Bolo de Banana com Canela

Bolinho simples de fazer e muito delicioso. Semi integral e feito com ingredientes orgânicos. O cheirinho do bolo de banana assando é bom demais, especialmente no inverno que dá uma sensação de aconchego e calor. Fiz este bolo no auge do inverno enquanto nevava muito lá fora e tomamos um chá bem quentinho para acompanhar. Fica a inspiração, espero que gostem. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


INGREDIENTES PARA O BOLO 


  • 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo 
  • 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
  • xícara de açúcar demerara ou mascavo
  • 3 colheres de sopa de semente de linhaça moída
  • 6 colheres de sopa de água para hidratar a linhaça
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçãs (ou branco)
  • 2 bananas bem maduras amassadas
  • 2 xícaras de água (temperatura ambiente)
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa de fermento em pó químico
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 pitadinha de sal


INGREDIENTES PARA A COBERTURA


  • 2 bananas maduras cortadas 
  • 1 colher de sopa de açúcar 
  • 1 colher de sopa de canela em pó


PREPARO DO BOLO 

Comece hidratando a linhaça. Em uma vasilha pequena coloque a linhaça triturada e acrescente as 6 colheres de água. Misture bem e reserve enquanto prepara o restante da receita.




A linhaça triturada e hidratada forma uma espécie de gel que vai substituir os ovos na receita e deixar a massa mais fofinha e macia, além de enriquecer o valor nutricional.





Em uma vasilha grande coloque as farinhas, o sal, a canela e o açúcar. Adicione o óleo vegetal, a linhaça hidratada e as duas bananas amassadas, misturando bem.  Coloque a água aos poucos e bata (na mão mesmo) até conseguir uma massa bem homogênea. Então adicione o vinagre de maçãs e a baunilha. Reserve e siga os passos abaixo antes de finalizar a massa do bolo. O motivo pelo qual eu interrompi o preparo da massa do bolo enquanto preparava as bananas da cobertura foi para  poder acrescentar o fermento à massa por último e com isto não prejudicar o crescimento do mesmo. 

Pré-aqueça o forno a 180C e unte uma forma redonda, de preferencia com fundo removível. Prepare as bananas para a cobertura do bolo. Corte as 2 bananas no sentido do comprimento em 4 partes e corte cada parte em fatias finas para cobrir a massa do bolo. Reserve e volte a preparar a massa do bolo adicionando o fermento e misture delicadamente sem bater. Distribua  a massa na forma untada e espalhe bem. Cubra a massa com as fatias de banana que foram cortadas anteriormente e polvilhe sobre estas fatias a mistura de açúcar  e canela. Leve ao forno pré-aquecido em 180C  para assar por 40 minutos ou um pouco mais, até que a massa esteja bem assada. Tome cuidado porque os bolos veganos assam mais rapidamente do que os outros. Você pode espetar um palito para ver se esta bem assado.

ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS,  OBRIGADA!

20 comentários

  1. Oi Lori, muito legal teu blog e as receitas são incríveis, bem nutritivas e práticas! Com certeza vou fazer várias delas. Obrigada pelo carinho e por compartilhar conosco. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Cristina,

      Muito obrigada pelo comentário, adorei receber o teu recadinho e fico muito feliz que acompanhas o blog e curtes as receitas. Bom demais receber este carinho dos meus amados leitores para quem eu faço todas estas receitas com muito amor.
      Se fizeres alguma receita me conta como ficou, e se tiver alguma dúvida sobre alguma delas, escreve que eu te ajudo.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá! Fiz este bolo de banana, mas ele ficou solado. Sabe me dizer se poderia ter sido por causa da forma que usei quadrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane,

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Sinto muito que não ficou bom, sei como isto é frustrante.
      Vários fatores podem causar problemas quando fazemos um bolo. Um deles é a qualidade dos ingredientes utilizados. O fermento e as farinhas devem ser novos e de boa qualidade. Outra coisa que pode também dar problema é o forno. Quanto a forma, eu não acredito que tenha sido problema, porque o formato é opcional, e a mesma receita pode ser feita na forma redonda, quadrada, com furo no meio ou retangular.
      Espero ter ajudado a entender o que aconteceu. Não desista, sei como e ruim ter um bolo solado, acontece com todo mundo, e muitas vezes não entendemos o porque.
      Se precisar de ajuda com alguma outra receita, e eu puder te ajudar, estou a disposição.

      Um grande abraço, e obrigada pela visita
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Olá Lori. Atraiu-me esta receita pois todos lá em casa adoram o sabor da banana e canela. Estive a ler a receita mas fiquei sem perceber em que passo devo juntar a linhaça. E junto só a água (gel) da linhaça ou as sementes também? Obrigado e parabéns pelo seu site.

    Gil Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gil,

      Obrigada pela visita e comentário sobre a receita. A linhaça hidratada vai virar um gel e tu deves acrescentar à massa juntamente os outros ingredientes, quando colocares a banana amassada pode colocar o gel de linhaça junto e misturar. Para se obter o gel de linhaça, deves usar as sementes trituradas, pode ser moída no liquidificador ou no processador. Não utilize as sementes inteiras. processe ou liquidifique para que possa ser formado o gel que vai substituir o ovo na receita.
      Para hidratar as sementes de linhaça trituradas basta adicionar água na proporção indicada na receita e misturar com uma colher. Em poucos minutos se forma um gel e pode ser utilizado para a receita.
      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente. Se fizer a receita me conta como ficou. espero que gostes.

      Abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Posso usar qualquer banana para esta receita? Qual banana vc utilizou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Saminha,

      Seja bem vinda e obrigada por escrever. Pode usar qualquer banana para esta receita. Eu usei a banana que encontrei no supermercado, daquelas grandes que são as mais comuns nos Eua onde moro. Não se preocupe com o tipo de banana, para esta receita realmente não vai fazer diferença. Existem receitas que pedem um tipo específico de banana, mas esta é tranquila.
      Espero que gostes da receita caso fizer. Se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente.

      Um grande abraço, obrigada pela visita!
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Lori, acabei de fazer sua receita.Ficou divino, serio muito bom. Ainda pra mim que comecei a dieta vegana,(era vegetariano) há dois dias e sou apaixonado por doces e afins. bjão no cores e obrigadoo (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago, tudo bem?

      Que delícia ler o teu recadinho. Muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fiquei muito feliz que gostaste do bolo. Parabéns pelas tuas escolhas alimentares, por teres optado pelo veganismo. O universo te agradece, e eu também! Fico feliz em ter te inspirado com esta receitinha tão simples e deliciosa. Um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Nossa dorei este blog vc tem grupo no what? eu quero participar, meu nome é Solange

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Solange, tudo bem?

      Seja bem vinda querida e muito obrigada pelo teu recadinho. Fico feliz que gostaste do blog e agradeço muito por acompanhares o meu trabalho. Eu não tenho grupo no whats, nem sabia que podia ter, rsrsrs Eu tenho um grupo no Facebook que se chama Veganismo e Saúde. Se quiseres participar serás muito bem vinda! https://www.facebook.com/groups/veganismoesaude/

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  7. Oi Lori!! Estou preparando a receita e achei que 2 xícaras de água é muita coisa, não?? Coloquei apenas meia xícara e a massa ficou bem homogênea. Foi pro forno...vamos ver como que fica!! Grata ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita e fizeste. Espero que tenha ficado bom, se puder, volta para me contar o resultado. Eu usei duas xícaras de água, e a massa ficou bem molinha, mas pode usar menos, sem problema. Se as bananas são bem maduras a massa já fica mais molhadinha mesmo sem adicionar a água, e então pode ser que fique bom com menos quantidade de água.
      Muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, adorei a tua visita, volte sempre! Abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  8. Olá Lori, é um prazer ter contigo aqui, acompanho o blog e fiz várias receitas.
    Sobre esta, preciso de esclarecimentos: meu bolo cresceu e decresceu depois de assado. Penso sobre a quantidade de fermento indicada, uma colher não é pouco para uma massa assim pesada? Pois a receita do bolo de laranja com cobertura de chocolate, que fiz e foi sucesso, leva mais fermento e a massa é bem mais leve. Outra consideração é sobre a linhaça, é mesmo necessária nesta receita, já que a própria banana proporciona liga? Acho que pode ter contribuído para a densidade da massa. Por fim, a maior parte de receitas de bolos indica tempo de forno entre 30 a 40 minutos, mas os meus quase sempre precisam de 1 hora ou mais, algo que jamais entendi, rs.
    Bem, sou principiante na culinária vegana, mas insistente, e do pouco que tenho aprendido, troco contigo estas colocações.
    Grata,
    Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog e escrever comentando sobre a receita. Quanto ao fermento, eu usei exatamente a quantidade que descrevo na receita. Não saberia te dizer se aumentar a quantidade de fermento deixaria a massa mais leve. A quantidade de fermento que eu usei no bolo de laranja com cobertura de chocolate é exatamente a mesma. Foram 4 colheres de chá, o que é o mesmo que 1 colher de sopa. Quanto a usar ou não a linhaça, pode ser opcional, pois como falaste a banana já dá a liga, mas eu adicionei linhaça neste bolo também para enriquecer o valor nutricional e a quantidade de fibras. Se quiseres fazer novamente, pode omitir a linhaça se preferir. Sinto muito que o teu bolo cresceu e decresceu. Isto já aconteceu comigo tantas vezes que nem te conto. Não desiste, assim como tu eu também sou insistente. Verifique se os ingredientes que vais usar estão novos e bons, especialmente o fermento. Em relação ao tempo de forno, pode variar de forno para forno. Eu por exemplo uso muito o meu forninho elétrico porque o meu fogão é muito grande e é elétrico, e quando vou fazer um bolo ou algo pequeno acho um desperdício ligar o fogão com um forno tão grande. Gosto muito do meu forninho elétrico, sempre tenho bons resultados com ele, e geralmente consigo assar os bolos veganos em média de 30 a 40 minutos. Mas não se preocupe, verifique estes detalhes em relação ao forno. O importante é que tu tenhas um bom resultado. Faça de novo, não desista que vai dar certo.
      Adorei te receber aqui, venha sempre trocar ideias comigo.
      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  9. Ola!!! Estou encantada com suas receitas principalmente porque sao saudaveis.
    Nao sou vegana, mas estou engatinhando neste mundo porque minha filha mais velha e.
    Fiquei curiosa para saber qual a funcao do vinagre na receita?
    Este sera o bolo do lanche da tarde de hoje, depois volto para contar o resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Carolina, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada pelo carinho das tuas palavras em relação ao meu trabalho. Fico feliz que gostas das receitas. Que bom que a tua filha está te inspirando, lindo isto, porque ela sendo vegana vai te levar a conhecer a culinária vegana e com certeza vais te apaixonar pela comida deliciosa e livre de produtos de origem animal. Bom saber que as minhas receitas estão te inspirando no caminho do veganismo.
      Quanto ao vinagre, a função é deixar a massa um pouco mais leve. O uso do vinagre é opcional, mas ajuda bastante e não deixa nenhum gosto no bolo.
      Me conta como ficou a receita, fiquei curiosa para saber. Espero que tenha ficado delicioso e que vocês tenham gostado.
      Um grande abraço para ti e para a tua filha. Obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, adorei, venha sempre bater papo comigo!

      Lori Ellis

      Excluir
  10. Meu bolo ficou ótimo, macio, só ficou muito doce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leide, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a tua experiência com a receita. Que bom que gostaste apesar de achar que ficou muito doce. Da próxima vez que fizeres, pode diminuir um pouco a quantidade de açúcar. O figo e a banana adoçam bastante a massa, embora o figo desidratado que eu usei não tinha adição de açúcar. Pena que ficou muito doce para o teu paladar. Espero que faças novamente e fique bem ao teu gosto com menos açúcar. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog. ~

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis