Homus com Pimentão Vermelho Assado

Homus é uma deliciosa pastinha tradicional da cozinha árabe. Pode ser servido com pão sírio ou pitta, como aperitivo acompanhando crackers, torradinhas e legumes frescos. Também e ótimo para rechear sanduíches e wraps acompanhado de legumes e vegetais. Presença constante aqui em casa, e desde que comecei a fazer, nunca mais comprei pronto. Sem dúvida o homus feito em casa é muito mais gostoso e saudável. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Desta vez eu fiz o homus com pimentão vermelho assado para variar o sabor. Servi como aperitivo com crackers de alecrim. Você pode usar alho tostado, azeitonas verdes ou pretas, ervas frescas a seu gosto, e fazer receitas diferentes. Eu usei o pimentão vermelho grande, aquele que é mais docinho. Eu já tinha tahine pronto em casa. Se você não tiver e quiser preparar, veja a receita abaixo. É bem simples e rápido de fazer.


Grau de dificuldade: Medio 
Rendimento: 6 porções
Preparação: 1 hora




SOBRE O TAHINE

Riquíssimo em proteínas, vitaminas e cálcio, o tahine é fácil de preparar, rende muito e pode ser utilizado em muitas receitas. O tahine que eu usei para o preparo do hummus foi feito em casa, o que torna a receita ainda mais saudável. O gergelim é uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais, especialmente o cálcio e riquíssimo em gorduras de boa qualidade, o que é excelente para a saúde do coração.


INGREDIENTES

  • 200g de gergelim (de preferencia orgânico)

Muito simples de preparar, com apenas um ingrediente, o gergelim. Para fazer em o tahine em casa é necessário ter gergelim e paciência porque demora um pouco para processar. Vale a pena fazer em casa por ser mais econômico, saudável e gostoso. Caso você não tiver tempo ou não quiser fazer o tahine em casa, pode usar o industrializado mesmo, mas procure comprar orgânico e leia o rotulo com atenção para ver se não tem outro ingrediente além do gergelim na composição do produto.



PREPARO DO TAHINE

Coloque os grãos de gergelim em uma frigideira de fundo grosso e boca larga para poder distribuir e tostar por igual. Toste as sementes em fogo baixo mexendo sempre até sentir um aroma de grão tostado que lembra quando se tosta o amendoim. Coloque no processador e bata por mais ou menos 10 minutos. Você pode usar a tecla pulsar para não deixar o processador trabalhando este tempo todo. Dependendo da potencia do seu processador pode demorar um pouco mais. Você vai perceber que as sementes vão formar uma espécie de farofa quando processadas liberam um óleo formando uma pasta cremosa e firme. Se for necessário, desligue o processador e empurre as sementes para baixo com o auxilio de uma espátula. As sementes quentes vão processar mais rapidamente. Portanto retire as sementes da frigideira e processe em seguida para obter um melhor resultado. Depois de pronto, coloque em um recipiente de vidro, deixe esfriar por alguns minutos, tampe e leve a geladeira. Prepare pouca quantidade de cada vez, apenas o suficiente para consumir por no máximo uma semana, porque o gergelim processado pode oxidar e ficar com gosto forte além do que não e bom para consumo. O tahine pode ser usado no pão e em varias receitas, especialmente no preparo do delicioso homus que eu fiz.


PARA O PIMENTÃO ASSADO

Pimentão vermelho assado é muito gostoso, e super fácil de fazer. Você pode assar no forno como eu fiz ou na grelha caso tiver uma. Podem ser utilizados em uma grande variedade de pratos como sopas, sanduíches, homus, saladas e uma infinidade de pratos quentes. Também fica delicioso servir como antepasto com pão quentinho ou torradas. Se você fizer e sobrar, guarde em um vidro tampado na geladeira para utilizar quando desejar.


INGREDIENTES 

  • 1 pimentão vermelho pequeno 
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva

PREPARO 

Eu assei um pimentão vermelho cortado em tirinhas para acrescentar no homus. Deu um toque super especial no sabor e a cor ficou linda. Veja como eu fiz.




Lave bem e seque um pimentão vermelho pequeno. Remova as sementes e corte em fatias tipo "juliene". Coloque em um prato refratário pequeno, tempere com um pouco de sal e pimenta do reino se desejar, e regue com o azeite.




Leve o refratário para o forno pré-aquecido a 200C e deixe assar por mais ou menos 15 a 20 minutos. Não deixe os pimentões queimarem para não estragar o sabor do homus.


Este é o ponto desejado para que os pimentões acrescentem um sabor maravilhoso ao homus. 
Eu usei a metade do pimentão que assei e o restante eu reguei um pouquinho de azeite de oliva extra-virgem e coloquei cebolinha verde picada bem miudinha e servi junto para comer com as torradinhas e crackers.



INGREDIENTES PARA O HOMUS

  • 2 xícaras de grão de bico previamente cozido e escorrido
  • 1/4 xícara do caldo do cozimento do grão de bico
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 2 colheres de sopa de tahine (veja a receita acima)
  • 1/2 limão espremido (ou mais se desejar)
  • 1 dente de alho pequeno
  • pimenta preta moída na hora (opcional)
  • páprica picante (ou doce) em pó para decorar (opcional)
  • 1/4 xícara de pimentão assado (veja a receita acima)
  • sal a gosto


PREPARO

O ideal para esta receita é se programar com antecedência, pois você vai precisar de grão de bico cozido e escorrido e de preferência frio. Coloque o grão de bico, o pimentão assado e o alho no liquidificador ou processador. Acrescente a água do cozimento aos poucos e bata até ficar cremoso. Não coloque toda a água de uma vez, você pode não precisar de tudo, e o seu homus pode ficar aguado. Este é o motivo pelo qual eu recomendo que o grão seja escorrido e a água utilizada na medida da necessidade para dar o ponto cremoso ao homus. Siga acrescentando o líquido aos poucos apenas para poder processar. Coloque o tahine, o suco do limão, o azeite e o sal. Processe até que tudo fique bem cremoso. Fica muito bom também deixar umas fatias do pimentão para acrescentar no final do processo para deixar pequenos pedaços. Foi assim que eu fiz. Ficou ótimo!


Depois de pronto transfira para a vasilha onde vai servir, regue com um fiozinho de azeite de oliva e decore a seu gosto. Eu salpiquei páprica picante em cima, e coloquei cebolinha picada daquela bem miudinha. Se você quiser usar páprica e não gosta da picante, use a páprica doce, fica muito bom também. Se quiser pode adicionar ervas frescas a seu gosto. Sirva com crackers, torradinhas, legumes frescos ou como desejar. 

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

8 comentários

  1. Que delícia! Amo suas receitas! Eu ainda como carne, gostaria de parar um dia e ficar só nos vegetais deliciosos! Fui criada e amo comer bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela,

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog! Amei o teu recadinho, fico feliz que gostas das receitas. Somente o fato de estares aqui e curtir as receitas veganas, e a tua vontade de parar de comer carne já é um primeiro passo em direção ao veganismo. Respeite os teus limites, um passo de cada vez, experimente receitas que possam substituir produtos de origem animal, e quando tu menos esperar não vai mais sentir falta de comer carne ou consumir outros alimentos que venham de animais.
      Todas as mudanças importantes para se consolidarem, necessitam em primeiro lugar de vontade e conscientização, depois de se dar o tempo necessário sem cobranças, mantendo a tranquilidade necessária para que as coisas aconteçam naturalmente. Fico feliz pela tua vontade de parar de comer carne e torço muito que consigas!

      Um grande abraço, adorei a tua visita, volte mais vezes!
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Lori!! sempre maravilhosa nas receitas!
    amo homus mas nunca tinha pensado em colocar pimentao!! deve ficar excelente. vou experimentar.
    e nao sabia disso do tahine... fiz meu primeiro tahine caseiro essa semana e achei que ele poderia ficar semanas guardado pronto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, tudo bem?

      Seja muito bem vinda querida, e obrigada pelo carinho de escrever este recadinho tão fofo! Eu adoro homus com pimentão e também fica uma delícia se quiseres misturar alho tostado na frigideira, e também fica maravilhoso com azeitonas pretas marinadas no alho e azeite de oliva. Vale a pena experimentar variações de sabores se tu gostas de homus.
      Realmente o tahini feito em casa não dura muito tempo fresco, por causa da oxidação dos grãos, o que já não acontece com o tahini industrializado, que tem aditivos para evitar que isto aconteça.
      Muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Adorei te receber aqui, venha mais vezes!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Olá Lori, descobri seu site há dois dias e estou deliciada! Que maravilha de receitas que tens. Parabéns!!!
    Tenho várias na fila para fazer.
    Obrigada pelo seu excelente trabalho.
    Abraço
    Natasha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natasha, tudo bem?

      Que alegria ler o teu recadinho, muito obrigada por tirar um tempo para escrever. Seja muito bem vinda! Que bom que gostas das receitas e vais testar algumas. Me conta o que tu fez, e como ficou. Se tiveres alguma dúvida, escreve que eu te ajudo. Obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, adorei, volte mais vezes!

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  4. ola Lori... essa receita o grao de bico depois de cozido eu preciso tirar aquela "pelicula" antes de processar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mikaele, tudo bem?

      Eu nunca tirei a película do grão de bico, sempre processei tudo e nunca tive problema. Tem pessoas que acham que a película do grão de bico é indigesta. Eu acho muito trabalho remover, nunca fiz isto. Espero ter ajudado, se fizer a receita me conta como ficou. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis