Bolo Oreo Saudável - Barbarelismus

Um bolo sem açúcar adicionado, sem ovos, sem lactose e sem glúten que ainda por cima é delicioso? Sim, ele existe. Você não vai se arrepender, banana-da-terra é tudo de bom! Deixo aqui a receita de apenas uma camada, pois eu sou uma só para comer e seria muito bolo. Cortei a camada pela metade e fiz uma meia lua recheada. Para fazer um bolo redondo com 2 camadas basta dobrar a receita conforme instruções abaixo. (Deliciosa receita do blog Barbarelismus que vale a pena experimentar, uma verdadeira tentação para quem gosta de chocolate.)



INGREDIENTES  POR CAMADA/BASE (fazer 2x para um bolo inteiro)

  • 2 bananas-da-terra verdes ou amarelas (230 g, descascadas)*
  • ½ xícara de purê de maçã puro
  • ¼ xícara de óleo de coco, líquido
  • 2 colheres de sopa de manteiga de coco
  • ½ colher de chá de fermento para bolo
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • ½ colher de chá de sal
  • 4 colheres de sopa de proteína em pó pura (usei proteína pura de ervilha)
  • ⅔ xícara de cacau em pó puro

* Nesta receita, a banana da terra pode ser substituída por qualquer tipo de banana VERDE.


COMO FAZER 

Pré-aqueça o forno em 180°C. Descasque e corte as bananas em cubos. Coloque o óleo de coco, a manteiga de coco, as bananas e o purê de maçã no liquidificador. Processe. Em seguida, adicione o fermento, o bicarbonato, o sal, a proteína em pó e o cacau. Bata até que vire uma pasta lisa.

Unte uma fôrma redonda de 22 cm. Despeje a pasta na fôrma. Reserve e faça a segunda camada, caso queira fazer um bolo inteiro seguindo as etapas acima novamente. Asse a camada (ou camadas) no forno por 25 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio (abaixo).

Deixe as camadas esfriarem antes de remover da fôrma. Coloque o recheio por cima e cubra cuidadosamente com a outra camada. Se tiver feito só uma camada/base, basta cortá-la ao meio, passar o recheio em uma das metades e cobrir com a outra metade como eu fiz. 


RECHEIO

  • 1 a 2 colheres de sopa de leite de coco
  • 3 a 4 colheres de sopa de maple syrup
  • Cerca de ¼ xícara de manteiga de coco

Aqueça a manteiga de coco em banho-maria até que amoleça. Retire do fogo e adicione o maple e o leite de coco.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas e diferentes, saudáveis e sem glúten. Todas as receitas do Barbarelismus estão sendo traduzidas e serão postadas aqui para vocês. Visite o o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar! 
 
Receita original em inglês do site Purely Twins: Veja aqui

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

8 comentários

  1. Alguma farinha sem glúten substitui a proteína em pó?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      A proteína em pó pode ser a partir de qualquer grão. Nesta receita foi usado de ervilhas, mas pode ser farinha de grão de bico, de arroz, ou então se conseguires farinha de aveia sem glúten.
      Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma dúvida, escreve novamente.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Ali diz 1/4 de manteiga de coco, acho que faltou 1/4 de que ;)
    Há algum substituto pra isso?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Realmente a informação estava incompleta. Já corrigi, e agradeço muito por escreveres comentando. Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Olá, como faço pra conseguir a manteiga de coco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Que eu saiba a unica manteiga de coco que tem a venda no Brasil é da empresa Bioporã. Dá uma olhadinha no link do site deles. Os produtos estão a venda em lojas e também online, e pelo que eu vi no site, eles entregam para todo o Brasil. Obrigada por acompanhar o blog.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Olá, como obtenho o "purê de maca puro"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Para obter o purê de maçã basta pegar uma maçã madura, descascar e tirar as sementes e processar ou liquidificar sem adicionar nada, a não ser a própria maçã. Espero ter ajudado, se fizer a receita volta para nos contar como ficou!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis