Tabule

Tabule é uma deliciosa e saudável salada de origem libanesa muito apreciada e comum na mesa dos brasileiros. Pode ser servido como entrada, acompanhamento ou mesmo como aperitivo. O sabor especial e o lindo visual resultante da combinação dos ingredientes nesta receita, fazem com que o tabule seja sempre um sucesso na sua mesa sendo perfeito para acompanhamento de qualquer prato.
Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

A receita original é feita com trigo burgol, mas para quem tem intolerância ao glúten, a mesma salada pode ser feita com quinoa ou outros grãos como o trigo sarraceno. Existem várias versões de tabule, e a original leva uma quantidade grande de temperos frescos como salsinha e hortelã. Isto fica a gosto de cada um, eu gosto assim como fiz esta receita, mas se você preferir pode acrescentar mais verde ao seu tabule.


No Líbano onde surgiu, o tabule é servido em cima de folhas de alface. Eu acho lindo, mas infelizmente não tinha alface grande para servir e acabei colocando no prato mesmo. Já comi tabule em restaurante árabe que veio em cima da folha de alface, fica muito lindo servir assim, ou enrolado como trouxinha dentro da folha de alface. Se quiser pode acrescentar pepino picadinho.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 20 minutos




INGREDIENTES 

  • 1 xícara de chá de trigo burgol fino
  • 1 tomate médio sem semente picado
  • 1 cebola roxa pequena picada
  • 1/4 xícara de salsinha picada
  • folhas de hortelã picadas
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 colheres de chá de sal marinho ou himalaia
  • 1 colher de chá de pimenta síria em pó (opcional)
  • sumo de 1 limão


PREPARO

Lave bem o trigo, escorra e coloque em uma vasilha de louça ou vidro. Cubra com água, tampe e leve à geladeira por mais ou menos 1 hora para hidratar bem. Eu gosto de colocar de molho à noite e no outro dia o trigo está bem inchado e pronto para preparar a salada. Quando o trigo estiver bem hidratado escorra com um coador espremendo bem para tirar o excesso de água. Pique a cebola e se quiser coloque em uma vasilha com água e gelo por mais ou menos 15 minutos para tirar a ardência. Nem sempre eu faço isto, geralmente uso direto e não tenho problema com ardência, mas se você quiser experimentar esta técnica, pode fazer que funciona e a cebola fica bem crocante e não murcha.

Prepare os demais ingredientes. Retire as sementes do tomate e corte em cubinhos. Pique a salsa e a hortelã. Em uma saladeira coloque o trigo hidratado, acrescente a cebola, o tomate picado, salsinha e as folhas de hortelã. Deixe para temperar na hora de servir para que os tomates não fiquem murchos. Se você deixar hidratar na geladeira, os ingredientes já vão estar geladinhos quando você preparar a salada e fica mais fácil. Acrescente o sal e a pimenta síria se for utilizar, esprema o limão e por ultimo coloque o azeite de oliva misturando bem. Decore a seu gosto e sirva. Espero que gostem!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Olá,
    Acho seu blog muito bom mas adoraria se pudesse colocar os beneficios a nível de saúde dos pratos. Acredito que só tenha beneficios mas me refiro a citar mesmo quais as vitaminas que estaremos ingerindo com tal refeição, valor nutricional. Essas coisas...

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Fabiana,

    Seja muito bem vinda e obrigada pelo comentário e sugestão. Infelizmente eu não sou nutricionista, apenas gosto de cozinhar de maneira saudável, e não tenho condições técnicas de fornecer informações mais detalhadas sobre os alimentos da maneira como estás sugerindo.
    Todas as minhas receitas podem ser consideradas muito saudáveis porque eu não utilizo alimentos processados e faço tudo em casa na medida do possível e procuro postar receitas simples e deliciosas. Este é o meu objetivo com este blog, ensinar as pessoas a serem auto suficientes na cozinha e sempre sugerindo que utilizem alimentos orgânicos na medida do possível. Em casa utilizo somente alimentos orgânicos porque tenho a possibilidade de encontrar onde moro.
    O valor nutricional de uma receita somente pode ser calculado por um profissional nutricionista e eu já falei com algumas nutricionistas a respeito, porque achei que era muito simples fazer uma tabela nutricional. Para se obter o valor nutricional correto todos os alimentos teriam que ser pesados e avaliados. Eu não tenho qualificação para fazer isto, e teria que contratar uma nutricionista para fazer este trabalho para mim, o que é totalmente impossível considerando que eu moro muito longe do Brasil.

    De qualquer maneira eu agradeço a sugestão e a visita e lamento não poder atender.

    abraços
    Lori Ellis

    ResponderExcluir
  3. Olá Lori desculpe secalhar não tem lógica mas cá vai a pergunta se eu fizer essa receita com quinoa também é só deixar de molho de um dia pró outro? grata pela atenção e um beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara, tudo bem?

      Imagine, todas as perguntas são importantes porque as possibilidades são muitas, e o melhor mesmo é perguntar quando se tem alguma dúvida. E eu fico feliz e, responder da maneira que posso sempre!
      Esta salada pode sim ser feita com quinoa. Vou te dar o link da receita com o modo de preparo da quinoa que é um pouco diferente do trigo burgol.

      http://blog.veganana.com.br/2015/09/tabule-de-quinoa.html

      Espero que gostes da receita, se fizer me conta como ficou. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis