Fudge Vegano Crudívoro com Cobertura de Morango - Barbarelismus

Sem palavras para descrever esse fudge. Uma pena que a época de morango já acabou. O bolo é crudívoro e delicioso; a cobertura é simplesmente demais. Barbarelismus



FUDGE CRUDÍVORO DE CHOCOLATE


  • 3 xícaras de nozes ou nozes-pecã
  • 1 xícara bem cheia de tâmaras sem caroço, amolecidas em água quente por alguns minutos
  • 2/3 de xícara de cacau puro em pó
  • 1/4 de colher de chá de sal do Himalaia ou marinho
  • 1/4 de xícara de óleo de coco
  • 1 a 2 colheres de sopa de xarope puro de tâmaras ou maple syrup


MODO DE FAZER:

Processe primeiro as nozes e, em seguida, adicione as tâmaras. Processe até que vire uma massa pegajosa (cuidado para não queimar seu processador, pulse de tempos em tempos e use uma espátula para ir desgarrando as partes grudadas nas laterais). Despeje em uma tigela grande e adicione os outros ingredientes. Amasse bem com as mãos trabalhando na massa (ou use luvas) até obter uma massa uniforme.

Pressione metade da mistura do bolo/fudge no fundo de uma fôrma pequena com fundo removível. Coloque na geladeira para endurecer por pelo menos 2 horas antes de adicionar a cobertura.



COBERTURA DE MORANGO:

Sugiro reduzir a quantidade de morangos se você NÃO usar açúcar (eu reduzi porque usei um mix de xilitol com eritritol).



INGREDIENTES

  • 1 xícara cheia de morangos frescos (175 g), sem caule e limpos (secos)  OU  1/3 de xícara se não usar açúcar normal
  • 1/2 xícara de manteiga de coco (NÃO é óleo de coco!), amolecida em banho-maria antes de medir
  • 3/4 xícara de açúcar demerara (usei um mix de Xilitol + Eritritol porque não tinha açúcar)
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • pitadinha de sal

OPCIONAL:  1/2  a  3/4 de colher de chá de pó de beterraba para deixar mais rosado, eu não usei).



COMO FAZER:

1. Certifique-se de seguir o procedimento na ordem exatamente listada.

2. Meça os morangos, remova os caules e folhas e corte-os na metade. Coloque-os em um processador e processe até que virem líquido.

3. Derreta a manteiga de coco em banho-maria até que vire líquido, só então meça ½ xíc. dela para a receita. Adicione ao processador onde estão os morangos e processe rapidamente até virar uma pasta uniforme. Adicione o resto dos ingredientes e processe novamente, usando uma espátula para raspar as laterais de tempos em tempos. Processe por mais ou menos um minuto até que vire uma pasta totalmente lisa.

4. Despeje em um recipiente de vidro e deixe resfriar na geladeira por pelo menos 24 horas para endurecer. A manteiga de coco depois de gelada vai deixar a mistura aguada mais encorpada.

5. A cobertura é a quantidade perfeita para uma camada de um bolo de cerca de 22 cm de diâmetro. Dobre ou triplique se for fazer um bolo duplo.

Receita original da cobertura em inglês é do site Vegan 8: Veja aqui.


O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog Barbarelismus clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Da pra trocar a manteiga de coco por outra manteiga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Pode trocar sim, se conseguires um creme vegetal vegano pode usar sem problemas, seguindo as instruções da receita. Se fizeres volta para nos contar como ficou. Espero que gostes da receita.
      Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá Lori. No Brasil, não sei se temos xarope puro de tâmaras ou maple syrup.
    Temos mel de agave ou melaço de cana. qual seria uma boa substituição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Lucia, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar.
      O xarope de tâmaras pode ser feito em casa e é muito simples de fazer. Deixa as tâmaras de molho de um dia para o outro na geladeira de preferencia em um recipiente de vidro e no dia seguinte liquidifica tudo até conseguir uma espécie de pasta, e se quiser mais líquido tipo xarope basta acrescentar mais água e bater. Veja esta receita que eu tenho aqui no blog que explica bem direitinho como fazer.

      http://blog.veganana.com.br/2015/08/caramelo-de-tamaras.html

      Quanto ao melado (melaço) pode ser uma ótima substituição e eu uso muito nas minhas receitas. Sei que o maple syrup é difícil de encontrar no Brasil e também sei que é muito caro, então sempre coloco a possibilidade de substituir pelo melado. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida estou à disposição. Um grande abraço!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis