domingo, 13 de dezembro de 2015

Berinjela à Parmegiana

Eu simplesmente amo berinjela e não precisa ser um prato muito elaborado para me fazer feliz. Geralmente eu asso no forno, mas desta vez fiz na frigideira com pequena quantidade de óleo e uma camada fina de farinha para empanar.  Servi com purê de batatas e molho de tomates caseiro. Ficou bom demais, e esta foi mais uma receitinha que eu fiz na companhia da sogra durante a semana que ela esteve aqui em casa. Nós duas amamos berinjela e difícil mesmo foi reservar estas duas fatias para fazer as fotos de tão gostosas que ficaram. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana
Grau de dificuldade: Medio
Rendimento: 2 porções
Preparação: 30 minutos




INGREDIENTES PARA O MOLHO



  • 4 tomates grandes maduros
  • 4 dentes de alho grandes picados
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de páprica (eu usei flocos )
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • sal e pimenta do reino a gosto


PREPARO

Comece preparando o molho e deixe cozinhar bem enquanto prepara as berinjelas.Eu deixei a pele e as sementes. Faça como você achar melhor. Se não estiver usando tomates orgânicos, é melhor remover a pele, mas pode manter as sementes se desejar. Se quiser servir com purê de batatas como eu fiz, coloque as batatas para cozinhar em seguida depois que colocar o molho para cozinhar.






Lave bem os tomates e corte em pequenos cubos e pique o alho bem miudinho.



Coloque o óleo em uma panela grande e deixe aquecer um pouco. Acrescente os temperos para dar sabor ao óleo. Deixe em fogo baixo por alguns segundos apenas para liberar o sabor dos temperos no óleo quente.







Adicione o alho picado e deixe fritar em fogo baixo cuidando para não queimar.




Quando o alho estiver douradinho, aumente o fogo e coloque os tomates picados. Tempere com um pouco de sal, tampe a panela e deixe o molho ferver agora em fogo baixo.





Deixe o molho cozinhando em fogo baixo e olhe de vez em quando. Não adicione água, os tomates liberam água o suficiente para que o molho se forme bem cremoso. Prepare as berinjelas conforme instruções abaixo.



INGREDIENTES E PREPARO DAS BERINJELAS 

  • 1 berinjela grande fatiada
  • 1 xícara de chá de farinha de rosca fina (farinha de pão)
  • 2 colheres de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 colher de sobremesa de orégano seco (opcional)
  • 1 colher de chá de alho em pó (opcional)
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO

Eu fiz esta receita apenas para duas pessoas e usei uma berinjela grande. Se você preferir pode cortar as fatias em rodelas de mais ou menos 1 cm. Eu resolvi cortar no sentido longitudinal. Da próxima vez vou fazer em rodelas, acho mais bonito, embora demore um pouco mais para fazer. Se quiser fazer a receita sem glúten, utilize farinha de pão sem glúten ou outra que tiver em casa.






Lave bem e seque com papel uma berinjela grande.



Corte em fatias no sentido que desejar. As fatias devem ter mais ou menos 1 cm de espessura.







Disponha as fatias de berinjela lado a lado em um escorredor grande depois de ter salpicado um pouco de sal sobre as mesmas.





Coloque o escorredor em cima de uma bacia para que o líquido que for liberado das berinjelas possa escorrer na bacia. Deixe por mais ou menos 15 minutos.




Você vai perceber que as fatias de berinjela ficam mais escuras e liberam um líquido também escuro que escorre na bacia. Este processo ajuda a eliminar o amargo da berinjela.





Passados 15 minutos mais ou menos, as berinjelas estarão prontas para utilizar e livres do amargor.







Enxague as berinjelas rapidamente em água corrente e seque bem com papel toalha espremendo com as mãos para remover o excesso de água.





Não esqueça de verificar como está o molho. A estas alturas já deve estar bem cozido e quase pronto. Veja se está cremoso e bem cozido. Se achar que está bom, desligue o fogo e mantenha a panela tampada em local aquecido.



Em uma vasilha grande e rasa coloque a farinha de rosca e tempere com sal, pimenta do reino moída, orégano fresco, alho em pó e Nutritional Yeast se for utilizar. Se quiser pode adicionar outros temperos em pó ou ervas secas do seu agrado. Misture bem.




Regue as fatias de berinjela com um pouco de óleo e coloque as mesmas sobre a farinha de rosca apertando bem para que a farinha grude nas mesmas formando uma crosta fina.







Em uma frigideira antiaderente grande aqueça 2 colheres de óleo e frite as fatias de berinjela até que fiquem bem douradas e sequinhas.







A medida que as fatias de berinjela ficarem douradas, vire com cuidado para dourar do outro lado. remova as que estiverem prontas e se for necessário limpe a frigideira com um chumaço de papel toalha para remover os resquícios de farinha que podem queimar. Reponha o óleo aos poucos quando achar necessário.



Quando as berinjelas estiverem douradas dos dois lados retire da frigideira e disponha lado a lado em um prato forrado com papel toalha para absorver o excesso de óleo.




De preferencia sirva as berinjelas ainda quentes. Use o acompanhamento que você quiser. Eu servi com um purê de batatas e o molho de tomates caseiro que ficou pronto enquanto eu preparava as berinjelas.




Se você quiser pode colocar o molho em cima das fatias de berinjela prontas e levar ao forno. Se tiver algum queijo vegano que derreta, melhor ainda, vai ficar um verdadeiro prato à parmegiana.




Eu fiz uns bolinhos de purê de batata, coloquei o molho de tomates em cima, finalizei com galhos de manjericão fresco e cebolinha verde picada. Ficou muito bom!





ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários:

  1. EU GOSTO DO DA BERINGELA, POSSO USA-LO DA MESMA MANEIRA? OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana, tudo bem?

      Pode sim, esta receita foi feita com berinjela. Também pode ser feita com abobrinhas se quiser variar a receita. Fica realmente uma delícia, vale a pena experimentar. Se fizeres volta para me contar como ficou, espero que gostes.

      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog.
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Ótima salada.Essa dica de tostar o gergelim ficou perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Obrigada pelo comentário, embora eu acredito que este comentário é de algum post de salada com gergelim. De qualquer forma eu agradeço muito pela visita e por acompanhares o blog.
      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis