Feijão Tropeiro Vegano

Friozinho chegando por aqui, e com ele a vontade de fazer comidinhas quentes e deliciosas como feijão. No sul chamamos de feijão mexido, e é um prato muito popular e apreciado especialmente no inverno. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


Eu fiz a versão vegana desta receita e usei páprica defumada para incrementar o sabor. Fica muito bom com fumaça líquida, mas como eu não tinha em casa, a páprica deu o sabor defumado que eu queria. Outra sugestão seria colocar pedacinhos bem pequenos de tofu defumado se você tiver. Eu usei temperos básicos para esta receita, seguindo os passos que a minha mãe fazia quando eu era criança, e ficou bom demais.


Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 20 minutos




INGREDIENTES

  • 1 xícara de feijão previamente cozido 
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 dente de alho grande esmagado e fatiado
  • 1/4 xícara de farinha de mandioca crua
  • 4 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • 1 colher de chá de páprica defumada (opcional)
  • 2 colheres de chá de óleo vegetal 
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • caldo do feijão para finalizar 


PREPARO 

Esta receita é perfeita para aproveitar aquela sobra de feijão quando você quer fazer alguma coisa diferente e transformar o feijão em algo muito especial. Eu usei feijão vermelho grande, tinha uma pequena porção na geladeira e achei que seria perfeito para esta receita. Este feijão que eu usei é muito lindo, achei que o efeito seria ótimo para esta receita. Use o feijão que você preferir, fica uma delícia com feijão preto também, que aliás, é um dos meus favoritos. 


Prepare os ingredientes que vai precisar para a receita. O feijão que eu usei não estava temperado. Quando eu cozinho uma porção maior de feijão, tempero apenas o que vamos consumir imediatamente e guardo o restante sem tempero congelando em pequenas porções. Acho que o feijão temperado na hora é muito mais saboroso.




Corte os temperos e deixe prontos para utilizar. Esmague o alho e depois pique bem miudinho. Pique a cebola e corte a cebolinha verde. 


Aqueça o óleo em uma frigideira grande e frite o alho com uma pitada de sal e a páprica defumada se for utilizar. Se você não tiver páprica defumada, utilize outro tempero seco a seu gosto. Fica muito bom colocar o tempero para fritar junto com o alho. Este processo libera e acentua o sabor do tempero. Quando o alho estiver dourado, abaixe o fogo cuidando para não deixar queimar.




Acrescente a cebola picada e deixe fritar junto com o alho e a páprica. Mexa de vez em quando para que frite e doure por igual. Tempere com um pouco de sal. 






Quando a cebola estiver transparente e dourada, adicione um pouco da cebolinha verde e deixe fritar junto. Eu coloquei a parte branca do cabo das cebolinhas e deixei os galhos verdinhos para usar mais tarde.



Adicione o feijão e deixe fritar junto com os temperos. Acerte o sal, adicione mais temperos que você quiser utilizar. Faça este processo em fogo baixo para não ficar muito seco e não queimar.

Adicione a farinha de mandioca aos poucos e mexa bem até que os ingredientes incorporem entre si. Acrescente um pouco do caldo do feijão se achar necessário. No meu caso eu escorri bem o feijão porque queria que os grãos ficassem inteiros, e depois acrescentei mais ou menos duas colheres de sopa do caldo que tinha sobrado.

Deixe o refogado apurar em fogo baixo por mais ou menos de 3 a 5  minutos até que fique homogêneo e douradinho, e a farinha de mandioca fique cozida junto com os temperos e o feijão. Adicionar um pouco do caldo ajuda a finalizar o prato dando a umidade necessária. Adicione a metade das cebolinhas picadas e ajuste o sal.




Sirva imediatamente em cumbuquinhas ou pratinhos individuais. Coloque salsa e cebolinha fresca picadas na hora de servir. Adicione pimenta do reino moída na hora se desejar. Sirva acompanhado de arroz e salada ou como preferir. Bom apetite!



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

12 comentários

  1. Feijão mexido. Muito bom!!! Adoro os teus passo a passo, não tem como não entender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina querida,

      Que bom receber a tua visita! Pois então, o feijão mexido, mais conhecido como revirado de feijão no sul, sempre foi uma presença constante na nossa mesa. Tanto a minha mãe como a vó faziam, e chamavam de "revirado de feijão". Meu avô gostava de comer revirado de feijão no café da manhã com café preto. Incrível como estas lembranças permanecem, e uma receita pode nos levar de volta a infância.
      Um grande beijo amiga, venha sempre tomar um chazinho aqui comigo e bater um papo!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Receita Diária,

      Muito obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Fico feliz que tenhas gostado!

      Um grande abraço e volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Parece delicioso, como todas as receitas do Veganana. Parabéns pelo belo trabalho e muito grata por partilhar tudo muito bem explicadinho, sem chances de erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LiPesco, tudo bem?

      Obrigada pelo recadinho, fico feliz em saber que curtes as receitas e agradeço muito por acompanhares o blog. É muito gratificante saber que o meu trabalho é reconhecido e apreciado, porque tudo o que eu faço é pensando em ajudar as pessoas e facilitar a vida de quem se aventurar a fazer as receitas. Obrigada pela visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Adorei a receita, seria legal saber a marca da sua frigideira :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stephane, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Fico feliz que gostaste da receita, e agradeço pelo comentário. Eu moro nos Eua e comprei esta frigideira aqui. Não sei a marca, geralmente compro as frigideiras que uso em uma loja de promoções, e quando encontro uma boa e de preço bom também, eu compro. Esta é uma frigideira de cerâmica com o fundo branco. Eu acho que tem este tipo de frigideira no Brasil, mas não saberia te dizer nenhuma marca. Mas se tu procurar, acho que encontra algo similar. Espero ter ajudado, agradeço muito pela visita, venha mais vezes!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por comentar sobre a receita. Fico feliz que gostaste. Se fizer me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Amei essa variação! Por aqui no nordeste chamamos de feijão tropeiro, e eu particularmente prefiro com cuscuz ao invés de farinha, mas o amo o prato, só ele e já fico satisfeita rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hannah, tudo bem?

      Que delicia deve ficar com cuscuz, vou ter que experimentar. Obrigada pela dica, adorei! Também adoro este feijão, e para mim não precisa mais nada porque é um prato completo. No sul a gente chama de feijão mexido, e eu sempre gosto de servir com salada de radite ou rúcula. Um grande abraço, adorei a tua visita, venha mais vezes e me conta se fizeres alguma receita do blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis