Batata Doce Recheada

Esta delícia de receita não pode ser mais simples de fazer. Eu fiz para o nosso almoço no final da semana passada e servi com arroz e salada. A receita é muito versátil, você pode usar temperos que tem em casa, ervas frescas a seu gosto, e pode fazer com qualquer tipo de batata doce. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Use a batata doce que você encontrar para preparar esta receita. Batata doce é rica em fibras e vitaminas, sendo uma excelente escolha para enriquecer o seu cardápio. Você pode inventar muitas e deliciosas combinações de aromas diferentes utilizando ervas secas ou frescas para temperar as batatas. Eu usei a batata doce alaranjada que é a única que eu encontro nos Eua onde moro. Aqui não tem batata doce branca como no Brasil. Eu amo a batata doce branca do Brasil, especialmente assada, e com certeza faria esta mesma receita se conseguisse encontrar aqui.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 1 hora



INGREDIENTES

  • 1 batata doce grande assada
  • 1 cebola media picada
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 1/2 xícara de farinha panko ou farinha de rosca (de pão)
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • folhas de alecrim fresco 


PREPARO 

Eu assei várias batatas para outras receitas e aproveitei para fazer esta batata recheada. Se você quiser fazer com a batata assada, o que eu aconselho porque fica muito mais gostosa, asse uma boa quantidade de batatas para aproveitar o forno. Eu não tenho microondas, mas acho que pode também ser assada no micro para quem tem e gosta de usar. Veja como eu fiz. 



Lave bem as batatas com uma escovinha e seque com papel toalha. Leve ao forno para assar por mais ou menos 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar para poder cortar. Não deixe as batatas ficarem muito assadas para esta receita, pois as mesmas vão para o forno novamente. 



Eu fiz apenas uma batata que cortei ao meio. Cada metade foi uma porção porque eu servi como acompanhamento. Calcule quantas você precisa fazer. O ideal seria uma batata, duas metades por pessoa. Mas isto depende do que você vai servir junto. Depois que a batata esfriar, corte pela metade e reserve. 





Em uma frigideira aqueça o óleo e frite a cebola até dourar temperando com sal e se quiser pode colocar uma pitadinha de pimenta do reino moída na hora. 




Enquanto a cebola frita, remova com cuidado a parte interna das metades da batata doce. Não tire muito porque a casca da batata fica bem fina quando assada. Faça uma cavidade que seja o suficiente para encher novamente com o recheio. Reserve, 






Verifique a cebola que já deve estar frita e bem douradinha como a imagem ao lado. 








Acrescente a cebolinha verde picada e deixe fritar junto por mais 1 minuto mexendo sempre. 




Acrescente a farinha panko ou farinha de rosca (pão ralado). Reserve um pouco para finalizar. Misture a farinha ao refogado e deixe por uns dois minutos até que os ingredientes e sabores incorporem. 




Este é o ponto do refogado. A farinha panko fritou junto com os temperos e o recheio está quase pronto. 







Coloque então a polpa que retirou das metades da batata doce e misture com delicadeza para que incorpore ao recheio. 





Está pronto o recheio. Verifique os temperos. Acerte o sal se for necessário. Se quiser acrescente pimenta do reino ou outro tempero que você preferir. Desligue o fogo. 




Coloque as duas metades de batata em um prato refratário. Encha as cavidades com o recheio e cubra com o restante da farinha panko que sobrou. Salpique um pouco de orégano se desejar. Se você tiver nutritional yeast também pode colocar um pouco junto com a farinha panko. 





Leve para assar em forno pré-aquecido a 180C por mais ou menos 15 a 20 minutos ou até que a crosta das batatas fique bem douradinha.








Decore a seu gosto e sirva quente acompanhado de arroz e salada. Se quiser servir apenas com salada, prepare mais quantidade por pessoa. 





ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA! 

10 comentários

  1. Mas que delicia Lori! Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga querida,

      Que alegria receber a tua visita aqui! Obrigada pelo carinho de escrever este recadinho tão fofo! Um grande beijo, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Adorei!! Amo batata doce alem de deliciosa é rica em carboidratos complexos o que me ajuda a manter a forma. Muito obg pela dica amo a pagina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita, fiquei feliz com a tua visita e comentário. Eu também adoro batata doce, e seguido preparo aqui em casa. Muito obrigada por acompanhar o blog, venha sempre me visitar!

      abraços

      Excluir
  3. Legal. Gostei da sugestão. Vou tentar fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a), tudo bem?

      Muito obrigada pela visita e comentário. Que bom que gostaste da receita. Se fizer, me conta como ficou. Espero que gostes. Um grande abraço, e obrigada por acompanhar o blog!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Nossa que batata é essa???? Muito linda sua receita, e a cor da batata doce daí, se o sabor for de acordo com a cor, meu Deus!!!! KKKKK...Parabéns lindo prato....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suely, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga, e muito obrigada por acompanhar o blog. Esta batata é linda e muito deliciosa. Eu não conhecia, nunca tinha visto no Brasil. Quando comprei batata doce aqui pela primeira vez, fiquei surpresa quando abri e vi a cor alaranjada. Nunca encontrei batata doce branca aqui, quando vou ao Brasil mato a saudade de comer a nossa deliciosa batata doce branca.
      Esta daqui tem um sabor mais doce, mais suave, e eu adoro. Já fiz muitas receitas com ela, além de saborosa é super nutritiva.
      Esta mesma receita pode ser feita com qualquer tipo de batata doce, vale a pena experimentar, é uma maneira diferente de preparar as batatas. Se fizer me conta como ficou, espero que gostes.
      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Maravilha! Ficou uma dúvida: vc come com casca e tudo, ou apenas o recheio? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Larissa, tudo bem?

      Seja bem vinda! Obrigada pelo comentário, fico feliz que gostaste da receita. Eu como até a casca se a batata for orgânica. Isto é uma questão de gosto mesmo, e eu acho que tu deveria experimentar. Tem pessoas que realmente não gostam, mas eu acho super saudável comer tudo, até porque a casca tem muitas fibras. A mesma receita pode ser feita com qualquer tipo de batata doce, ou com batata inglesa. Experimenta e me conta como foi. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis