Sal com Ervas Frescas

Diminua a quantidade de sal e aumente o sabor da sua comida com o sal aromatizado de ervas. Prepare o seu sal usando as ervas frescas ou secas, pimentas ou especiarias, e com isto estará diminuindo a ingesta de sal e cuidando da sua saúde. Fácil e rápido de fazer, econômico e muito saudável além de deixar a comida deliciosamente temperada. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


O excesso de sal está ligado a muitos problemas de saúde e isto pode e deve ser evitado. Pressão alta e retenção de líquidos são alguns destes problemas. Consumimos mais sal do que precisamos, e o mesmo está presente em muitos alimentos industrializados, e isto somado ao que é adicionado no preparo dos alimentos, aumenta muito o teor de sódio ingerido. O sal misturado com ervas garante mais sabor e saúde. Vale a pena experimentar este tempero saudável, conferir o teor de sódio no rótulo dos alimentos industrializados, e evitar ou diminuir o consumo dos mesmos.


A combinação do sal com as ervas frescas é duplamente benéfica porque além de diminuir o consumo do sal, também acumula os efeitos benéficos das ervas utilizadas. Você pode fazer pequena quantidade com sabores diferentes para preparar as suas receitas ao seu gosto. A receita é muito simples, use sal grosso, ervas como alecrim, orégano, sálvia, tomilho, alho, salsa, cebolinha, estragão manjericão e outras que de sua preferência. As ervas frescas tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes além de serem diuréticas, ajudam na digestão. Se quiser um tempero com sabor mais acentuado, aumente a quantidade de ervas. Se preferir, faça com apenas um tipo de erva ou crie suas próprias combinações para utilizar em receitas específicas. Use a sua criatividade e crie temperos especiais para incrementar as suas receitas.

Grau de dificuldade: Muito Fácil
Rendimento: 210g
Preparação: 15 minutos 
Duração: 3 semanas na geladeira 



INGREDIENTES 

  • 200g de sal grosso (ou marinho)
  • alecrim fresco
  • tomilho fresco
  • sálvia fresca
  • manjericão fresco
  • salsinha fresca
  • cebolinha verde
  • 3 dentes de alho 
  • pimenta do reino a gosto



PREPARO

🍃 Utilize a quantidade e variedade de ervas frescas que você desejar.  Prepare uma quantidade que vai consumir para evitar desperdícios, porque este sal dura até 3 semanas na geladeira.

🍃 Eu usei alho e pimenta do reino, mas se você quiser fazer um tempero mais básico use apenas as ervas e o sal. Lave bem as ervas e seque com um pano ou papel toalha. Se você quiser pode utilizar apenas as folhas dos temperos. Eu usei tudo, cabinhos, talos, folhas...

🍃 Coloque todas as ervas que vai utilizar junto com o sal, o alho e a pimenta do reino no liquidificador ou processador e bata até conseguir uma espécie de pasta homogênea.

🍃 Coloque em um pote de vidro hermeticamente fechado e conserve na geladeira por até 3 semanas.   Utilize sempre uma colher limpa para retirar a quantidade que for utilizar para evitar contaminação do tempero com outros alimentos.


ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS,  OBRIGADA!

10 comentários

  1. Oi, Lori!
    Muito feliz de ter encontrado seu blog. Passo muito aperto por não ter receitas que me permitam variar o meu cardápio.
    Obrigada por compartilhar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Louh, tudo bem?

      Fiquei super feliz que chegaste até aqui e agradeço muito por acompanhares o blog. Espero que consigas te inspirar para fazer receitinhas veganas deliciosas a partir das receitas que posto aqui.

      Um grande abraço, obrigada pela visita e volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá,
    eu só uso essa receita, que é simplesmente maravilhosa, a comida fica muito saborosa mesmo!!!

    Bjos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sena Cultural, tudo bem?

      Muito obrigada pela visita e comentário. Fico feliz que gostaste da receita. Eu simplesmente adoro esta receita e aqui em casa sempre tem este temperinho gostoso para preparar a comida.

      Um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Olá,
    Adoro esse sal verde, realmente dá um gostinho muito bom em qualquer comida. A minha versão do sal é bater ele com azeite de oliva até formar um creme pastoso verde. Com o azeite, vedado e conservado na geladeira, dura por muito tempo e continua o gostinho das ervas como se fossem frescas.
    Abraços, Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luli, tudo bem?

      Seja muito bem vinda amiga. Obrigada pelo comentário e dica. Adorei a tua receita, me fez lembrar uma que eu fazia há muitos anos com azeite, alho e ervas. Vou fazer de novo, obrigada por mencionar. lembro que deixava qualquer comida muito deliciosa. Agradeço muito por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Olá,
    Vou fazer com sal ligth... pode congelar?
    obrigada🌼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cibele, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Eu nunca usei sal light, sinceramente não conheço. Moro há muitos anos fora do Brasil, e não lembro de ter visto ou usado sal light quando morava aí. Acredito que pode usar sim, depois me conta como ficou.
      Quanto a congelar, eu não saberia te dizer se fica bom porque nunca congelei este sal. Acho que se fizeres uma quantidade grande e quiser conservar por mais tempo, pode congelar em pequenas porções e ir descongelando a medida que for utilizar. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente. Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Maravilha de receita, mas achei muito salgado, será que se fizer com 1/2 xícara do sal grosso fica legal? AMO teu site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angelita, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, Que bom que gostaste da receita. Pode diminuir a quantidade de sal se quiser. As quantidades utilizadas são apenas uma sugestão, e inclusive as ervas e temperos podem ser modificados de acordo com o teu gosto. Claro que a quantidade utilizada para temperar a comida que vais fazer usando este tempero, vai variar também de acordo com o teu gosto, e usando menor quantidade não vai ficar muito salgado e nem com um sabor muito acentuado dos temperos. Se fizeres a receita me conta como ficou. Espero que gostes.
      Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis