Queijo Vegano de Mandioca

Esta receita é o meu sonho de consumo. Ainda não consegui experimentar pela dificuldade de encontrar mandioca boa aqui onde moro, mas sonho em fazer este queijo que todo mundo fala que é delicioso. Obrigada ao blog blog Barbarelismus pela receita e fotos tão lindas e inspiradoras. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 


A receita original veio do blog Vega(n)atural onde você encontra receitas deliciosas e todas sem glúten. A receita que estamos postando aqui é a adaptação feita pelo blog Barbarelismus. Você pode usar o queijo para pizzas sanduíches quentes, lasanhas e qualquer receita que utilize queijo.



INGREDIENTES
  • 1 e 1/2 xícaras de mandioca cozida
  • 1  xícara de água (pode ser a água do cozimento)
  • 1/2 xícara de azeite de oliva
  • 1 xícara de polvilho doce
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • 2 colheres de sopa de Nutritional Yeast
  • pimenta do reino a gosto
  • 1/2 colher de chá de cúrcuma
  • 1/2 colher de chá de sal (ou a seu gosto)


MODO DE FAZER

Cozinhe a mandioca em água e sal. Quando estiver bem cozida (aproximadamente 20 minutos). Reserve 1 xícara da água do cozimento da mandioca. Em um prato grande fundo, esmague a mandioca e adicione o restante dos ingredientes, incluindo a água do cozimento que ficou reservada. . (Se preferir pode liquidificar ou processar)  Misture bem e leve a mistura a uma panela e cozinhe em fogo médio por mais ou menos 5 minutos mexendo sempre até engrossar. este processo é muito rápido, o queijo endurece rapidamente, e fica parecendo uma bola.


Remova e coloque em um prato de vidro untado com azeite de oliva para modelar. Cubra e leve ao refrigerador para endurecer e tomar a forma de queijo. Desenforme depois de frio e sirva como preferir. Fica com uma textura maravilhosa como o queijo mussarela, pode ser fatiado e derrete quando aquecido, sendo perfeito para pizzas como esta linda que a Bárbara fez. 


Receita original do blog Vega(n)atural. Veja aqui 

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas e diferentes, saudáveis e sem glúten. Todas as receitas do Barbarelismus estão sendo traduzidas e serão postadas aqui para vocês. Visite o o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

12 comentários

  1. Respostas
    1. Oi dona Vegana,

      Seja bem vinda! Pode sim, o nutritional yeast e um ingrediente opcional em qualquer receita porque e um tempero que somente altera o sabor, e nao prejudica em nada o resultado de qualquer receita que fizeres que recomende o seu uso.
      Pode fazer tranquila que teu queijo vai ficar maravilhoso mesmo se nao utilizares nutritional yeast. Depois volta aqui para nos contar como ficou, espero que gostes!

      Um grande abraco, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Liliane,

      Que bom que gostaste, este queijinho é tudo de bom!
      um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir aqui me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. nutricional yeast é obrigatório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      O nutritional yeast é um ingrediente opcional em qualquer receita porque é um tempero que somente incrementa o sabor, e não altera em nada o resultado de qualquer receita que fizeres que recomende o seu uso. O nutritional yeast tem um sabor muito delicioso que lembra o queijo, e por isto é muito utilizado em receitas veganas, mas sem dúvida é opcional.
      Pode fazer sem nutritional yeast que teu queijo vai ficar muito bom. Depois volta aqui para nos contar como ficou, espero que gostes!

      Abracos, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Eu fiz essa paradinha aew sem esse Nutritional Yeast que considero muito caro para o meu padrão. Além de ser um produto gringo no meio da mandioca que recebeu até saudação presidencial. Conferindo o Wikipedia vi que o produto nada mais é do que levedura de cerveja ou fermento de pão, Saccharomyces cerevisiae.

    Será que dá para usar dessa levedura de cerveja que encontramos em qualquer loja de produto de esportistas?

    Dá para comprar a granel em cerealista por 25 a 35 reais o quilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, (a)

      O nutritional yeast é um tempero enriquecido com vitaminas que fica muito bom para utilizar em queijos veganos. Mas não quer dizer que o queijo não vai ficar bom se não utilizares. Infelizmente este produto é importado com um valor elevado que nem sempre está ao alcance das pessoas.
      Eu sempre digo que este produto é opcional, se conseguires, ótimo, mas não deixe de fazer uma receita caso não conseguir.
      Quanto a levedura de cerveja, é completamente diferente, especialmente no sabor. O sabor do nutritional yeast é delicioso, delicado e lembra o queijo convencional. A levedura de cerveja tem as mesmas propriedades nutricionais, porém tem um sabor mais amargo que pode alterar o resultado final de uma receita dependendo da quantidade utilizada.
      Caso quiseres enriquecer a tua receita com os nutrientes da levedura de cerveja, use com parcimônia. Acho que é uma ótima alternativa para ti utilizar a levedura de cerveja, mas eu colocaria uma pequena quantidade no queijo ou em qualquer outra receita.
      Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma dúvida que eu puder ajudar, estou à disposição. Muito obrigada por acompanhar o blog e escrever comentando sobre a receita.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Olá!...Este produto Nutritional Yeast É VEGANO?...Quais são os ingredientes da fórmula?...Obrigada!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      O Nutritional Yeast ou Levedura Nutricional é feito a partir de um organismo unicelular chamado "Saccharomyces Cerevisiae", que é cultivado no melaço e, em seguida colhido, lavado e seco com calor para "desativar" a proliferação. Porque ser inativo, ele não pode espumar ou crescer como fermento normal, porque perde a capacidade de fermentação após ter se tornado inativo. É um produto vegano, não utiliza nenhum produto de origem animal e nenhum animal é prejudicado neste processo porque leveduras são membros da família de fungos, assim como os cogumelos.
      Algumas marcas como a Red Star adicionam vitaminas como a B12 e como o próprio nome diz (Levedura Nutricional), este produto é muito rico em nutrientes naturais, particularmente vitaminas do complexo B, ácido fólico, selênio, zinco e proteínas, sendo também rico em fibras. É pobre em gordura, é livre de glúten, e não contém açúcares ou conservantes adicionados.
      Espero ter esclarecido a tua dúvida, se precisar de mais informações podes fazer uma pesquisa no Google onde vais encontrar tudo o que precisa saber sobre este produto. Pode usar o tradutor caso seja necessário.

      Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      O alho em pó serve para aromatizar o queijo e pode ser substituído por um dente de alho pequeno que pode ser esmagado ou picado bem fininho. A opção de usar o alho em pó nesta receita é mais pela praticidade de uso. O alho dá um sabor muito especial aos queijos veganos, e vale a pena usar. Se fizer a receita me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis