Tempeh Acebolado

Tempeh é um delicioso e nutritivo produto elaborado a partir de grãos de soja cozidos e fermentados que são prensados em forma de um bloco retangular. Existem algumas opções de tempeh com adição de outros grãos e sementes. É uma excelente fonte de proteína, não contém colesterol, e tem um alto valor nutricional. Os produtos fermentados derivados de soja são a melhor e mais saudável alternativa de consumir este grão. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana
Pode ser um pouco difícil encontrar tempeh em supermercados no Brasil, mas você pode encontrar em lojas de produtos naturais ou mercados públicos. Procure na seção de refrigerados, geralmente está perto do tofu. O tempeh tem um sabor meio acastanhado, e uma textura firme que pode ser grelhado, frito cozido ou assado sem perder a textura. Absorve bem os temperos, sendo muito fácil de preparar. Pode der fatiado, cortado em cubinhos, ou como você preferir de acordo com a receita que vai fazer. O ideal é sempre marinar por algum tempo com temperos para realçar o sabor antes do preparo. Para marinar use os temperos que você mais gosta como alho esmagado, especiarias, ervas secas ou frescas, limão, azeite de oliva ou óleo de gergelim. Adicione os temperos que quiser e deixe marinar por pelo menos 20 minutos antes de utilizar. Acredite, faz uma grande diferença porque o tempeh absorve os temperos e fica muito mais saboroso. Você pode inventar mil receitas com tempeh pela praticidade de preparo e pelo sabor, obviamente.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 40 minutos




INGREDIENTES 

  • 1 pacote de tempeh embalado a vácuo (200g)
  • 1 cebola grande fatiada 
  • 1 colher de sopa de óleo (eu usei óleo de coco neutro)
  • 1 colher de sopa de óleo de gergelim (opcional)
  • 2 colheres de sopa de tamari ou shoyo 
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • 2 colheres de chá de alho em pó (ou 2 dentes de alho esmagados)
  • 1 colher de chá de páprica em pó (picante ou doce, a seu gosto)
  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó 
  • sal do himalaia ou marinho
  • pimenta do reino moída na hora


PREPARO

Corte o tempeh em pequenos retângulos. Distribua em um prato e prepare o molho para marinar.
Em uma tigela misture o molho de soja, o vinagre balsâmico, e o óleo de gergelim. Adicione o alho em pó, a páprica, o sal e a pimenta. Misture e despeje sobre o tempeh de modo que as fatias fiquem cobertas pelo molho. Reserve e prepare o restante da receita. 

Os temperos ficam a seu gosto. Use o que você preferir, tudo fica bom com tempeh, e você pode experimentar combinações de sabores do seu agrado. Se for utilizar o alho em pó, cuidado com a quantidade de sal que acrescentar, pois geralmente o alho em pó contém sal, e você pode ajustar o sal no final do preparo se for necessário.Você pode utilizar dois dentes de alho esmagados ao invés do alho em pó se preferir. 

Fatie a cebola cortando à julienne. (fatias longas no sentido do comprimento) Aqueça o óleo em uma frigideira e doure as fatias de tempeh dos dois lados. Acrescente as cebolas e deixe fritar junto até que fiquem bem douradas junto com os pedaços de tempeh. Verifique o sal e ajuste se for necessário. Sirva acompanhado de arroz, macarrão, batatas, legumes no vapor e salada.


Para quem mora em Porto Alegre e região, pode comprar tempeh no Temtempeh

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Hmmm já estou com água na boca, adorei o blog! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriane, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho de escrever, fico feliz que estás gostando das receitas.
      Um grande abraço, venha sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. hummm ja estou com agua na boca! me responde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a), tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita, fico feliz e agradeço por acompanhar o blog e escrever. Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis