Batatas Douradas na Frigideira com Tomilho e Alho

Gosto muito de assistir programas de culinária na TV, especialmente no canal Create, onde eu aprendo muito, e tenho a oportunidade de conhecer técnicas e receitas diferentes. Mesmo a receita não sendo vegana, eu me inspiro e vou para a cozinha tentar fazer a versão vegana. Para mim é um desafio, e eu adoro quando consigo um resultado tão bom como este que trouxe para vocês hoje. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Eu assisti o vídeo do preparo desta batata e fiquei impressionada com a técnica e o resultado. Nunca fiz batatas desta maneira e achei a ideia genial e muito simples de fazer. O nome da receita em inglês, é "braised potatoes", ou seja, batata refogada. O processo é bem rápido e todo feito na frigideira em cima do fogão. Estas batatas são feitas com a casca. Na medida do possível tente utilizar batatas orgânicas, caso contrário, lave muito bem com uma escovinha antes de utilizar.


Para esta receita você vai precisar de uma frigideira grande e uma tampa. A minha frigideira não tem tampa, e eu usei uma tampa de panela que coube direitinho, e deu super certo. Se você não tiver uma tampa grande, use uma assadeira retangular grande que cubra a frigideira. Eu fiz com alho e tomilho. Você pode usar as ervas frescas que preferir. Tudo fica bom com batatas. Imagine a delícia que fica fazer estas batatas com alecrim....  se você gostar, claro!

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 1 hora



INGREDIENTES
  • 9 batatas vermelhas pequenas 
  • 4 dentes de alho grandes 
  • 1 colher de sopa de óleo (eu usei óleo de coco sem sabor)
  • tomilho fresco a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • caldo (sumo, suco) de limão (opcional)


PREPARO 

Lave as batatas com uma escovinha. As batatas para esta receita são preparadas com a casca. Se for possível compre batatas orgânicas. O ideal é utilizar batatas pequenas, não as batatas bolinha, mas a batata rosa, pequena como mostra a imagem abaixo. 




Separe as batatas que vai utilizar. Eu usei 9 batatas pequenas e coube bem certinho na minha frigideira. Calcule quantas batatas cabem na sua frigideira antes de cortar. 9 batatas cortadas ao meio são 18 pedaços que eu tive que acomodar na frigideira. 



Depois de lavar bem, corte as batatas na metade e disponha lado a lado na frigideira com a parte cortada para baixo.  




Descasque e corte o alho em pedaços grandes e distribua entre as batatas. Espalhe ramos de tomilho sobre as mesmas, e tempere com sal. 



Coloque o óleo que for utilizar. Eu usei óleo de coco sem sabor. Cubra com água. Pode colocar um pouco mais de água do que eu botei quando fiz esta foto, porque eu tive que colocar um pouco mais depois.


Se a sua frigideira não tiver tampa, improvise como eu fiz. Eu encontrei uma tampa de panela que coube bem na frigideira. Você pode usar uma assadeira de metal grande, simplesmente colocando em cima da frigideira para cobrir, e quando precisar tirar para ver as batatas, tome o cuidado de usar um pegador de panela para não se queimar.



Ligue o fogo médio e cozinhar com a tampa fechada. Em seguida começa a ferver. Na foto ao lado ainda não estava fervendo, eu apenas fiz a foto para mostrar para vocês.







Deixe ferver e cozinhar por mais ou menos 15 a 20 minutos até que as batatas estejam tenras. Passado este tempo, remova a tampa, e deixe reduzir o líquido.






Você vai perceber que as batatas vão ficando douradas. Neste momento se quiser, pode retirar o alho e colocar em um pratinho para usar depois.





Eu resolvi deixar o alho dourar até o final, e também deixei os galhos de tomilho que ficaram bem sequinhos.

A água foi totalmente reduzida. Agora é só controlar o tempo que você vai deixar de acordo com o resultado que desejar. Com uma espátula tente desgrudar as batatas da frigideira. As que já estão prontas desgrudam com facilidade. Vire para ver se estão no ponto desejado. O tempo para ficar pronto é de 15 a 20 minutos.



Quando as batatas estiverem prontas retire os pedaços de alho que estão dourados e bem macios. Esmague o alho e devolva a frigideira. Se quiser pode espremer limão nas batatas antes de servir, enquanto ainda estiverem na frigideira. Deixe em fogo baixo por mais 3 a 4 minutos.



Sirva imediatamente e decore com folhas de tomilho fresco, cebolinha verde picada, e se for utilizar pimenta do reino, coloque no prato na hora de servir, e de preferencia use pimenta moída na hora.






Fica simplesmente demais. Crocante e muito deliciosa. Sirva como acompanhamento, ou como preferir. Bom apetite!







Receita original em inglês no Create TV, host American Test Kitchen. Veja aqui.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Amo suas receitas! simples assim bjinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fátima,

      Que delícia receber um recadinho tão carinhoso como o teu! Muito obrigada, fez o meu dia mais feliz! Agradeço muito por acompanhar o blog, amei saber que curtes as receitas. Um grande abraço com muito carinho, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá

    Fiz essa receita e realmente as batatas ficam super saborosas e com um aroma delicioso.

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tattibitati, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fico muito feliz em saber que gostaste. Eu simplesmente amei estas batatas, além de realmente ficarem deliciosas, achei este método muito prático de fazer.
      Muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Venha mais vezes!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis