Torta de Maçã com Bananas

Esta receita foi totalmente improvisada. Tinha muita banana madura e maçãs que havia ganhado de uma colega. Queria fazer uma sobremesa suave, com pouco açúcar e sem glúten, e acabei fazendo uma torta sem farinha que ficou pronta rapidamente e ficou muito gostosa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


Eu já tinha visto umas tortas de maçã tipo "blossom", como esta que eu fiz, mas nunca tinha feito. Decidi fazer o formato de flor na hora de montar a torta, e não é que deu certo? Ficou uma linda flor desabrochando que perfumou a casa com o aroma de maçã, banana e canela.


Trouxe a minha sogra de 94 anos para passar a tarde comigo, e a coisa que ela mais gosta é me ver cozinhar. Fica na maior torcida pelo que eu vou fazer. É uma fofa, e eu me divirto muito com ela.
Quando tirei as maçãs da geladeira e coloquei o restante dos ingredientes na mesa, ela me perguntou o que eu ia fazer. Eu respondi.... não sei ainda, estou aqui pensando no que fazer com estas frutas, e a gente ria muito. Ela disse... eu acho que vai sair uma coisa muito boa. Olha a responsabilidade, improvisar uma coisa que eu nunca fiz, com platéia, rsrsrsrs


Então a ideia da torta surgiu e com a torcida da sogra eu fiz esta deliciosa sobremesa para nós. Ela gostou muito, só achou que não tinha muito açúcar para o gosto dela, o que me deixou feliz, porque realmente eu não queria uma sobremesa muito doce, uma porque eu não gosto, e porque ela não pode comer coisas muito doces. Acho o maior barato quando ela está aqui em casa e faz questão de acompanhar todos os passos das receitas que eu preparo. Ela fica me lembrando de fazer fotos, e não perder nenhum detalhe, e se diverte muito vendo eu me equilibrar com a câmera para fazer as fotos.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 porções
Preparação: 1 hora 



INGREDIENTES 


  • 5 bananas bem maduras 
  • 6 maçãs descascadas e fatiadas
  • sumo de 2 limões 
  • 1/2 xícara de açúcar demerara
  • canela em pó 
  • 1 colher de sopa de melado 


PREPARO 

A quantidade de frutas pode variar dependendo do tamanho das frutas que você vai usar. As bananas que eu usei eram grandes e as maçãs médias. Não se preocupe muito com isto, vá usando as frutas até terminar de montar a torta. Comece preparando a forma que pode ser um pirex de vidro se você preferir. Deixe tudo pronto para facilitar o seu trabalho. Lave as maçãs e corte o limão deixando a mão para quando precisar. 






Unte uma forma redonda pequena com o óleo de sua preferência. Eu usei óleo de coco porque era o que tinha em casa.  








Coloque um pouco de açúcar na forma e espalhe bem no fundo e nas laterais, girando a forma para que o açúcar grude na forma. Reserve e siga com a receita. 





Descasque as maçãs e corte em fatias de espessura média. A medida que vai fatiando as maçãs coloque em um prato fundo e esprema um pouco do limão para que as mesmas não escureçam. Salpique um pouco do açúcar.





Forre o fundo da forma com as fatias de maçã e forre as laterais dispondo as fatias lado a lado de maneira que fiquem firmes . Pode pressionar um pouco na forma porque a as fatias grudam facilmente na forma untada e açucarada.





Esmague as bananas, esprema um pouco de limão e adicione o melado e um pouco de canela. O melado é opcional, você pode fazer sem que se as bananas forem bem maduras a torta vai ficar muito boa.






Coloque as bananas esmagadas no fundo da forma.








Coloque as fatias de maçã lado a lado começando pelas laterais, colocando as fatias de pé, um pouco inclinadas. Siga clocando as fatias de maçã até chegar no centro e formar uma especie de flor. Use o resto do açúcar para polvilhar sobre a torta, e por último polvilhe um pouco de canela.






Meia xícara de açúcar foi suficiente para montar a torta. Se você achar que precisa de um pouco mais, adicione uma pequena quantidade a mais.
Asse em forno pré aquecido a 180C por mais ou menos 30 minutos ou até que fique bem douradinha.






Quando a torta estiver dourada e sequinha por cima, está pronta. Sirva como preferir. Fica uma delícia servir morna com uma bola de sorvete vegano em cima.





Esta é uma deliciosa sobremesa que vale a pena experimentar. Pretendo repetir esta receita com algumas variações. O pessoal adorou esta torta aqui em casa, e eu me diverti fazendo e depois saboreando com a família.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

28 comentários

  1. Respostas
    1. Olá Paullada,

      Muito obrigada pela visita e comentário. Me conta como ficou quando fizeres a torta. É barbadinha de fazer, e fica uma lindeza só, além de ficar gostosa também, o que é melhor ainda, hehehe

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Que maravilha, ideia sensacional!!! Mooorro de invejinha do seu marido, ô criatura bem alimentada, meu Deus!... rsrs
    Obrigada por dividir conosco seu talento, Lori! Seu blog não tem preço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fatima, tudo bem?

      Eu mostrei o teu comentário para o meu marido e ele concordou contigo, e agradeceu por mencionares ele. O único problema muitas vezes é esperar para comer depois de fazer as fotos, isto sim é cruel, rsrsrsrsrs Muitas receitas eu tenho que refazer sem compromisso de fazer fotos para que a gente realmente possa curtir e saborear, especialmente o que deve ser servido quentinho. Mas fora isto ele curte muito as comidas que eu faço, com uma única exceção, ele realmente não gosta de berinjela, isto eu ainda não consegui fazer ele gostar.
      Agradeço pelo carinho das tuas palavras e fico muito feliz por estares aqui acompanhando o blog, e por tirares um tempo para escrever um recadinho tão fofo!

      Um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Parabéns pela criatividade!!! Ficou linda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Regina,

      Muito obrigada pelo recadinho carinhoso elogiando o meu trabalho. Adorei que vieste me visitar, muito bom quando apareces por aqui amiga!
      Esta torta me surpreendeu porque eu nem sabia o que ia fazer quando comecei, e a sogra na minha frente perguntando o que eu ia fazer e eu dando muita risada disse que ainda estava pensando, rsrsrsrs

      Beijos amiga querida, volte sempre para me visitar, fico muito feliz quando apareces!
      Lori Ellis

      Excluir
  4. QUE IDÉIA BOAAAA! VOU CORRER PRA FAZER TBM! OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilmara,

      Que bom que gostaste da receita. Fico muito feliz porque esta ideia surgiu na hora e eu arrisquei e deu certo. Bom demais poder compartilhar com vocês, e melhor ainda receber mensagens fofas como a tua. Se fizer a receita volta para me contar como ficou, espero que gostes.
      Muito obrigada por acompanhar o blog. Adorei a tua visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Que delícia!!! Acabei de saborear... Amei a receita! Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!

      Seja bem vinda! Bom demais saber que fizeste a receita e foi aprovada. Obrigada por escrever me contando, fiquei muito feliz! Obrigada por acompanhar o blog e pelo teu recadinho tão carinhoso. Amei!

      Um grande abraço, volte mais vezes para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Oi boa noite!
    Será que eu posso nao colocar o melado ou entao substitui lo por outra coisa???
    Sou diabética...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cathy, tudo bem?

      O melado é opcional, as bananas sendo bem maduras ficam docinhas e não é necessário colocar mais nada a não ser um pouco de canela caso desejar.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  7. oi!
    de novo... rs
    reli a receita e vi que o melado é opcional... ufa
    mas tenho outra duvida...
    o que fazer com o açucar demerara no meu caso, já que sou diabética???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi de novo Cathy,

      Então, como expliquei na resposta à tua primeira pergunta, o melado é opcional.
      Quanto ao açúcar se não puderes utilizar, faça a torta sem açúcar, apenas com as frutas. Se quiser pode colocar um pouco de suco natural de laranja sobre a torta apenas para ajudar a dourar e adoçar naturalmente. O açúcar ajuda a dar a cor caramelizada à torta, mas se utilizares frutas bem maduras e se colocar um pouco do suco de laranja, eu acredito que a tua torta vai ficar deliciosa mesmo sem açúcar. Se fizeres volta para me contar como ficou, espero que fique deliciosa e que tu fique bem feliz com o resultado.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  8. Obrigada pelas maravilhosas receitas! São delícias do Universo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sol, tudo bem?

      Que lindo recadinho, adorei, obrigada pelo carinho de me visitar e escrever palavras tão gentis. Fico muito feliz que gostas das receitas e agradeço muito por acompanhares o blog.

      Um grande abraço, adorei a tua visita, venha mais vezes!
      Lori Ellis

      Excluir
  9. Fiquei com muita vontade de experimentar, mas como sou uma negação na cozinha vou pedir pra minha esposa fazer. obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, tudo bem?

      Seja bem vindo e obrigada por acompanhar o blog. Fico feliz que gostaste da receita. Pede para a tua esposa fazer, é muito fácil, e fica deliciosa demais. O que dá mais trabalho nesta receita é descascar e fatiar as maçãs, o resto é barbadinha. Quando fizerem volta aqui para me contar como ficou. Espero que vocês gostem da receita. Um grande abraço para ti e a tua esposa.

      Lori Ellis

      Excluir
  10. Respostas
    1. Olá Ires, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário. Que bom que ficaste inspirada para experimentar a receita. Me conta como ficou quando fizeres.
      Um grande abraço, obrigada pela visita e por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  11. Tô fazendo está torta agora! Sou sua fã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por escrever este recadinho tão fofo! Me conta como ficou, espero que tenhas gostado da receita. Adorei a tua visita e agradeço muito por acompanhares o blog. Venha mais vezes!

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  12. Adorei a ideia ��
    Vou fazer cá em casa, Obrigada pelas receitas tem sido inspiradoras��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Claudia, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita, fiquei muito feliz em receber este recadinho tão fofo, e agradeço muito por acompanhares o blog. Quando fizer, volta para me contar como ficou, espero que gostes.
      Um grande abraço, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  13. Eu moro em Orlando e sempre compartilho suas receitas maravilhosas com meus amigos veganos! Aqui nos Estados Unidos a facilidade de encontrar ingredientes organicos e veganos ajuda demais a fazer receitas deliciosas.Obrigada por suas receitas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviana, tudo bem?

      Seja bem vinda querida! Que legal, eu adoro Orlando, já fui várias vezes para lá e acho tudo um sonho! Para mim que moro perto de Boston, Orlando é um paraíso, especialmente quando a gente vai pra lá no inverno, e foge do frio intenso que temos aqui. Sem dúvida, temos muitas facilidades de encontrar bons produtos veganos e orgânicos aqui nos Eua, e o melhor, com um preço bem razoável. Fico feliz que gostas das receitas e agradeço muito por acompanhares o blog e compartilhar as receitas. Adorei a tua visita, muito prazer em te conhecer, venha sempre trocar ideias comigo!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  14. Sou fã de seu blog. Sigo diariamente no face essas receitas divinas e criativas!
    Parabéns!
    Lenira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lenira, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por esta mensagem tão carinhosa. Fiquei super feliz e agradeço muito por acompanhar o blog e vir me visitar. Um grande abraço, venha mais vezes, vou adorar te ver novamente aqui!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis