Batata Assada em Palitos com Molho de Alho e Gergelim

Esta delícia foi inspirada em uma receita do blog Vegan Richa. Desde que vi estava sonhando em fazer estas batatas. O molho pode até ser opcional se você preferir, mas com certeza vale a pena experimentar com o molho porque fica muito bom. Foi um sucesso aqui em casa e eu vou repetir esta receita. Super recomendo, vale a pena experimentar! Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


As batatas ficaram crocantes e muito saborosas. O sabor de alho e gergelim do molho deu um toque muito especial e incrementa a receita. Foi mais fácil de fazer do que eu imaginei, receita aprovadíssima. Imagino que deve ficar muito bom fazer com batata doce também.


Eu usei tomilho fresco e um pouco de funcho para enfeitar o molho. Fiquei surpresa com o sabor, o funcho fresco deixou o molho muito bom, além de deixar o visual lindo. Use as ervas que você preferir. A receita original usa salsinha fresca picada para finalizar o molho. Acredito que qualquer tempero fica muito bom para esta deliciosa receita.


As batatas ficaram incrivelmente crocantes e sequinhas. Eu usei óleo de coco sem sabor, mas não precisei usar muito, apenas untei levemente a forma coloquei uns pedacinhos de óleo sobre as batatas. Se você quiser fazer a receita sem glúten pode passar as batatas em amido de milho ou araruta. Eu usei farinha de trigo normal, mas a receita original foi feita com araruta.


Uma opção mais saudável de comer batata que parece frita mas não é. Veja como é simples preparar esta receita e se você fizer volte para me contar se gostou. Já estou programando fazer novamente no próximo final de semana de tanto que gostamos. O molho é uma delícia e sobrou um pote cheio que eu vou aproveitar para servir com batatas no vapor que quero fazer amanhã.

Grau de dificuldade: Média
Rendimento: 2 porções
Preparação: 1 hora




INGREDIENTES PARA AS BATATAS ASSADAS

  • 3 batatas grandes descascadas
  • 3 a 4 colheres de sopa de farinha de trigo 
  • 2 colheres de sopa de óleo (eu usei de coco sem sabor)
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • sal e pimenta do reino a gosto


PREPARO 

Lave e descasque as batatas. Esta quantidade que eu fiz foi mais do que suficiente para duas pessoas. Lembre-se de que você vai assar e que as batatas devem ficar alinhadas lado a lado na forma para assarem por igual. As batatas cortadas em palitos rendem muito, portanto cuide para não cortar mais batatas do que pode caber na sua forma. 





Corte as batatas em palitos de espessura média. Lave bem em água corrente e coloque em uma peneira com uma bacia em baixo para que a água escorra bem. 





Seque bem as batatas com um papel ou um pano de cozinha, conforme for mais conveniente para você. É muito importante que as batatas estejam bem secas antes de começar a preparar para o forno.  


Coloque a farinha em um prato fundo. Você pode optar por amido de milho ou araruta se desejar fazer a receita sem glúten. Tempere a farinha com o alho em pó, sal e pimenta, e se quiser acrescente algum outro condimento de sua preferencia. Pode usar orégano seco se gostar. 





Coloque as batatas bem secas na farinha e misture bem para que a farinha grude em cada fatia de batata. Se achar que é necessário acrescente um pouco mais de farinha. 




Forre uma assadeira com papel manteiga (vegetal). Eu molhei a assadeira antes de colocar o papel para que o mesmo grudasse bem e facilitasse o processo de untar. Unte levemente o papel vegetal com óleo e disponha as batatas lado a lado tendo o cuidado de não sobrepor os palitos. leve ao forno pré-aquecido a 200C para assar.  Enquanto isto prepare o molho. 




INGREDIENTES PARA O MOLHO

  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal (eu usei de coco sem sabor)
  • 2 dentes de alho esmagados e picados
  • 4 colheres de sopa de semente de gergelim
  • 3 colheres de sopa de grão de bico cozido
  • 1 colher de sopa de sumo (suco, caldo) de limão
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • 1/2 colher de chá de orégano seco
  • água fria para dar o ponto do molho
  • sal a gosto
  • ervas frescas (tomilho, salsinha, cebolinha ou funho) para decorar


PREPARO

A receita original pede tahine. Eu não tinha e tive que improvisar. Tinha uma sobra de grão de bico e usei para preparar o molho. Fritei o alho e a semente de gergelim juntos, ficou ótimo. A receita original usa alho frito para guarnição. Eu esqueci de reservar um pouco, coloquei todo o alho no liquidificador, e fiquei só na vontade. Da próxima vez vou lembrar de reservar uma pequena porção de alho frito para servir no final com as batatas. Deve ficar maravilhoso. 





Com o auxílio de uma faca grande esmague os dentes de alho e depois pique bem miudinho. 





Esmagando o alho antes de picar, o sabor intensifica assim como as propriedades medicinais do mesmo. 






Aqueça o óleo em uma frigideira e frite o alho picado colocando uma pitadinha de sal.






Coloque as sementes de gergelim para fritar junto com o alho. Tempere com sal e acrescente o alho em pó. Deixe fritar por 2 ou 3 minutinhos em fogo baixo ou até que você comece a sentir o delicioso aroma do gergelim. Desligue o fogo.
Para iniciar o molho você precisa do grão de bico e do alho e gergelim fritos. Coloque estes ingredientes no copo do liquidificador e acrescente o limão. Adicione um pouco de água para iniciar o molho. Bata e continue acrescentando a água até conseguir o ponto. Cuidado para não colocar muita água. Verifique o tempero e ajuste o sal se for necessário.


O molho está pronto e você tem que verificar as batatas que estão no forno. Passados 15 ou 20 minutos, vire as batatas com o auxílio de uma escumadeira ou colher grande tendo cuidado para não se queimar. Eu apenas puxei a grade do forno e virei as batatas. Como eu usei o forninho elétrico ficou fácil fazer assim. Mas se você assar no forno do fogão, é melhor retirar a forma e virar as batatas com segurança em cima do fogão.



Algumas batatas ficam prontas antes das outras. Eu comecei a tirar as primeiras que ficaram no ponto, até porque queria experimentar. Vire as batatas e devolva ao forno por mais 10 a 15 minutinhos. O tempo de forno pode variar de acordo com o seu fogão. O importante é que você fique de olho nas batatas para não deixar queimar.




Despeje o molho em uma tigela, coloque a pimenta do reino de preferencia moída na hora e adicione as ervas frescas que vai utilizar. Retire as batatas do forno, coloque em uma travessa e sirva enquanto ainda está quente.




Receita original em inglês do site Vegan Richa

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

17 comentários

  1. Oi querida, adorei a sugestão do molho. Grão de bico, alho e gergelim são alimentos fundamentais aqui em casa e por sorte o tahine também. Vou testar. Essas batatas devem ter ficado deliciosas. Costumo fazer com frequência aos finais de semana e já experimentei usar batatas doce e a baroa (mandioquinha), que é a minha preferida. Também já testei outras misturas no lugar da farinha, como farinha de rosca e fubá"flocão". Com o fubá fica uma delícia e bem crocante. Ah, com aveia em flocos (médio ou grossos) também fica ótimo. Talvez só precise colocar um fio de óleo nas batatas (misturar bem com as mãos mesmo para que todas fiquem untadas) para a mistura de fubá ou aveia grudarem bem nas batatas. Mas o sabor é garantido. Um beijo. Pati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia,

      Tudo bem querida? Seja muito bem vinda e obrigada pelo recadinho e pelas dicas. Adorei, e vou experimentar com fubá também. Adoro fazer batata doce assada, mas nunca fiz a baroa porque não tem para vender aqui onde moro (Eua). Esta foi a primeira vez que eu fiz a batata com farinha. Já tinha assado só com o óleo, mas com a farinha ficou mais crocante, mais sequinha, e eu usei pouquíssimo óleo, o que achei bom demais! Vou experimentar com aveia também, todas elas me parecem maravilhosas, e dá vontade mesmo de provar.
      Amei a tua visita, vou guardar as tuas dicas com carinho para experimentar em seguida.

      beijos
      Lori Ellis

      Excluir
    2. Olá Lori . A batata baroa nos EUA chama-se Parsnip e é encontrada facilmente em todos mercados . Tambem moro nos EUA e por coincidencia comprei ontem :)

      Excluir
    3. Oi Vinny,

      Nossa, que noticia maravilhosa, e eu já vi parsnip para vender e nunca comprei. Tem sim, já vi em muitos lugares. Eu já comi batata baroa no Brasil e adorei. Agora que tu me falou me dei conta que realmente é a mesma coisa. Gente como eu não percebi isto, rsrsrsrs
      Poderia até ter pesquisar no no google, mas sinceramente nunca fiz. Achei que era coisa do Brasil e que nunca encontraria aqui. A mesma coisa com a mandioca que eu adoro, e aqui só encontro congelada. Estes dias até eu vi para vender a yucca fresca, mas não comprei. Vou experimentar esta também. Valeu pela dica, fiquei super feliz com o teu recadinho. Imagine eu moro há 10 anos aqui e somente agora descobri que posso comprar batata baroa, tsc tsc tsc
      Um grande abraço querido, adorei a tua visita, recadinho e dica! Vou comprar batata baroa amanhã mesmo que é dia de compras.

      Volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Grupo de Som,

      Muito obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Fiquei super feliz que gostaste e agradeço muito por acompanhar o blog.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Oi, Loris! Adorei a receita! Porém eu aqui em casa uso só o alho fresco mesmo, não uso o pó dele. Será que ficará bom também usando só o alho natural?
    Aqui em casa meus filhos são loucos por batata frita e eles vão AMAR essa receita! Meu marido tb vai adorar como um petisco pra tomarmos nossa cervejinha sábado à noite!
    Um beijão pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Pode usar o alho natural sem problemas, o alho em pó é opcional, e com certeza o alho natural é bem mais saudavel e delicioso. Nossa, o meu marido pirou com esta receita. Vou ter que fazer de novo, desta vez só pra gente curtir mesmo, sem a preocupacão de fazer fotos e depois comer a comida fria, hehehehe
      Espero que a tua familia goste, me conta depois que fizeres. Imagino as criancas, vão adorar! O bom desta receita é que alem de deliciosa é muito mais saudavel do que batata frita. Fica crocante e muito deliciosa. Meu marido ja falou que dispensa o molho, quer só as batatas da proxima vez.

      Um grande abraço, volte mais vezes para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Olá Lori. Adoro seus post. Como vc adoro improvisar. Esse molho é FANTÁSTICO. Amei. Já fiz várias vezes. Já experimentei somente dourar o alho com gergelim e depois bater com grão de bico sal limão um pouco de azeite e água. Já usei também no lugar do grão de bico, feijão branco. Se colocar mais água é molho p salada e se puser menos é patê. Amei. Muito grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eugenia,

      Seja bem vinda! Obrigada por acompanhar o blog. Fico muito feliz que gostaste da receita e que já estas inventando delicias com este molho que realmente é maravilhoso, alem de ser super saudável e nutritivo. Adoro esta coisa de improvisar e inventar receitinhas de ultima hora, substituir ingredientes, testar combinacoes e sabores diferentes.
      Parabens pela criatividade, ja estas inventando mil receitinhas com o molho, que lindo isto! Fico super feliz em saber que gostaste da receita, e agradeco muito por escrever contando a tua experiencia e dando dicas em cima da ideia do molho. Adorei!

      Um grande abraco, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Sim Lori , que bom que poderá adicionar mais um legume às suas compras. Na verdade a baroa e o parsnip sao primos. A baroa é dos Andes e América do Sul , e o Parsnip é Eurásia/EUA . A baroa é conhecida como "Parsnip Peruano" também .
    Veja o nome botanico de cada : Pastinaca sativa (Parsnip) e Arracacia xanthorrhiza (Baroa)
    Nao é a mesma planta , mas o gosto assemelha um do outro . Entao na falta de um , serve o outro :)
    Gosto de olhar seu blog . Até mais !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinny, que legal! Agora sei tudo sobre o parsnip. Valeu mesmo pelas dicas. Ainda não comprei, mas está na minha lista para este final de semana. Vou ver uma receitinha bem legal para fazer com ele, e postar aqui para vocês.

      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e especialmente por participar acrescentando informações preciosas como esta do parsnip. Adorei!

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Oi Vinny,

      Vim te contar que finalmente comprei o parsnip e adorei! Como não tinha experimentado antes? É uma delícia e realmente tem um sabor muito parecido com a nossa deliciosa batata baroa brasileira. Estou postando agora mesmo a primeira receitinha que fiz com a batata baroa, e comecei com uma coisa bem simples de fazer. Uma salada com maionese vegana. Foi um sucesso aqui em casa, e agora que eu fiz a primeira receita, vou explorar muito esta deliciosa opção e fazer outras receitas. Valeu pela dica, um grande abraço!
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Que legal Lori . Semana passada eu comprei também e fiz uma deliciosa sopa de legumes com feijao branco e turmeric . Joguei o parsnip dentro e o gosto da baroa veio distinto no meio dos outros legumes . Proxima vez quero experimentar fazer um nhoque dela . Dizem que fica bem levinho e saboroso . Agora pode adicionar o parsnip em suas receitas de batata . Bon apetit :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Vinny,

    Nossa, eu adorei a parsnip, e a salada que fiz foi um sucesso aqui em casa. Valeu mesmo pela dica. A minha sogra de 94 anos estava aqui em casa nos visitando e experimentou. Ela conhece parsnip, mas nunca tinha experimentado salada. Ela adora a minha salada de batatas, sempre que vem aqui em casa pede para eu fazer. Resolvi ousar e fazer a salada de parsnip, e ela ficou admirada, rsrsrs
    Adorei a ideia do nhoque, vai para a minha listinha de intenções, e assim que der eu quero experimentar. Ah, e na sopa então.... além do sabor ainda enriquece muito o valor nutricional. A tua sopa deve ter ficado maravilhosa, parabéns pela criatividade!
    Mais uma vez muito obrigada pelas dicas, adorei e agora vou ter mais parsnip nas minhas receitas. Bom demais! Um grande abraço!

    Lori

    ResponderExcluir
  8. tem um excelente aspecto, devem estar deliciosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sagitário, tudo bem?

      Muito obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Fico feliz que gostaste. Realmente fica muito boa e é simples de fazer. Ontem a noite eu fiz estas batatas para o nosso jantar de Ano Novo. Coloquei galhos de sálvia junto para assar e ficou maravilhoso. Depois de pronto a sálvia ficou crocante e eu esmaguei as folhas e servi sobre as batatas. Todos gostaram muito.
      Um grande abraço, Feliz Ano Novo!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis