Pãozinho de Batata doce com Polvilho

Este pãozinho ficou uma delícia. Queria fazer pão de queijo com batata inglesa, mas como tinha batata doce em casa resolvi fazer uma coisa diferente. Ficou como pão de queijo vegano, porém com uma linda cor alaranjada e um sabor delicado da batata doce. Use qualquer batata doce que você tiver para esta receita, use ervas secas para incrementar o sabor, se desejar. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

A batata doce é rica em fibras e vitaminas, sendo uma excelente escolha para enriquecer o seu cardápio. Eu usei a alaranjada que é a única que eu encontro nos Eua onde moro. Mas com certeza este pãozinho vai ficar maravilhoso com a deliciosa batata doce branca brasileira.

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 16 unidades
Preparação: 1 hora




INGREDIENTES 

  • 1 e 1/2 xícara de batata doce cozida 
  • 1 xícara de polvilho doce
  • 1 xícara de polvilho azedo
  • 1/2 xícara de água 
  • 1/2 colher de sopa de sal do himalaia (ou marinho)
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1/4 xícara de óleo (eu usei de coco)
  • ervas secas (orégano, páprica ou o que preferir)


PREPARO

Cozinhe a batata doce. Eu usei duas batatas pequenas para conseguir a quantidade necessária para a receita. É muito importante esmagar as batatas ainda quentes por causa do polvilho. Usando as batatas quentes você não vai precisar aquecer a água para a receita. 





Coloque as batatas ainda quentes em um prato fundo grande. 









Esmague as batatas até formar um purê. Adicione o Nutritional Yeast, se for utilizar e amasse junto com as batatas. 







Separe uma xícara e meia da batata em purê. Coloque em um prato fundo para preparar a massa dos pãezinhos. 





Misture o polvilho doce e o azedo, adicione a água aos poucos, o sal e o óleo. Eu usei óleo de coco sem sabor. Misture com as mãos até incorporar bem a massa. 







Trabalhe a massa até conseguir uma mistura homogênea e fácil de modelar. 






Pegue pequenas porções de massa e modele bolinhas do tamanho que desejar. Os pãezinhos crescem muito, quando colocar na forma deixe um espaço entre eles. 


Eu fiz 16 pãezinhos pequenos. Na metade deles eu coloquei orégano e páprica defumada e a outra metade não coloquei nada. Como foi a primeira vez que eu fiz estes pãezinhos, quis experimentar para ver qual ia agradar mais. Os dois ficaram muito bons, e da próxima vez que eu fizer vou colocar mais temperos e ervas. 

Asse em forno pré-aquecido a 200C por mais ou menos 30 minutos ou até que fiquem douradinhos. Ficaram deliciosos e eu adorei comer bem quentinhos assim que saíram do forno com a minha manteiguinha de óleo de coco sem sabor, sal do himalaia e pimenta caiena. Para o marido que não gosta da minha manteiguinha eu fiz uma pastinha com maionese vegana, pepino e ervas frescas.















ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

48 comentários

  1. Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Não é necessário fermento, é a mesma coisa que pão de queijo, o pãozinho cresce apenas com os ingredientes listados na receita. O polvilho ajuda a massa a crescer. Fica bem parecido com pão de queijo. Pode fazer sem receio porque é assim mesmo. Se fizer me conta como ficou, espero que gostes, e se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá, sou Janaina.
    Não vi fermento nos ingredientes, ele realmente não é usado?
    como eles crescem sem ter o fermento?

    abraços e espero a resposta.
    janainaingridps@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Janaina,

      Seja bem vinda, obrigada por acompanhar o blog. Não vai fermento nesta receita. Os ingredientes listados estão corretos, e tu podes fazer sem receio que o pãozinho vai crescer e ficar bem macio e delicioso. É o mesmo princípio do pão de queijo que fazemos com polvilho e não se usa fermento e o pão cresce e fica lindo. Esta mesma receita pode ser feita com batata inglesa, fica uma delícia, fica um pão de queijo vegano. Se fizeres me conta como ficou, espero que gostes da receita. Se tiver mais alguma dúvida, escreve de novo.

      Abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Bom dia,
    Aproveito para lhe dar os parabéns pelas receitas.
    Pode dizer-me por favor o que é o polvilho?
    Obrigada e até breve.
    Cristina Figueiredo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina, tudo bem?

      Muito obrigada por acompanhar o blog. Fico feliz que gostas das receitas.
      O polvilho é o amido da mandioca que também pode ser chamado de fécula de mandioca. É encontrado em duas formas, o polvilho azedo e o doce. Eu usei polvilho doce para esta receita porque não encontro polvilho azedo onde moro (Eua). Tu podes usar qualquer um dos dois ou até mesmo os dois misturados meio a meio na quantidade indicada na receita.
      Tu encontras polvilho em qualquer supermercado. Espero ter ajudado, se fizeres a receita volta para me contar como ficou.

      Abraços, obrigada pela visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Oi, fica sequinho ou com aspecto de pão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O pão fica crocante por fora e bem macio por dentro. Fica muito parecido com pão de queijo. Se fizeres a receita, me conta como ficou. Espero que gostes.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Só Tenho Polvilho doce, vai ter muita diferença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga (o)

      Eu fiz com polvilho doce porque não tinha azedo. O único que encontro onde moro (Usa) é o doce, e sempre uso para as minhas receitas. Pode usar o doce sim que vai dar super certo. Se fizeres a receita me conta como ficou, espero que gostes.

      Abraços e muito obrigada por acompanhar o blog!
      Lori Ellis

      Excluir
  6. eu amei essa receita, já estou viciada hehe
    coloco orégano ou alecrim e fica uma delícia

    obrigada pela dica! Minha preferida até agora hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna,

      Puxa que bom saber que fizeste a receita e que ficou legal, tanto que já viciaste! bom demais saber isto, fico muito feliz porque eu adoro esta receita e acho super fácil de fazer.
      Sem dúvida as ervas dão um toque super especial, e deixam os pãezinhos lindos. Muito obrigada por escrever me contando sobre a tua experiência com a receita, é bom demais receber este carinho! Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Ai que gostoso saber que você lê nossos comentários!

      Amanhã vou tentar fazer os paezinhos recheados de goiabada, depois conto como ficou!

      grande abraço

      Excluir
    3. Anna querida,

      Não apenas leio como respondo a todos e fico imensamente feliz quando chega um recadinho de vocês. Não imagina como é importante para mim saber que as pessoas acompanham e apreciam o meu trabalho. Sou muito grata a cada um de vocês, meus leitores amados por estarem aqui e especialmente por participarem escrevendo comentários fofos como o teu!

      Que lindo, tu vai fazer os pãezinhos recheados com goiabada. Vai ficar uma delícia, tenho certeza! Que ideia genial, adorei e vou experimentar também quando der. Me conta como ficou sim, fiquei curiosa! Parabéns pela criatividade!

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  7. Respostas
    1. Olá Beto e Iene,

      Que delícia, fico muito feliz que gostaste dos pãezinhos. Obrigada por escrever comentando, e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Um grande abraço, venha sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  8. Que legal, vou fazer!
    Só tenho azeite em casa, será que fica bom?
    Beijos!!!

    Cris😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, tudo bem?

      Pode usar azeite sem problemas. Talvez o azeite deixe um gostinho mais forte, mas com certeza vai ser delicioso. Se fizeres a receita me conta como ficou. Espero que gostes. Muito obrigada por acompanhar o blog, adorei a tua visita, venha sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  9. Estou devorando seu blog :)
    Ja separei várias receitinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, tudo bem?

      Que fofa, obrigada pelo carinho de escrever. Fico muito feliz em saber que estás gostando das receitas. Se fizer alguma volta para me contar como ficou.

      Um grande abraço, venha sempre me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  10. Quero Parabenizar voce pelas gostosas receitas...
    Gostamos e já provamos o pão batata doce que faz parte do cardápio da semana, somente ao invés de óleo de coco coloquei azeite coloquei queijo meia cura(feito na fazenda)na massa...farei tbem a torta maçã e banana já que gostamos de ambas as frutas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera, tudo bem?

      Muito obrigada pela visita e comentário tão simpático. Fiquei feliz em saber que gostaste da receita do pão de batata doce e vais fazer a torta. Muito bom saber que minhas receitinhas foram aprovadas pela tua família. Muito obrigada por acompanhar o blog, um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  11. Olá Lori!
    Parabéns, suas receitas são 10!!! Vou fazer os bolinhos, aqui em casa todo mundo querendo diminuir o glúten. Só tenho uma dúvida que não é do pãozinho...rs...vc disse manteiga de óleo de coco, vc mm faz? Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Obrigada pelo recadinho tão fofo, fiquei feliz que gostaste da receita. Pode fazer com qualquer tipo de batata, inhame, mandioca ou batata baroa. É uma ótima alternativa de lanchinho delicioso sem glúten. Quanto a manteiga de coco, eu faço uma mistureba deliciosa que uso sempre no pão. Vou te dar o link da receita que postei há algum tempo aqui a pedidos. É super simples e fica uma delicia. Eu uso sempre o óleo de coco sem sabor, não o extra-virgem.

      http://blog.veganana.com.br/2015/06/manteiga-de-oleo-de-coco.html

      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  12. Estava procurando receitas com batata doce, só fiz errado que esqueci de colocar sal no preparo! Fiquei jogando salzinho por cima dos pãezinhos, minha mãe e eu gostamos bastante :) Depois de esfriar eles ficaram sem graça, mas foi só esquentar de novo que voltaram. Obrigada por compartilhar! Aliás, adoro seu blog e seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eli, tudo bem?

      Que bom saber que tu e a tua mãe gostaram da receita. Já aconteceu comigo também de esquecer o sal e depois fiz a mesma coisa, ia jogando um pouquinho antes de comer e ficou bom da mesma forma, hehehe
      O ideal mesmo é consumir os pãezinhos ainda quentes, porque frios eles endurecem por causa do polvilho. Mas depois de requentados ficam bons de novo.
      Muito obrigada pelo carinho de escrever comentando sobre a receita e obrigada por acompanhar o blog. Venha sempre me visitar, adorei receber o teu recadinho!

      abraços para ti e para a tua mãe!
      Lori Ellis

      Excluir
  13. Olá...sempre olho as receitas, até já fiz algumas mas nunca vim aqui comentar. Não sou vegana mas adoro comer e acho uma cozinha muito criativa. E com receitas deliciosas! Essa, por exemplo, fiz como opção de lanche aqui em casa e a criançada amou. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carine, tudo bem?

      Seja bem vinda, fiquei feliz que vieste me visitar e mais feliz ainda em saber que a receita foi aprovada na tua casa, e pelas crianças, o que faz com que tudo seja muito mais especial! Obrigada por escrever comentando, adorei receber o teu recadinho. Obrigada por acompanhar o blog e testar as receitas.
      Venha mais vezes me visitar, vou adorar te receber novamente aqui!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  14. Olá meu nome é Raimith Stella, encontrei seu blog tem 2 dias e achei as receitas super interessantes! Tenho alergia a leite, glúten e soja, vivo pesquisando sites e blogs para fazer receitas em casa. Eu fiz essa receita e não deu certo!!!! Ficou horríveis os pãezinhos!!! Segui a risca a receita, não sei o que deu errado!! Snif snif

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raimith Stella, tudo bem?

      Muito obrigada por escrever comentando sobre a tua experiência com a receita. lamento que não tenha ficado legal, e não entendo o que pode ter acontecido. Se me deres mais informações de como ficaram os pães, talvez eu possa te ajudar a entender o que aconteceu. Falaste que ficaram horríveis, mas não entendi se ficaram moles, duros, se o gosto ficou ruim, se a aparência, enfim, muita coisa pode fazer com que uma receita fique horrível, e no teu caso eu não consegui entender o que aconteceu.
      Muitas vezes os ingredientes que utilizamos podem alterar o resultado de uma receita. Se quiseres escrever novamente e me dar mais informações, quem sabe eu possa te dizer alguma coisa mais concreta sobre o que possa ter acontecido. Várias pessoas fizeram e comentaram que gostaram muito da receita, sinto muito que no teu caso não deu certo...
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e participar com o teu relato sobre a receita.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  15. Olá Lori!
    Boa noite, tudo bem?
    Sou Vegano e moro em BH, eu AMEI A RECEITA e gostaria de saber como ficaria essa receita para 1kilo de polvilho.

    Prazer em conhecê-la
    Bjossss

    Wild

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wild, tudo bem?

      Seja bem vindo, prazer em conhecê-lo, e muito obrigada por acompanhar o blog. Para aumentar a receita basta que aumentes proporcionalmente a quantidade dos ingredientes. Eu não pesei, medi as quantidades em xícaras. Mas tu podes pesar os polvilhos e aumentar a quantidade de batata doce e dos outros ingredientes na mesma proporção. Espero ter ajudado, se fizer a receita me conta como ficou. Se tiveres mais alguma dúvida, estou à disposição.
      Um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  16. Posso moldar as bolinha e colocar PR congelar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dalvelini, tudo bem?

      Eu nunca congelei estes pãezinhos, mas acredito que pode sim, tu pode preparar as bolinhas e deixar para assar na hora que quiser. Como se faz com o pão de queijo tradicional. O bom é que tu podes fazer uma grande quantidade e preparar de maneira rápida e prática.
      Um grande abraço, se fizer a receita me conta como ficou. Espero que gostes. Obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  17. Olá Lori,

    Fiz a receita hoje e ficou uma delícia!
    Optei por fazer bolinhas mini e congelar a metade.
    Acredito tbm que funcionará qdo for assar novamente.

    Parabéns pela receita!

    Bjs!!!

    Thalita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thalita, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita, adorei saber que congelaste. Vai funcionar sim, é melhor congelar as bolinhas antes de assar, que quando assares vais ter um pão fresquinho e delicioso. Se puder, escreve me dizendo como ficou quando assar os pãezinhos congelados. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  18. Olá Lori.
    Quero fazer essa receita será que posso usar tapioca flour?
    Desde já obrigada pela receita. Tenho procurado receitas de gluten free and egg free, essa é perfeita :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por seguir o blog. Eu usei exatamente a tapioca flour que é a única que consigo aqui nos Eua, e é a mesma coisa que o polvilho doce no Brasil. Tu podes fazer a mesma receita com batatinha ou abóbora. me conta como ficou se fizeres, espero que goste da receita. Um grande abraço e obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  19. Demais so sobraram 3! coloquei alecrim e sal grosso por cima. A receita já está no meu caderninho! Obrigada demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sofia, tudo bem?

      Que legal, adorei saber que gostaste da receita e agradeço muito pelo comentário. Obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  20. Fiz e ficou maravilhoso! Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fico feliz que gostaste e agradeço muito por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte mais vezes!

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  21. Olá querida! Amei sua receita! Muito fácil, até meu filho ajudou! Uma delicia! Fiz com batata doce comum, por isso ficaram mais branquinhos! Ah, vi que perguntaram sobre congelar...eu fiz ontem a noite, congelei e assei hoje para o lanche da escola. Fiz tradicional e com cebolinha verde desidratada! Obrigada por compartilhar conosco. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Que maravilha, como fico feliz em saber que gostaste da receita, e imagino que deve ter ficado muito boa com a batata comum. Obrigada pela dica do congelamento, bom saber que ficam bons depois. Que legal ter um ajudante tão especial para fazer pãozinho, isto ajuda muito para o resultado da receita ficar muito melhor! Tão bom fazer lanchinhos saudáveis para o lanche das crianças. Adorei a tua visita e recadinho tão fofo! Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  22. Deu super certo! Receita perfeita 😀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fico feliz que tenhas gostado e agradeço muito por acompanhar o blog e vir me visitar. Venha mais vezes! Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir
  23. No caso usando só povilho doce usa duas xícaras ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Sim, se fores utilizar somente o polvilho doce, use duas xícaras. Se fizer me conta como ficou, um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis