Lasanha de Berinjela e Abobrinha

Esta é uma receita fácil de preparar, light e muito gostosa. Ganhei berinjelas, abobrinhas e tomates orgânicos de uma amiga que tem uma horta linda, e fiz esta deliciosa lasanha para a minha sogra que estava me visitando. Foi muito divertido preparar a lasanha e explicar a ela os passos da receita. Fiz fotos de todo o passo a passo e foi muito legal ver a alegria da minha sogra curtindo muito a cozinha comigo. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Aproveitei para fazer a lasanha quando ela estava aqui em casa porque teria companhia para comer, e o melhor de tudo foi que tive companhia para fazer. Ela ficou atenta a todos os passos do preparo da lasanha, porque segundo ela nunca tinha comido lasanha sem massa, O meu marido não gosta de berinjela, e então esta lasanha foi para nós duas. Foi um jantar muito especial porque tanto eu como a sogra adoramos berinjela e abobrinhas. E o mais interessante, ela não é vegana, mas adora a minha comida e quando vem aqui em casa sempre invento coisinhas gostosas e diferentes do que ela está acostumada a comer, e ela fica vegana comigo, hehehehe


O molho de tomates que eu fiz para esta lasanha é o meu favorito, com tomates maduros, alho e temperos, muito simples de fazer, fica sensacional. Na última camada usei farinha panko misturada com Nutritional Yeast, para dar a aparência e sabor que lembrasse o queijo ralado. Se você quiser fazer a lasanha glúten free, não utilize farinha panko porque é feita do pão e tem glúten. Pode fazer sem esta última camada colocando o molho de tomates misturado com o molho de castanha de caju. Ou se quiser pode usar o queijo "parmesão" de castanhas de caju que vai ficar maravilhoso.


Grau de dificuldade: Média
Rendimento: 4 porções
Preparação: 1 hora e 30



INGREDIENTES  PARA A LASANHA

  • 2 berinjelas pequenas
  • 2 abobrinhas pequenas
  • 1 cebola grande 
  • 2 tomates grandes 
  • molho de tomate (receita abaixo)
  • molho de castanha de caju (receita abaixo)
  • farinha panko para cobrir (opcional) 


Siga as instruções abaixo e leia com atenção a receita antes de começar. Se quiser pode fazer a lasanha somente com berinjela ou abobrinhas. As berinjelas que eu ganhei eram bem diferentes das que costumo comprar, longas e finas, e por este motivo eu resolvi cortar em rodelas porque achei que ia ficar melhor para a lasanha. Eu usei abobrinhas verdes tipo zucchini (italianas), também longas e finas como as berinjelas.





Lave e corte as berinjelas em rodelas de espessura média. Coloque sal e disponha as fatias em um escorredor apoiado em uma bacia grande. Logo em seguida as fatias de berinjela começam a liberar um caldo escuro. Quando parar de escorrer este caldo as rodelas de berinjela estão prontas para serem utilizadas.




Lave bem e corte as abobrinhas em rodelas de espessura média. Tempere com um pouco de sal e deixe repousar enquanto segue com a receita. 






PARA O MOLHO DE TOMATES

  • 4 tomates grandes bem maduros
  • 3 dentes de alho grandes 
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO

Leve os tomates cortados em pedaços grandes mantendo a pele e as sementes. Em uma panela coloque o óleo e doure o alho picado bem miudinho tendo o cuidado de não queimar. Tempere com o sal e pimenta, e acrescente os tomates picados. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Não é necessário acrescentar água, o tomate solta água suficiente para formar um molho bem cremoso conforme a imagem abaixo. Deixe o molho cozinhar enquanto prepara os legumes.




Deixe o molho cozinhando e comece a preparar os legumes para grelhar.




Em uma frigideira de boca bem larga, aqueça óleo grelhe as rodelas de abobrinha até dourar dos dois lados. Se for necessário acrescente um pouquinho mais de óleo.






Faça este processo até terminar as abobrinhas para então prosseguir com a receita.






Unte um refratário para assar a lasanha e forre com as rodelas de abobrinha grelhadas. Mantenha o refratário perto da frigideira onde está grelhando os legumes para facilitar o trabalho.






Assim que terminar ade grelhar as abobrinhas adicione um pouco mais de óleo na frigideira e frite as cebolas até dourar. Tempere com sal e um pouco de pimenta do reino se desejar.







Retire as rodelas de cebola e cubra as abobrinhas no refratário.






Adicione um pouco mais de óleo e grelhe as rodelas de tomate até dourar, temperando com sal e pimenta do reino.







Remova os tomates e coloque em cima das cebolas no refratário. Reserve e siga com a receita.




Coloque mais óleo na frigideira e grelhe as rodelas de berinjela. Não coloque sal, porque você já colocou antes, e não é necessário. Se quiser pode adicionar uma pitadinha de pimenta do reino. Deixe grelhar até dourar dos dois lados.





Disponha as rodelas de berinjela no refratário sobre os tomates. Coloque uma camada do molho de tomates sobre as rodelas de berinjela e depois coloque outra camada de berinjela grelhada sobre o molho de tomates. Reserve e prepare o molho de castanhas.




PARA MOLHO DE CASTANHAS DE CAJU


INGREDIENTES

  • 1/2  xícara de castanhas de caju sem torrar
  • 1 xícara de água fria
  • 1 cenoura pequena crua
  • 2 colheres de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • sal a gosto


PREPARO


Lave bem as castanhas em água corrente e coloque de molho na água no copo do liquidificador e deixe por uns 5 minutos. Adicione a cenoura, o sal e o Nutritional Yeast se for utilizar e bata bem até conseguir um creme lisinho. Se for necessário acrescente mais um pouco de água. 











 

















 











 





ALTERNATIVA DE MOLHO BRANCO

Se ficar mais conveniente para você prepare o molho branco de aveia para cobrir a lasanha. Fica uma delícia e é super fácil de fazer. 


 PARA O MOLHO DE AVEIA


  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 2 xícaras de água filtrada
  • 1 pitadinha de noz moscada ralada
  • sal a seu gosto


PREPARO


Coloque a aveia de molho na água filtrada e deixe descansar por pelo menos uns 15 minutos. Depois disto coloque no liquidificador e bata bem ate conseguir um creme bem lisinho. Adicione uma pitadinha de sal e a noz moscada ralada a seu gosto. Você pode controlar a espessura do molho. Caso for necessário adicione um pouco mais de água. Lembre-se de que este molho deve ficar bem cremoso, consistente e lisinho, portanto bata bem. Dependendo da potencia do seu liquidificador pode ser necessário bater um pouco mais. 






Cubra as rodelas de berinjela com o molho branco abrindo as laterais da lasanha para que o molho penetre entre os legumes.




Cubra o molho branco com uma camada do molho de tomates que sobrou e espalhe bem para que o molho penetre entre os legumes grelhados.



Se for utilizar a farinha panko, coloque sobre o molho de tomates. Eu temperei a farinha panko com uma pitadinha de sal e pimenta do reino e misturei com uma colher de sopa de Nutritional Yeast para dar aquele gostinho de queijo. 
Não se preocupe se você não tiver nutritional yeast ou farinha panko. Pode terminar a última camada com molho de tomates que fica muito bom. 



Leve para assar em forno pré-aquecido a 180C por mais ou menos 20 minutos ou até que fique dourada. Não é necessário cobrir o refratário. Sirva quente acompanhada de arroz e salada ou como preferir.






ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

14 comentários

  1. Nossa, amei! Principalmente a idéia do molho de castanha! Vou testar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne,

      Seja bem vinda, obrigada pelo recadinho tão fofo! Que bom que gostaste da receita e vais experimentar. Este molho de castanhas é simples de fazer e fica delicioso. Tu podes usar para qualquer receita e inventar mil coisas com ele. Me conta como ficou quando fizeres, espero que gostes.

      Abraços e muito obrigada pela visita, volte mais vezes!
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Nossa que delícia Lori, com certeza irei fazer, muito lindo.
    Obrigado por compartilhar receitas veganas conosco, amo seu blog e tenho muita admiração por você, suas receitas estão me ajudando a me tornar vegano, não consumo leite tem mais de ano, e faz 1 mês que me tornei vegetariano e foi a melhor decisão que eu tomei na minha vida, a única coisa que me impede de me tornar vegano é ovo que eu ainda não consegui tirar da minha dieta, mas estou consumindo pouco, mas é em bolos, enfim, gostaria de te agradecer por compartilhar receitas com muito amor e carinho.
    Um abraço. att Ayslan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo Ayslan,

      Delícia ler as tuas palavras e saber que de alguma forma estou te inspirando no caminho vegano. Fico super feliz e agradeço por dividires isto comigo. Me faz muito bem saber que as receitinhas que eu faço com tanto amor ajudam e inspiram as pessoas. Isto é tudo o que eu quero, poder contribuir para melhorar a qualidade de vida através de uma alimentação saudável e livre de crueldade. Meu grande objetivo é encorajar as pessoas a experimentar a comida vegana, a saborear as delícias que podemos fazer sem produtos de origem animal, e provar que isto é possível e muito mais simples do que as pessoas imaginam.
      Parabéns pelas tuas escolhas, tu está no caminho mais certo que poderias escolher. Quando menos esperar vais ser mais um vegano e eu tenho certeza que isto vai trazer uma alegria imensa ao teu coração. Obrigada por não comer mais animais, conte comigo nesta caminhada!

      Um grande abraço vegano! Adorei a tua visita, volte mais vezes!
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Excelente receita! Aliás,todas muito boas,fáceis de fazer e deliciosas,mesmo! E o seu carinho ao ensinar dá pra sentir aqui,no coração da gente.Muito Obrigada,querida Lori Ellis
    Chris Lemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris,

      Obrigada de todo o meu coração por estas palavras tão carinhosas em relação ao meu trabalho. Fico muito feliz que estás aqui acompanhando o blog e que curtes as receitas. Bom ler e saber que o que o amor que eu tenho pelo que faço pode ser sentido,é reconhecido e apreciado, isto enche meu coração de alegria e me estimula muito a continuar a minha caminhada fazendo o melhor que posso para inspirar as pessoas com a culinária vegana. Obrigada pelas tuas palavras Chris, adorei a tua visita, volte mais vezes por aqui!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Fiz a receita aqui em casa e ficou espetacular, maravilhosa, divina!!
    Obrigada por compartilhar conosco as suas habilidades!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem?

      Que delícia ler o teu recadinho, obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fiquei muito feliz que gostaste porque fiz esta receita com muito amor, usando o que tinha em casa, experimentando combinações que no final ficaram deliciosas. Obrigada por acompanhar o blog, adorei a tua visita, venha mais vezes!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Olá Loris! Os meus agradecimentos e um grande abraço de Portugal !! Vou experimentar as receitas.. Bjinhos!! GraçaGuedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graça, tudo bem?

      Que fofa, muito obrigada pelo carinho de vir me visitar e escrever este recadinho tão simpático. Espero que gostes das receitas, me conta se fizeres alguma. Um grande abraço, volte mais vezes para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Olá Lori estou feliz ☺ por encontrar esse blog vc ensina explica bem as receitas com as fotos,estou parando de comer os animais o seu incentivo e mt bom me anima cada vez mais,so estou preucupada com anemia q tenho se puder por favor me mande receitas para acabar com anemia bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Solange, tudo bem?

      Seja bem vinda, que bom que encontraste o blog, fico feliz por estares acompanhando o meu trabalho. Parabéns pela tua escolha em parar de comer animais, que bom que de alguma forma eu estou ajudando a te inspirar com as receitas do blog. Quanto a anemia, se tiveres uma alimentação balanceada pode ser resolvida apenas com a ingesta de alimentos ricos em ferro, mas de qualquer forma eu aconselho que visites um médico para ver o que está causando a tua anemia. Não posso te indicar nada, mas procure consumir mais grãos integrais, feijões, lentilhas,beterrabas, verduras de folhas escuras como espinafre e couve. Veja com o teu médico ou nutricionista o que pode ser melhor para ti, faça os teus exames de sangue e procure seguir uma dieta rica em alimentos que contém ferro. Faça uma pesquisa no Google para ver os alimentos de origem vegetal que são ricos em ferro, e adapte à tua rotina estes alimentos que vão te ajudar muito. Espero ter ajudado, e espero que consigas melhorar da anemia o mais rápido possível. Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Meu Deus! Essa receita é incrível! Fiz junto com minha mãe e nós amamos!! É muito gostoso esse creme de castanha... Mas não é só isso... É tudo gostoso!
    Muito obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, tudo bem?

      Que legal, adorei saber que tu e a tua mãe fizeram a receita e aprovaram. Obrigada por escrever comentando, fiquei muito feliz com o teu recadinho. Um grande abraço, para ti e para a tua mãezinha, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis