Hambúrguer Vegano com Beterraba

Esse hambúrguer é bom demais! O sabor defumado é incrível. Eu venho mantendo lotes dele congelados. Ficam ótimos com pasta de cogumelos em sanduíches. A versão original usa ovo e foi adaptada aqui com * "ovo" de chia. A versão daqui também não foi frita, e sim assada, o que com certeza é definitivamente muito melhor. Barbarelismus


INGREDIENTES 
(cerca de 6 hambúrgueres)

  • 3 beterrabas grandes (cerca. de 450g)
  • ½ xícara de arroz integral (cru)
  • 1 cebola amarela média, em cubinhos
  • 3 a 4 dentes de alho, picadinhos
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • ¼ xícara de aveia em flocos (marca sem glúten, se necessário)
  • 2 xícaras cheias de feijão preto cozido drenado 
  • ¼ xícara de ameixa seca, picadinha
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 a 3 colheres de sopa de páprica defumada, ou a gosto
  • 2 colher de chá de mostarda marrom (ou normal)
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • ½ colher de chá de coentro em pó
  • ½ colher de chá de tomilho seco
  • 1 "ovo" de chia *
  • Sal e pimenta, a gosto


COMO FAZER O OVO VEGANO

*Como preparar o "ovo" de chia : 1 colher de sopa de chia triturada + 3 colheres de sopa de água, deixar de molho por pelo menos 15 minutos, até virar um gel. 


 PREPARO DO HAMBÚRGUER 

1 - Primeiro, cozinhe as beterrabas: Cozinhe as beterrabas em forno pré-aquecido por 50 a 60 minutos. Reserve.

2 - Cozinhe o arroz enquanto as beterrabas assam: Siga os procedimentos do pacote do arroz ou cozinhe da sua forma preferencial. Reserve.

3 - Comece a saltear as cebolas quando o arroz estiver pronto ou durante o cozimento do mesmo: Aqueça o azeite em uma frigideira sobre fogo médio. Adicione as cebolas e uma pitada de sal. Mexa as cebolas a cada minuto ou dois e cozinhe até que estejam douradas e levemente torradas nos cantos (cerca de 10 a 12 minutos. Se as cebolas estiverem parecendo queimar muito rápido, reduza o fogo. Adicione o alho e salteie até que comece a soltar aroma, cerca de 30 segundos. Regue o vinagre e raspe com uma colher de pau as crostas na frigideira. Continue a cozinhar até que o vinagre tenha evaporado e a frigideira pareça novamente seca. Retire do fogo e deixe esfriar.

4 - Processe a aveia: Use a função pulsar do processador para processar a aveia até que vire uma farinha. Transfira a farinha para uma tigela pequena e reserve.

5 - Prepare o feijão: Drene e enxágue uma das xícaras de feijão cozido e transfira para o processador. Adicione as ameixas por cima. Processe com a função “pulsar” umas 6 a 8 vezes até que os feijões estejam grosseiramente picados (evite que vire uma pasta). Transfira a mistura para uma tigela grande. Drene e enxágue a segunda xícara de feijão e adicione à tigela também.

6 - Rale a beterraba: remova a casca da beterraba e rale-as, escoando o máximo do líquido em uma peneira.

7 - Combine o mix do hambúrguer: transfira as beterrabas drenadas, o arroz cozido e as cebolas salteadas para a tigela com o feijão. Regue com o azeite, a mostarda, 2 colheres de páprica defumada, o cominho, o coentro e o tomilho. Misture tudo até que fique um mix uniforme. Prove para verificar se precisa de mais sal, pimenta ou outros temperos. Por fim, adicione a farinha de aveia e o ovo de chia. Misture até a farinha não estar mais evidente. Deixe o mix na geladeira por 2 horas até 3 dias: cubra a tigela com filme plástico ou coloque em um recipiente coberto.

8 - Molde os hambúrgueres: quando resolver fazer os hambúrgueres, retire o mix da geladeira e faça os moldes, cerca de 6.

9 - Cozinhe os hambúrgueres: você pode fritar em uma frigideira bem untada como faria com qualquer hambúrguer, mas eu resolvi assar, já que detesto frituras. Assei em forno pré-aquecido (200ºC) por 40 minutos, virando-os cuidadosamente na metade do tempo.

10 - Adicione queijo: se quiser adicionar algum queijo vegano, coloque por cima do hambúrguer no último minuto do cozimento.

11 - Sirva os hambúrgueres em sanduíches ou da maneira que preferir.

Receita original (veganizada com ovo de chia) em inglês do site The Kitchen: Veja aqui.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas e diferentes, saudáveis e sem glúten. Todas as receitas do Barbarelismus estão sendo traduzidas e serão postadas aqui para vocês. Visite o o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Seu blog é maravilhoso!!!! felicidades!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Donzilia,

      Muito obrigada por acompanhar o blog e escrever este recadinho tão simpático e carinhoso!
      Fico muito feliz que estás aqui e que aprecias as receitas.
      Desejo muitas felicidades para ti também amiga! Adorei a tua visita, volte mais vezes!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá amigo,

      O ovo de chia é um substituto ao ovo normal que se faz com a semente de chia hidratada que acaba formando uma espécie de gel. Na receita está explicado como fazer, veja abaixo.

      COMO FAZER O OVO VEGANO

      *Como preparar o "ovo" de chia : 1 colher de sopa de chia triturada + 3 colheres de sopa de água, deixar de molho por pelo menos 15 minutos, até virar um gel.

      Um abraço e obrigada por acompanhar o blog,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis