Torta Toffee de Banana

No princípio ao ler a receita desta torta achei que seria complicada de fazer, mas foi facinho e ficou tão boa que não durou 2 dias. Super recomendo, ficou deliciosa e o recheio de toffee é de comer com colher, puro de tão bom que fica. Da próxima vez vou até dobrar na receita. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus.  







INGREDIENTES PARA A BASE 

  • 1/2 xícara de amêndoas
  • 2 xícara de aveia em flocos (sem glúten, se necessário)
  • 1/2 colher de chá de canela
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 1/4 de xícara de óleo de coco, amolecido
  • 2 colheres de sopa de maple syrup
  • 1 e 1/2 colher de sopa de água ou conforme necessário


PARA O TOFFE DE CARAMELO CRUDÍVORO

  • 1 e 1/2 xícaras de tâmaras, preferencialmente do tipo Medjool
  • 3 colheres de sopa de pasta de amêndoas
  • 1 colher de chá de suco de limão fresco
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 1 fava de baunilha sem sementes ou 1/2 colher de chá de pó de baunilha puro


PARA O RECHEIO

  • 2 latas de leite de coco (normal, não light – infelizmente PRECISA ser em lata!), refrigeradas no fundo da geladeira durante à noite
  • Receita do Toffee de caramelo acima
  • 3 bananas maduras, cortadas em rodelas
  • Raspinhas de chocolate da sua preferência


COMO FAZER:

Para esta receita, é necessário que o leite de coco seja o de lata. Eu só uso lata nesse caso específico: quando preciso fazer chantili. O leite precisa ficar PELO MENOS uma noite inteira no findo da geladeira para a água descer e o creme solidificar na parte superior da lata. Tenho sempre duas latas na geladeira para quando preciso.


PARA A BASE:

1. Pré-aqueça o forno a 180˚C. Separe uma fôrma redonda de torta de cerca de 20 cm e unte a base e as laterais com óleo de coco. Corte um círculo em papel manteiga para cobrir o fundo (isso evita que a torta fique grudada).

2. Coloque as amêndoas em um processador de alimentos e processe até que vire uma farinha grossa. Adicione a aveia, a canela e o sal, processando novamente até que pareça uma areia. (Dica: se quiser, a partir daqui pode tentar misturar tudo com a mão!) Adicione o óleo, maple syrup e água e processe até que a mistura vire uma massa uniforme e grude ao pressionar entre seus dedos. Se ainda estiver muito seca, vá adicionando mais água aos poucos, uma colher de chá por vez.

3. Despeje a massa na base da fôrma pressionando de maneira uniforme. Comece pelo centro da torta, pressionando a massa com os dedos e trabalhando nas bordas. Se a massa grudar nas mãos, umedeça com água de tempos em tempos (eu uso luvas sempre). Com um garfo, fure a base umas 20 vezes para que o ar escape ao assar.

4. Asse em 180˚C por 12 a 14 minutos, ou até que fique ligeiramente dourada. Coloque a fôrma em um rack para esfriar por pelo menos 15 minutos. Se a base tiver inchado em alguns pedaços, fure novamente com um garfo para liberar o ar. A base endurecerá mais quando esfriar.


PARA O TOFFEE DE CARAMELO:

1. Adicione as tâmaras sem caroço em uma tigela e despeje água bem quente sobre elas. Deixe que amoleçam por 15-30 minutos. Drene as tâmaras e coloque no processador de alimentos junto com a pasta de amêndoas, o suco de limão, o sal e a baunilha. Processe até virar uma pasta lisa.

2. Quando a base estiver resfriado, espalhe cuidadosamente o caramelo sobre ela. Corte as bananas em rodelas e coloque metade da quantidade sobre o caramelo, pressionando levemente.

3. Agora a parte delicada: pegue as latas de leite de coco sem sacudi-las -- não agite-as, a água estará no fundo e vc vai remover o creme que se separou dela, se você sacudir, vão se misturar de novo! Abra a lata e remova o creme grosso que estará na parte superior, descartando a água do fundo. Coloque o reme em uma tigela grande para bater como chantili. Sugiro usar uma batedeira e bater o creme puro até ele ficar macio e fofinho.

4. Espalhe o creme no topo das rodelas de banana em uma camada uniforme. Adicione o restante das rodelas em círculos ou do jeito que preferir. Enfeite com raspinhas de chocolate. Sirva imediatamente. Conserve na geladeira.


DICAS:

1) Lembre-se de colocar as latas no fundo da geladeira pelo menos na noite anterior. Quanto mais tempo, melhor. Eu tenho sempre duas latas na geladeira para fazer chantili de coco sempre que preciso!

2) Quanto mais macias as tâmaras, mais fáceis de processar.

3) Essa torta não pode ser congelada, as bananas ficarão escurecidas muito rapidamente. Ela deve ser mantida na geladeira e consumida em no máximo 2-3 dias.

4) Se você não tiver o leite de coco firme em lata ou caixinha, pode experimentar esta receita do chef Juan Carlos Ferreira. "LEITE DE COCO CASEIRO (Por Juan Carlos). Primeiro tiro toda a água do coco seco. Depois coloco por 15 minutos no forno pre aquecido a temperatura média. Ele racha no forno. Tira do forno e deixa esfriar. Abre ele, tira a polpa, corta em pedaços pequenos, coloca no liquidificador com 3 xícaras de água quente. Bate ele por 3 minutos, coa bem, e eis o mais delicioso leite de coco."

Receita original em inglês do site "Oh She Glows": Veja aqui.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog Barbarelismus clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Uma nota sobre o leite de coco ter que ser o de lata. Quando faço o leite de coco artesanal no liquidificador, ao colocar na geladeira sempre fica a água no fundo e a parte consistente na superfície. Acho que dá para fazer com o caseiro também. Vou tentar. Grata por compartilhar a receita conosco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sônia, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pela participação e dicas. Que bom que fazes o leite de coco em casa. Esta sem dúvida é a melhor alternativa para quem tem a possibilidade de conseguir coco fresco. Onde moramos não se encontra coco fresco e o leite que se faz em casa tem que ser feito com o coco em flocos, o que não é exatamente a mesma coisa. Vou experimentar fazer e colocar na geladeira como falaste para ver se consigo um bom resultado. Obrigada pela sugestão, sempre gosto de fazer as coisas em casa e evitar produtos industrializados na medida do possível. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Sibely, tudo bem?

      O leite de coco que é usado para esta receita é bem cremoso e firme, e deve ser bem gelado para usar. Não é necessário ser enlatado, eu não sei se existe este tipo de leite de coco enlatado no Brasil. Como a Bárbara que fez esta receita mora na Alemanha, usou o que conseguiu por lá mesmo. Mas eu acredito que tu possas encontrar em caixinha. Outra sugestão seria a versão caseira que foi criada pelo chef Juan Carlos Ferreira:

      LEITE DE COCO CASEIRO (Por Juan Carlos). Primeiro tiro toda a água do coco seco. Depois coloco por 15 minutos no forno pre aquecido a temperatura média. Ele racha no forno. Tira do forno e deixa esfriar. Abre ele, tira a polpa, corta em pedaços pequenos, coloca no liquidificador com 3 xícaras de água quente. Bate ele por 3 minutos, coa bem, e eis o mais delicioso leite de coco."

      Espero ter ajudado, se fizer a receita me conta como ficou, e se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis