Muffin de Banana da Terra sem Açúcar e sem Farinha

Estou encantada com a banana da terra. Esta é a segunda receita que eu faço que ficou maravilhosa. Recentemente postei esta receita do blog Barbarelismus aqui, e achei muito fácil. O bolinho que a Bárbara fez ficou muito fofo e parecia delicioso. Fiquei sonhando em fazer, e quando encontrei banana da terra verde eu fiz estes muffins com a receita do bolo da Bárbara. Mais uma vez obrigada pela inspiração amiga! Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Salada Colorida de Lentilhas

Para dias de calor quando não apetece muito comida quente, nada melhor do que preparar uma salada de grãos com temperos, legumes e ervas. Além de saudável é deliciosa e nutritiva. Eu gosto muito de salada de lentilhas pela praticidade de preparo, pois cozinham mais rápido e você pode fazer rapidinho uma deliciosa salada como esta. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Arroz e Feijão com Guacamole e Molho Tipo Salsa - Barbarelismus

Um delicioso prato típico mexicano muito fácil de fazer. Não tem mistério, é só cozinhar cada ingrediente separado e depois montar. Só coisa simples, deliciosa e nutritiva em uma combinação de dar água na boca. Sugestão do blog Barbarelismus

Sal com Ervas Frescas

Diminua a quantidade de sal e aumente o sabor da sua comida com o sal aromatizado de ervas. Prepare o seu sal usando as ervas frescas ou secas, pimentas ou especiarias, e com isto estará diminuindo a ingesta de sal e cuidando da sua saúde. Fácil e rápido de fazer, econômico e muito saudável além de deixar a comida deliciosamente temperada. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


Batatas Crocantes em Meia Lua Assadas sem Óleo - Barbarelismus

Para quem gosta de batatas esta é uma receitinha deliciosa e light, e o melhor de tudo fácil de fazer. A dica de ferver as batatinhas antes de colocar no forno é maravilhosa!  Use os temperos que preferir, e se quiser pode acrescentar ervas secas. Sugestão do blog Barbarelismus


Bolo de Banana-da-Terra com Alfarroba (Sem açúcar e sem farinha)

Não conseguia imaginar como seria possível fazer um bolo com bananas sem açúcar e sem farinha, e fiquei muito surpresa com o resultado. Eu nunca tinha experimentado a banana-da-terra e muito menos preparado receitas com ela e fiquei muito interessada desde que postei aqui a receita deste bolo do blog Barbarelismus e gostei tanto que fui atrás de banana-da-terra para fazer o bolo que eu tanto queria provar.. O resultado foi muito melhor do que eu esperava. Ficou lindo e delicioso. Obrigada a minha querida amiga Bárbara que me ensinou a usar a maravilhosa banana. Virei fã! Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Sushi na Tigela - Barbarelismus

Se você não tiver arroz para sushi em casa não tem o menor problema, use qualquer outro e aproveite para utilizar seus ingredientes favoritos e matar a vontade de comer sushi de maneira fácil rápida e muito gostosa. Barbarelismus 

Bolinhos de Abobrinha sem Glúten

Preparei estes bolinhos para o almoço que fiz para a minha sogra de que veio me visitar. Sempre é uma festa cozinhar para ela, ela adora me ver preparando receitinhas, e damos muita risada juntas enquanto eu cozinho, e ela até me dá sugestões de background para fazer as fotos. Bom demais! Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Muffins de Maçã e Aveia - Barbarelismus

Adoro coisinhas fáceis e rápidas de preparar em dias que não estou com tempo para nada. Estes muffins são exatamente isto, deliciosos e muito fáceis de fazer. Se quiser fazer mais quantidades aumente as quantidades dos ingredientes.  Barbarelismus


Batatas Douradas na Frigideira com Tomilho e Alho

Gosto muito de assistir programas de culinária na TV, especialmente no canal Create, onde eu aprendo muito, e tenho a oportunidade de conhecer técnicas e receitas diferentes. Mesmo a receita não sendo vegana, eu me inspiro e vou para a cozinha tentar fazer a versão vegana. Para mim é um desafio, e eu adoro quando consigo um resultado tão bom como este que trouxe para vocês hoje. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Cookies de Manteiga de Amendoim e Aveia

Uma receita deliciosa e simples de fazer. Sugestão do blog Barbarelismus, que vem em sequência à postagem anterior da manteiga de amendoim que pode ser feita em casa. Se você gosta de amendoim, esta receita é perfeita. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Manteiga de Amendoim Caseira

Consumimos bastante manteiga de amendoim aqui em casa. Como o meu marido é americano, não precisa dizer o quanto ele gosta, e eu aprendi a gostar com ele. Gosto de fazer em casa porque além de ficar mais gostoso, é mais saudável e econômico. Nunca gostei das versões industrializadas, e por isto não me interessava muito, mas depois que me aventurei a fazer em casa fiquei fã e até experimentei o famoso sanduíche queridinho dos americanos, "peannut butter and jelly" que é pão com manteiga de amendoim e geleia. Não é que fica gostoso mesmo? Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


Trufas de Tâmaras Recheadas com Pasta de Amendoim - Barbarelismus

Sou fã de pasta de amendoim, então não foi surpresa nenhuma ter devorado essas trufas. As tâmaras são o segredo quando se procura um gosto caramelado nos doces. Usei meu chocolate crudívoro caseiro de óleo de coco para a cobertura, mas você pode usar qualquer chocolate vegano da sua preferência. Barbarelismus

Bifum com Legumes Refogados

Bifum é um macarrão de farinha de arroz muito fácil e rápido de preparar, e com ele você pode fazer verdadeiras maravilhas. Esta é a minha primeira experiência com o bifum, e foi mais fácil de fazer do que eu imaginava. Gosto muito, mas nunca tinha feito em casa. Depois desta primeira experiência, vou me animar a fazer outras receitas e compartilhar aqui com vocês. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


Baguete Semi-Integral de Fermentação Lenta

Mais uma receitinha deliciosa de pão com fermentação lenta. Esta técnica de fazer pães já é bastante conhecida por quem acompanha o blog pelas várias receitas que postei com opções de preparo e modelagem diferente baseadas na mesma receita básica de massa. Quando fiz a primeira baguete ainda não tinha comprado a forma especial, e fiz como deu, na assadeira retangular mesmo. Este foi o primeiro pão que eu fiz na forma de baguete. Amei, e guardei para dividir com vocês esta deliciosa experiência. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Salada de Pepino Japonês com Molho de Manjericão

Simples, refrescante e muito deliciosa, esta salada é uma entrada perfeita especialmente no verão.
Eu fiz esta saladinha no nosso verão aqui e aproveitei os temperos da hortinha orgânica. Este ano plantamos bastante manjericão bem miudinho e eu usei muito para fazer coisas deliciosas para nós. O pepino japonês combina perfeitamente com qualquer erva fresca e eu pessoalmente adoro colocar fatias de cebola roxa para incrementar o sabor. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


Sanduíche Vegano com Berinjela e pimentão Assado - Barbarelismus

Esta receita é daquelas do tipo “junta tudo que tem” e faz. Na verdade nem é uma receita, eu diria que é uma ideia do que fazer com as suas sobras. Barbarelismus.


Salada de Batata Baroa com Maionese Vegana

Esta é a minha primeira receita com batata baroa, ou melhor com parsnip, que é da mesma família, e tem um sabor muito similar. Já comi batata baroa no Brasil, mas nunca tinha tido a oportunidade de fazer nenhuma receita com ela.  Fiquei super feliz com a minha primeira experiência, e agora que sei onde encontrar, vou comprar mais vezes e experimentar outras possibilidades. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Antepasto de Berinjela com Azeitonas

Uma receita muito saborosa que você pode servir como entrada acompanhando fatias de pão francês quentinho, torradinhas, pão sírio, ou como preferir. Aqui em casa adoramos esta combinação de azeitonas, berinjela e temperos, e eu gosto muito de usar também como recheio de sanduíches, ou mesmo acompanhando saladas de folhas verdes. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Nachos Incríveis - Barbarelismus

O prato faz jus ao nome. É a melhor forma de curtir esse famoso prato mexicano, mas de uma maneira muito mais saudável. Parece trabalhoso, mas é só se organizar que fica facinho de fazer.


Espaguete com Molho de Tomate e Pimentão

Macarrão é sem dúvida o meu prato preferido. Uma macarronada com molho de tomates faz a festa para mim, especialmente se for espaguete. Tanto para uma refeição rápida como para algo mais especial, vale a pena investir neste prato simples de fazer e delicioso. Eu servi este espaguete com um molho caseiro de tomates bem maduros, alho e pimentão vermelho e como acompanhamento fiz uma salada mista de legumes e verduras. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Bolo de "Chocolate" Autoimune - Barbarelismus

Esse bolo é para qualquer pessoa que sofra de alergia alimentar. Muito embora eu não goste muito de alfarroba, achei o bolo incrivelmente saboroso! Totalmente vegano, sem açúcares processados, sem oleaginosas, sem chocolate e sem farinha. Uma mistura maravilhosa de purê de abóbora, alfarroba, banana-da-terra e banana normal! Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitasBarbarelismus

Pimentão Recheado com Lentilhas

O que fazer quando se tem dois pimentões lindos e coloridos, e um pouco de lentilhas cozidas?Pimentão recheado! Pois foi o que eu fiz com estas duas lindezas, e ficou bom demais! Este foi o nosso jantar no fim de semana passado, e eu servi com arroz e salada de folhas verdes e legumes. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


Bolo de Baunilha sem Glúten

Esse bolo é dos deuses e foi minha primeira experiência com aquafaba (a água do grão-de-bico); parece mesmo ser a nova geração de substitutos de ovos! Adorei. Em geral, dizem que 3 colheres de sopa de aquafaba substituem um ovo, mas acho que isso não é uma regra fixa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. Barbarelismus


Queijo Vegano Prático - Barbarelismus

Eu já experimentei uma infinidade de queijos veganos, mas o que essa tem de interessante é o queijo poder ser fatiado e derretido. É super simples e rápido de fazer, além de ter menos calorias do que qualquer outra receita de queijo vegano feito com oleaginosas. Usei um creme de soja para que o resultado ficasse mais grosso, funcionou muito bem. Como eu sempre digo, acho queijos veganos sem o nutritional yeast um pouco sem graça. Se você realmente curte o veganismo, esse ingrediente é um item básico na sua cozinha. Barbarelismus.

Kasha de Trigo Sarraceno

O trigo sarraceno, apesar do nome “trigo”, é um alimento repleto de nutrientes e totalmente livre de glúten. O Kasha é um prato com sarraceno tostado servido na Rússia e na Polônia, também típico da culinária judaica. O trigo sarraceno é perfeito para substituir o arroz de forma muito saudável e nutritiva. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus

Pãozinho de Fermentação Lenta com Trigo Sarraceno e Gergelim

Gosto de fazer este pão nos finais de semana porque tenho mais tempo e posso fazer para o café da manhã. Bom demais tomar um café e saborear esta delícia de pãozinho quente. Esta é a primeira vez que eu uso farinha de trigo sarraceno para fazer o pão de fermentação lenta. Misturei com farinha integral e branca. Amei o resultado, o pão ficou lindo, escurinho e muito macio, e o sabor foi incrementado com sementes de gergelim. Se você quiser experimentar estes pãezinhos pode usar qualquer tipo de semente como chia, gergelim, linhaça ou o que você preferir. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Cookies Crocantes de Farinha de Coco - Barbarelismus

Estes biscoitinhos são sequinhos, crocantes e deliciosos. Quando eu era pequena chamava biscoitinhos assim de “engasga-gato”, porque eles são mais secos que os normais devido à farinha de coco. Acho uma delícia! E ainda são super práticos, pois assam em apenas 8 minutos. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. Barbarelismus.

Risoto de Tomates com Pimentão Vermelho

Um risoto de tomates é sempre muito bem vindo aqui em casa, e eu gosto muito de incrementar o sabor adicionando temperos, legumes e ervas diferentes sempre que faço. Desta vez eu misturei com pimentão vermelho assado que cortei em tirinhas e misturei ao refogado que foi temperado com páprica. Ficou uma delícia, e eu servi com salada de folhas verdes. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Bombons com Cobertura de Chocolate Amargo

Estes bombons são uma delícia e ficaram mais saborosos ainda com a cobertura de chocolate que eu fiz. Esta receita é muito versátil e as possibilidades de substituição de ingredientes são muitas. Você pode substituir as castanhas de caju por castanhas do pará, nozes ou amendoim, e as tâmaras por ameixas pretas ou damascos. Muito fácil e rápido de fazer, sem açúcar e sem gordura. Uma opção saudável de comer doce. Vale a pena experimentar. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


Salada de Lentilha com Cenouras

Uma ideia muito boa para aproveitar sobras de lentilha cozida. Não pode ser mais fácil de fazer, basta misturar as lentilhas com legumes, ervas e temperos e você tem uma saladinha deliciosa e nutritiva. Experimente, você vai se surpreender com o sabor desta salada. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


Caponata de Berinjela e Pimentão

Para quem gosta de berinjela como eu, esta receita é tudo de bom. Para mim berinjela é deliciosa em qualquer forma de preparo. Eu simplesmente adoro e faço om frequência aqui em casa. Este antepasto fica uma delícia servir com fatias de pão fresco quentinho, com torradas, como acompanhamento de saladas, recheio de sanduíches ou como Você preferir. O ideal é deixar na geladeira e servir no dia seguinte. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Trufas de Café Expresso com Aveia - Barbarelismus

Uma receita muito interessante compartilhada pelo blog Barbarelismus. Eu simplesmente adoro estas trufas, e acho muito simples de fazer, e o resultado sempre é muito bom. Nunca fiz com café, e quero experimentar porque imagino que deve ficar uma delícia. Uma excelente dica para fazer docinhos saudáveis, nutritivos e muito saborosos. A receita original em inglês tem um vídeo muito bom e fácil de entender. Vale a pena assistir o vídeo antes de fazer a receita. Clique aqui para assistir o vídeo.


Hambúrguer Vegano com Beterraba

Esse hambúrguer é bom demais! O sabor defumado é incrível. Eu venho mantendo lotes dele congelados. Ficam ótimos com pasta de cogumelos em sanduíches. A versão original usa ovo e foi adaptada aqui com * "ovo" de chia. A versão daqui também não foi frita, e sim assada, o que com certeza é definitivamente muito melhor. Barbarelismus

Salada de Feijões com Molho Cítrico

Além de deliciosa, esta salada é muito nutritiva por ser rica em vitaminas, proteínas e fibras, podendo ser servida como refeição principal especialmente no verão. Você pode adicionar legumes diversos e enriquecer a sua salada com ervas frescas e temperos de sua preferência. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Brownie Crudívoro de Chocolate com Cobertura de Lúcuma - Barbarelismus

Brownies crudívoros são o máximo. Também são cheios de nutrientes e facílimos de fazer. Como eu tinha lúcuma em casa, não hesitei em testá-los. Se você não souber o que é lúcuma (veja sobre ela aqui) ou não tiver em casa, substitua por cacau em pó. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus

Bruschetta de Tomate com Manjericão

Eu simplesmente adoro bruschetta, e estava sonhando em fazer uma receita bem legal para postar aqui para vocês da minha preferida, que é a mais simples, com tomate, alho e manjericão fresco. Usei o manjericão da nossa hortinha, aproveitei os últimos galhos para esta receita. Ficou uma delícia, e eu quero repetir a receita com algumas variações de ingredientes. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Tigela de Lentilhas com Homus de Pimentão Assado - Barbarelismus

Quando via foto dessa tigela pensei imediatamente: meu Deus, tão fácil e tão nutritivo! Tem quinoa, folhas verdes, vegetais crus… Você pode cozinhar/preparar tudo separadamente, conservar na geladeira e depois só montar na hora de servir. Fiz isso 3 dias seguidos em uma semana que eu estava extremamente ocupada e precisava de uma opção simples e eficiente para jantar. Esqueci de colocar o coentro fresco antes de tirar a foto, mas depois comi com ele. Barbarelismus

Torta de Maçã com Bananas

Esta receita foi totalmente improvisada. Tinha muita banana madura e maçãs que havia ganhado de uma colega. Queria fazer uma sobremesa suave, com pouco açúcar e sem glúten, e acabei fazendo uma torta sem farinha que ficou pronta rapidamente e ficou muito gostosa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Torradas com Abacate e Grão de Bico Crocante

Uma sugestão deliciosa e nutritiva do blog  Barbarelismus. Basicamente é uma mistura de abacate com grão-de-bico crocante servidos sobre torradas sem glúten. Ficou lindo e muito apetitoso, e se acompanhado de salada pode ser um delicioso almoço, porque a combinação dos ingredientes é perfeita e riquíssima em nutrientes que formam uma refeição completa. Use o pão que você preferir para fazer as torradas. Na medida do possível utiliza ingredientes orgânicos para as suas receitas. 

Feijão Tropeiro Vegano

Friozinho chegando por aqui, e com ele a vontade de fazer comidinhas quentes e deliciosas como feijão. No sul chamamos de feijão mexido, e é um prato muito popular e apreciado especialmente no inverno. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

"Carne" de Jaca Verde

Use em sanduíches, como recheio de suflês, em empadões… Há uma infinidade de possibilidades! Carne de jaca se parece com frango desfiado, mas tem a vantagem de, além de ser vegana, ser muito mais saborosa. Esta receita é da querida amiga blogueira Marli, que cuida do incrível blog Na Casa da Ma.
Sugestão do blog Barbarelismus