sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Chips de Banana-da-Terra (Assados)

Nunca tinha experimentado banana-da-terra até começar a postar as deliciosas receitas do blog Barbarelismus. Fiquei curiosa e fui em busca de banana da terra. Comecei a testar algumas receitas e simplesmente amei. Estes chips ficaram maravilhosos, não duraram muito tempo aqui em casa. Se você não encontrar ou não quiser usar banana-da-terra, substitua por mandioquinha, batata baroa ou qualquer tipo de batata. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana
Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 2 porções
Preparação: 35 minutos 




INGREDIENTES
  • 1 banana-da-terra 
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva (ou óleo de coco) 



MIX DE TEMPEROS
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast /levedura nutricional (opcional)
  • 1 colher de chá de páprica em pó (eu usei a defumada)
  • 1/2 colher de chá de cominho em pó 
  • 1/2 colher de chá de alho em pó
  • 1 colher de chá de cebolinha picada
  • 1 colher de chá de Fumaça Líquida (opcional)
  • 1 colher de chá de salsinha desidratada (pode usar orégano)
  • 1/2 colher de chá de sal
  • pimenta-do-reino a gosto


PREPARO

Reúna todos os ingredientes que vai precisar para esta receita. Use combinação de ervas e temperos que você mais gosta. Pré-aqueça o forno em 180˚C. Descasque a banana e corte em rodelas finas.


Prepare o mix de temperos. Se você não tiver nutritional yeast ou fumaça líquida não se preocupe, use apenas as ervas e temperos que tiver em casa fazendo a combinação do seu agrado.


Eu usei páprica defumada, cominho e alho em pó. Um pouco de fumaça líquida deu um toque defumado delicioso nos chips. Este ingrediente também é opcional. Se você não tiver, nem se preocupe, faça a receita como você puder, usando o que tem disponível em casa.


Coloque as rodelas de banana em um prato fundo e regue com o azeite de oliva ou o óleo que preferir utilizar. Use a quantidade apenas para envolver as rodelas de banana e com isto ajudar a grudar os temperos.


 Misture bem as rodelas de banana-da-terra para incorporar bem o azeite ou óleo.


 Adicione o mix de  temperos e misture bem até cobrir tudo. 


Forre uma assadeira com papel manteiga (vegetal) e disponha as rodelas de banana com o mix de temperos e leve ao forno pré-aquecido para assar por 12 minutos. Depois disto vire as rodelas e deixe assar por mais 12 minutos ou até atingir a textura desejada.


Sirva imediatamente enquanto ainda está quentinha e crocante. Se sobrar é melhor reaquecer para ficar crocante novamente. Eu servi com um molho de mostarda que fiz com maionese vegana, mostarda dijon e páprica. Ficou muito delicioso. Se você quiser fazer um molho assim, use a base de maionese e misture o que desejar.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis