Brownie Vegano

Em busca de inspiração para fazer brownie vegano, eu encontrei esta deliciosa receita do blog Presunto Vegetariano, e resolvi experimentar. Ficou uma maravilha, aprovadíssimo aqui em casa, e disputado até a última fatia. Como eu moro fora do Brasil, utilizei chocolate vegano amargo que comprei aqui, e não conheço as marcas disponíveis no mercado brasileiro para recomendar.  Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Aconselho a quem quiser fazer esta receita, assistir o vídeo da Paula (aqui), onde ela explica tudo direitinho, e inclusive sugere marcas de chocolates veganos nacionais. A receita é maravilhosa, vale super a pena fazer. Eu modifiquei um pouco, não usei as castanhas do pará porque não tinha em casa, e então acrescentei mais chocolate picado e servi com morangos frescos. Também não utilizei farinha com fermento porque não tinha. Usei a farinha normal e adicionei o fermento conforme a Paula sugeriu. O restante da receita eu segui as quantidades e modo de preparo sugeridas pela Paula, a quem eu agradeço muito pela inspiração e principalmente pelo maravilhoso vídeo onde ela explica tudo de maneira muito clara facilitando para quem vai fazer a receita.



INGREDIENTES 

  • 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo 
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó (químico)
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 xícara de açúcar cristal ou demerara
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de chá de leite de amêndoas
  • 5 colheres de sopa de óleo
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • 150g de chocolate meio amargo derretido
  • 80g de chocolate meio amargo picado


PREPARO 


Pré-aqueça o forno a 210ºC. Unte uma assadeira retangular média com óleo vegetal e forre com papel manteiga. Corte o chocolate em pequenos pedaços e derreta em banho maria. A Paula derreteu no microondas. Eu não tenho microondas (não uso há muitos anos), portanto coloquei em um prato de vidro fundo e coloquei dentro de uma frigideira funda com água fervente e deixei derreter mexendo sempre para controlar a textura do chocolate. Se você usar microondas, siga as instruções da Paula, caso contrário, derreta em banho maria como eu fiz. O resultado é o mesmo. 

Em uma vasilha grande coloque a farinha, o cacau, o açúcar e o sal. Misture bem. Adicione o leite de amêndoas alternando com o óleo mexendo sempre. Coloque a essência de baunilha e o chocolate derretido. Misture até conseguir uma massa bem homogênea e acrescente o fermento misturando delicadamente. Por último coloque o chocolate cortado em pedacinhos e se for utilizar castanhas ou nozes, acrescente no final também. Coloque na forma e distribua por igual com uma espátula. Leve para assar no forno pré-aquecido por mais ou menos 35 minutos. Se quiser pode fazer o teste do palito para ver se está bem assadinho.

Espere esfriar pelo menos 10 minutos antes de cortar. Se quiser pode colocar raspas de chocolate por cima do brownie depois que retirar do forno. Com certeza este foi o melhor brownie que eu já experimentei, e vou fazer de novo. Da próxima vez vou me programar para fazer com nozes ou castanhas e quero colocar uma calda de chocolate em cima. Já fiquei imaginando a delícia que vai ficar! 

Receita original do blog Presunto Vegetariano com vídeo. 

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Que maravilha, querida!! Amo seu blog e agradeço muitíssimo seu empenho e carinho em nos presentear com tanta receita apetitosa, linda e livre de sofrimento animal!!! Um beijo enorme pra vc!!
    Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel querida,

      Muito obrigada pela visita e pelo recadinho tão fofo! Fico feliz demais em saber que as receitinhas que eu posto aqui são apreciadas e ajudam a inspirar as pessoas a se alimentar melhor e sem crueldade. Bom demais receber este carinho em formas de palavras, é uma grande motivação para continuar, para seguir em frente e fazer melhor e melhor!

      Adorei a tua visita, volte mais vezes!

      um grande beijo
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Adorei a receita, sempre adapto as minhas quando não tenho algum ingrediente. E será que com leite de côco também ficaria bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Eu usei o leite de amêndoas porque tinha em casa, mas com certeza o leite de coco também pode ser utilizado e vai dar um sabor especial ao brownie. Se fizer a receita me conta como ficou. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis