Sopa de Tomates com Manjericão

Estamos em pleno verão e este ano a nossa hortinha orgânica está maravilhosa e nos presenteando com delícias como os tomates, pimentão e manjericão que eu usei para esta sopa. Plantamos algumas variedades de tomate e agora chegou a hora de colher, o que é muito bom. Eu plantei um manjericão bem miudinho, lindo e perfumado que usei para fazer esta sopa, além de pimentão verde. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


Todos os ingredientes para esta sopa são orgânicos, e quase pode ser chamada de sopa da horta, pois a maioria dos legumes nós plantamos, com exceção do alho. Os tomates são caríssimos, não apenas aqui onde moramos, mas sei que no Brasil também, ainda mais se forem orgânicos. Por isto eu adoro poder plantar e não precisar comprar tomates nem que seja apenas no verão. A nossa temporada de plantio e colheita aqui infelizmente é muito curta. O inverno é muito longo e como neva muito não tem como fazer nada, a não ser esperar pela linda primavera.... Este ano plantamos tudo em vasos grandes, achei muito melhor do que na terra. O resultado da nossa hortinha foi muito bom, além de ser mais fácil cuidar. Vale a pena plantar, mesmo que não se tenha muito espaço.


Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 20 minutos 



INGREDIENTES
  • 5 tomates grandes bem maduros 
  • 1/4 xícara de pimentão picado
  • 2 dentes de alho grandes
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde
  • manjericão fresco a vontade 
  • 1 colher de chá de páprica (opcional)
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • azeite de oliva extra-virgem para finalizar


PREPARO

Lave bem os tomates e retire as sementes. Pode manter a pele se estiver utilizando tomates orgânicos. Corte em pedaços grandes e leve ao processador ou liquidificador. Bata rapidamente deixando pequenos pedaços. Reserve. Em uma panela aqueça o óleo e frite o alho e junto com o pimentão e a cebolinha verde picados. Acrescente a páprica e uma pitadinha de sal. Deixe dourar em fogo baixo tendo o cuidado de não queimar. Acrescente os tomates processados, e algumas folhinhas de manjericão. Se quiser pode acrescentar temperos frescos ou secos a seu gosto. Deixe levantar fervura. Quando começar a ferver abaixe o fogo e deixe ferver por 5 minutos até que fique bem cremosa. Ajuste os temperos e se for necessário acrescente mais sal. Sirva quentinha. Decore com folhinhas de manjericão fresco ou como preferir. Se quiser pode colocar um fiozinho de azeite de oliva extra-virgem na hora de servir. Pode ser acompanhada de torradinhas, croutons ou pão fresco, ou se você quiser fazer uma refeição mais saudável e light, sirva com uma salada de folhas verdes. Bom apetite!


Veja algumas fotos da nossa hortinha orgânica e dos lindos tomates que estamos colhendo. 




Estes tomates são muito deliciosos para salada. Também gosto muito de colher alguns quando estão verdes para fazer os maravilhosos tomates verdes fritos. Este ano ainda não fiz porque não estou comendo frituras, mas quero experimentar fazer no forno.



Este tipo de tomate se chama "roma tomatoes", e é muito bom para fazer molhos e ketchup caseiro. Já colhemos muitos este ano, e infelizmente estão quase no fim. Ano que vem quero plantar mais.



Imagina a minha alegria com esta caixinha fazendo a minha primeira colheita deste ano. Alguns tomates e um pimentão bem grande. Dois tomates para salada, alguns tomatinhos cereja e dois maravilhosos tomates pretos que nem sei o nome, mas são deliciosos para salada também.


Veja o pé dos tomatinhos pretos. Quando eu comprei as mudinhas de tomate não prestei muita atenção no tipo de tomates, fui pegando os mais bonitos, e quando começaram a nascer estas belezuras eu fiquei impressionada. Eles são lindos e muito deliciosos. Nunca tinha experimentado. 








Estes foram os tomates que eu colhi para fazer esta sopa. Fresquinhos, orgânicos, saudáveis e muito deliciosos. 






ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!




4 comentários

  1. Olá Lori Ellis, bom dia!
    Ótima receita, simples e deliciosa.
    Você poderia me explicar como é esta estrutura metálica dos seus tomateiros? Tentei estaquear os meus com bambu, mas não deu muito certo.
    Lindo dia e muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Então. esta estrutura metálica eu comprei este ano em uma ferragem. Já tinha visto mas não tinha comprado ainda, e este ano comprei vários para colocar nos tomateiros. Eu moro nos Eua, onde comprei, e não sei se tem para vender no Brasil, mas se não tem, com certeza seria uma coisa muito boa para alguma industria fabricar. tenho certeza que venderia muito bem, porque faz uma grande diferença. Antes de comprar, eu usava estacas de pau fincadas na terra que não eram tão eficientes. Com esta estrutura de metal o tomateiro cresce e se enrosca direitinho sem cair para os lados com o peso dos tomates. Pesquisei em sites brasileiros e não encontrei nada parecido. Vou te dar o link do site Amazon daqui para que tenhas uma ideia de como é a estrutura inteira. Quem sabe encontres alguém que possa fazer pra ti. Parece muito simples. Neste link tu podes ver a imagem da estrutura bem clara.
      http://www.amazon.com/Panacea-89723-Tomato-Support-Galvanized/dp/B000NHSKRA/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1448845419&sr=8-1&keywords=metal+for+tomato+plants

      Espero ter ajudado, e quem sabe tu consegues algo parecido por aí. Adorei a tua visita, venha mais vezes. Ah, e se conseguires encontrar alguma coisa parecida com esta estrutura, me escreve contando onde compraste.

      Um grande abraço, e uma ótima semana para ti!
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Oi Lori Ellis!
    Comigo está tudo bem e contigo?

    Você é um docinho! Muito obrigada pela atenção e pelas dicas.
    Consegui ver direitinho como a estrutura é feita pelo link que passou. Vou pedir para meu pai dar também uma olhada e ver se ele consegue reproduzir. Se der certo eu volto aqui para contar.

    Desde já estou muito grata. Você e suas receitas têm sido grande fonte de inspiração aqui em casa, nós não somos veganos/vegetarianos e comemos carne em apenas 2 ou 3 refeições na semana. Adoramos suas receitas saudáveis com vegetais.

    Um abraço, Kátia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia,

      Que bom que consegui te passar uma ideia de como é a estrutura de metal. Eu acho que não é difícil fazer, e espero que o teu pai consiga fazer a estrutura para que na próxima safra de tomates tu possas utilizar e colher muitos tomates deliciosos. Escreve me contando como ficou.

      Fico feliz que as minhas receitas são apreciadas pela tua família, e que eu esteja conseguindo inspirar vocês a experimentar as comidinhas veganas. Bom demais que vocês consomem pouca carne durante a semana, e estão apreciando as opções veganas. Bom demais!

      Um grande abraço, venha sempre me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis