Sopa de Lentilhas Vermelhas

A sopa de lentilhas vermelhas é uma das favoritas aqui em casa. Faço com muita frequência pela praticidade e sabor que é muito apreciado por todos. A sopa fica deliciosa e pode ser servida como prato principal acompanhado de torradinhas ou pão fresco. É uma refeição completa e muito saudável por ser  rica em nutrientes essenciais. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Hambúrguer de Banana da Terra

O blog Barbarelismus está com uma parceria muito legal com o Veganana. Com receitas deliciosas e bem diferentes, traz opções maravilhosas que aos poucos vamos dividindo com vocês. O blog é escrito em inglês e a medida que traduzirmos as receitas vamos postar aqui. Desta vez trouxemos um delicioso hambúrguer vegetal de banana da terra com molho de pimentão e tahini. Gente isto é bom demais, e vale a pena fazer. Eu adorei esta receita e vou fazer quando conseguir encontrar banana da terra aqui. Este molho está de dar água na boca!


Brownie Crudívoro

A alimentação crudívora, também conhecida como alimentação viva, mantém os nutrientes intactos, especialmente as enzimas que são importantes para manter a saúde. A falta de enzimas é uma das maiores razões do aparecimento de doenças e do envelhecimento precoce. A culinária crudívora é rica em possibilidades e os doces são de dar água na boca como este delicioso brownie. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Salada de Batatas Russa

Esta salada é maravilhosa e muito simples de fazer. O colorido é um espetáculo a parte e enfeita a mesa. Eu vi esta receita no site Bambu Chuveroso, achei linda e me inspirei muito para fazer. Eu fiz uma adaptação ao meu gosto e estou dividindo a inspiração com vocês. Tenho certeza que vai ser um sucesso na sua casa assim como foi aqui na nossa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Sanduíche de Berinjela Grelhada

Acabei de postar a receita do pão de fermentação lenta e na sequência vou dividir com vocês um delicioso sanduíche que eu fiz com este pãozinho. Veja a receita do pão clicando aquiSe você não tiver tempo de fazer o pão em casa ou não quiser, use qualquer outro pão vegano para esta receita. Sem dúvida o pão caseiro é a opção mais saudável, mas não deixe de fazer o sanduíche se não tiver pão caseiro. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Pãozinho Semi Integral de Fermentação Lenta

A fermentação lenta é o melhor processo de preparar pães, pois além de ser muito fácil de fazer, o resultado sempre é garantido. Massa fofinha, cheia de furinhos e casca crocante, além da satisfação de fazer o próprio pão em casa. Fiz estes pãezinhos para o nosso café da manhã em um fim de semana. Deixei a massa levedando durante a noite e pela manhã eu preparei estas delícias. O cheiro do pão assando é tudo de bom. Vale muito a pena fazer pão em casa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Risoto de Cogumelos

Um dos meus risotos favoritos. Gosto tanto que não canso de fazer. Desta vez vou mostrar para vocês como preparar o caldo de legumes para preparar o risoto. Este caldo enriquece muito o sabor e o valor nutritivo do risoto. Vale a pena fazer se você tiver tempo. Eu fiz este risoto com cogumelos frescos, mas caso você não conseguir, pode fazer com os desidratados. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Pãozinho de Ervilha sem Glúten

Um pãozinho diferente, delicioso e fácil de fazer. Em mais ou menos 20 minutos está pronto para servir. Você pode fazer deliciosos e coloridos mini sanduíches com ele, adicionando pastinhas e legumes frescos. Nunca tinha usado a farinha de ervilha e gostei muito. Além de ser deliciosa deu uma cor linda aos pãezinhos. 



Sopa de Batata com Salsão

Leve, muito deliciosa e sem adição de gordura no preparo. Esta sopa de batatas fica pronta rapidinho e você pode servir como entrada em pequenas porções, ou fazer da sopa uma refeição principal acompanhada de torradinhas, croutons ou salada. Aqui em casa gostamos muito de sopa e salada em uma mesma refeição. Se você gosta de sopa cremosa pode bater no liquidificador ou utilizar o processador manual na panela mesmo. Desta vez eu optei em deixar os pedaços de batata inteiros e servi uma salada como entrada e a sopa como prato principal. Se você quiser servir com o queijo parmesão vegano como eu fiz, veja a receita aqui.


Pão Semi Integral com Semente de Chia

Esse pão é super fácil de fazer. Eu fiz à mão, mas a mesma receita pode ser feita na máquina para quem preferir ou não tiver muito tempo de colocar a mão na massa.  Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Cogumelos Salteados

Cogumelos são simplesmente maravilhosos, eu adoro e sempre estou inventando receitinhas com eles. Para mim a melhor maneira de preparar é simplesmente saltear na frigideira com um fiozinho de óleo e temperar com sal do himalaia e ervas frescas. Em poucos minutos está pronto um delicioso acompanhamento que vai muito bem com arroz, macarrão, batatas ou até mesmo para rechear sanduíches quentes ou como cobertura de pizzas.  Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Batata Acebolada

Com a vida corrida e a falta de tempo muitas vezes temos que usar a imaginação e criar refeições de última hora para a família. Nem sempre se tem tempo para receitas mais elaboradas, e então o ideal é inventar com o que se tem em casa e combinar ingredientes em receitas simples e rápidas de fazer. Hoje eu trouxe um acompanhamento delicioso que pode se tornar prato principal se você acrescentar outros ingredientes e servir com uma salada. Não pode ser mais simples de fazer.  Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Salada Colorida de Legumes

Uma saladinha deliciosa e muito nutritiva que pode ser transformada em prato único incluindo oleaginosas e sementes que são excelentes fontes de proteína. Para incrementar o sabor pode-se acrescentar frutas secas ou frescas, ervas, temperos ou molhos a seu gosto. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Berinjelas Crocantes ao Forno

Essa receita é um achado para quem ama berinjela como eu. Sempre adorei berinjela em palitos mas nunca tinha feito. Como procuro evitar frituras fiz no forno e adorei, é mais fácil de fazer do que eu imaginava. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Salada Coleslaw

Coleslaw é uma receita tradicional americana feita com repolho, cenoura ralada, ervas frescas e maionese. Muito apreciada aqui em casa, e eu faço com freqüência, especialmente para as visitas. A versão vegana desta receita é muito deliciosa e os não veganos que experimentam sempre ficam surpresos pelo sabor da maionese de castanha de caju que é um dos ingredientes que eu utilizo para esta salada. É uma saladinha deliciosa e muito refrescante, ótima para os dias quentes que estão fazendo por aqui. Espero que gostem da sugestão e se inspirem a fazer também.


Vitamina de Manga com Semente de Linhaça

Esta receita é uma deliciosa e saudável inspiração feita com uma das minhas frutas favoritas, a deliciosa e suculenta manga. Perfeita para começar o dia ou para substituir o jantar especialmente no verão. Aqui em casa fazemos isto com muita frequência. Quando está muito quente eu preparo uma vitamina de frutas para o final da tarde e incremento com mais ingredientes para ficar mais nutritiva.

Penne com Tomate e Cogumelos

Almoço de um dia de semana preparado em pouco mais de meia hora. Enquanto o macarrão cozinhava eu preparei um refogado delicioso com cogumelos, tomates e alho. Servi com salada de alface, tomate e pimentão. Para quem gosta de cogumelos como eu, ficou bom demais. Uma inspiração que eu registrei às pressas sem ter muito tempo de elaborar fotos. Confira a receita. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 


Torta de Grão de Bico com Legumes

Grão de bico é tudo de bom, rende muito e pode-se fazer receitas maravilhosas com ele. Eu sempre cozinho bastante e congelo em pequenas porções que vou utilizando aos poucos. Fiz esta receita em poucos minutos e eu aproveitei sobras de legumes da geladeira para o recheio. A massa da torta foi feita basicamente com grão de bico cozido. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Abobrinha com Molho de Aveia e Castanhas

O molho branco de aveia passou a ser uma presença constante nas minhas receitas tanto pela praticidade de preparo como pelo sabor. Acrescentei castanhas de caju no molho e ficou super bom. O delicado sabor da abobrinha temperada na medida certa e misturada com o molho de aveia e castanhas, ficou uma delicia. Servi com macarrão e salada. Muito rápido e fácil de fazer. Você pode servir como acompanhamento de batatas, macarrão ou arroz. Outra sugestão é simplesmente liquidificar depois de pronto e fazer uma sopa cremosa. Isto eu faço sempre aqui em casa, especialmente no inverno. Fica muito bom.

Maçãs Desidratadas no Forno

Fiz estas maçãs desidratadas no forno e ficaram maravilhosas. Uma deliciosa e saudável opção de lanchinho para comer ao longo do dia sem ingerir açúcar. Fácil de carregar. você pode levar na bolsa para onde for. Pode colocar em potinhos ou fazer um pacotinho, como ficar mais conveniente. Também fica ótimo para complementar a granola ou aveia no café da manhã. Para quem não tem desidratador, esta sem dúvida é uma ótima opção. Não deu muito trabalho e nem tomou muito tempo.


Barrinha Crudívora de Amendoim

Esta receita é muito fácil de fazer, não requer muita elaboração e com poucos ingredientes você tem estas delícias para saborear em poucos minutos de preparo. Barrinhas crudívoras de amendoim. Bom demais para saciar o desejo por doce sem ingerir açúcar. Eu desidratei as barrinhas, mas não é necessário fazer isto. Você pode consumir sem desidratar e conservar na geladeira conforme as instruções abaixo. A unica vantagem de desidratar é que dura mais tempo. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Macarrão com Pesto de Espinafre e Manjericão

Macarrão é uma ótima pedida sempre. Rápido de fazer e muito versátil. Não tem limites para inventar receitas deliciosas com macarrão. Para esta receita eu misturei espinafre e manjericão e preparei um molho pesto improvisado aproveitando o que tinha na geladeira. O delicado sabor do espinafre contrastou muito bem com o do manjericão, e os outros ingredientes complementaram a receita. Se você gosta de espinafre, vale a pena experimentar esta misturinha gostosa. Eu servi este verdinho lindo com uma salada cheia de cores. 

Pão de Batata sem Glúten

Mais uma tentativa de fazer um pão de frigideira sem glúten. Adoro fazer estes pães, além de simples e rápido de fazer, ficam uma delícia. As opções de farinhas sem glúten são inúmeras o que nos permite usar a imaginação e preparar diferentes versões da mesma receita com sabores e consistência variados. Você pode acrescentar ervas frescas ou secas a seu gosto e incrementar o sabor do seu pão. Na medida co possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Macarrão com Molho de Tomates e Alho

Nada pode ser mais simples de que um macarrão com molho de tomates caseiro, e nada melhor do que um bom vinho para acompanhar. Eu fiz este macarrão para nosso jantar em uma noite muito fria, o que nos inspirou para abrir um maravilhoso vinho que ganhamos de amigos muito especiais quando estive da última vez no Brasil. Em poucos minutos ficou pronto, nada demais, apenas um macarrão básico com um molho saboroso que fez do nosso jantar algo muito especial. Fiz uma saladinha mista com rúcula, cebola roxa, pimentões e tomates para acompanhar. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Manga Desidratada

Onde moro é muito difícil encontrar mangas gostosas, isto sem contar que são caríssimas. Quando eu encontro mangas bonitas compro o máximo que posso e congelo para fazer sorvete ou outras receitas crudívoras. Claro que não tem nada melhor do que comer a manga fresquinha bem gelada, mas como é raro encontrar esta deliciosa fruta por aqui, guardar também é uma ótima opção. Em uma destas raras vezes que eu encontrei mangas bonitas, resolvi desidratar e adorei o resultado. Ficou tão bom, mas tão bom que não foi nem para o vidro, comemos tudo assim que saiu do desidratador. Vou fazer mais, e da próxima vez quero fazer maior quantidade para poder guardar.


Delícias Vegetarianas - 60 Pratos Doces (Capa dura)

O desafio pode parecer difícil, mas não é impossível. Preparar bolos, mousses, brigadeiros, tortas e muitas outras delícias doces sem utilizar ovos, leite ou derivados é extremamente possível e o resultado, surpreendente.
COMPRE AQUI

Frutas, Cores e Sabores do Brasil - Volume 1

Conheça 69 frutíferas de "A" a "H", desde as muito populares, como o caju, até espécies raras e sabor exótico, como o tucumã-do-amazonas. Este é o primeiro de dois volumes. Ambos indispensáveis para jardinistas e estudiosos da influência das frutas nas tradições culturais brasileiras.
COMPRE AQUI


Pratos Típicos Vegetarianos do Brasil e do Mundo - Volume 2

Quem é vegetariano ou vegano sabe muito bem como é difícil encontrar na maioria dos restaurantes pratos sem ingredientes de origem animal. E se a escolha for uma sobremesa típica, o desafio é ainda maior. Uma boa saída é preparar no conforto da sua própria casa. É prazeroso e pode até se tornar um hobby. 
COMPRE AQUI

Confesso que Comi - Samira Menezes

Escrito para vegetarianos, veganos e pessoas simpáticas a esse estilo de vida, Confesso que Comi é um livro essencial para quem busca informações sobre como eliminar as carnes do cardápio e assim ganhar mais saúde. Mas não só isso. Também é uma obra feita para vegetarianos e veganos de longa data que desejam reforçar a filosofia de amor aos animais.

COMPRE AQUI
 

Sopa de Legumes com Trigo Sarraceno

Descobri o maravilhoso trigo sarraceno e a minha primeira receita foi esta sopa de legumes que estou compartilhando com vocês. Simples, deliciosa e muito nutritiva. A partir de agora o trigo sarraceno vai fazer parte do nosso cardápio e em seguida vou testar receitinhas com ele. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Salada de Alface Americana com Abacate

O abacate é um alimento altamente nutritivo sendo considerado uma gordura saudável. Atua como preventivo de doenças cardíacas, diabetes e outros problemas de saúde. Rico em vitaminas A, C, K e E, e minerais como cálcio, ferro, manganês, potássio, sódio, fósforo e zinco. Vale a pena colocar mais abacate no cardápio e enriquecer as suas receitas. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos nas suas receitas. 


Pão de Beterraba com Semente de Chia

Pão caseiro é tudo de bom. Além de ser uma delícia ainda é  mais econômico, saudável e nutritivo porque você tem a certeza dos ingredientes que utilizou. Vale muito a pena fazer o seu próprio pão em casa. Se você não tem uma máquina, sove a massa, é muito divertido. Eu diria que é quase uma terapia. Experimente, tenho certeza de que você e sua família vão adorar. Este pão foi feito na máquina, mas eu vou passar a receita do preparo manual também.


Sopa de Abóbora Maçã e Gengibre

Nada melhor do que uma sopinha gostosa e nutritiva para aquecer especialmente no inverno. Esta é uma versão diferente da tradicional e tão apreciada sopa cremosa de abóbora que está sempre presente no nosso cardápio. Acrescentei maçã verde para dar um leve toque adocicado, e um pedacinho de gengibre finalizou o sabor tão especial desta sopa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Cookies de Amêndoas sem Glúten

Estes cookies são uma ótima sugestão para aproveitar o resíduo sólido do leite de amêndoas. Já fiz várias vezes mais ou menos a mesma receita com algumas variações. Desta vez eu usei farinha de coco e arroz. Ficaram ótimos, e o melhor de tudo, em poucos minutos estavam prontos para saborear com a família. Sem glúten, com pouco açúcar, levemente crocantes por fora e macios por dentro. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Pão de Frigideira sem Glúten

Esta é a versão da receita do sanduíche de frigideira que eu postei aqui. Sem glúten, super simples e rápido de fazer. Você pode utilizar as farinhas que quiser, aproveitando o que tiver disponível em casa. Siga as instruções de preparo e quantidades indicadas e faça o seu pão de frigideira.. Com esta receita você pode fazer sanduíches como eu fiz, ou pode também preparar deliciosas mini-pizzas. O que vale é a inspiração. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus

Cozinha Viva - Márcia Unfer

Nesta obra, a autora Márcia Unfer ,especialista em alimentação viva e consciente, descreve os princípios desta forma de alimentar-se, fornece dicas sobre utensílios, ingredientes e como podemos inserir hábitos saudáveis em nossas vidas. A obra contém 107 receitas fáceis, cruas, nutritivas e saborosas para você viver mais, e melhor.
COMPRE AQUI


Revista Vegetarianos, Edição 105 - Julho 2015

Saiu a Edição do mês de Julho da Revista dos Vegetarianos  com muitas informações e novidades sobre saúde, alimentação e bem estar.
COMPRAR / ASSINAR


Risoto Primavera na Panela de Ferro

Risoto é um dos meus pratos favoritos. Fácil e rápido de fazer, perfeito para uma refeição planejada de última hora e principalmente bom para aproveitar o que se tem na geladeira. Foi assim que eu fiz este risoto que chamei de primavera pelo lindo colorido que ficou depois de pronto. Fiz na panela de ferro. Nunca tinha feito risoto desta forma. Gostei do resultado, o sabor ficou incrível. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana