Sopa de Cevadinha

Cevadinha é uma delícia que está sempre presente na nossa mesa seja na forma de saladas, sopas ou como substituto saudável do arroz. É um cereal rico em nutrientes e de baixo valor calórico. Muito versátil, simples e rápido de preparar, você pode simplesmente cozinhar como faz com o arroz e inventar pratos deliciosos acrescentando legumes, vegetais, temperos e ervas ao seu gosto. Na medida do possível utilize alimentos orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


Esta sopa ficou uma delícia e foi preparada com ingredientes orgânicos. Usei os tomates que colhi na horta assim como a salsa e cebolinha também. Bom demais poder ir na horta e encher os olhos e o coração de alegria vendo as delícias que a gente plantou. Esta época do ano é maravilhosa aqui, porque é o tempo de colher o que plantamos. Estamos em pleno verão no início de agosto, e temos que aproveitar muito porque o nosso verão é curto.


A cevadinha, também conhecida por cevada em grãos, é um dos mais antigos cereais utilizados pelo homem. Rica em fibras, vitaminas e minerais antioxidantes como o cálcio, fósforo e potássio que ajudam a prevenir a ação dos radicais livres. Tem também um efeito diurético ajudando a diminuir a retenção de líquidos, limpando o sangue e os rins de impurezas. Com tantos benefícios para a saúde, vale a pena investir no consumo deste maravilhoso alimento.

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 3 porções
Preparação: 40 minutos


INGREDIENTES 

  • 1 xícara de cevadinha
  • 5 batatas médias picadas
  • 1 tomate grande picado
  • 1 cebola grande picada
  • 1/2 xícara de salsão picado
  • 1/4 xícara de salsinha picada 
  • 1 colher de chá de cúrcuma (opcional)
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • 1 colher de sopa de óleo de coco


PREPARO

Prepare a cevadinha primeiro. Lave bem e deixe de molho em água fria apenas enquanto prepara os legumes para a sopa. A cevadinha cozinha rápido como o arroz, não necessita deixar de molho por muito tempo, mas sempre é bom deixar alguns minutos apenas para retirar os antinutrientes. 

Lave bem e descasque as batatas e corte em pequenos cubinhos. Corte a cebola, o salsão e o tomate e a salsinha.  Não consegui fazer as fotos subsequentes porque a bateria da minha câmera acabou bem no meio do processo e eu não quis utilizar a câmera grande e nem o celular. Deixei assim mesmo, mas lamentei não ter feito foto da sopa na panela, porque ficou linda. Na realidade esta sopa foi um jantarzinho muito simples que fiz para nós durante a semana e resolvi fotografar porque não tinha nenhuma sopa de cevadinha postada. 














Em uma panela grande coloque as batatas, a cebola, e o salsão. Escorra a água da cevadinha e coloque os grãos na panela. Cubra com água, duas vezes a medida dos ingredientes secos. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando levantar fervura, abaixe o fogo, tempere com sal e acrescente a cúrcuma se for utilizar. Acrescente o tomate picado bem miudinho. Retire as sementes, pode manter a casca se desejar. Mantenha a sopa no fogo baixo e deixe cozinhar por mais uns 15 minutos. Se for necessário acrescente mais água, e se o fizer verifique o tempero, acrescentando mais sal, ou outras ervas que você gostar. Está pronta a sopa, coloque a salsinha picada, desligue o fogo e sirva quente acompanhada de e torradinhas, crackers, ou simplesmente sem nada,  porque a sopa é super nutritiva, sendo uma refeição completa. Eu coloquei uma colher de sopa de óleo de coco de sabor neutro quando a sopa estava pronta. Também fica muito bom colocar um fiozinho de azeite de oliva no prato na hora de servir. Se for utilizar pimenta do reino, coloque no prato na hora de servir. Bom apetite!



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

16 comentários

  1. Respostas
    1. Thanks for your comment! I know how much you like this soup!

      Excluir
  2. Oi Veganana, esse nome é por causa da fruta ? Estou procurando uma receita de pão de arroz integral (seria bom cozido), de preferencia sem açúcar, amidos.... Só arroz, fermento linhaça e óleo. É difícil encontrar, eu já testei mas não deu certo, se você souber de alguma eu ficaria bem contente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dan,

      O nome do blog surgiu na minha cabeça há muito tempo, e sinceramente eu não sei de onde veio, rsrsrs Não conheço nenhuma fruta com este nome.
      Eu tenho uma receita de bolo assado de arroz bem fácil de fazer. Na minha receita tem semente de linhaça, mas tem farinha de trigo. Se preferir pode usar uma farinha sem glúten na mesma quantidade indicada na receita. Dá uma olhadinha se te agrada. Pode modificar os temperos e ervas se preferir. Veja a receita neste link:

      http://blog.veganana.com.br/2012/12/bolo-de-arroz-assado.html

      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida escreve novamente.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Olá, Lori!
    Essa receita parece deliciosa! Estou gostando muito do blog.
    Só uma correção, vocês colocaram acidentalmente a tag Glúten Free.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Stephanie,

      Seja bem vinda! Muito obrigada pelo comentário. Já retirei o tag, realmente foi um engano da minha parte, que bom que me avisaste, fico muito grata pelo toque.

      Que bom que estás gostando do blog, adorei a tua visita, volte mais vezes!

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Olá Lori, recebi indicação de seu blog por uma amiga que viu a receita de seu pão integral com beterraba e sementes de chia. Eu estou me tornando Vegana e ainda com pouco conhecimento na área. Sempre gostei muito de cozinhar e modestia à parte, cozinho bem. Agora estou precisando me reinventar. Adorei a ideia do blog e o seu está muito legal. As fosots são bonitas e as receitas bem explicadas. Parabéns. Madalena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Madalena,

      Seja muito bem vinda querida, agradeça a sua amiga por mim, por ter te indicado o blog.
      Parabéns pela tua decisão de abraçar o veganismo. Se tu já gosta de cozinhar, pode ter certeza que o teu amor pela cozinha vai ficar muito maior quando te tornares vegana. O veganismo desperta uma vontade imensa de cozinhar e testar coisas novas. Tudo se torna diferente e especial. Minha filha não gostava de cozinhar, e 4 anos depois de ter se tornado vegana é uma expert na cozinha, faz coisas deliciosas e tem o maior amor em preparar a comidinha dela. Jamais imaginei que ela ia se interessar tanto pela cozinha.
      Fico feliz que estás aqui e que de certa forma o blog está te inspirando, obrigada pelos elogios ao meu trabalho. Se fizeres alguma receitinha diferente volta aqui para me contar como ficou. Estou na torcida por ti, obrigada por decidir não comer mais animais.

      Um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  5. vou fazer agora,será que vai dar certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria do Carmo,

      Seja bem vinda amiga! Espero que tenhas feito a sopa e que tenha ficado muito boa. Escreve me contando se gostaste. Esta sopa é muito simples de fazer e fica deliciosa.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá,

      Muito obrigada pela visita e comentário. Volte sempre!
      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  7. Respostas
    1. Oi Daniela,

      Puxa muito obrigada pelo teu carinho! Adorei a tua visita e comentário, e agradeço muito por acompanhar o blog e tirar um tempinho para escrever.
      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  8. Estava sem batata em casa, fiz com batata doce e abóbora. Ficou divina! Obrigada pelo blog, me ajuda muito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, tudo bem?

      Seja muito bem vinda amiga! Obrigada por compartilhar a tua experiência com a receita. Fico muito feliz em saber que gostaste. imagino a delícia que deve ter ficado com batata doce e abóbora. Tudo de bom, super saudável e nutritiva. Agradeço muito por acompanhar o blog e vir me visitar, volte mais vezes! Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis