Torta de Batatas com Creme de Tofu e Alho

Se você gosta de batatas, vai adorar esta receita! Camadas de rodelas de batata cozida recheadas com um delicioso refogado feito com pão e coberta com creme de tofu, alho e páprica. Muito simples e rápida de fazer, e você pode incrementar usando ervas frescas ou acrescentando outros ingredientes no recheio como cogumelos, azeitonas e o que mais você imaginar. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


A ideia é muito simples, e o resultado é uma torta deliciosa com um lindo e apetitoso visual. Se você quiser fazer a versão sem glúten, não use pão, ou use pão sem glúten. Eu fiz com as batatas cortadas em rodelas, mas se você preferir pode fazer a receita com as batatas esmagadas tipo purê e montar as camadas da mesma forma.


Essa torta fica simplesmente maravilhosa além de ter um visual lindo que vai enfeitar a sua mesa. Sirva acompanhada de uma salada leve e bem colorida , e a refeição estará completa.

Grau de dificuldade: Medio
Rendimento: 6 porções
Tempo de forno: 30 minutos
Temperatura do forno: 180C
Preparação: 1 hora e 15 minutos




INGREDIENTES

  • 8 batatas de tamanho médio


PARA O REFOGADO

  • 1 cebola grande picada 
  • 1/4 xícara de pimentão vermelho picado
  • 1/2 xícara de alho poro picado
  • 1/4 xícara de cebolinha verde picada
  • 1 xícara de pão cortado em cubinhos
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de páprica em pó (opcional)
  • 1 colher de chá de alho em pó (opcional)
  • sal e pimenta do reino à gosto


PARA A COBERTURA

  • 200g de tofu 
  • 1 dente de alho pequeno 
  • sal e pimenta a gosto 
  • páprica em pó 
  • cebolinha miúda picada 


PREPARO



Lave bem as batatas com a casca usando uma escovinha e coloque para cozinhar em uma panela com água suficiente para cobrir as mesmas. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais ou menos 20 minutos em fogo médio. Não deixe cozinhar demais, as batatas devem estar "al dente", ou seja, cozidas, porém firmes porque o prato vai ao forno depois de montado. 





Enquanto as batatas cozinham prepare os temperos. Pique a cebola, o alho poro, o pimentão e a cebolinha verde. Reserve.




Corte o pão em pequenos cubinhos. Eu usei pão francês amanhecido, use o pão que você tiver em casa. Se quiser fazer a receita sem glúten, não use pão, use apenas o refogado de temperos e se desejar pode adicionar legumes ao refogado como cenoura, vagem, cogumelos, azeitonas, ou o que você preferir. Pode também optar por usar pão sem glúten. 






Quando as batatas estiverem cozidas, escorra a água. Espete uma faca para ver se estão no ponto certo. Não deixe cozinhar demais, elas devem ficar firmes. 










Remova as batatas da panela e coloque em um prato aberto para esfriarem enquanto prepara o refogado.




Em uma frigideira grande coloque o óleo para aquecer juntamente com a páprica e o alho em pó. Deixe aquecer um pouco em fogo baixo apenas para dar sabor ao óleo, cuidando para não queimar. 









Frite a cebola e o alho poró temperando com um pouco de sal. Deixe refogar até que a cebola fique transparente e levemente dourada. 








Adicione a cebolinha verde e o pimentão vermelho picado. Misture e deixe o refogado apurar por mais 1 minuto. 










Acrescente os cubinhos de pão e misture ao refogado para o pão absorver os temperos. 






Continue mexendo até conseguir agregar o pão ao refogado. Verifique o tempero e ajuste se for necessário. Se quiser acrescente outros temperos ou ervas de sua preferência. Desligue o fogo quando o refogado estiver pronto e mantenha aquecido enquanto prepara o restante da receita.




Escorra a água e seque bem o tofu com um papel toalha. O tofu que eu usei veio cortado em cubinhos, não se preocupe em cortar o seu se for em barra inteira. Apenas seque e corte em pedaços grandes como achar melhor. 




Coloque o tofu e o alho no liquidificador e acrescente um pouco de água apenas que cubra a quantidade de tofu. Bata bem até ficar um creme consistente. A quantidade de água pode variar dependendo da consistência desejada. Eu sugiro que você coloque apenas o suficiente para começar a bater e vá acrescentando aos poucos conforme a necessidade controlando a consistência desejada.








Tempere com o sal e bata até conseguir um creme lisinho e firme como mostra a  foto ao lado. 







MONTAGEM DA TORTA

Com todos os ingredientes preparados, agora é só montar a torta. Unte um prato refratário de preferência redondo. 



Faça uma camada bem fina do creme de tofu no fundo do prato antes de colocar as batatas. Corte as batatas em rodelas de espessura média e disponha as mesmas no prato procurando preencher bem os espaços. Se quiser pode colocar um pouco de pimenta do reino moída na hora sobre as batatas. 





Cubra as rodelas de batatas com uma camada mais espessa do creme de tofu espalhando bem. 








Coloque a metade do recheio de pão sobre o creme espalhando bem.







Cubra o recheio com uma fina camada do creme de tofu espalhando bem. 








Coloque outra camada de rodelas de batatas e cubra com mais uma camada fina do creme de tofu. 





Coloque o restante do recheio e espalhe bem. A quantidade de camadas vai depender do tamanho do prato que estiver utilizando e da quantidade de ingredientes. O bom desta receita é que você pode aumentar a quantidade dos ingredientes sem problemas no resultado final. 





Coloque o restante das batatas sobre o recheio distribuindo bem. 






Coloque todo o restante do creme de tofu espalhando bem sobre as batatas para fazer a última camada. 



Eu usei um pouco de páprica em pó para dar um efeito colorido na última camada de creme de tofu. Se você não tiver páprica, use colorau ou qualquer outro tempero colorido que desejar, pode ser vermelho ou amarelo como cúrcuma ou curry. 





Eu usei cebolinha verde bem miúda para decorar a superfície da torta e espalhei sobre a última camada de creme de tofu depois de ter colocado a páprica. 



Polvilhe um pouco da páprica em pó ou outro tempero que for utilizar sobre a camada de tofu. Se quiser um efeito mais uniforme pode utilizar uma peneirinha pequena para espalhar o pó de páprica. Se quiser pode colocar um pouco de pimenta do reino. Coloque um pouco de cebolinha fina picada.






Leve a torta para assar em forno pré-aquecido a 180C por mais ou menos 30 minutos ou até que esteja dourada. 







Sirva quente acompanhada de salada ou como preferir. Bom apetite! 







ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS, OBRIGADA

12 comentários

  1. nossa, com certeza vou fazer. arrasou!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo (a),

    Muito obrigada pela visita e comentário. Fico feliz que gostaste da receita e se fizeres volta para me contar como ficou. Um grande abraço, Feliz Ano Novo!

    Lori Ellis

    ResponderExcluir
  3. Amei! Parabéns pela página e por tudo mais! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amiga,

      Muito obrigada pelo carinho de escrever. Que bom que gostaste da receita, fico feliz em saber e agradeço muito por acompanhares a página e o blog. Adorei a tua visita, volte mais vezes!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Bem, eu não vegetariano mas gosto muito de alimentação natural sem carne.
    Tomei a liberdade de copiar essa receita e guardá-la.
    Vou fazer no próximo final de semana.
    Obrigado pela dica de receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edson, tudo bem?

      Que bom que mesmo não sendo vegetariano aprecias uma alimentação saudável sem carne. Fico feliz que vais fazer a receita. Se puder volta aqui para me contar como ficou. Espero que gostes. Um grande abraço e muito obrigada poe acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Olá, posso substituir o tofu por cream cheese?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Pode sim, ou se quiser pode apenas fazer um molho de tomates, ou molho branco tradicional. Esta receita é muito simples e versátil e tu podes rechear a gosto aproveitando o que tens em casa. Se fizer volta para me contar como ficou, espero que gostes.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Oi!!! Adorei a receita! A batata é descascada ou vai com casca e tudo???
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Tanto faz, fica a tua escolha. Eu usei as batatas com a casca porque as minhas eram orgânicas. Sempre recomendo remover as cascas se as batatas não forem orgânicas. Para a receita não faz diferença, fica a teu gosto. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, escreve de novo. Obrigada pela visita, venha de novo!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  7. Adorei essa receita! Agora mesmo tô indo pra cozinha pra preparar 😃 Fiz o recheio acrescentando azeitonas e ficou ótimo. Muito obrigada Lori!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janine, tudo bem?

      Que alegria saber que gostaste da receita. Bom demais saber que ficaste inspirada para fazer. Imagino a delícia que deve ter ficado com azeitonas. Muito obrigada por escrever comentando a tua experiência com a receita. Venha mais vezes me visitar, vou adorar te ver aqui novamente!

      Abraços,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis