Docinhos de Damascos com Castanhas e coco

Estes docinhos são perfeitos para saciar a vontade de comer doce sem culpa. Deliciosos, saudáveis e muito nutritivos além de fáceis de fazer. Em poucos minutos e com poucos ingredientes você prepara estas delícias. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


Sem açúcar e sem adição de gordura. Você pode substituir as castanhas de caju por castanhas do pará, nozes ou amendoim, e as tâmaras por ameixas pretas ou damascos. Eu usei damascos e um pouco de tâmaras para adoçar. Enrolei os docinhos em coco ralado fino. Se você preferir pode enrolar no cacau em pó ou não utilizar nada para enrolar. Como eu ia colocar nas forminhas de doce achei melhor passar no coco para não grudar. Na realidade eu achei que não tinha mais forminhas de doce em casa quando decidi fazer os docinhos, e fiquei super feliz quando encontrei um pacote destas forminhas cor de rosa. Me senti preparando uma festa com as forminhas coloridas. Os docinhos ficaram deliciosos, e eu fiquei feliz porque o meu marido também gostou. Ele é meio chatinho para certos doces, mas este foi aprovado e muito apreciado.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 18 a 20 unidades
Preparação: 20 minutos




INGREDIENTES 

  • 18 damascos secos
  • 7 tâmaras sem caroço
  • 1 xícara de castanhas (sem torrar)
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1/2 xícara de coco ralado fino
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
  • coco ralado ou cacau em pó para enrolar os doces


PREPARO

Coloque as tâmaras e os damascos de molho por 1 hora para hidratar e amolecer bem. Se você estiver com pressa, pode colocar de molho em água morna por mais ou menos 15 minutos que faz o mesmo efeito. Não coloque água fervendo, use a água morninha para manter a receita crudívora. Como eu usei damascos e tâmaras, coloquei de molho em recipientes separados. 


Uma informação importante para quem estranhar a cor dos meus damascos. Eu sempre compro este damasco de cor natural, mais escura, e não o amarelo que a maioria das pessoas está acostumada a comprar. O damasco amarelo clarinho tem corante, aquela não é a cor natural da fruta depois de seca. Por isto sempre prefiro este escuro que é natural, sem corantes. 


Eu usei os damascos e complementei com tâmaras. Achei que só com os damascos não ia ficar tão doce e talvez o marido não gostasse. Coloquei as tâmaras para garantir. A quantidade média é de 25 unidades, e você pode usar apenas tâmaras se preferir.


Processe os damascos e coloque as tâmaras em seguida para processar junto. Como vocês podem ver as minhas tâmaras estão bem hidratadas. Eu deixei mais tempo, acho que deve ter ficado umas 6 horas de molho. Mas isto não é necessário, você pode deixar menos tempo. Na realidade 1 hora já é suficiente. Quanto mais tempo hidratar, mais macias e fáceis de processar as frutas ficam. 





Adicione as castanhas e processe rápidamente junto com a pasta de tâmaras e damascos. 



Acrescente o coco ralado e processe novamente. Se quiser deixar pedacinhos de castanhas. Para tanto processe menos tempo. Fica a seu critério.





Esta é a massa pronta para enrolar. Uma massa firme porém úmida. É muito fácil enrolar. Se você preferir pode apenas fazer as bolinhas como estão sem colocar nada mais. Ou então fazer como eu fiz com coco ralado, ou ainda passar no cacau em pó que fica lindo.





Coloque uma porção de coco ralado em um prato fundo para enrolar os docinhos.







Se for utilizar forminhas, espalhe em um prato. Não é necessário, eu só usei porque achei lindinhas as forminhas cor de rosa que encontrei na gaveta.







Pegue pequenas porções da massa e coloque no coco ralado. Enrole em forma de pequenas bolinhas passando sobre o coco. Coloque nas forminhas se for utilizar.






Conserve na geladeira em um recipiente fechado por no máximo duas semanas. Se quiser pode congelar armazene de maneira apropriada. Dura até dois meses.




ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Oi, Lori!o)
    Por favor, gostaria de tirar uma dúvida... Este coco ralado que você usou é o coco ralado que a gente compra (desidratado ou úmido em saquinho) ou é a polpa do coco seco ralado? Ou tanto faz?
    Obrigada pela receita, quero testar logo.
    Beatriz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia,

      Seja bem vinda e obrigada por acompanhar o blog.
      Eu usei coco ralado fino, destes que a gente compra mesmo, até porque não tenho coco fresco onde moro. Não saberia te dizer quanto a desidratado ou úmido, mas eu acredito que o desidratado seja melhor. Desculpe a minha ignorância em relação as opções de coco ralado no Brasil. Eu moro fora há mais de 10 anos, e as vezes fica difícil para mim acompanhar as novidades ou até mesmo lembrar de coisas que usava quando morava ai. Muitas coisas mudaram, e já aconteceu de eu ir ao Brasil e procurar por certos produtos do meu tempo que nem existem mais e as pessoas nem lembram....
      O importante para esta receita é usar coco ralado para decorar os docinhos, ou então se quiser pode usar cacau em pó que fica lindo e muito gostoso também. Espero que gostes da receita quando fizeres. Me conta como ficou, e se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente.

      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Oi Lori, eu realmente estou encantada com seu blog.. Fico impressionada de ver como consegue misturar tantos ingredientes diferentes e deliciosos e transforma-los em receitas divinas!! Deixo aqui meu obrigada por compartilhar suas receitas conosco.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga,

      Agradeço muito pelo teu carinho e gentileza em escrever este recadinho tão fofo, fiquei muito feliz! É muito gratificante saber que um trabalho que eu faço com tanto amor é apreciado e reconhecido.

      Um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis