Bolo de Maçãs com Laranja

Este é um dos primeiros bolos veganos que eu fiz, e estou repetindo esta receita depois de muito tempo. Ficou uma delícia e eu já estou planejando fazer novamente com algumas variações. Quero fazer na forma redonda porque acho que deve ficar mais bonito para decorar com as fatias de maçã, e pensei em colocar nozes moídas na massa. Aguardem que logo vem outra receita baseada nesta maravilhosa inspiração. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

E por falar em inspiração, vou contar para vocês como surgiu a inspiração para esta receita. Em 2011 eu recém tinha me tornado vegana e estava completamente deslumbrada em testar receitas e aprender a fazer comida vegana, e os bolos me intrigavam, porque achava impossível um bolo vegano ficar bom. Vi esta receita em um álbum no facebook. A dona do álbum, Priscila Bagli, tinha a descrição e foto do bolo. Fiquei super interessada e testei a receita que ficou simplesmente maravilhosa. Nunca mais esqueci deste bolo, e sempre pensava em repetir. A receita nunca foi postada aqui no blog, porque as fotos que eu fiz ficaram muito feias na época e eu nunca quis postar. Apesar de o bolo ter ficado maravilhoso, eu achei melhor não postar por causa das fotos fora de foco que fiz na época. Esperei pela oportunidade de refazer a receita com calma, fotografando o passo a passo para então poder compartilhar com vocês. Fiz a minha versão da receita com algumas modificações, espero que gostem como nós gostamos aqui em casa.


Este bolo é incrivelmente delicioso. Imagine a base com fatias de maçã e suco natural de laranja, com um toque de canela e limão. A massa fofinha e a cobertura crocante com fatias de maçã e um pouco de canela. O resultado é um bolo com um sabor bem diferente, deliciosamente cítrico.


Veja na foto abaixo a imagem da parte de cima e da parte de baixo do bolo. As maçãs misturadas com o suco de laranja, açúcar e canela formam uma calda maravilhosa na base do bolo depois de assado. E a parte de cima fica dourada e crocante. Um contraste delicioso de textura e sabor.




INGREDIENTES PARA O BOLO

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar 
  • 1 xícara de suco de laranja
  • 1/3 xícara de óleo vegetal
  • 1/4 xícara de purê de maçã
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • uma pitadinha de sal


INGREDIENTES PARA A BASE E COBERTURA 


  • 4 maçãs fatiadas
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1/2 xícara de suco de laranja
  • suco de 1/2 limão
  • canela em pó


PREPARO 





Comece preparando as maçãs. Lave, descasque e remova as sementes. Corte em fatias finas e disponha em um prato grande. Esprema o limão sobre as fatias de maçã a medida que for cortando para evitar que as mesmas escureçam. 






Salpique 1 colher de açúcar misturada com um pouco de canela sobre as fatias de maçã misturando delicadamente. Reserve. 






COMO FAZER O PURÊ DE MAÇÃ:

Descasque e tire as sementes de uma maçã bem madura. Corte em pedaços pequenos, esprema um pouco de limão para não escurecer, e bata no liquidificador ou processador até conseguir um purê. Não precisa fazer um purê tão lisinho, se ficar algum pedaço de maçã não tem problema, porque vai ficar muito delicioso no final. Eu usei o purê de maçã para substituir os ovos nesta receita e deixar a massa bem fofinha. Se você quiser pode usar a semente de linhaça moída hidratada em água. Use 2 colheres de semente de linhaça moída diluídas em 6 colheres de água, e utilize na receita no lugar do purê de maçã. 


PREPARO DA MASSA DO BOLO





Em uma vasilha grande coloque 2 xícaras de farinha de trigo. Eu usei a farinha branca. Se você quiser pode fazer meio a meio integral.







Adicione 1 xícara de açúcar. Evite usar refinados. Use açúcar demerara ou açúcar cristal não refinado mais escuro, se possível orgânico. 




Adicione uma pitadinha de sal e misture bem os ingredientes secos. 




Adicione o purê de maçã ou a semente de linhaça hidratada. Misture à farinha. Um ou outro substituem os ovos nesta receita e vão deixar a massa do bolo bem fofinha.






Adicione aos poucos 1 xícara de suco de laranja misturando bem e alternando com o óleo.






Adicione 1/3 de xícara de óleo alternando com o suco de laranja e misturando bem aos ingredientes secos. 






Depois de misturar todos os ingredientes, bata a massa até ficar bem lisinha e homogênea. Não é necessário usar a batedeira, eu fiz na mão mesmo. Não acrescente ainda o fermento, deixe para acrescentar no final. Reserve a massa e prepare o prato para assar o bolo.





Prepare os ingredientes para a base do bolo. Misture 1/2 xícara de suco de laranja natural com 2 colheres de açúcar.






Unte uma forma ou prato refratário no formato que desejar. Despeje a 1/2 xícara de suco de laranja adoçado.







Forre a base da forma com as fatias de maçã que ficaram no açúcar e canela. Depois que cobrir o fundo da forma, coloque umas fatias na parte lateral.



As fatias de maçã se misturam ao suco de laranja e vão formar uma deliciosa calda depois de assadas. Reserve e volte a preparar a massa do bolo. Ligue o forno para pré-aquecer a 180C.





Termine de preparar a massa do bolo. Acrescente 1 colher de sopa de fermento em pó misturando delicadamente à massa, tendo o cuidado de não bater.









Despeje a massa delicadamente sobre as fatias de maçã na assadeira.





A massa do bolo vai cobrir as fatias de maçã, deixando apenas a pontinha das fatias da lateral. Se for necessário espalhe bem com o auxílio de uma espátula.






Cubra a massa com o restante das fatias de maçãs lado a lado como mostra a imagem. Misture 1 colher de sopa de açúcar com 1 colher de chá de canela em pó e salpique esta mistura sobre as fatias de maçã.






O bolo está pronto para assar, e o forno já deve estar aquecido.







Eu peguei uma colher pequena e "ajeitei" as fatias de maçã empurrando levemente a parte interna para dentro da massa do bolo para dar um efeito mais bonito depois de assado. Isto é opcional, faça se quiser. Leve o bolo para assar no forno pré aquecido por mais ou menos 30 minutos.





Asse por mais ou menos 30 minutos ou até que esteja dourado. Faça o teste do palito para ver se a massa está totalmente assada. Se for necessário deixe mais alguns minutos no forno.





Espere o bolo esfriar completamente para cortar. Veja como a massa fica macia e fofinha e a cobertura crocante.





Prepare um chá ou café para servir com o bolo. Bom apetite!






ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

36 comentários

  1. Esse bolo parece maravilhoso, com certeza vou testar aqui em casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chaiane, tudo bem?

      Muito obrigada por acompanhar o blog, pela visita e pelo recadinho tão fofo!
      Se fizer o bolo volta aqui para me contar como ficou, espero que gostes.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Vou testar. Esse bolo parece maravilhoso de bom! Poderia trocar a farinha de trigo por farinha de arroz? Acha que faria certo? Adoro seu blog, Lori.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Pode fazer a versão sem glúten usando outros tipos de farinha, e a farinha de arroz é uma ótima alternativa. Talvez a massa não fique tão fofinha, mas com certeza o sabor vai ficar maravilhoso porque esta combinação de maçãs com suco de laranja e canela fica muito boa no final. Se fizeres a versão sem glúten escreve para me dizer como ficou. Espero que gostes.

      Um grande abraço, muito obrigada pela visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Eu fiz hoje e ficou maravilhoso! Muito obrigada por fazer o passo a passo e com foto. Facilitou muito pq não entendo muito de cozinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leane, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por compartilhar conosco a tua experiência com a receita. Fiquei muito feliz em saber que gostaste do bolo. Este é um dos meus favoritos, adoro o contraste dos sabores da maçã e laranja. Tudo de bom!
      Na medida do possível, todas as receitas novas agora tem fotos do passo a passo. Acho super importante porque sei que facilita a vida de muita gente. A imagem vale mais do que mil palavras, rsrsrs
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Acabei de fazer e ficou maravilhoso! Perfeito para a tarde fria que está fazendo em São Paulo. Muito obrigada por compartilhar a receita.
    Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati, tudo bem?

      Seja bem vinda querida! Fiquei muito feliz em saber que fizeste o bolo e como dizes, ficou maravilhoso! Bom demais receber este recadinho. Pois eu estou sabendo que está muito frio no Brasil agora. Nada mais gostoso do que um bolinho delicioso quando está frio, especialmente se for acompanhado de um chá bem quentinho. Agradeço muito por acompanhares o blog. Adorei a tua visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Hum...deve ser muuuuito bom....vou fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Beth, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga, e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Fico feliz que gostaste da receita. Este bolo é uma delícia, e se fizeres, espero que gostes assim como nós gostamos aqui em casa. Me conta como ficou! Adorei tua visita, venha mais vezes!

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Olá Loris! tudo bem?
    Amei essa receita, seu blog é fantático!
    Por favor me diga como faço esse pure de maçã? quero muito fazer esse bolo.
    Abraços!
    Ana Cristina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ana Cristina, tudo bem?

      Seja muito bem vinda amiga. Fico feliz em tê-la aqui e agradeço muito por acompanhar o blog e vir me visitar. O purê de maçã é simples de fazer. Eu explico na receita, e agora coloquei em destaque para facilitar o entendimento. Veja como se faz, copiei e colei aqui a explicação do preparo.

      COMO FAZER O PURÊ DE MAÇÃ:

      Descasque e tire as sementes de uma maçã bem madura. Corte em pedaços pequenos, esprema um pouco de limão para não escurecer, e bata no liquidificador ou processador até conseguir um purê. Não precisa fazer um purê tão lisinho, se ficar algum pedaço de maçã não tem problema, porque vai ficar muito delicioso no final. Eu usei o purê de maçã para substituir os ovos nesta receita e deixar a massa bem fofinha. Se você quiser pode usar a semente de linhaça moída hidratada em água. Use 2 colheres de semente de linhaça moída diluídas em 6 colheres de água, e utilize na receita no lugar do purê de maçã.

      Quando fizeres o bolo, me conta como ficou. Espero que gostes. Um grande abraço, venha sempre me visitar, vou adorar bater papo contigo novamente.

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Oi Lori querida, fiz nesta tarde e estou provando esta delícia agora... O perfume de maçã com canela pela casa está maravilhoso que nem consegui esperar o marido chegar...
    Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Nossa, que maravilha ler este recadinho tão fofo! Cheguei a sentir daqui o perfume do bolo como descreves. Eu adoro este cheirinho de bolo assando, dá uma sensação de aconchego, de lar, tudo de bom! fico muito feliz que gostaste da receita, e agradeço muito por escrever comentando. Bom tê-la aqui, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  8. Lori, fiz hoje e ficou simplesmente maravilhoso! Amei muito a receita. ninguem acreditou q não tinha ovo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Que alegria saber que fizeste o bolo e ficou maravilhoso! Bom demais quando conseguimos fazer uma receita que agrada e surpreende as pessoas não é mesmo? Muito obrigada por escrever comentando sobre a receita, adorei a tua visita, venha sempre por aqui pra trocar ideias comigo!

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  9. Olá!! Já sigo você há uns tempos mas sempre caladinha no meu canto! Mas hoje eu tenho que falar! Que bolo maravilhoso! Fiz e aprovei!! Com certeza uma receitinha deliciosa a juntar às minhas favoritas! Estou na fase de transição para veganismo, e este bolinho veio provar que é possível comer coisinhas deliciosas sem ovos, leite e afins!! Muito obrigado pela partilha! Beijo! Susana (Portugal)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Susana, tudo bem querida?

      Que bom saber que acompanhas o blog há tempo, fico feliz e muito agradecida por isto. Obrigada por escrever comentando sobre a tua experiência com a receita, fico muito honrada que a minha receitinha esteja na tua lista de favoritas! Fico feliz em saber que estás na fase de transição para o veganismo, e que de alguma forma consigo te inspirar com as minhas receitas. Adorei a tua visita, venha sempre e me conte como está a tua trajetória vegana. Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  10. Olá!! Já sigo o seu blog há uns tempos, mas sempre caladinha no meu canto! Ah mas hoje eu tenho que falar!! Que bolo delicioso!! Fiz e aprovei! Acabei de comer uma fatia deeessseeeee tamanho!! Delicioso mesmo!! Mais uma prova que é possível fazer bolo assim maravilhoso sem o ovo e o leite e a manteiga, que só de falar já me dá tontura... Muito obrigado pela partilha!! Também partilhei o link na minha página de facebook! Beijo e obrigado! Susana (Portugal)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Susana,

      Resolvi postar os teus dois recadinhos, mesmo que sejam quase iguais, porque neste segundo comentas que partilhaste a receita na tua página do Facebook e eu quero te agradecer muito por este carinho! Um grande abraço amiga de Portugal!

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Ahah pois eu escrevi o segundo recadinho porque no primeiro deu erro! Afinal não tinha erro nenhum! Beijo :)

      Excluir
    3. Oi Susana, tudo bem?

      Imagine, eu fiquei feliz em receber teus recadinhos, li e vi que tinha alguma coisa a mais e por isto postei os dois, e agora tem mais um. um grande abraço amiga, um ótimo final de semana para ti. Venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  11. Wow! Fiquei com água na boca! Não dou sorte com bolos veganos, sempre acho que ficam "solados". Vou tentar, é simples e parece muito bom! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yasmim, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita e comentário. Que bom que tu gostou desta receita. Vale a pena experimentar, fica uma delícia além de ser realmente muito simples de fazer. Se fizeres, me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  12. Eu fiz! Que bolo divino e maravilhoso! Obrigada pela receita! Acompanho e Amo seu blog! Parabéns e muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janine, tudo bem?

      Que bom saber que gostaste do bolo, fico muito feliz em saber e agradeço pelo teu comentário tão carinhoso. Obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes, vou ficar feliz em te ver por aqui.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  13. Boa tarde, Lori Ellis.
    Primeiramente parabéns pelo Blog, acompanho e já algumas receitas.
    Faço bolos, mas ainda não fiz em forma de vidro, minha dúvida é como unta a forma de vidro? Muito obrigado, Paz e Luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Osmarastafari, tudo bem?

      Seja bem vindo e muito obrigada pela gentileza das tuas palavras. Fico feliz que gostaste da receita e queres experimentar. Eu gosto muito de assar bolos em formas de vidro refratário ou cerâmica, como a que usei nesta receita. Dependendo do tamanho ou formato do bolo eu uso e sempre ficou legal. Para untar é a mesma coisa que as formas de metal, com óleo ou creme vegetal ou manteiga vegana. As vezes eu também uso óleo de coco. Unte generosamente para que não grude no fundo. O material da forma não faz nenhuma diferença no resultado desde que tu untes bem a forma. No caso desta receita depois de untar tu vais despejar o suco de laranja para então continuar com a receita conforme as instruções das imagens e descrição da receita.
      Mas mesmo sendo outra receita que não utilize o suco de laranja no fundo, pode ser utilizado o prato refratário de vidro, sem problemas. Espero ter esclarecido a tua dúvida. Se fizeres a receita me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Boa noite, Lori Ellis.
      Primeiramente muito obrigado por me responder.
      Fiz o bolo e ficou INCRÍVEL, a minha mulher AMOU e agora é um dos bolos preferidos dela.
      Amamos o seu blog, parabéns.

      Um grande abraço, Paz e luz!


      Excluir
    3. Boa noite Osmar, tudo bem?

      Que bom que voltaste para me contar sobre o resultado da receita, adorei saber que vocês gostaram e especialmente porque o bolo foi aprovado e já está entre os preferidos da tua esposa. Se fizer outra receita escreve para me contar como ficou e se vocês tiverem alguma dúvida pode escrever que eu vou ficar feliz em ajudar. Um grande abraço aos dois e espero ver vocês aqui novamente. Muita paz e luz para vocês também!

      Lori Ellis

      Excluir
  14. é possivel fazer sem açucar, talvez com passas hidratadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Para fazer a receita usando passas hidratadas ou tâmaras, eu sugiro que depois de deixar hidratar qualquer uma fruta seca que quiser usar na receita, prepares uma pasta batendo no liquidificador para que o sabor se misture melhor na massa toda. Se simplesmente colocares as passas hidratadas o bolo não vai ficar docinho, mas se usar a pasta como eu falei, o resultado será bem melhor. Veja como preparar neste link. Eu fiz o caramelo de tâmaras, mas tu podes fazer a mesma receita usando passas de uva. Pode fazer com a preta ou a branca, sendo que se fizer com a preta o bolo vai ficar mais escuro. Espero ter ajudado, se fizer o bolo me conta como ficou.

      http://blog.veganana.com.br/2015/08/caramelo-de-tamaras.html

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  15. Primeiramente parabéns pelo trabalho maravilhoso que fazes no blog. Já testei a receita e simplesmente amei. Agora uma dúvida: será que dá para fazer com banana no lugar da maçã? Ganhei um monte e queria fazer algo gostoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Taise, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Fico super feliz em saber que gostaste da receita e que foi aprovada. Pode fazer com qualquer fruta como banana, abacaxi, pêssego, ameixas, morangos, ou o que mais tu imaginar. Fica muito bom com uvas também. Me conta se tu gostou quando fizeres. Se tu tem bastante banana também pode congelar para fazer sorvete vegano misturando com chocolate, morangos ou outras frutas. Basta bater a banana congelada no liquidificador e misturar alguma fruta. O sorvete fica maravilhoso, bem docinho e não precisa adicionar mais nada além de frutas ou alguma oleaginosa. Um grande abraço, adorei a visita, volte mais vezes que eu vou ficar feliz em te ver por aqui!

      Lori Ellis

      Excluir
  16. Olá Lori Ellis.
    Tudo bem por aqui, ainda mais depois de saborear novamente dessa receita, agora com bananas no lugar da maçã, deu muito certo! Obrigada pela dica do sorvete, pela atenção e por partilhar tanto conhecimento e tanta luz. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taise,

      Que bom te ver aqui novamente e melhor ainda é saber que fizeste o bolo de novo! Muito legal, com bananas fica tudo de bom! Eu já fiz a mesma receita com abacaxi, e se tu gostas de abacaxi, vale super a pena experimentar. Só troca a fruta e faz o restante da mesma forma. Fica sensacional! Também pode fazer com uvas pretas. Use a imaginação e invente cada vez uma receita diferente somente modificando a fruta e se quiser pode acrescentar alguma especiaria como canela e cravo, que combine com a fruta que vais usar. Ah, o sorvete é um ótimo acompanhamento mesmo, deu água na boca aqui só de lembrar, vou fazer de novo! Um grande abraço, adorei a tua visita, venha sempre trocar figurinhas comigo! Uma ótima semana!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis