Queijo Gouda Defumado de Coco

Este queijo tem um sabor incrível. Melhor ainda: pode ser ralado e ainda derrete. IMPORTANTE: como o mix precisa ser processado logo após a fervura é necessário que você tenha um liquidificador com copo de vidro ou que suporte temperatura alta. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus

INGREDIENTES 


MIX DA BASE:

  • 1 lata/xícara de leite de coco (não light)
  • 1 colher de sopa de suco fresco de limão
  • 1 colher de sopa de liquid smoke (fumaça líquida)
  • 1/4 xícara de água
  • 2 colher de chá de sal 
  • 2 colheres de sopa de nutritional yeast
  • 4 colheres de sopa de agar em pó
  • 1 colher de sopa de pectina de maçã em pó


MIX SECO:

  • 2 colheres de sopa de fécula de batata (ou de milho ou de tapioca)
  • 1 colher de sopa de fécula de tapioca/polvilho
  • 1 colher de chá de psílio triturado (pode ser que funcione com chia ou linhaça triturada, mas NÃO tentei)

COMO FAZER:

1 – Prepare-se primeiro: coloque todos os ingredientes do mix seco em uma tigela pequena e reserve. Unte levemente um ramequim (ou recipiente de vidro onde colocará o queijo). Reserve. Separe uma espátula para quando precisar.

2 Em um liquidificador, processe os ingredientes da base até que vire uma pasta homogênea. Despeje sobre uma panela pequena e leve à fervura em fogo alto. Reduza o fogo quando começar a ferver e continue mexendo (em fervura baixa) sem parar por mais 5 minutos para que o agar seja ativado.

3 – Remova do fogo e despeje de novo a mistura no liquidificador. SEJA RÁPIDO: adicione rapidamente os ingredientes secos no liquidificador e processe pulsando por alguns segundos até que misture tudo. Se você demorar, a parte com agar vai endurecer rapidamente. Despeje imediatamente no ramequim e use a espátula para raspar os cantos do copo do liquidificador.

4 – Você pode esperar esfriar um pouco para colocar na geladeira, mas depois assim que você quiser, coloque-o lá para resfriar bem por pelo menos 1 hora. Vire o queijo em um prato e deixe descoberto durante a noite toda na geladeira. Ele costuma endurecer um pouco mais depois desse tempo resfriando.

5 – Passe o seu delicioso queijo para um recipiente com tampa e conserve-o na geladeira por até uma semana.

DICAS PESSOAIS: Acho o nutritional yeast e o liquid smoke (fumaça líquida) indispensáveis para essa receita.

Adaptada da receita original em inglês do site "Vedgedout". Veja  aqui.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog Barbarelismus clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

6 comentários

  1. Há substituto para a pectina de maçã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Não existe substituto exato para a pectina, se quiser pode tentar usar fécula de mandioca na mesma proporção. Não experimentei então não posso garantir os resultados. Tu podes encontrar a pectina facilmente em lojas de confeiteiro ou até mesmo pesquisando no google alguma loja online que venda artigos de confeiteiro, caso não tiver na tua cidade. Espero ter ajudado, se fizeres a receita volta para comentar conosco o resultado. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá querida Lori. Como vai? Saudades! Adorei essa receita! Vou testá-la e te digo ok? Beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo Gonçalves,

      Como vai? por aqui tudo bem, obrigada. Que bom que gostaste da receita, vale a pena fazer. Me conta como ficou quando fizeres. Espero que gostes!
      Um grande abraço e muito obrigada pela visita!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Lori, minha amiga, obrigada por compartilhar estas delicias ! Vou tentar encontrar todos os ingredientes para fazer este queijo que me parece ser MUITO GOSTOSO. Se tudo der certo, eu lhe conto ok? Um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa querida, que bom te ver aqui amiga! Fico feliz que acompanhas e gostas das receitas. O nutritional yeast e a fumaça líquida tem na Loja Veganana. Se precisar de alguma coisa, escreve que eu te ajudo. Espero que gostes da receitas, se fizeres.

      Um grande abraço amiga querida!
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis