Focaccia com Tomate Cereja e Azeitonas

Presença constante aqui em casa, a focaccia de fermentação lenta é muito apreciada pela nossa família. E eu adoro fazer porque é muito fácil, sempre dá certo e eu posso aproveitar o que tenho em casa para fazer a cobertura, inventando coisas de última hora como fiz com esta receita, que foi um pedido da minha sogra. Ficou muito boa, e eu estou dividindo com vocês a inspiração. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


Para mim este é o processo mais fácil de fazer focaccias, pães e pizzas. A massa de fermentação lenta sempre dá certo, rende muito, fica deliciosa e é simples de fazer. Com apenas 4 ingredientes você faz uma massa que fica leve, cheia de deliciosos furinhos, além de ficar muito gostosa. Sem adição de açúcar ou gordura, esta massa utiliza pouco fermento, e deve repousar por no mínimo 8 horas. Por isto é bom se programar antes para fazer esta receita. Você pode deixar a massa fermentando a noite e preparar a focaccia de manhã para o almoço, ou então faz a massa de manhã e deixa fermentando o dia todo e serve no jantar. Caso você não tiver tempo ou não quiser fazer esta massa, pode experimentar a massa normal de focaccia clicando aqui.  Eu usei tomatinhos cereja da nossa hortinha orgânica e incrementei com azeitonas, cebolas e ervas secas.


PARA A MASSA DA FOCACCIA

Prepare esta massa com antecedência. Você pode deixar a massa fermentando durante o dia e assar a noite. Ou então deixar fermentando durante a noite e assar pela manhã ou para o almoço. Eu fiz a massa semi integral utilizando metade de farinha branca e metade de farinha integral. Você pode fazer na proporção que desejar.


INGREDIENTES

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento biológico para pão (granulado)
  • 2 xícaras de água em temperatura ambiente


PREPARO

Em uma vasilha de vidro ou louça, coloque as farinhas e o sal. Com o auxilio de uma espátula ou colher grande misture bem. Acrescente o fermento granulado e misture. 

Em seguida despeje a água aos poucos e mexa até conseguir uma mistura homogênea como mostra a foto ao lado. Não bata, apenas misture até que você perceba que toda a farinha foi hidratada com a água. A massa fica pesada, não se preocupe, isto é normal. Este processo inicial é bem rápido, apesar de exigir um pouco mais de esforço para misturar bem até hidratar bem os ingredientes secos. Em poucos minutos você consegue fazer isto.

Depois disto cubra o recipiente com um filme plástico e coloque em um lugar qualquer da sua cozinha, no balcão, em cima da mesa, ou onde ficar mais conveniente. Geralmente eu preparo a massa inicial pela manhã antes de ir para o trabalho e deixo fermentando durante o dia. Mas você pode preparar a massa a noite, deixar fermentando enquanto dorme, e assar no outro dia.



O ideal é que a massa fermente por pelo menos 8 horas. Quando volto no final da tarde a massa esta crescida, linda, cheia de furinhos e pronta para usar.


Prepare uma assadeira retangular grande. Unte com óleo vegetal de sua preferencia. Remova a massa com o auxilio de uma espátula e espalhe na assadeira de maneira uniforme. Cubra e coloque em um lugar protegido enquanto prepara a cobertura. Eu deixei em cima do fogão. 


Ligue o forno para pré-aquecer na temperatura de 180C. Enquanto isto prepare a cobertura. Use o que você tiver em casa. Legumes e verduras combinados com ervas e temperos fazem versões maravilhosas desta receita. Eu fiz com tomatinhos cereja, cebolas cortadas em iscas, e azeitonas em rodelas. Não usei molho, apenas pincelei a massa com azeite e coloquei os legumes. Ficou muito bom, simples e deliciosa. 


INGREDIENTES PARA A COBERTURA 

  • 12 tomatinhos pequenos tipo cereja
  • 1 cebola média fatiada
  • azeitonas verdes fatiadas na quantidade que desejar
  • azeite de oliva para pincelar a massa
  • 1 colher de chá de *páprica defumada em flocos (opcional)
  • 1 colher de páprica em pó (pode ser a doce)
  • orégano seco a vontade 
  • salsinha desidratada ou outras ervas secas
  • sal e pimenta do reino a seu gosto


PREPARO 

Lave bem os tomatinhos e corte em fatias finas. Corte a cebola no formato que preferir. Eu cortei em tirinhas finas. Corte as azeitonas e prepare as ervas secas que vai utilizar. A massa já está pronta para assar, e o forno está aquecido. A primeira coisa que você vai fazer é pincelar o azeite de oliva sobre a massa crescida. Use um pincel macio e espalhe como puder o azeite para que a superfície da massa fique douradinha. Sobre o azeite salpique a páprica em pó e coloque as fatias de cebola temperando com um pouco de sal. Leve ao forno para assar por 25 minutos. Retire do forno e acrescente os tomatinhos fatiados espalhando bem e intercalando com as azeitonas fatiadas.



Coloque os temperos que vai utilizar. Ervas frescas ou secas a seu gosto e na quantidade que desejar. Se for utilizar a paprica defumada coloque sobre a focaccia depois de ter adicionado todos os outros ingredientes. Faça a mesma coisa com a pimenta do reino.



Devolva ao forno e deixe assar por mais ou menos 15 minutos ou até que esteja bem douradinha na superfície. Retire do forno e espere esfriar um pouco para cortar. Fica uma delícia quente ou fria, e no outro dia fica mais gostosa ainda. 


*Saiba mais ou compre a deliciosa páprica defumada na Loja Veganana clicando AQUI


VANTAGENS DA FERMENTAÇÃO LENTA

Descobri a maravilha de fazer pão com fermentação lenta, e estou testando receitas diferentes, e adorando os resultados tanto pela facilidade de preparo como pela delicia de fazer pão saudável em casa. Quem quiser saber mais informações sobre as vantagens da fermentação lenta e saber tudo sobre pães, visite o blog Hortas Orgânicas e Alimentação Saudável .
Foi neste site que eu me inspirei para fazer pães deliciosos e muito saudáveis.

O texto abaixo pertence ao site Esmeralda azul , e faz um resumo muito bom e simples de entender sobre a fermentação lenta.

"Durante as diversas horas ocorre a fermentação, permitindo que este pão tenha características que nenhum pão feito em poucos minutos pode conseguir:
- Há a produção de álcool, ácido acético e ácido láctico que permitem a incorporação de ar na massa e que conferem sabor característico;
- Parte do glúten existente é decomposto devido às condições que se geram por causa da fermentação lenta;
- O ácido fítico dos cereais integrais é neutralizado permitindo uma melhor absorção de minerais;
- A acidez gerada permite que as enzimas estejam mais ativas o que faz com o que o pão se aguente mais tempo fofo. Para fazer pães sem glúten esta característica pode fazer toda a diferença."

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

12 comentários

  1. Parabéns Lori...!!! Suas receitas além de deliciosas são inteligentes e saudáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga (o),

      Muito obrigada por acompanhar o blog, fico feliz que gostas das receitas, e fiquei muito lisonjeada com os elogios a um trabalho que eu faço com tanto amor.
      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Amei a receita vou fazer,para experimentar,obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amiga,

      Muito obrigada pela visita e comentário. Que bom que gostaste da receita e que eu te inspirei a fazer. Espero que gostes. Se fizer a receita volta para me contar como ficou, e se tiver alguma dificuldade, escreve novamente.

      Adorei a tua visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Sou intolerante ao glúten. Posso substituir a farinha de trigo por outra farinha,tipo a farinha de arroz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amiga (o),

      Para esta receita com fermentação lenta a farinha de arroz não é indicada, e não vai dar certo a receita caso fizeres. Vou te dar uma opção de receita muito boa de focaccia sem glúten que podes usar a farinha de arroz ou qualquer outra sem glúten que preferires. Pode fazer a receita do link abaixo coma mesma cobertura desta receita com os tomatinhos cereja e cebola.


      http://blog.veganana.com.br/2012/08/focaccia-sem-gluten.html#more

      Espero ter ajudado, e se tiveres mais alguma dúvida estou à disposição. um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Dá certo se substituir a farinha integral pela farinha comum? Ou tem que mudar as proporções dos outros ingredientes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, tudo bem?

      Pode usar a farinha comum sem problema e não precisa alterar os outros ingredientes. A quantidade de farinha vai ser a mesma independente do tipo que usares. Se fizer volta para me contar como ficou. Espero que gostes da receita.
      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  5. A melhor massa de focaccia que já fiz, parabéns pela receita. Fiz a massa em menos de 5 min, de manhã antes de sair para o trabalho, deixei no forno coberta por um plástico. Cheguei em casa, saí para caminhar, qd voltei foi só espalhar a cobertura e assar. Aprovada por todos, saborosa e prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Que bom saber que gostaste da receita, fico muito feliz! Para mim, este processo de fermentação lenta é tudo de bom, porque é simples de preparar, e fica uma delícia. Muito obrigada por escrever comentando sobre a tua experiência com a receita, e com isto ajudar a inspirar o pessoal a experimentar também.
      Um grande abraço, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Olá, Lori.
    Fiz a receita de foccacia, porém o sabor não foi o esperado. Fiou meio amarga... É assim mesmo? Adoro cozinhar e procuro fazer pratos nutritivos. Seu blog me ajuda e inspira muito. Fiz a receita conforme ensinado e deixei mais de 8 horas na fermentação. Não tenho prática no manuseio do trigo integral e penso ser esse trigo o motivo do amargor na massa. Seria isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréia, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando a tua experiência com a receita. A massa de fermentação lenta tem um sabor diferente, e pode ser um pouco amarga dependendo do paladar. O processo de fermentação lenta garante um resultado bem mais saudável com uma massa bem fofinha e macia. Isto é o que se chama aqui nos Eua de Sour Dough, ou seja, massa amarga. Este é o sabor natural da massa mesmo, e para quem experimenta pela primeira vez pode até estranhar. Eu pessoalmente não sinto nada de amargo na massa, tanto do pão como de focaccias quando eu faço. Não acredito que tenha sido pelo fato de usares farinha de trigo integral. Que quantidade de trigo integral tu utilizou para a receita? foi meio a meio misturado com a farinha branca? O que acontece também é que quanto mais farinha integral utilizares mais acentuado o sabor vai ficar. Se quiser escrever novamente e me dar mais detalhes, pode ser que a gente consiga entender o que houve.
      mas de qualquer forma, é normal um gosto meio amarguinho, azedinho na massa devido a fermentação natural. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis