Bolinhos de Batata e Cenoura

Sempre gostei de bolinhos de batata mas nunca tentei fazer em casa. Nunca havia experimentado bolinho de batata assado, apenas fritos e raras vezes porque procuro evitar frituras. Quando vi esta receita fiquei muito empolgada para fazer porque me pareceu fácil demais. Fiz a minha versão vegana, misturei com cenoura e temperos e ficou ótimo, mas da próxima vez quero fazer só com batatas e rechear, talvez com espinafre e queijo vegano. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Esta receita foi inspirada neste vídeo, e me pareceu incrivelmente fácil de fazer. Fiquei impressionada com os comentários de pessoas que tentaram fazer e não conseguiram, dizendo que os bolinhos desmancharam no forno e não ficaram bons. Resolvi experimentar mesmo assim, e posso garantir que ficaram excelentes mesmo sem usar farinha. As fotos abaixo mostram todo o processo de preparo e eu não tive nenhuma dificuldade em fazer. Quem nunca tentou fazer uma receita que parecia perfeita e ficou horrível?  Já aconteceu comigo muitas vezes, mas resolvi arriscar com esta receita e deu certo contrariando os comentários negativos. Vou passar algumas dicas que podem ajudar bastante para que os seus bolinhos de batata fiquem deliciosos como os meus, para quem arriscar a fazer. Se você ficar inseguro ou achar necessário, acrescente um pouco de farinha para dar liga a massa. Se fizer isto, pode usar farinha sem glúten para manter a receita como é, sem glúten, ou use farinha de trigo normal se preferir.


Eu fiz um antepasto de pimentão grelhado, berinjela e azeitonas (veja receita aqui) e servi junto com os bolinhos, e além disto fiz uma salada mista de verduras. Foi uma refeição leve e saudável. Os bolinhos foram assados e ficaram bem leves, vale a pena experimentar. Tempere como você quiser, use ervas frescas e condimentos a seu gosto. Eu espremi limão na hora de comer, e meu marido usou mostarda junto com o antepasto de azeitonas. Este foi o nosso jantar em uma noite de verão. Confira  a receita do antepasto clicando aqui.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 14 unidades
Preparação: 1 hora 




INGREDIENTES

  • 3 batatas grandes cozidas
  • 6 cenouras pequenas cozidas
  • 1 cebola grande picada
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres de óleo vegetal 


PREPARO 

Use a proporção que você preferir de batata e cenoura. Eu tinha umas cenourinhas bem pequenas e resolvi aproveitar todas para a receita. O bom desta receita é que não tem quantidades exatas, e você pode facilmente conseguir o ponto da massa dos bolinhos apenas com as batatas cozidas e amassadas e as cenouras se utilizar. O resto é tempero. A cebola frita faz uma grande diferença nesta receita. O tempero fica por sua conta. Inspire-se e faça os bolinhos bem como você gosta. 





Descasque as batatas. Se as cenouras forem orgânicas não precisa descascar. Eu cozinhei as cenouras com a casca.


Coloque as batatas e cenouras em uma panela e cubra com água. tempere com sal, tampe e deixe cozinhar. Não deixe cozinhar muito, as batatas não devem ficar desmanchadas como para purê, mas devem ficar inteiras e mais firmes para que a massa dos bolinhos possa ser modelada.




Pique a cebola bem fininha. Aqueça o óleo em uma frigideira coloque a cebola picada para fritar temperando com um pouco de sal.





Deixe a cebola fritar até ficar bem dourada. Se quiser pode acrescentar ervas ou condimentos do seu agrado como páprica, orégano, etc.


Remova as batatas e cenouras da panela, coloque em um escorredor e deixe escorrer bem a água. Isto é muito importante para que a massa dos bolinhos fique bem firme e não aguada. Depois que a água escorrer bem coloque as batatas e cenouras em um prato fundo e amasse com um esmagador de batatas ou com um garfo. Não use o processador e muito menos o liquidificador.




Amasse grosseiramente deixando pequenos pedaços inteiros. Isto vai ajudar muito a encorpar e dar forma aos bolinhos.



Adicione a cebola frita, verifique o tempero, acrescente o que achar necessário. Adicione a salsinha picada e se quiser pode usar cebolinha verde ou outra erva fresca que gostar. A massa fica firme e fácil de modelar. Se a sua massa não ficar firme assim, adicione um pouco de farinha até dar o ponto. Se o fizer não esqueça de ajustar o tempero.





Modele os bolinhos em formato de croquete e leve a uma forma previamente untada com óleo. Se quiser pode usar papel vegetal (manteiga).





Leve os bolinhos para assar em forno pré aquecido a 180C por mais ou menos 30 minutos ou até que fiquem dourados. Sirva como acompanhamento ou como refeição principal acompanhado de salada e antepasto (receita aqui) como eu fiz.



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

74 comentários

  1. Respostas
    1. Boa noite Maria Regina,

      Seja bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Vai ficar maravilhoso com batata doce. Eu pelo menos adoro batata doce e embora não tenha experimentado fazer esta receita com batata doce, imagino que deve ficar bom demais. me conta depois como ficou caso fizeres.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
    2. Eu fiz a sua receita. Ficou ótimo! !!

      Excluir
  2. Fiz hoje e também deu super certo, não usei farinha na massa, só temperinhos. Ótima receita!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline,

      Que delícia, fico super feliz em saber que fizeste e deu certo. Eu vou escrever um comentário no vídeo porque realmente esta receita é ótima. Obrigada por escrever contando a tua experiência com a receita. E muito obrigada por acompanhar o blog.

      Volte mais vezes para me visitar!
      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
    2. Oi Sandy, tudo bem?

      Fico muito feliz que tenhas gostado da receita e que deu certo. Muito obrigada por acompanhar o blog e escrever comentando. Um grande abraço, adorei a tua visita, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Lori, fiz e deu super certo! Ficou divino! Obrigada pela super receita! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katya,

      Obrigada por escrever contando sobre a receita. Fico muito feliz em saber que gostaste e que deu super certo! Eu quero repetir esta receita inventando sabores diferentes. Já pensei em fazer uma com recheio de espinafre, e quem sabe me aventurar a fazer um queijo vegano que derreta. imagine a delícia que vai ficar!

      Obrigada por acompanhar o blog, venha me visitar mais vezes!
      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
    2. Assim que você encontrar esse queijo,por favor, fale pra nós!

      Excluir
    3. Oi Katya,

      Já estou aqui pensando em como vou fazer. Quero fazer com recheio de queijo vegano, mas primeiro vou testar o queijo e depois repito a receita dos bolinhos. Pensei em fazer apenas com batatas e a cebola frita. Pode deixar que este projeto está na minha listinha de receitas a testar. Assim que conseguir eu posto para vocês!

      Abraços, e um ótimo domingo para ti
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Parece uma delícia e o melhor, assado, não como fritura. Será que pode usar amido de milho para dar liga na massa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Lucia,

      Obrigada pela visita e comentário. Fica ótimo mesmo, é uma receita deliciosa e muito saudável por ser assado. Eu não usei nenhum tipo de farinha para dar liga, e não achei que fosse necessário. Eu acho que se sentires necessidade de colocar algum tipo de farinha caso a massa da batata não fique firme o suficiente, podes usar uma pequena quantidade tanto de farinha como de amido de milho.
      Como eu nunca fiz assim, não posso te garantir nada em termos de resultado, mas acho que deve ficar bom sim. Se fizeres me conta como ficou. Espero que gostes da receita.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Eu fiz com batata e ficou moole, mas talvez tenha cozido demais. Depois fiz com mandioca e milho, ficou uma delícia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, tudo bem?

      Muito obrigada por escrever comentando sobre a tua experiência com a receita. Eu acho que as batatas devem ter cozinhado demais mesmo, e por isto ficou mole. Algumas pessoas escreveram comentando a mesma coisa. Que pena que não ficou bom o que fizeste com batatas. Mas em compensação fizeste com mandioca e deu certo. Gente eu só imagino a delícia que deve ter ficado com mandioca. Eu simplesmente amo, e fiquei aqui imaginando como deve ter ficado maravilhoso. Deu vontade de experimentar. Quando encontrar mandioca aqui eu vou comprar e quero experimentar também. Obrigada pela dica.

      Um grande abraço e obrigada pela visita. Volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Ola! A cebola depois de refigada deve ser mostrara com a massa e seguir o procedimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cleusa,

      Seja bem vinda! Obrigada pelo comentário. Eu coloquei esta informação mais especifica na receita. Sim, tu esmaga a batata e as cenouras e depois acrescenta as cebolas fritas e temperos que vai utilizar e então modela os bolinhos para assar.
      Que bom que tu me chamou a atenção para este pequeno e importante detalhe, e me deu a oportunidade de deixar bem claro para as pessoas. Se fizeres a receita volta para me contar como ficou, espero que gostes como eu gostei!

      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Amei seu blog!!!!! Amo comida vegana. Apesas das criticas procuro seguir o veganismo enquanto qualidade de vida. Parabéns Lori Ellis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Muito obrigada pela visita e comentário. Parabéns pela tua escolha pelo veganismo, críticas sempre vão existir, e a gente tem que saber lidar com elas. O importante é a gente saber que está fazendo a coisa certa. Saúde e qualidade de vida são o que se consegue com o veganismo, e isto não tem preço. Obrigada por não comer mais animais!

      Um grande abraço, adorei a tua visita, volte mais vezes!
      Lori Ellis

      Excluir
  8. Oi, Veganana!

    Nossa, isso é bom demais! É uma das primeiras receitinhas que faço nesse mundo novo no qual estou entrando :P foi fácil de fazer, não segui à risca a quantidade de batata e cenoura mas acho que era a intenção, mas só senti falta de meu forno funcionar melhor (?). Ou algo na receita que eu fiz errado? Não dourou tão rápido, demorou o triplo do tempo (e eu aumentei um pouco o calor do forno). É pra ficar crocantezinho ou ele fica "macio", com uma casquinha um pouco mais robusta que o interior? :-) De qualquer forma, tá uma delícia *_____* eu usei curry com a cebola hehe.

    Obrigada!

    Abraço.

    Stephanie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stephanie, tudo bem?

      Seja bem vinda querida, fico feliz que fizeste a receita e apesar dos pequenos problemas com o forno os bolinhos ficaram deliciosos.
      A quantidade de batatas não precisa ser exata, porque esta receita é muito versátil e se aumentares a quantidade de batatas, basta aumentar os temperos também que vai ficar ótimo.
      Pena que o forno não colaborou, mas de qualquer maneira fico feliz que gostaste do resultado. Como a massa dos bolinhos não leva farinha, não fica muito crocante, fica levemente crocante por fora e bem macio por dentro. Tem uma foto que mostra a parte interna onde podes ver bem como fica. Obrigada por compartilhar a tua experiência comigo, adorei a tua ideia de colocar curry, deve ter ficado muito bom.
      Um grande abraço, venha sempre me visitar e aproveito para te desejar Feliz Ano Novo!
      Lori Ellis

      Excluir
  9. Olá! Posso fazer um montão desse e congelar? Porque seria ótimo ter isso pra assar rápido caso chegue uma visita surpresa! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Me desculpe não ter respondido a tua mensagem antes. Não sei como eu postei e não respondi. Espero que venhas ler esta resposta. Eu nunca congelei estes bolinhos, mas eu acho que pode ser congelado sim, e aquecido na hora de servir. Eu congelaria eles depois de assados, para evitar que se desmanchem quando descongelar para assar. Como esta massa não tem farinha, não tem consistência, e pode se desmanchar depois de congelado. Por isto, eu acho que congelar assado é a melhor opção. Um grande abraço, apesar do atraso na resposta, espero ter ajudado.

      Lori Ellis

      Excluir
  10. Fiz aqui, ficou ótimo. Super prático, e uma delícia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, tudo bem?

      Seja bem vinda! Que bom que fizeste e ficou legal. Eu adorei esta receita, não pode ser mais prática e fica realmente uma delícia. Obrigada por escrever comentando, fiquei feliz que gostaste. Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  11. Sera q essa massa tbem serve p fritar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula,

      Seja bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Eu nunca fiz esta receita frita, mas acredito que pode sim. A massa fica bem firme, mas acredito que para fritar tu deveria colocar um pouco de farinha para deixar mais firme. Tenho medo que se desmanche na frigideira quando fores fritar. Eu já fiz croquetes de legumes fritos, mas coloquei farinha e deu bem certinho.
      Dá uma olhadinha neste link onde tem a receita dos croquetes que eu fiz. É bem diferente desta receita que queres fazer, mas dá pra tu ter uma ideia de como eu fiz para fritar.

      http://blog.veganana.com.br/2012/10/croquetes-de-tofu-com-tomate-seco.html

      Espero ter ajudado, se fizeres a receita volta para me contar como ficou.
      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  12. Tentei por muitas vezes fazer como o do vídeo ... No vídeo ela coloca queijo na massa antes de colocar para assar... Não deu certo... Vou tentar desse jeito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erica, tudo bem?

      Faz assim que vai ficar bem gostoso. Eu li vários comentários de pessoas que disseram que não conseguiram fazer, e quando fiz achei muito fácil. Por isto eu resolvi fazer o passo a passo para facilitar a vida de quem quiser se aventurar a fazer também. Espero que consigas fazer, se puder volta aqui para me contar como ficou. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  13. Ola.
    Acabei de fazer... Mas nao ficaram tipo "croquete".
    É assim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gessica, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por comentar a tua experiência com a receita. Esta não é uma receita de croquete, é um bolinho assado que não leva farinha. Croquete fica crocante porque vai farinha na receita e antes de fritar ou assar é passado na farinha de rosca ou de trigo. Espero que tenham ficado gostosos. Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Poxa que boa dica!
      Amei essa receita.
      Fiz um com formato de hambúrguer, e grelhei no azeite. Ficou ótimo.
      Muito obrigara Lori.
      Bjs

      Excluir
    3. Oi Gessica,

      Que legal, fico muito feliz em saber que fizeste novamente e criaste uma outra receita em cima da ideia inicial. Muito criativa, parabéns! Deve ter ficado muito delicioso grelhadinho no azeite. Eu é que agradeço por escreveres comentando. Isto ajuda muitas pessoas que possam ter as mesmas dúvidas que tiveste da primeira vez.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  14. Acabei de fazer eles esborracharam todos.....não sei o que houve...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alberto,

      Sinto muito que os teus bolinhos esborracharam. Talvez as batatas tivessem muito cozidas, ou aguadas. Quando as batatas estão bem secas e firmes não tem como não dar certo. Veja pelas fotos como ficaram as minhas e quem sabe tenha sido isto que deu problema com a tua receita. Não sei, fica difícil para mim saber o que houve porque eu não vi como fizeste. Não sei nenhum detalhe, então não tem como te dizer muita coisa. Tenha novamente se quiseres. Assiste o vídeo e veja as fotos que eu postei, pode ser que ajudem. Espero que consigas fazer novamente e que fique bem legal. lamento que não tenhas tido uma boa experiência na primeira vez.

      Muito obrigada por escrever comentando, um grande abraço.
      Lori Ellis

      Excluir
  15. Oi Lori
    Fiquei curiosa sobre a pastinha do pimentão com azeitonas. Vc pode dizer como faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi, tudo bem?

      Sim, com certeza. Vou te dar o link da receita e vou colocar na na receita acima também para que todos possam ver. Na realidade esta receita é um antepasto que eu fiz de berinjela com pimentão e azeitonas. Bem simples de fazer e fica uma delícia. Este é o link...

      http://blog.veganana.com.br/2015/11/antepasto-de-berinjela-com-azeitonas.html

      Se fizeres volta para me contar como ficou. Espero que gostes. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  16. SOU A ISABEL , POR FAVOR POERIAM ENSINAR-ME A FAZER QUEIJOS VEGAN? FAÇO E INVENTO MUITA COMIDA VEGAN, MAS QUEIJOS AINDA NAÕ TENTEI. SE AS MINHAS COMIDAS PODEREM AJUDAR , EU TEREI IMENSO PRAZER EM DAR. OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel, tudo bem?

      Muito obrigada por acompanhar o blog. Que bom que gostas de inventar comidas veganas. Tu tens um blog ou uma página no facebook? Se tiver me manda o link que eu ficarei muito feliz em visitar e conhecer as tuas receitas. Se não tiveres e quiser me mandar algumas receitas para que eu possa conhecer, manda para o seguinte email:
      blogveganana@gmail.com

      Quanto aos queijos, temos várias receitas no blog e tu podes experimentar o que achar que seja melhor para começares. Realmente vale a pena fazer, tem receitas bem fáceis e com um resultado muito bom.
      Vou te dar o link dos queijos que tenho postados no blog. Se tiveres alguma dúvida, escreve novamente.

      http://blog.veganana.com.br/search/label/Queijo

      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  17. Ficaram muito gostosos e foram super faceis de preparar, fiz no microondas, mas assei um pouquinho demais hehe
    Vou tentar de novo, é ótimo e rápido e sustenta que é uma beleza.
    Beijinhos amei seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi M. Beatrice, tudo bem?

      Seja muito bem vinda! Adorei a tua visita e recadinho. Obrigada por compartilhar a tua experiência com a receita. Eu não saberia dizer nada sobre fazer no microondas porque eu não tenho, uso somente o forno convencional. Mas se fizeres novamente deixa menos tempo no forno, que eu acredito que vai ficar muito bom. Fico muito feliz que gostaste da receita e agradeço por acompanhares o blog.

      um grande abraço, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  18. Oi, Lori!
    Adorei seu blog, a forma como escreve, e as receitas, claro!
    Acabei de fazer os bolinhos e ficaram ótimos!! Como eu queria eles um pouco mais firmes, usei aveia em flocos finos (para evitar o glúten) e deu super certo.
    Parabéns pela sua iniciativa de fazer esse blog fantástico e sua generosidade em compartilhar suas receitas maravilhosas conosco!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lei, tudo bem?

      Seja muito bem vinda amiga e obrigada por escrever comentando sobre a tua experiência com a receita. Fiquei feliz em saber que gostaste. Agradeço pelas tuas palavras tão gentis e por estar acompanhando o blog. Adorei a tua visita, venha mais vezes para trocar ideias comigo!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  19. Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Fico feliz que gostaste da receita, obrigada por escrever comentando.
      Um grande abraço, adorei a tua visita, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  20. Parabéns pelas receitas sou vegana ha muitos anos e confesso que nao consigo passar nos supermercados nos locais onde tem animais abatidos para venda sinto uma forte ansia e vontade de vomitar, o cheiro tambem me faz um grande mal.
    Obrigada pelo seu blog, gratidao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Muito obrigada pelo teu recadinho. Que bom que és vegana há muitos anos. Eu tenho a mesma sensação quando vejo imagens de animais expostos como mercadoria seja lá onde for. Fico muito mal vendo isto e sonho com o dia que isto vai acabar. Acredito que vai chegar o dia em que o amor vai prevalecer e vamos viver em paz com todas as espécies.
      Um grande abraço vegano, adorei a tua visita, venha sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  21. Eu fiz hoje uma delicia amei essa receita!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Polly, tudo bem?

      Que alegria saber que fizeste a receita e ficou legal! Muito obrigada por escrever dando um retorno, adorei o teu recadinho. Agradeço muito por acompanhares o blog, e vir me visitar. Venha sempre bater um papinho comigo!
      Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir
  22. Fiz hoje e deu super certo, não precisei acrescentar farinha, mas acrescentei espinafre e empanei com farinha de rosca,ficou muito bom! Adorei a receita! Muito obrigada por facilitar o nosso dia a dia com receitas fáceis e práticas! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Adorei a tua sugestão de acrescentar espinafre e empanar os bolinhos com farinha de rosca. Deve ter ficado uma delícia. Muito obrigada por escrever comentando sobre a receita, e com isto ajudar a muitas pessoas a fazer também. Um grande abraço, adorei a tua visita, volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  23. Será que esses bolinhos podem ser congelados??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a), tudo bem?

      Eu nunca congelei estes bolinhos, mas eu acho que pode ser congelado sim, e aquecido na hora de servir. Eu congelaria eles depois de assados, para evitar que se desmanchem quando descongelar para assar. Como esta massa não tem farinha, não tem consistência, e pode se desmanchar quando for ao forno congelado. Por isto, eu acho que congelar assado é a melhor opção. Um grande abraço, espero ter ajudado. Se fizeres a receita me conta como ficou.

      Lori Ellis

      Excluir
  24. Fiz com batata doce, ficou um pouco úmido , mas acho que foi porque usei a cenoura ainda quente ... mas ficou uma delicia !
    E muito obrigada pelo blog _/\_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário. O bom é deixar que os legumes esfriem tirando da água do cozimento e cuidar para que não fiquem aguadas. Pode ser que a cenoura ainda quente tenha deixado os teus bolinhos úmidos como falaste. Deve ter ficado muito gostoso com batata doce! Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  25. huummm adorei a receita e super saudavel e parece deliciosa vou fazer e é salgado oque e ainda melhor pois tenho minha vó diabetica em casa ai as opçoes se tornam quase nulas de coisas pra lanche e eu adoro cozinhar depois venho comenta aqui bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betania, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Espero que a tua vozinha tenha gostado dos bolinhos, se chegaste a fazer para ela. Muito querida esta neta procurando fazer comidinha gostosa para a vovó, e sorte dela que a neta além de carinhosa ainda gosta de cozinhar!
      Um grande beijo para vocês duas, me conta como ficou quando fizeres a receita!

      Lori Ellis

      Excluir
  26. sou a Ester, tenho 18 anos. Sou vegetariana e caminho pro Veganismo. Obrigado pelo seu blog que me ajuda dia dia nessa caminhada rumo ao Veganismo, e pelas receitas(Essa em especial, porque amo muito, é uma delicia). Um grande abraço, beijossss <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ester, tudo bem?

      Que amor, adorei a tua mensagem. Fico muito feliz em saber que as minhas receitas estão te inspirando e que de alguma forma estão te ajudando na caminhada rumo ao veganismo. Obrigada por dividir isto comigo, me faz ver que tudo vale a pena. Que bom que gostaste desta receita, obrigada pelo comentário. Espero te ver aqui novamente e agradeço de todo o meu coração por não comeres mais animais. Um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  27. Olá, é a primeira vez que venho aqui e gostei muito dessa receita, vou ler as outras também!
    Uma dúvida: porque não posso colocar as batatas no liquidificador nem no processador? Logo, no mixer também não dá, procede? A intenção é a consistência não ficar macia e uniforme, imagino.
    Obrigada, Raquel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, tudo bem?

      Seja bem vinda, fico feliz que chegaste aqui e agradeço muito por escrever este recadinho. Esta massa de bolinhos deve ser bem firme para que os mesmos não se desmanchem quando assados. É preferível amassar com o garfo ou amassador de batatas para que a massa não fique muito lisa. Eu nunca usei liquidificador, processador ou mixer para esta receita, e não saberia te afirmar se fica bom ou não. Mas por via das dúvidas, é melhor seguir a receita original e fazer do modo mais simples mesmo. Se fizer me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  28. Respostas
    1. Oi Karla, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita e comentário. Que bom que gostaste da receita. Se fizer me conta como ficou, vou adorar saber e espero que gostes assim como eu gostei. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  29. ooii... acabei de fazer aqui em casa e ficou maravilhoso, todo mundo amou .já querem que eu faça de novo ,muito bom mesmo,estou entrando pro veganismo a pouco tempo e ainda fico um pouco perdida com oque fazer nas refeições com ingredientes fáceis de achar ,gostei muito desse site.. muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jaqueline, tudo bem?

      Seja muito bem vinda! Fico muito feliz em saber que fizeste a receita e foi aprovada. Melhor ainda é saber que estás dando os primeiros passos no veganismo. Parabéns pela tua escolha, agradeço de todo o coração por estares eliminando produtos de origem animal da tua alimentação.

      Aos poucos vais descobrir como o veganismo é apaixonante e como é possível preparar comidinhas deliciosas, nutritivas e saudáveis sem crueldade. Para mim é uma honra muito grande tê-la aqui, agradeço muito por escrever comentando sobre a receita e dividir a tua experiência no veganismo. Obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte para me contar como estão as coisas e eu espero que tu faças muitas receitas deliciosas.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  30. Olá tudo bem? Sou nova neste mundo vegano :) e quero saber se posso trocar a batata pelo o inhame?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kathy, tudo bem?

      Seja bem vinda e parabéns pela tua escolha em se alimentar de forma consciente, fico muito feliz em saber que tem mais uma vegana no mundo! Pode usar a batata pelo inhame ou batata doce se preferir. Tenha o cuidado de deixar com que a mistura da batata não fique aguada para que os bolinhos não desandem quando assarem. Se fizer me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes e me conte como está a tua vida vegana! Torcendo muito por ti aqui!

      Lori Ellis

      Excluir
  31. Obrigada! Amo você e seu blog, e todos amantes de animais!! Vô fazer hoje!! Do outro lado do mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por este recadinho tão carinhoso, adorei, fez meu dia mais feliz! Também amo os amantes de animais, e agradeço muito por estares aqui acompanhando este trabalho que eu faço com tanto amor. Me conta como ficou a receita, espero que tenhas gostado. Um grande abraço daqui para o outro lado do mundo, onde quer que estiveres!

      Lori Ellis

      Excluir
  32. Adorei a receita! Eu tava super sem criatividade com a cenoura e batata que eu tinha cozinhado pro almoço e tinha ficado muito sem graça huehuheu. Aí vem essa receita super simples, que não leva nada de mais, e ainda é prática! Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Santinie, tudo bem?

      Que legal, adorei saber que gostaste da receita. Tão bom quando a gente encontra uma receitinha deliciosa para aproveitar as sobras que se tem na geladeira. Fiquei feliz que tenha dado certo e agradeço muito pelo comentário. Um grande abraço, adorei a tua visita, venha mais vezes e me conte se fizer outra receita do blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  33. oi, adorei a receita. como não tinha forno e nem cenouras, usei a base e fiz com o que tinha e ficou otimo. obrigada. at.te: Zilca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilca, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por comentar sobre a tua experiência com a receita. Fico feliz em saber que gostaste. Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  34. Você acha que com mandioca da para fazer?��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Laura, tudo bem?

      Eu acho que com mandioca deve ficar maravilhoso! O único cuidado que deves ter é de que a mandioca esteja seca, não aguada depois do cozimento. E não deixe cozinhar muito até desmanchar. Se fizer me conta como ficou. Fiquei com vontade de experimentar também. Obrigada pela pergunta, me inspirou a fazer os bolinhos com mandioca. Um grande abraço, venha mais vezes me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis