quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Purê de Batatas Indiano

Desde que vi esta receita no site Vegan Richa, e fiquei sonhando em fazer. Posso garantir que este é o melhor purê de batatas que eu já provei. É bom demais e muito fácil de fazer. Uma ideia simples e diferente faz de um purê de batatas um prato muito especial daqueles de comer de joelhos. Maravilhoso, vale a pena experimentar! Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana 

Adorei o preparo, o resultado foi um sabor incrível. Eu tenho um certo cuidado em usar muitos temperos, ou misturar tipos diferentes, mas neste caso eu garanto que se fizer de novo vou aumentar a quantidade de temperos que usei. Eu finalizei com azeite de oliva extra-virgem, embora a receita original tenha utilizado creme vegetal vegano. O azeite de oliva deu o toque final no sabor, adorei!


Esta receita é de origem indiana, e tem diferentes nomes conforme a região, como Aloo Bharta, Bhorta, Chokha, Bhaate. O purê de batata é temperado com sabores diferentes dependendo da preferencia familiar, e geralmente é servido com dahl de lentilhas e arroz. Eu nunca comprei óleo de mostarda, que é um dos ingredientes principais desta receita. Mas é possível utilizar um óleo de sabor neutro e misturar os condimentos em pó, especialmente a mostarda. Veja como eu fiz.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 1 hora 



INGREDIENTES 

  • 1 kg de batatas 
  • 1 colher de sopa de mostarda em pó
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • 1 colher de chá de páprica em pó 
  • 1 colher de chá de sal do himalaia
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • 1 colher de chá de pimenta caiena em pó
  • 2 colheres de sopa de óleo (eu usei de coco sem sabor)
  • 1/4 xícara de cebola roxa picada
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • 1 colher de sopa de cebolinha picada
  • azeite de oliva extra-virgem para finalizar
  • pimenta do reino moída na hora para finalizar
  • pimenta caiena para decorar (opcional)



PREPARO 

Eu prefiro a batata rosa, mas desta vez não encontrei e acabei comprando a amarela. É boa também, mas na minha opinião o sabor da rosa é muito melhor. Faça a quantidade de batatas de acordo com as pessoas que vai servir. Eu fiz para duas pessoas e servi com salada e grelhei um hambúrguer de lentilha na hora. Fiz uma quantidade maior porque queria que sobrasse.





Lave bem as batatas e descasque Corte em pedaços no tamanho que desejar.







Coloque as batatas em uma panela grande com água, adicione uma colher de sopa de sal, tampe a panela e deixe ferver. Enquanto as batatas cozinham pique os temperos. Corte a cebola e os temperos verdes e reserve para utilizar no final.





Esmague as batatas ainda quentes dentro da panela mesmo, formando um purê. Mantenha a panela tampada em cima do fogão com o fogo desligado e prepare os temperos.



Veja o que você tem em casa de especiarias e temperos para usar nesta receita. Eu usei alho em pó, cominho, pimenta caiena em pó e mostarda em pó. A receita original pede óleo de mostarda. Eu não tinha e então fiz este óleo temperado com estas especiarias, e ficou bom demais!





Coloque o óleo na frigideira para aquecer e adicione as especiarias e o sal do himalaia. Abaixe o fogo e deixe os temperos incorporarem com o óleo.







Este óleo fica maravilhoso para temperar qualquer coisa. Eu já tinha visto fazer na TV mas nunca tinha experimentado. Vale a pena fazer, fica muito bom mesmo. O calor do óleo intensifica o sabor dos temperos e o resultado é incrível.







Volte para a panela, ligue em fogo baixo  e mexa um pouco com uma colher para misturar bem.





Despeje o óleo temperado quente sobre o purê.  Mantenha o fogo baixo ligado. Misture com a colher para incorporar bem o óleo.





Pegue os temperos que foram picados antes e leve a panela.







Misture os temperos com o purê até incorporar bem. Desligue o fogo e sirva imediatamente enquanto ainda está quente.




Coloque pequenas porções em pratos individuais e moa pimenta do reino, adicione um fiozinho de azeite de oliva extra-virgem, e se desejar salpique um pouco de pimenta caiena. Sirva como preferir. Experimente, eu tenho certeza que você vai gostar deste purê diferente e delicioso.


Se sobrar purê, você pode fazer pequenas bolinhas e achatar formando uma espécie de hambúrguer  e levar ao forno para assar até dourar. Ou até mesmo assar as bolinhas, se preferir. Pode passar as bolinhas ou os hambúrgueres em farinha de rosca ou panko para ficar crocantes. Se preferir simplesmente coloque o purê que sobrou em um refratário e leve para assar por alguns minutos até dourar.

Receita original do site "Vegan Richa". Clique aqui para visitar.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários:

  1. Amiga querida, essa receita ficou boa demaaaaaaaaaaaaaaaaaaaais! Para quem acha que purê de batata é sem graça, depois dessa NUNCA mais vai conseguir fazer outra receita :) Dica maraaaa, sabor divinooo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga que delícia receber a tua visita!

      Fico muito feliz que fizeste a receita e foi aprovada. Eu adorei este purê, e da mesma forma, acho que vai ser MUITO difícil fazer outro tipo de purê depois de experimentar este. Nem que eu tenha que dividir a metade, e preparar esta receita indiana somente para mim, se é que tu me entende, rsrsrsrsrs
      As receitas da Vegan Richa realmente são maravilhosas. Até agora todas as que eu experimentei foram aprovadíssimas.
      Grande beijo amiga, adorei a tua visita, e fiquei mais feliz ainda que gostaste da receita.

      Volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá! Parece muito bom.
    A cebola vai crua mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Sim, a cebola vai crua mesmo. Fica ótima, dá uma textura crocante ao purê. A quantidade de cebola pode variar de acordo com o gosto de cada um, e caso não gostares de cebola crua pode até dar uma refogadinha antes de misturar ao purê. Fica a teu gosto. A cebola roxa é mais suave do que a branca, e o sabor final é incrível. Se fizeres me conta como ficou, espero que gostes da receita.

      abraços e muito obrigada pela visita
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis