 
  • 1 dente de alho médio 
  • 1/4 xícara de Nutritional Yeast
  • 1 colher de chá de cúrcuma 
  • 1 colher de chá de mostarda 
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • pimenta do reino 
  • pimenta caiena 
  • sal a gosto
  • manjericão fresco 


PREPARO

Comece preparando o creme de castanhas de caju. Deixe as castanhas de molho por 30 minutos em água fria e prepare os outros ingredientes.





Eu usei um macarrão grano duro. Use qualquer formato macarrão para esta receita. Este da foto é o cavatappi, um dos formato tradicionais de macarrão para preparar esta receita.







Cozinhe o macarrão em água e sal conforme as instruções do fabricante do macarrão que está utilizando.






O cozimento deve ser "al dente", ou seja deve ficar cozido porém firme, resistente à mordida. Escorra o macarrão e reserve mantendo aquecido enquanto prepara o creme. Reserve um pouco da água do cozimento do macarrão para adicionar ao molho.





PARA O CREME 

Escorra as castanhas e coloque no liquidificador. Adicione o alho, o nutritional yeast, o azeite de oliva, a mostarda, o sal e o limão. Acrescente a água e processe até formar um creme bem pastoso. A quantidade de água pode variar, se for necessário acrescente mais para poder bater.




O creme vai ser misturado ao macarrão cozido e a consistência pode ser ajustada acrescentando um pouco da água do cozimento do macarrão, se for necessário.






Em uma frigideira ou panela, coloque o macarrão e misture com o creme usando fogo baixo. Se você preferir pode usar a mesma panela que cozinhou o macarrão. Eu usei a frigideira porque achei mais prático para fotografar e mostrar para vocês.





Eu acrescentei um pouquinho da água do cozimento do macarrão ficar mais cremoso, e ajustei o tempero. 




Sirva imediatamente acompanhado de uma salada com legumes e verduras a seu gosto. Se você quiser pode acrescentar ervas frescas ou outros temperos de sua preferência. Você pode incrementar a refeição acrescentando sementes como abóbora, girassol ou outra, aumentando assim o valor nutricional.



Saiba mais ou compre Nutritional Yeast na Loja Veganana clicando aqui.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA! 

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa noite amigo António,

      Que legal, obrigada pelo recadinho. Procuro apresentar opções de receitas saudáveis e simples de fazer. Fico feliz que gostas e acompanhas o blog.

      Um ótimo final de semana, com muita paz!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Mais uma receita testada e aprovada! Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Clara, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada pelo retorno da receita. Fico feliz em saber que a receita foi aprovada por ti. Obrigada por companhar o blog.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis