Manteiga de Amendoim Caseira

Consumimos bastante manteiga de amendoim aqui em casa. Como o meu marido é americano, não precisa dizer o quanto ele gosta, e eu aprendi a gostar com ele. Gosto de fazer em casa porque além de ficar mais gostoso, é mais saudável e econômico. Nunca gostei das versões industrializadas, e por isto não me interessava muito, mas depois que me aventurei a fazer em casa fiquei fã e até experimentei o famoso sanduíche queridinho dos americanos, "peannut butter and jelly" que é pão com manteiga de amendoim e geleia. Não é que fica gostoso mesmo? Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


O ideal sempre é preparar os alimentos em casa,  e na medida do possível evitar os industrializados. Fazendo isto você evita consumir alimentos cheios de aditivos químicos como conservantes, corantes e outros que são muito nocivos à saúde. A pedido de vários leitores, eu fiz esta postagem para explicar como fazer esta receita simples, nutritiva e muito deliciosa.


Tudo o que você precisa para fazer manteiga de amendoim, é um bom processador ou liquidificador potente, amendoins e muita paciência. O amendoim é um alimento rico em proteínas e vitaminas e tem a grande vantagem de ter um preço acessível e fácil de encontrar. Eu usei amendoins orgânicos crus que tostei antes de processar.


A manteiga de amendoim caseira não fica tão cremosa quanto as versões industrializadas que utilizam óleo na sua composição, entre outros aditivos químicos que melhoram a aparência e textura. Mas mesmo assim vale muito a pena fazer em casa, e consumir um alimento fresco, saudável e natural. E você ainda pode escolher se quiser fazer a versão crocante ou cremosa. Para a versão crocante, salve uma parte dos amendoins e adicione à manteiga depois de pronta e processe rapidamente apenas para quebrar um pouco os pedaços de amendoim. A versão que eu estou apresentando para vocês aqui, é a cremosa.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 250g
Tempo de forno: 8 minutos 
Temperatura do forno: 180C
Preparação: 30 minutos



INGREDIENTES 
  • 250g de amendoim torrado sem sal 
  • óleo (opcional, eu não usei)
  • sal (opcional, eu não usei)



INSTRUÇÕES DE PREPARO 

🥜 Se você utilizar amendoim com casca, descasque primeiro e depois lave os amendoins para remover qualquer tipo de sujeira. Seque bem com papel toalha e coloque em uma assadeira para torrar seguindo as instruções abaixo.

🥜 É bem mais fácil fazer a manteiga com os amendoins pelados, e se você encontrar, vale a pena investir neles para evitar o trabalho de remover as cascas.

🥜 Você pode também, optar por comprar amendoins já torrados e facilitar ainda mais o seu trabalho. Neste caso basta apenas aquecer um pouco no forno antes de processar para liberar o óleo natural do amendoim e facilitar o processo.

🥜 Para torrar os amendoins, coloque em uma assadeira grande tendo o cuidado de espalhar bem para que torrem por igual. Se quiser pode acrescentar um pouco de óleo vegetal ou de amendoim, se você tiver em casa. Eu torrei sem nada, apenas coloquei os amendoins e deixei por mais ou menos 8 minutos em forno pré-aquecido a 180C.

🥜 É mais fácil processar os amendoins torrados levemente ainda quentes e recém saídos do forno, porque liberam o óleo natural que ajuda a transformar mais rapidamente em creme.

🥜 Eu fiz no processador, mas você pode usar o liquidificador se preferir. Neste caso pode ser necessário acrescentar um pouco de óleo e liquidificar aos poucos cuidando para não danificar o motor do seu liquidificador, se o mesmo não for muito potente.

🥜 Processe os amendoins na função pulsar até que comece a virar uma espécie de farinha. Depende do seu liquidificador ou processador, pode levar até 20 minutos para ficar cremoso.

🥜 Eu parei algumas vezes e abri o processador para empurrar com a espátula a massa que ficou grudada nas laterais e no fundo. Meu processador é bom, e eu levei mais ou menos 15 minutos para conseguir chegar no ponto que queria. Eu não utilizei nenhum tipo de óleo porque gosto da versão natural, mais light, sem sal, sem açúcar e sem óleo. Os amendoins possuem uma boa quantidade de óleo natural que quando processados são liberados tornando a "massa" mais lisinha e úmida.

🥜 Se você quiser fazer uma versão crocante, separe uma porção de amendoins para acrescentar depois que a manteiga estiver pronta, e utilize a tecla pulsar processando rapidamente apenas para quebrar os amendoins e deixar a manteiga com pedaços crocantes. Fica uma delícia.

🥜 Depois de pronto, com o auxílio de uma espátula, remova a manteiga de amendoim e coloque em um recipiente de vidro e leve a geladeira.


👉 Dura até 2 semanas se conservado em recipiente hermeticamente fechado 


🥜 Talvez você encontre um pouco de dificuldade nas primeiras vezes que fizer a manteiga de amendoim, caso nunca tenha feito. Porém, a medida que fizer, vai pegando bem o jeitinho e vai ver como é fácil. Se tiver dificuldade e precisar, acrescente um pouco de óleo para facilitar o processo, especialmente se utilizar liquidificador.

🥜 A manteiga de amendoim é muito versátil e pode ser utilizada em várias receitas. Sirva no pão, torrada, crackers ou biscoitos. Prepare deliciosos recheios para bolos, faça cookies, sorvetes, smoothies, sobremesas e pratos salgados. São inúmeras as possibilidades de preparar delícias com esta saudável e nutritiva manteiga.  

ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS,  OBRIGADA!

16 comentários

  1. Respostas
    1. Olá Antonio Marcos,

      Que bom que gostaste da receita, obrigada pelo feed back. Tão bom saber quando as pessoas fazem as receitas, tem um bom resultado e tiram um tempo para compartilhar aqui.
      Muito obrigada por acompanhar o blog e por vir me visitar. Volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Ola gosto muito de seu blog,já fiz receitas suas parabéns bjs Zenir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zenir,

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever um recadinho tão carinhoso! Adorei! Fico feliz que já fizeste receitas do blog e que as mesmas foram aprovadas. Obrigada por acompanhar o meu trabalho, adorei a tua visita, venha mais vezes!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Ótima receita querida. Vou experimentar aqui em casa. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diô,

      Muito obrigada pela visita e comentário. Que bom que gostaste da receita. Se fizer volta aqui para me contar como ficou. Vou adorar saber o resultado. Obrigada por acompanhar o blog, volte sempre para me visitar.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Olá, faço essa receita a anos só que aprendi com meia xicara de glucose de milho, pra dar uma adoçada... fica melhor que as industrializadas. Adoro suas receitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada pelo comentário. Eu adoro esta receita, e faço sempre aqui em casa. É muito saudável e com certeza melhor do que as industrializadas. Da próxima vez que fizeres experimenta fazer sem sal e sem nenhum um tipo de adoçante. Aqui em casa a gente come com geleia no pão. Experimenta, quem sabe tu gosta.
      Um grande abraço, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Querida, passei pra te deixar um beijinho!
    Te acompanho pelo FB e SEMPRE tem uma receita nova e apetitosa pra checar aqui no blog!! Te agradeço imensamente pela disponibilização de tantas opções saudáveis para gente fazer em casa!! Desejo que continues por inúmeros e inúmeros anos a nos presentear com tantas dicas e sabores!!!
    Fica com Deus!!! <3
    Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel,

      Puxa que linda, que fofa que tu é vir aqui me visitar e deixar este recado tão cheio de carinho. Muito obrigada de todo o meu coração, adorei as tuas palavras! Tudo o que me desejas eu desejo em dobro para ti, que tu continue sendo esta pessoa que mesmo eu não conhecendo conseguiu fazer o meu dia mais feliz com esta mensagem. Fica com Deus tu também!

      um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Olá. Adoro pasta de amendoim, mas quero na versão mais light como a receita, mas não tenho processador e estou inclusive procurando um pra comprar.
    Qual vc usa? Acha que 650w é suficiente pra fazer pastas e leites?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josi, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga, obrigada pela visita e comentário. Tu podes fazer a receita no liquidificador se ficar mais conveniente para ti. Se fizeres vai batendo aos poucos até conseguir formar a pasta. Bate um pouco e para, e com uma espátula empurra os grãos de amendoim para baixo para facilitar o processo. Se fizer com cuidado não vai dar problema no teu liquidificador. Quanto ao processador, eu não saberia te indicar uma marca porque não moro no Brasil e infelizmente estou completamente desatualizada de marcas atuais. Mas acho que a potência de 650W é suficiente sim. Para não sobrecarregar o motor, sempre que usar, dê uma pausa. processe um pouco e pare um pouco. Basta ter paciência que tudo dá certo. Espero que consigas fazer esta receita porque realmente é uma delícia, além de ser econômica e saudável.
      Espero ter ajudado, se conseguires fazer a receita, volta aqui para me contar como ficou. Um grande abraço!

      Lori Ellis

      Excluir
  7. ficou perfeita, sempre fiz com óleo, mas o sabor ficava sempre a desejar, agora ficou ótimo. Adorei. A única diferença é que torrei o amendoim no micro-ondas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fico feliz que tenhas gostado. Eu acho que fica ótimo e muito mais saudável assim. Eu não uso microondas há muitos anos, sempre uso o forninho elétrico para preparar os alimentos. Nem imaginava que o microondas torrava amendoim. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  8. Estou fazendo um regime de "engorda" para meu filho de cinco anos, e estou procurando receitas saudaveis e nutritivas.
    Adorei a sua explicação e a simplicidade com que ensinou a fazer a receita.
    Fiquei com uma dúvida, se eu colocar óleo de coco (ouvi dizer é gorduras saudavel, qual Seria a quantidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Fico feliz que gostaste da receita. Eu nunca acrescentei nenhum tipo de óleo nesta receita. O óleo de coco é considerado um dos mais saudáveis, porém eu acho que para esta receita pode alterar a consistência final. O óleo de coco quando utilizado em receitas endurece no final, e tu até podes ter dificuldade de passar a pastinha no pão ou onde for utilizar.
      Se quiser acrescentar apenas para aumentar o valor nutricional e calórico, eu aconselho que use uma quantidade minima, tipo uma colher de sopa rasa.
      Os amendoins já são bastante calóricos, e tem uma quantidade grande de óleo que é liberado quando são processados como para esta receita.
      Espero ter ajudado, um grande abraço e sucesso no teu projeto com o teu filho.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis