Macarrão com Castanhas e Manjericão

Macarrão é sempre uma ótima alternativa para preparar refeições rápidas, deliciosas e nutritivas. Esta receita é simples e rápida de fazer. um punhadinho de castanhas transforma o macarrão em um prato muito especial. Foi o nosso almoço em um dia corrido. Servi com salada de legumes e verduras. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Usei o queijo parmesão de castanhas de caju para temperar o macarrão, e manjericão fresco da horta, o que deu o toque final na receita. Estou aproveitando para consumir bastante manjericão enquanto ainda tenho, porque logo mais chega o inverno e a neve e vai ser o fim da minha hortinha para este ano. Use o macarrão que você quiser. Sempre cozinhe o macarrão "al dente", ou seja o macarrão deve estar cozido, porém firme e resistente à mordida. Use as ervas que você tiver em casa. Se quiser fazer o queijo parmesão de castanhas de caju, basta um punhadinho de castanhas, ou se não tiver castanhas de caju, pode usar castanhas do para ou nozes. Usando uma oleaginosa você enriquece o prato com proteínas, tornando a refeição mais saudável e completa, nunca esquecendo da saladinha com legumes e verduras frescas que você pode preparar com o que tem em casa. 

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 20 minutos



INGREDIENTES 

  • 200g de macarrão de sua preferencia 
  • 1/4 xícara de castanhas de caju
  • 1 dente de alho médio
  • 1/4 xícara de Nutritional Yeast (compre aqui )
  • 1 colher de chá de páprica (opcional)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • pimenta do reino a vontade
  • sal a gosto (evite usar refinado)
  • manjericão fresco a vontade


PREPARO 

Eu usei um macarrão grano duro. Use qualquer formato macarrão para esta receita, e cozinhe em água e sal conforme as instruções do fabricante do macarrão que está utilizando. Enquanto o macarrão cozinha siga com o restante da receita. Prepare o queijo parmesão de castanhas de caju. Coloque o alho e a castanha de caju no processador. tempere com o sal e se for utilizar a páprica adicione junto. O Nutritional Yeast é opcional para esta receita, eu utilizei como tempero para dar aquele gostinho que acastanhado que lembra o queijo. Se você não tiver, não se preocupe, seu macarrão vai ficar uma delícia somente com as castanhas. Processe as castanhas até conseguir uma espécie de farofinha que lembre o queijo parmesão (veja a receita do queijo parmesão vegano aqui )

Escorra o macarrão e coloque em um prato refratário. Adicione a castanha processada e o azeite de oliva (se preferir pode usar óleo de coco de sabor neutro). Misture bem e adicione a pimenta do reino de preferência moída na hora.Verifique o sal e ajuste se for necessário. Sirva imediatamente e decore com folhas de manjericão fresco. Sirva acompanhado de salada mista com legumes e verduras bem coloridos. Bom apetite! 


Saiba mais ou compre Nutritional Yeast na Loja Veganana clicando aqui.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Oi Lori!

    Esse queijo "derrete"? Como fica a aparência se colocado em cima de massas e levado ao forno?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata,

      A aparência fica linda mas não derrete como o queijo normal. Na realidade dá um toque de crocância para o macarrão, o que é muito gostoso. Pode ser utilizado para qualquer receita que vai ao forno, e fica ótimo também colocar em risotos e sopas. Mesmo não derretendo, ainda assim é uma ótima alternativa ao queijo normal, porque a castanha de caju tem um sabor que lembra muito o queijo. Vale a pena experimentar. Se fizeres me conta o que tu achou, espero que gostes.

      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis