Pizza de Frigideira

Essa pizza não pode ser mais simples de fazer, rapidinho você prepara a receita sem muito trabalho. Aproveite pequenas sobras de legumes verduras e temperos para criar deliciosas pizzas. Você pode fazer a versão integral se preferir, na proporção que desejar. Nesta receita eu usei apenas farinha branca. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Se preferir a versão sem glúten pode usar farinha de arroz, tapioca, grão de bico ou outra, basta seguir as quantidades indicadas na receita e a sua pizza sem glúten vai ficar deliciosa. Aproveite o que você tem na geladeira para fazer a cobertura.  Eu não tinha queijo vegano em casa e coloquei uma camada de maionese vegana em cima da massa. Ficou uma delícia, mas com certeza ficaria mais lindo e delicioso se eu tivesse um queijinho vegano derretendo em cima da pizza, mas isto fica para a próxima vez que eu fizer esta receita e me programar para comprar queijo vegano.



A massa da minha pizza ficou um pouco amarelada porque eu usei Nutritional Yeast, até porque não tinha queijo vegano, mas este ingrediente é opcional. Eu usei os tomatinhos e manjericão da nossa horta orgânica. Infelizmente a safra está no fim, mas ainda temos alguns tomates verdes que logo estarão bons para consumo. Eu adoro este manjericão miudinho, é muito delicioso e enfeita qualquer prato. Também fica deliciosa com orégano fresco. Felizmente ainda tem bastante na hortinha e quando o frio chegar eu vou colher e desidratar para o inverno.


Use pimentões coloridos, ervas frescas, cebola roxa, tomates cereja, palmitos, cogumelos e molhos diferentes para preparar a sua pizza. Bom, vamos à receita pois a conversa está boa mas tenho muito o que escrever sobre esta pizza que apesar de ser simples eu fiz um tutorial super bem detalhado com imagens que com certeza vai ajudar muito a quem quiser experimentar. Espero que gostem e me escrevam contando como ficou quando fizerem.

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 2 pizzas pequenas
Tempo de forno total: 20 minutos 
Temperatura: 180C
Preparação total:  45 minutos




INGREDIENTES 

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 colher de chá de sal (evite refinados)
  • 2 colheres de chá de fermento químico em pó (de bolo)
  • água o suficiente



PREPARO 

👉 Em uma vasilha grande adicione a farinha e o fermento misturando bem. Acrescente o Nutritional Yeast se for utilizar, e o sal. Coloque a água aos poucos alternando com o óleo.

👉 O Nutritional Yeast é um ingrediente opcional nesta receita, sendo utilizado como tempero porque tem um delicioso sabor que lembra o queijo, mas não é um ingrediente essencial nas receitas. Portanto não se preocupe se você não tiver, a sua pizza vai crescer e ficar gostosa da mesma forma. 

👉 Misture os ingredientes secos em uma bacia e adicione a água alternando com o óleo até agregar bem e formar uma massa uniforme como a imagem abaixo. Não precisa bater muito. 

                                     
                                                                                                                                  Unte uma frigideira de tamanho médio e leve ao fogo para aquecer rapidamente.


                                                                                                                         
                                                        Coloque a metade da massa na frigideira aquecida e untada. use fogo médio para assar a pizza.



                                          
                                                                                                                                      Reserve a metade da massa para a outra pizza.






















                                                        Se a sua frigideira não tiver tampa, use uma tampa de panela. Eu usei a tampa de vidro de uma panela porque fica mais fácil controlar a massa assando. Deixe assar por mais ou menos 10 minutos em fogo médio.



Enquanto a pizza assa, prepare o molho de tomates conforme as instruções a seguir.


PARA O MOLHO

  • 3 tomates grandes bem maduros sem pele
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal 
  • 1 colher de chá de páprica (opcional)
  • cebolinha verde picada a gosto
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO

Remova a pele dos tomates, especialmente são não forem orgânicos,  e se quiser pode manter as sementes como eu fiz.  Pique e reserve. Pique o alho e reserve em vasilha separada, não misture com o tomate porque vai ser usados em momentos diferentes.


Coloque o óleo em uma frigideira funda, deixe aquecer uns segundos em fogo médio e quando adicionar o alho abaixe o fogo para não queimar e ficar com gosto amargo. Adicione uma pitadinha de sal. Quando começar a dourar, está no ponto certo.



Acrescente os tomates picados, coloque a páprica se for utilizar, acerte o sal e deixe o molho cozinhar. Não precisa tampar a frigideira. Se preferir use uma panela pequena para preparar o molho.





















Abaixe o fogo e deixe o molho cozinhar enquanto continua no preparo da massa das pizzas. 
























Enquanto o molho cozinha volte a cuidar da massa da pizza que ficou assando na frigideira. 

Como você pode ver na foto abaixo, a massa cresceu bastante, está bem assada na parte de baixo e pré-cozida na parte de cima. Agora está na hora de virar.





















Cubra a frigideira com um prato raso grande, e vire a pizza com cuidado. Quando você virar, a massa da pizza vai direto para o prato e facilita o seu trabalho.    

A massa está bem assada na parte de baixo, e agora precisa assar da mesma forma a parte de cima. Para isto é necessário virar a massa, e a maneira mais prática e segura que eu encontrei foi utilizando o prato para virar. Funciona super bem.








                                                                   
                                                                Adicione mais um fiozinho de óleo na frigideira e devolva a massa com a parte assada para cima para que asse do outro lado.

                             
                                                                                                                                                      A massa cai bem direitinho na frigideira e agora você vai deixar mais outros 10 minutos para assar do outro lado, sempre mantendo o fogo médio.



















                       
                                                                                                                                                          Tampe novamente a frigideira e deixe terminar de assar o outro lado da pizza. Verifique o molho que deverá reduzir e ficar bem consistente.


Enquanto a massa termina de assar, prepare os ingredientes para a cobertura da pizza.



PARA A COBERTURA

  • 1 tomate médio bem maduro
  • rodelas de cebola 
  • folhas de manjericão fresco
  • queijo vegano (se você tiver)
  • 2 colheres de sopa de maionese vegana (opcional)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • orégano seco (opcional)



MONTAGEM DA PIZZA


O molho já está pronto. Cozinhou bem e ficou consistente como o desejado. Coloque a cebolinha picada e misture. Verifique o tempero e ajuste se for necessário.

                                                       
                                                                                                                                A massa da pizza está assada dos dois lados. Cresceu bem, ficou bem gordinha e bonita.






                                             
                                                                                                Unte a frigideira novamente e coloque a outra metade da massa para assar. Siga as mesmas instruções de preparo da primeira massa. Tampe a frigideira, deixe assar controlando o tempo para que asse bem sem queimar.





                                                             

                                                                    Coloque então a massa da pizza pronta em uma forma ou refratário levemente untado. Eu cobri a massa com uma colher de sopa de maionese vegana antes de colocar o molho porque não tinha queijo quando resolvi fazer esta pizza, e achei que a maionese daria um gosto especial. Adorei o resultado, ficou uma delícia. Depois da maionese eu coloquei o molho.

                                                                                 

                                                                          Distribua as rodelas de tomate, a cebola, salpique o orégano seco, tempere com uma pitadinha de sal e coloque pimenta do reino se for utilizar. Se quiser pode colocar um fiozinho de óleo sobre a pizza para dourar melhor. Coloque o refratário no forno a 180C para assar por 10 minutos ou até dourar ao seu gosto.










                                                              Assim que colocar a pizza no forno volte para a frigideira e verifique a outra massa que está assando e vire para assar do outro lado conforme fez com a primeira massa. 



                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

👉 Deixe a pizza com a cobertura assando até que fique dourada. Eu deixei apenas 10 minutos. Se você preferir a cebola mais dourada deixe mais tempo cuidando para não queimar. Retire a pizza do forno e coloque as folhinhas de manjericão fresco e sirva a seguir. Eu gosto muito de colocar azeite de oliva na pizza pronta na hora de servir.

👉 Termine de preparar a outra pizza seguindo as mesmas instruções. Se você quiser pode pré-assar as duas pizzas na frigideira, adicionar a cobertura e depois levar juntas ao forno para ficarem prontas ao mesmo tempo. Eu fiz no forninho elétrico pequeno e por isto assei uma de cada vez. 

👉 Outra sugestão seria colocar o molho e cobertura na frigideira e assar em cima do fogão mesmo sem levar ao forno. Dá certo, porém estes minutinhos de forno na parte final deixam a pizza mais crocante e saborosa.


ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS,  OBRIGADA!

36 comentários

  1. Parabéns, amei, deu água na boca. Fiquei com dúvidas pra untar a forma, é somente com óleo ou pode ser com farinha de trigo.
    Obrigada, boa sorte e muito, muito sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Socorro,

      Seja bem vinda amiga. Que bom que gostaste da receita. Como tu vai assar na frigideira, unte apenas com óleo, não coloque farinha, porque não tem necessidade. Se colocares farinha sem óleo vai grudar e queimar. Use apenas o óleo, e se usares uma frigideira antiaderente, use pequena quantidade de óleo apenas para formar a crostinha na pizza.
      Se tiveres mais alguma dúvida escreve novamente. Se fizeres a receita me conta como ficou. Espero que gostes.

      Obrigada pela visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Simplesmente maravilhosa essa receita!
    Vou fazer pela segunda noite consecutiva :)
    Seu blog é maravilhoso,obrigada e parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helmorany,

      Seja bem vinda querida, e muito obrigada por escrever me contando sobre a receita. Que bom que gostaste, fiquei muito feliz em saber, para mim esta é a melhor recompensa que posso ter.
      Obrigada pelas palavras tão carinhosas, ganhei o dia!

      Volte mais vezes para me visitar, adorei que passaste por aqui!

      um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Que delícia! Adorei o blog e adorei a receita, com certeza vou testá-la hoje a noite!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata,

      Seja bem vinda querida, que bom que gostaste do blog e da receita. Me conta como ficou se fizeste, espero que tenhas gostado da pizza. Se tiver alguma dúvida, escreve novamente.
      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Oi Lori, tentei fazer hoje e acho que o ponto da massa nao ficou legal :/ Ela ficou bem puxa-puxa e foi bem dificil espalhar na frigideira. Ela fica mais liquida ou mais consistente mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia,

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. A massa fica consistente e meio pegajosa como tu podes ver nas fotos que postei. Se tiver dificuldade de espalhar pode molhar a espátula que ajuda. Pode acontecer de ser um pouco difícil espalhar, até porque a frigideira vai estar quente e tem que ser feito rapidamente porque no momento que tu coloca a massa na frigideira quente e untada, a mesma gruda no fundo por causa do calor. Isto já aconteceu comigo, mas a gente sempre encontra um jeitinho nosso de solucionar estas pequenas dificuldades. Fora a dificuldade que relatas sobre espalhar a massa na frigideira, teve mais alguma coisa que não conseguiste fazer? como ficou o resultado final? me conta se tu gostou, se a pizza ficou boa apesar de tudo. Espero que sim, e que tenhas gostado.

      Muito obrigada pela visita, volte mais vezes!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Ola,

    Amei a receita, eu já fiz e foi sucesso! Só uma dúvida: no caso de fazer a massa integral, qual a quantidade certa de farinha integral que devo colocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,

      Que legal, fico feliz que fizeste a receita e foi um sucesso! Obrigada por vir aqui me contar, bom demais saber que gostaste. Para fazer a massa integral eu geralmente faço na proporção de meio a meio farinha branca e integral. Fica muito boa, cresce bem e a massa fica bem gostosa. Eu nunca coloquei mais de 50% da farinha integral, mas acho que se quiseres experimentar pode ficar bom também. A única coisa que pode acontecer é a massa ficar um pouco mais pesada do que a 50% integral. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida escreve novamente. Depois me conta como ficou se fizeres a versão semi-integral.
      Um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Olá Lori, fiquei na duvida de qual páprica usar, doce ou picante ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, tudo bem querida?

      Pode usar a que tiver em casa, a que tu preferir, fica a teu gosto. Eu gosto das duas, e dependendo da receita escolho a que vai melhor. No caso desta pizza eu utilizei a defumada que e mais semelhante a picante. Se usar a picante, coloque pequena quantidade para nao deixar a pizza com sabor muito acentuado. Mas qualquer uma das duas fica boa, e se nao utilizares tambem nao tem problema, porque e apenas um tempero e pode ser modificado conforme o gosto pessoal. Espero que gostes se fizeres a receita. Volta para me contar como ficou.

      Um grande abraço e obrigada pela visita!

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Amei a receita vou fazer
      Parece fácil
      Parabéns amei o blog

      Excluir
    3. Oi Elieny, tudo bem?

      Muito obrigada pelo carinho de escrever. Adorei receber a tua visita e recadinho, e agradeço por acompanhares o blog. Quando fizeres a receita, volta para me contar como ficou, espero que gostes!

      um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  7. Lori tuas receitas sao maravilhosas, simples e gostosas,vou fazer essa Pizza de frigideira...obrigda queridaEni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Eni,

      Obrigada pelo carinho das tuas palavras, amei o teu recadinho! Fico muito, mas muito feliz em saber que as minhas receitinhas simples são apreciadas pelas pessoas. Faz, tu vai adorar esta receita. Não pode ser mais simples de fazer, e fica uma delícia. Me conta como ficou quando fizeres. Adorei a tua visita, volte mais vezes, vou amar te ver por aqui!

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  8. Oi, gostaria de saber em que tipo de receita uso a páprica picante, comprei hoje, o cheiro é bem forte que mesmo embalada o cheiro ficou no armário... Kkk Não conhecia.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem?

      A páprica picante pode ser utilizada em molhos, especialmente o de tomates, em pizzas e em qualquer outra receita que tu quiser dar um toque mais picante. As vezes eu uso no feijão e em alguns tipos de sopa. Mas tem que ter cuidado de usar em pequena quantidade para não alterar a receita. A páprica que compraste é em pó ou flocos? Tu comprou a granel ou já veio embalada? Se for a granel, coloca o conteúdo em um vidro com tampa e deixa guardado no armário que não vai dar cheiro. Não entendi como a tua páprica deu cheiro no armário, tu pode me dizer a marca que compraste? Eu uso muito páprica, mas prefiro a defumada, embora tenha a picante também. O segredo é usar em pequena quantidade e testar o sabor para ver se te agrada.
      Espero ter ajudado, me conta mais sobre a tua experiência com a páprica quando usares. Fiquei curiosa em saber se vais gostar. espero que uses para preparar receitinhas deliciosas com ela.
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar.

      Lori Ellis

      Excluir
  9. Respostas
    1. Oi Iris, tudo bem?

      A água deve ser usada o suficiente para conseguir o ponto da massa conforme mostra a imagem acima onde eu explico isto. Separe uma xícara de água e coloque até conseguir o ponto. Quando a massa ficar uniforme e firme, pare de colocar água. Eu sugiro que coloques água aos poucos alternando com o óleo para ficar mais fácil controlar o ponto. Fica uma massa firme e uniforme, podes conferir na foto acima. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente. Não se preocupe muito com a quantidade de água, tu vai saber quando parar de colocar, e se ficar um pouco mais mole, dá certo igual.
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  10. Olá Lori, estou amando tuas receitas. Como eu faço a maionese vegana? Sucesso! Abraço. Karine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine, tudo bem?

      Eu estou adorando a tua participação, feliz porque estás aqui curtindo as receitas, obrigada!!!! Eu tenho uma receita deliciosa de maionese de castanhas de caju que é muito fácil de fazer. Tem baixo teor de gordura, e tu podes usar para qualquer receita que precisar maionese. Dá uma olhadinha neste link aqui e veja a receita com a explicação completa. Uma pequena quantidade de castanhas faz uma boa quantidade de maionese. Veja a receita..
      http://blog.veganana.com.br/2012/08/maionese-de-castanhas-de-caju.html

      Um grande abraço e um ótimo domingo para ti!
      Lori Ellis

      Excluir
  11. Será que dá para substituir a farinha de trigo? Aqui temos um pequeno alérgico a trigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelen, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada pela visita e comentário. Pode sim, tu podes seguir as quantidades indicadas na receita, e as instruções de preparo, e fazer uma pizza com farinhas sem glúten, como a de arroz e outras que costumas utilizar.Se fizer a receita, me conta como ficou, espero que gostes!
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog!

      Lori Ellis

      Excluir
  12. Oi, Lori!! Obrigada por mais esta maravilha!
    Quero saber se posso pular a parte do forno..rsrs
    Obrigada!!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nete, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga! Que bom que gostaste da receita, fico feliz e agradeço muito pelas palavras carinhosas em relação ao meu trabalho. Pode pular a parte do forno sim, se preferir. Eu coloquei no forno porque fiz duas pizzas e para aquecer o tomate e as rodelas de cebola que coloquei. Se não quiser usar o forno, pode dar uma leve salteada nas rodelas de cebola com um fiozinho de óleo em uma frigideira e fazer a mesma coisa com as rodelas de tomate, e depois colocar sobre a massa já com o molho e servir enquanto ainda está quentinha. Ou se preferir, simplesmente coloque a cebola e tomate em cima do molho quente e sirva. Fica bom da mesma forma.
      Espero ter ajudado, se fizer a pizza me conta como ficou. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori ellis

      Excluir
  13. Mamma mia!!! Que delícia. Sabe aquele dia que você não tem vontade de comer nada e vê uma receita assim e pensa: por que não? Então, foi assim hoje. Fiz meia receita. Estou em completa paixão aqui, comendo devagarinho pra não acabar logo. Massa crocante, deliciosa. Nossa, amei, Lori! Que bom descobrir você. Sou vegetariana há quase 2 anos e, pouco a pouco vu descobrindo delícias como esta. Parabéns e obrigada por compartilhar!!
    Um grande abraço.
    Namastê! _/\_
    Araíde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Araíde, tudo bem?

      Que linda, adorei o teu recadinho, muito fofo!!! A maneira como descreves me fez sorrir muito aqui do outro lado, e me deixou muito feliz! Que bom que gostaste da receita, adorei que me descobriste, seja bem vinda! Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Venha mais vezes, vou adorar te receber aqui!

      Lori Ellis

      Excluir
  14. Oi Lori! Gosto muito de tuas receitas e essa é mais uma das que fiz, mas numa versão preguiçosa: fiz a massa na frigideira e ao virar, coloquei molho pronto para pizza, rodelas de tomate, queijo vegano, óregano, só abafei com a tampa para o queijo derreter e pronto! hehehe Versão ultra rápida :)
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Adorei a tua versão, muito boa mesmo, e deve ter ficado deliciosa, além de ser mais rápida de fazer. Vou experimentar fazer assim da próxima vez. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  15. Fiz a receita e deu super certo. Obrigada pelo blog maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fico muito feliz que tenhas aprovado. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  16. sempre quis aprender a fazer pizza e hoje aprendo a fazer o mas fácil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita, se fizer me conta como ficou. Um grande abraço, obrigada pela visita e por acompanhar o blog. Volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  17. Meu forno tá ruim, não tá acendendo... 😕
    Posso assar na frigideira mesmo, ou corre o risco de queimar?

    - Caah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caah, tudo bem?

      Pode fazer na frigideira sim, basta cuidar para que não queime, e principalmente manter a frigideira tampada quando colocar o molho e a cobertura. Use fogo baixo e controle o tempo. Asse dos dois lados e depois unte um pouco a frigideira, coloque o molho e cobertura, tampe a frigideira e deixe até que os ingredientes da cobertura fiquem ao teu gosto. Espero que gostes, me conta como ficou quando fizeres. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis