Vagem Refogada com Cebola e Alho Poró

A vagem é um dos legumes que eu mais gosto, seja em salada, sopas ou refogados. Possui um sabor suave e muito agradável, tem poucas calorias e muitos nutrientes. É rica em fibras, ácido fólico e ferro, potássio, magnésio, cálcio e vitaminas e ajuda a prevenir doenças e manter a saúde em geral. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 25 minutos 




INGREDIENTES

  • 200g de vagem de preferencia orgânica
  • 1 cebola pequena fatiada
  • 3 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 1 talo de alho poró fatiado 
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal (eu usei de coco neutro)
  • sal e pimenta do reino à gosto


PREPARO 

Eu usei o básico para preparar e temperar estas vagens, porque é assim que eu gosto. Tempere como você preferir, e se quiser pode usar ervas frescas para incrementar o sabor do seu prato. Outro detalhe, eu não deixei as cebolas dourarem por opção, fritei mas deixei que ficassem mais clarinhas e tenras. Se você preferir pode fritar bem as cebolas e deixar dourar mais do que as minhas. 




Corte as pontas das vagens e lave bem em água corrente. Eu não cortei as vagens, deixei no tamanho normal. Se você quiser, corte ao meio ou em 3 pedaços.





Coloque as vagens em um prato e reserve enquanto prepara os temperos.





Corte a cebola à julienne, ou seja em tiras de tamanho médio. Faça a mesma coisa com o talo de alho poró. Pique a cebolinha verde e reserve.







Em uma panela coloque um pouco de água para ferver. Quando a água levantar fervura coloque as vagens.





Deixe ferver por 4 minutos, deligue o fogo e escorra a água na pia e abra a torneira jogando bastante água fria para interromper o cozimento das vagens.



As vagens estão prontas, pré-cozidas e tenras, al dente. Este processo vai deixar as vagens com um sabor e textura maravilhosos, e você vai sentir a diferença quando saborear depois de pronto. Coloque as vagens já frias no escorredor e reserve.


Em uma frigideira grande aqueça o óleo e frite a cebola juntamente com o alho poró. tempere com sal e se quiser pode utilizar algum outro condimento ou erva de sua preferencia. Deixe fritar até que a cebola fique transparente. Como falei antes, se você quiser, deixe a cebola fritar até ficar bem dourada.




Adicione as vagens pré cozidas e deixe fritar junto com os temperos. Ajuste os temperos, adicione mais sal e se for utilizar pimenta do reino, coloque no final.






Deixe os legumes no fogo por mais ou menos 3 minutos em fogo alto mexendo sempre.




Acrescente a cebolinha verde picada e misture. Desligue o fogo e sirva como acompanhamento.



Está pronta uma vagem crocante e muito deliciosa que você pode servir com batatas, arroz ou como preferir. Eu servi com arroz e feijão. Espero que gostem da sugestão.



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Hummmm! Deve ser bom! Vou fazer na próxima semana!
    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, tudo bem?

      Muito obrigada por acompanhar o blog. Esta vagem é uma delícia, se fizer volta aqui para me contar como ficou. Espero que gostes.

      Um grande abraço, obrigada pela visita e volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  2. muy bueno, me estas ayudando a hacer variadas y ricas recetas!, gracias por compartir!!!!!!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola,

      Muchas gracias por sus palabras. Me hace muy contenta. Desculpe mi español no es muy bueno, pero puedo comprender todo. Venga siempre me visitar!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis