Kimchi Caseiro Fácil

Kimchi é um prato fermentado muito gostoso de origem coreana, que pode ser usado como salada ou prato principal, ou ainda incorporado a sopas. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus

O kimchi faz parte da família internacional dos picles. Quando os vegetais são conservados em sal, tornam-se mais firmes e crocantes. O sal inibe o crescimento da maioria dos microorganismos nocivos e facilita o desenvolvimento dos que são úteis. Essa fermentação produz aminoácidos, dando ao kimchi um sabor único, muito diferente do sabor original dos vegetais. Kimchi é uma comida fermentada extremamente saudável, similar ao chucrute alemão. Todos deveriam experimentar. Eu estava louca para fazer essa receita, Mas morria de medo de deixar a casa fedendo a repolho! Mas isso não acontece porque a fermentação ocorre em um recipiente hermeticamente fechado, então pode ficar tranquilo. No meu caso, só precisei deixar fermentando por 3 dias em um pote de vidro grande fechado. Ele pode ser conservado depois na geladeira por até um mês. Saiba mais sobre o kimchi  aqui.



INGREDIENTES 

  • 1 cabeça de acelga
  • ¼ xícara de sal marinho (ver Observações especiais abaixo) *
  • Água (ver Observações especiais abaixo) *
  • 1 colher de sopa de alho picado (5 a 6 dentes)
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 1 colher de chá de açúcar de coco ou normal
  • 2 a 3 colheres de sopa de água (opcional, ver Observações especiais abaixo) *
  • 1 a 5 colheres de sopa de pimenta chili em flocos ou pimenta gochugaru coreana
  • 250 g de rabanetes ou nabo, descascado e cortado em tirinhas finas
  • 4 cebolinhas, aparadas e cortadas em pedaços de cerca de  2,5 cm


COMO FAZER 

1 - Cortar a acelga: corte a acelga no sentido do comprimento em 4 partes. Em seguida, corte mais uma vez cada parte no meio, horizontalmente dessa vez.

2 - Salgar a acelga: coloque a acelga e o sal em uma bacia grande. Usando as mãos (recomendo usar luvas). Massageie o sal nas folhas até que elas comecem a amolecer um pouco. Em seguida, cubra a acelga com água. Coloque um prato sobre a bacia com algo pesado em cima (como uma lata de feijão). Deixe salgando por 1 a 2 horas.

3 - Enxaguar e drenar a acelga: enxágue a acelga em água fria corrente 3 vezes e deixe escoando em uma peneira grande por 15 a 20 minutos. Enxágue e seque a bacia usada para salgar e separe-a para usá-la na etapa 5. 


4 - Fazer a pasta: enquanto a acelga está secando, combine o alho, o gengibre, o açúcar e 3 colheres de sopa de água em uma tigela pequena. Misture bem até formar uma pasta. Adicione o chili/gochugaru, usando 1 colher de sopa para um sabor mais suave ou até 5 colheres de sopa para super picante (eu usei 2).

5 - Combinar os vegetais e a pasta: esprema cuidadosamente a água restante da acelga e coloque-a de volta na tigela junto com o rabanete, as cebolinhas e a pasta apimentada. 


6 - Misturar bem: usando as mãos (use luvas, pois a pimenta pode queimar os dedos e a mistura vai deixar sua mão com cheiro forte!), amasse e misture todos os ingredientes com a pasta, massageando bem. Essa mistura é o kimchi.

7 - Colocar o kimchi no pote grande de vidro: coloque o kimchi no pote grande de vidro, pressionando bem até que a água natural resultante cubra a mistura. Deixe pelo menos 2,5 cm de espaço livre antes de chegar à boca do pote.

8 - Deixar fermentar: deixe o pote em temperatura ambiente por 1 a 5 dias. Coloque um pratinho embaixo dele porque pode ser que a fermentação crie bolhas e deixe um pouco de líquido escapar.

9 - Verificar diariamente e refrigerar quando pronto: verifique o kimchi uma vez ao dia, abrindo o pote e pressionando mais uma vez os vegetais para baixo do líquido de forma que fiquem sempre submersos. Não esqueça da luva. Essa etapa também ajuda a liberar os gases da fermentação. Você pode já provar se quiser. Se estiver do seu gosto, já estará pronto. Eu achei 3 dias ideal. Quando estiver tudo bem molinho (“maduro”), coloque o pote na geladeira. Se quiser, você já pode servi-lo, mas o melhor é esperar ele descansar na geladeira por mais 1 semana antes de comer. 



* OBSERVAÇÕES ESPECIAIS:

Sal: use sal sem iodo ou sem aglomerantes, pois isso pode inibir a fermentação.

Água: água clorada pode inibir a fermentação, portanto, use SEMPRE água destilada/filtrada/comprada.

O Kimchi tradicional não é vegano porque usa um pouco de molho de peixe ou de frutos do mar. No entanto, a receita já veio adaptada para os veganos usando água.

Receita original em inglês do site "The Kitchn": Veja aqui

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas e diferentes, saudáveis e sem glúten. Todas as receitas do Barbarelismus estão sendo traduzidas e serão postadas aqui para vocês. Visite o o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

2 comentários

  1. (...) Olá Lori, qual é a quantidade exacta de sal para esta receita ??? pergunto porque refere na sua lista de ingredientes 1/4 de sal (em abstracto) eu pergunto: esta medida equivale a que quantidade de sal ???

    Obrigado pela sua partilha
    f.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, tudo bem?

      Seja bem vindo e muito obrigada pelo comentário. Realmente a postagem tem uma falha, pela qual eu peço desculpas. São 1/4 de xícara de sal e eu já corrigi no texto da receita. Se tiver mais alguma dúvida escreva novamente, e se fizer a receita me conta como ficou. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis