Muffin de Banana da Terra sem Açúcar e sem Farinha

Estou encantada com a banana da terra. Esta é a segunda receita que eu faço que ficou maravilhosa. Recentemente postei esta receita do blog Barbarelismus aqui, e achei muito fácil. O bolinho que a Bárbara fez ficou muito fofo e parecia delicioso. Fiquei sonhando em fazer, e quando encontrei banana da terra verde eu fiz estes muffins com a receita do bolo da Bárbara. Mais uma vez obrigada pela inspiração amiga! Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


Me enchi de coragem e fiz esta versão que estou dividindo com vocês. Na realidade eu sou um pouco autodidata na cozinha e somente depois do blog que eu comecei a anotar as receitas, quantidades de ingredientes e modo de preparo. Sempre fiz tudo de olho e nunca me preocupei em medir nada. Me acostumei tanto assim que foi difícil me disciplinar quando iniciei o blog. Enfim, acabei fazendo em forma de muffin porque achei que seria mais seguro para a primeira vez, em função da quantidade de massa e do quanto acabaria crescendo. Eu realmente fiquei curiosa com esta receita, e achei que seria impossível fazer um bolo sem farinha, e mais uma vez me surpreendi, ficou bom demais.


A receita original usa gotas de chocolate vegano, e foi o que eu usei. Ficou muito bom, mas quero variar da próxima vez, porque eu não sou muito fã de chocolate, especialmente em forma de gotas. Faço mais porque meu marido gosta muito, e esta é uma forma de fazer com que ele se interesse em comer os doces que eu faço que com certeza são mais saudáveis dos que se compra prontos, que mesmo veganos, na maioria das vezes utilizam produtos refinados que eu evito ao máximo na nossa dieta. Já pensei em repetir esta receita e da próxima vez vou fazer em forma de bolo e quero colocar nozes ao invés de gotas de chocolate.


A banana-da-terra tem mais vitaminas do que as outras bananas, embora tenha um valor nutricional semelhante. Ricas em potássio, fibras e vitaminas B e C, as bananas em geral são uma fonte grande fonte de energia. São as maiores bananas conhecidas, chegando a pesar 500 g cada fruta e a ter o comprimento de 30 cm. Devem ser consumidas cozidas, fritas, assadas ou grelhadas.Clique aqui para saber mais informações sobre a banana da terra.

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 9 muffins
Preparação: 45 minutos




INGREDIENTES

  • 2 bananas-da-terra amarelas (aprox. 400 g após descascadas)
  • 3/4 xícara de pasta de amendoim natural
  • 2 colheres de sopa de maple syrup ou melado
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco, líquido
  • 1/2 colher de chá de fermento para bolo
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal marinho (opcional)
  • 1/2 xícara de gotas de chocolate vegano


PREPARO

Reúna todos os ingredientes que vai precisar antes de começar a receita para facilitar o seu trabalho.






Lave e descasque as bananas e pese para conseguir 400g. Corte as mesmas em rodelas e coloque no copo do liquidificador.




Separe tudo o que vai precisar, deixe à mão para utilizar quando for necessário. A receita original pede óleo de coco. Se você não tiver, use a mesma quantidade do óleo vegetal que você tiver em casa. Eu usei óleo de coco sem sabor.




A manteiga ou pasta de amendoim pode ser substituída por manteiga de amêndoas se você preferir. Use a que for mais conveniente para você. O maple syrup pode ser substituído por melado, na mesma quantidade indicada na receita.



Depois que reunir todos os ingredientes você pode ligar o forno para pré-aquecer, porque o preparo da massa é rápido. Se quiser pode fazer a receita em forma de bolo pequeno, ou então faça como eu fiz, em formas de muffim. Se não tiver forma de muffin, use formas de empadinhas untadas que funciona igual. A quantidade da massa não é muito grande, então se você resolver fazer bolo, use uma forma pequena quadrada de 20 cm para que seu bolo não fique muito baixinho. Unte a forma antes de começar a preparar a massa, ou se preferir, forre com papel manteiga. 





Corte as bananas e coloque no copo do liquidificador. Se preferir, use o processador. 







Bata as bananas um pouco até conseguir uma massa uniforme.







Se for necessário use o socador para empurrar as bananas para baixo. Se o seu liquidificador não tiver um socador, bata um pouco, desligue, e empurre com uma espátula. Bata novamente e repita esta operação se for necessário.







Acrescente a manteiga ou pasta de amendoim e bata novamente para incorporar.








Coloque então o maple syrup ou melado e bata mais um pouco apenas para misturar.





Como você já tem uma pasta compacta, pode ser que precise novamente empurrar a massa para misturar bem o maple syrup ou melado. Se o seu liquidificador tiver a tecla pulsar, ajuda muito. O meu não tem, e por isto preciso empurrar.









Acrescente em seguida o óleo de coco e bata novamente até agregar os ingredientes.





Por último acrescente o fermento, o bicarbonato e a pitadinha de sal e bata novamente até conseguir uma massa lisinha e bem uniforme.






Despeje a massa em um prato fundo grande. A massa é bem firme, fica tipo uma pasta.





Não fica nada parecido com a massa tradicional de bolo feita com farinha. Parece incrível, mas esta massa pesada e pastosa se transforma em um lindo bolo ou muffins, se você preferir.





Adicione as gotinhas de chocolate e misture até que esteja tudo bem mesclado.


Esta foi também a minha primeira experiência com forminhas de muffin de silicone. Sempre fui muito resistente a estas modernidades, mas acabei comprando porque achei prático, e como queria assar no forno elétrico, fica bem mais fácil usar estas forminhas. Separei as 12 que tinha, mas fiz apenas 9 muffins porque a massa terminou.





Coloque as forminhas em uma assadeira. Com uma colher pequena distribua a massa nas forminhas por igual.





Leve para assar no forno pré-aquecido a 180C  por mais ou menos 30 minutos, ou até que estejam dourados e bem crescidinhos.






Retire a forma do forno e deixe esfriar um pouco para remover das forminhas.




Fica mais gostoso quando servido morno ou na temperatura ambiente. O que sobrar, guarde na geladeira ou no freezer, e quando quiser consumir aqueça rapidamente no forninho, ou deixe em temperatura ambiente antes de servir.



Receita original em inglês do site Purely Twins. Veja aqui
Testada e aprovada pelo Blog Barbarelismus. Veja aqui. ,

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

12 comentários

  1. Oi Lori, fiz em forma de bolo e coloquei castanha do pará no lugar do chocolate. Ficou muito bom! Aprovadíssimo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leilane, tudo bem?

      Olha que legal, fizeste o bolinho! Eu quero muito fazer também em forma de bolo, e da próxima vez que fizer vou colocar castanhas ou nozes. Eu gosto muito mais do que chocolate. Quando conseguir banana da terra, eu faço novamente. Um grande abraço, obrigada por escrever me contando a tua experiência com a receita. Fiquei super feliz que gostaste!

      Volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Oi!
    Não encontro facilmente banana da terra aqui, posso usar outro tipo de banana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Tu podes usar qualquer banana verde se não quiser que o muffim fique com gosto de banana, e pode usar banana madura também, mas vai ficar com gosto de banana. Eu já fiz com banana verde normal e ficou muito bom. Pode fazer sim, sem problemas.
      Se fizeres volta para me contar como ficou. Espero que gostes.
      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Oi Lori! Posso substituir a banana da terra, pela biomassa, pois tenho congelada.











    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga (o),

      Pode sim, não tem problema. Eu nunca fiz, mas acredito que vai ficar muito bom. Até fiquei curiosa e acho que vou experimentar fazer com a biomassa que também tenho em casa. Aqui onde eu moro é um pouco difícil conseguir banana da terra. Quando encontro compro várias porque realmente gosto muito. Tu podes usar a mesma medida indicada na receita, 400g de biomassa.
      Se fizeres, volta para me contar como ficou. Assim que for possível eu também quero fazer. Um grande abraço, obrigada pela visita, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Hoje fiz essa receita e fiquei impressionada com o sabor e textura. Obrigada por compartilhar tantas receitas maravilhosas. Como não tinha gotinhas de chocolate, coloquei pedacinhos de chocolate meio amargo dentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por escrever comentando sobre a tua experiência com a receita. Fico feliz que gostaste, e imagino que deve ter ficado maravilhoso com nozes. Eu gosto mais de nozes do que chocolate, fiz com chocolate porque o meu marido adora, e queria motivar ele a comer os muffins. Que bom saber que a receita ficou boa e que tu ficou feliz!
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar,

      Lori Ellis

      Excluir
  5. A banana é utilizada in natura ou cozida? Fiquei na dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Fernanda, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. A banana tem que ser crua para ser utilizada na receita. Ela vai ser assada juntamente com os outros ingredientes. A banana-da-terra deve sempre ser consumida cozida, frita ou assada, e nunca crua. mas para preparar receitas como esta se utiliza a banana in natura que depois vai ser assada e tudo vai ficar bem. Espero ter ajudado, se fizer a receita me conta como ficou. Um grande abraço, obrigada pela visita, venha mais vezes aqui!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Nossa que bacana vou fazer e te falo o resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ilde, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga! Fico feliz que tenhas gostado da receita e vou ficar aguardando para saber como ficou quando fizeres a receita. Espero que gostes. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis