Bolinhos de Abobrinha sem Glúten

Preparei estes bolinhos para o almoço que fiz para a minha sogra de que veio me visitar. Sempre é uma festa cozinhar para ela, ela adora me ver preparando receitinhas, e damos muita risada juntas enquanto eu cozinho, e ela até me dá sugestões de background para fazer as fotos. Bom demais! Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

A abobrinha é um alimento de baixo valor calórico e rica em vitaminas do complexo B, vitamina A, potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio, além de ser rica em niacina. Muito apreciada pela textura leve e sabor delicado. É um alimento de fácil digestão, além de ser uma excelente fonte de fibras por conter grandes quantidades de água em sua composição. Aqui em casa adoramos abobrinhas e eu sempre procuro variar as receitas e testar coisas diferentes. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 unidades
Preparação: 45 minutos




INGREDIENTES 

  • 1 abobrinha grande tipo zucchini
  • 3 colheres de sopa de semente de linhaça moída
  • 6 colheres de sopa de água morna (para hidratar a linhaça)
  • 1/4 xícara de farinha de grão de bico ou outra sem glúten
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 colheres de sopa de pimentão vermelho picado
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 1/4 xícara de salsinha picada
  • 1 colher de chá de orégano seco (opcional)
  • 1 colher de chá de páprica em pó (eu usei a defumada)
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • sal e pimenta a gosto
  • um pouco mais de farinha para finalizar os bolinhos


INSTRUÇÕES DE PREPARO 





Rale a abobrinha no ralo grosso e coloque em um recipiente grande. Salpique com sal e deixe por alguns minutos enquanto prepara o restante da receita. 







Em uma tigela pequena coloque a semente de linhaça e adicione a água morna. Deixe hidratar enquanto continua com a receita. 







Corte a cebola em cubinhos pequenos, faça o mesmo com o pimentão vermelho. Corte a salsa e cebolinha e reserve.






Prepare a abobrinha. Use um pano, um voal ou uma peneira fina para remover a água que o sal ajudou a liberar. Eu usei um saco tipo panela furada, coloquei toda a abobrinha dentro e espremi para remover o máximo de água. 





Esprema e retire a água da abobrinha o máximo que puder. Olha como ela fica sequinha e reduz muito a quantidade. 






Eu salvei a água da abobrinha e coloquei na sopa que fiz no mesmo dia. 






Coloque a abobrinha seca em um prato fundo grande. 







Adicione a cebola, o pimentão, a salsa e a cebolinha e misture bem. 








Adicione a semente de linhaça moída que ficou hidratando e misture bem. 



Este é o momento de adicionar temperos. Adicione o Nutritional Yeast se for utilizar, o orégano seco, a pimenta do reino e a páprica. Use os temperos que você mais gosta, estas opções que eu usei são apenas sugestão.



Acrescente a farinha. Eu usei farinha de grão de bico. Se você quiser manter a receita sem glúten, use a farinha que tiver em casa, pode ser de arroz ou outra. Caso preferir pode usar farinha de trigo normal. 




Misture bem a farinha. Você vai obter uma massa firme e fácil de modelar. Ajuste o tempero, se for necessário acrescente um pouco mais de sal. Eu não coloquei mais sal porque já tinha colocado antes nas abobrinhas logo no início da receita, e achei que ficou bom. 





Faça bolinhas com a massa. Eu fiz 6 bolinhas grandes que achatei um pouco para "assar" na frigideira. 








Antes de ir para a frigideira eu passei as bolinhas em um pouco de farinha de grão de bico para que as mesmas ficassem mais firmes e douradas. Achate as bolinhas para que fiquem em formato tipo hambúrguer. Ficam mais deliciosas desta maneira. 





Eu usei uma frigideira tipo grelha e preparei os bolinhos em cima do fogão mesmo. Se você preferir pode colocar em uma assadeira untada e levar ao forno virando na metade do tempo que pode ser 20 a 30 minutos em temperatura de 180C. Se fizer na frigideira, 5 minutos de cada lado é suficiente em fogo médio.



Eu servi os bolinhos com arroz e salada. Decorei com um pouco de maionese vegana que misturei um dente de alho esmagado e picado bem miudinho, pimentão vermelho grelhado e cebolinha verde picada. Ficou uma delícia. 



A sogra que não é vegana ficou uma semana aqui em casa e nem sentiu falta das comidas dela, virou vegana comigo sem nem entender muito sobre o assunto. Ela tem 94 anos e as vezes fica difícil para ela entender certas coisas por causa da idade. Então eu explico com as minhas comidinhas e funciona super bem, ela adora comer o que eu faço, e principalmente adora me ver cozinhar, e até me ajuda com alguma coisinha fácil de fazer. Bom demais!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

12 comentários

  1. Olá Lori!
    Que beleza de receita!
    Muito grata por partilhar.
    (Como é bom ver o seu carinho pela sogrinha/mãe...)
    Abraço!
    Denise*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, seja bem vinda!

      Muito obrigada por acompanhar o blog e pelo carinho em escrever este recadinho tão fofo. Que bom que gostaste da receita. É fácil de fazer e fica muito deliciosa. Se fizeres me conta como ficou.
      A minha sogra é uma pessoa muito especial para mim. Tem 94 anos e é super lúcida, alegre, divertida e curte muito estar comigo quando vou cozinhar. Quando ela vem me visitar nos divertimos na cozinha. Embora ela não goste de cozinhar, e não seja vegetariana, ela adora a minha comida e eu sempre faço a mais para ela levar pra casa. Ela é a minha mãezinha aqui nos Eua, já que a minha mãe está no Brasil.

      Um grande abraço querida, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Como se não bastaste as receitinhas maravilhosas, ainda tem essa relação linda e fofa com a sogra. 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ní, tudo bem querida?

      Muito obrigada por escrever este recadinho tão fofo, adorei! A minha sogra é uma figura, super parceira eu realmente curto a companhia dela e muitas vezes ela me surpreende pela energia que tem apesar da idade avançada.

      Um grande abraço, adorei a tua visita, venha mais vezes bater papo comigo!
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Oi, Lori!
    Primeiramente, parabéns pela receita! Gostaria de saber se posso cozinhar ou refogar a abobrinha antes de misturá-la com outros ingredientes. Eu não gosto muito da textura da abobrinha assada (que fica mais durinha, e não macia como quando é cozida).
    Obrigada!
    Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo bem?

      Obrigada pela visita e comentário, seja muito bem vinda!
      Eu acredito que pode sim, nunca fiz desta maneira que sugeres, mas creio que possas ajustar a consistência da massa com a farinha. Talvez tenhas que usar mais do que o indicado. O que tu pode fazer é um refogado e deixar secar bem e adicionar os temperos e a farinha até conseguir o ponto de modelar para assar.
      Se fizeres assim, volta aqui para me contar como ficou. Espero que dê certo e que fique como esperas.

      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog.
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Que delícia de receita! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Elisa, tudo bem?

      Seja muito bem vinda amiga e obrigada por escrever este recadinho tão simpático. Agradeço também por acompanhares o blog e vir me visitar. Adorei te receber aqui, venha mais vezes!

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  5. adorei a receita já fiz estou querendo outras mande pra mim obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Rosario, tudo bem?

      Seja muito bem vinda amiga, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Fico feliz que gostaste da receita! Estou postando sempre receitinhas novas, e se quiseres pode digitar o teu email no box da barra lateral, e vais receber todas as atualizações do blog. Basta abrir o blog e vais encontrar a caixa onde está escrito DIGITE SEU EMAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO BLOG. basta colocar o teu email, e automaticamente todas as receitas novas do blog serão enviadas para o teu email.
      Para as receitas que já foram postadas, tens que pesquisar e salvar caso desejares. Espero ter ajudado, agradeço muito pela visita, volte sempre!

      um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Oi Lore,
    sou super fã do seu blog! Fiz meus bolinhos assados, e ficaram uma delícia! Muito obrigada, suas receitas são maravilhosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janine, tudo bem?

      Seja muito bem vinda! Obrigada pelo carinho de escrever, adorei teu recadinho e agradeço muito por estares aqui prestigiando este trabalho que eu faço com tanto amor! Venha sempre me visitar, vou ficar feliz em trocar ideias contigo e saber das receitinhas que testaste.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis