Espaguete com Molho Pesto

Pesto é um delicioso molho de origem italiana muito fácil de fazer que combina com diversos pratos, especialmente macarrão. Deve ser servido frio, e fica uma delícia para incrementar sanduíches, saladas e muito mais. Esta versão de molho pesto é mais light do que a tradicional porque eu optei por usar pouco azeite. A receita original do molho pesto utiliza um socador, mas por uma questão de praticidade eu uso o liquidificador ou processador. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 40 minutos



INGREDIENTES PARA O MOLHO 

  • 50g de manjericão fresco (use apenas as folhas)
  • 40 g de pinoli (ou nozes)
  • 1 dente de alho grande
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva 
  • 2 colheres de sopa de nutritional yeast (opcional)
  • sal a gosto

PREPARO

Separe as folhas de manjericão e lave com muito cuidado secando com um pano ou papel toalha. 






Coloque todos os ingredientes no copo do liquidificador ou processador e bata tudo lentamente até conseguir uma mistura homogênea cremosa. Reserve enquanto cozinha o macarrão. 







INGREDIENTES PARA O MACARRÃO

  • 200g de espaguete grano duro 
  • pimenta biquinho picada (opcional) 
  • pimenta do reino moída na hora
  • folhas de manjericão fresco para decorar
  • sal a gosto


PREPARO 

Coloque dois litros de água para ferver para cozinhar o espaguete. 




Coloque o espaguete para cozinhar em água e sal com um fiozinho de óleo. O espaguete deve ser cozido "al dente", ou seja, deve estar cozido, porém resistente à mordida.


Quando estiver no ponto, escorra e reserve 1/2 xícara da água do cozimento. Coloque o macarrão no prato que vai servir e adicione a pimenta biquinho picada (ou outra a seu gosto) se for utilizar.

Misture o molho pesto ao macarrão, e se for necessário acrescente pequena quantidade da água do cozimento do macarrão apenas para ajustar a consistência do molho. Se usar a água do cozimento do macarrão, acrescente às colheradas na medida que achar necessário.
Decore com folhinhas de manjericão fresco e sirva imediatamente acompanhado de salada.




ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

8 comentários

  1. Boa tarde, otima receita do macarrão com molho pesto, vou encantar as minhas mulheres...esposa e filha claro.
    Grato pela otima dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jarbas,

      Boa noite e seja muito bem vindo! Que bacana, fico feliz em saber que vais fazer a receita para a esposa e filha. Que lindo, tenho certeza que elas vão ficar muito felizes! Obrigada por acompanhar o blog.
      Um grande abraço para toda a família!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá Anik, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de escrever comentando sobre o blog. Fiquei muito feliz e agradeço por acompanhares o blog e vir me visitar, volte sempre!

    abraços
    Lori Ellis

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Gostaria d parabenizar toda essa equipe pelas receitas! Mas pedir se é possível enviar receitas específicas p diabéticos...pois meu irmão d 57anos, sempre fica com ela alta...hoje já se encontrava...375 d glicose!!! Certo de sua atenção,agradecida! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Beatriz, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Infelizmente eu não sou nutricionista e teria dificuldade em te indicar receitas específicas para o teu irmão. Muitas das nossas receitas não contém açúcar, e podem ser uteis para ti. Vou te dar o link das receitas crudivoras e sem açúcar para que possas dar uma olhadinha e ver se encontra alguma coisa que te agrade.
      É muito importante que o teu irmão tenha um acompanhamento médico e orientação nutricional, para que a saúde dele possa se equilibrar. Com certeza controlar a alimentação é muito importante, no sentido de evitar o consumo de açúcar e muito carboidrato. Tem muita coisa boa na internet que talvez possa te ajudar mais especificamente. Não apenas na dieta, mas em pequenos cuidados importantes para o caso de pessoas diabéticas.
      Veja nos links abaixo, algumas sugestões.

      http://blog.veganana.com.br/search/label/Sem%20A%C3%A7%C3%BAcar

      http://blog.veganana.com.br/search/label/Crudivora


      Espero ter ajudado, sinto muito não poder recomendar nada para ti, mas como não sou profissional da área da saúde, não tenho capacitação para indicar nenhuma dieta específica. Espero que teu irmão consiga equilibrar a diabete, e que tudo fique bem com vocês.
      Muito obrigada por vir me visitar, adorei ver a tua preocupação e carinho com teu irmão. Deus os abençoe! Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Acho o blog maravilhoso! Compartilho sempre! Receitas especiais e criativas! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga(o), tudo bem?

      Que bom que gostas do blog, fico feliz e agradecida por compartilhares as receitas. Obrigada pelos elogios, adorei a tua visita, venha mais vezes!

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis