Queijo de Castanhas de Caju Assado

Desde que postei esta receita do blog Barbarelismus, fiquei sonhando em fazer este queijo e imaginando a delícia que deveria ser. Ficou maravilhoso, eu simplesmente amei e quero repetir com outros sabores e formatos. Se você gosta de queijo, esta receita é perfeita. Diferente e incrivelmente deliciosa. Super recomendo, vale a pena experimentar, é simples de fazer e o resultado é excelente. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

O meu queijo não ficou tão bonito como o da Bárbara, mas ficou muito delicioso. Eu acabei me empolgando e coloquei amêndoas laminadas em cima do queijo antes de assar. Ficou uma delícia o crocante das amêndoas em contraste com a cremosidade do queijo. O problema é que depois que eu coloquei as amêndoas achei que ficou muito parecido com cookie, um bolo, um bolachão, e não tinha nada que eu pudesse fazer, resolvi deixar assim mesmo. Acabei rindo de mim mesma por ter feito um queijo parecendo um cookie grande olhando de cima, rsrsrs

Eu segui a receita do blog Barbarelismus, com algumas alterações nos temperos. No usei mostarda Dijon porque não gosto muito, usei a normal. Usei fumaça líquida que deu um delicioso sabor defumado ao queijo. Separei um mix de ervas que vocês vão poder ver nas fotos mas no final acabei mudando de ideia e coloquei as amêndoas em cima do queijo. Quando fizer novamente quero modelar mais redondo tipo uma bolinha e vou colocar ervas e sementes. Já estou aqui sonhando com o próximo queijo de tanto que gostei deste.



INGREDIENTES

  • 1 xícara de castanha-de-caju demolhadas por pelo menos 4 horas 
  • 1/4 xícara de levedura nutricional *Nutritional Yeast (opcional)
  • 2 colheres de chá de mostarda Dijon (eu usei mostarda normal) 
  • 1 colher de sopa de molho Tamari (sem glúten) ou Shoyu 
  • 1 colher de chá de Fumaça Líquida (opcional)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1/8 de colher de chá de sal 
  • pimenta-do-reino a gosto 
  • água, para ajudar a processar (usei 3 colheres de sopa)
  • páprica em pó a gosto (opcional)
  • mix de ervas a gosto (opcional)
  • um punhado de amêndoas laminadas (opcional)


PREPARO

Os temperos para este queijo podem ser opcionais, e não se preocupe se você não tiver Nutritional Yeast ou Fumaça Líquida. Com certeza o queijo vai ficar muito mais delicioso com estes dois temperos, mas posso garantir que vai ficar excelente também sem eles. Não deixe de fazer o queijo se você não tiver todos os temperos. A mostarda dá a cor linda meio amarelada ao queijo, e o restante é tempero, combinação de sabores que pode ser modificada ao seu gosto.






Prepare todos os ingredientes que vai necessitar para o queijo. Use os temperos que você mais gosta, e se quiser um queijo amarelinho use a mostarda que o resultado fica muito bom.




Deixe as castanhas de molho por pelo menos 4 horas em água morna (eu deixei a noite toda). As castanhas vão dobrar de volume após hidratadas.






Escorra a água do molho das castanhas.



Coloque todos os ingredientes no copo do liquidificador (com exceção da páprica, amêndoas e do mix de ervas se for utilizar).
processe até conseguir uma massa homogênea.
Adicione água conforme a necessidade.






Processe até obter uma mistura homogênea.






Eu fiz no liquidificador, mas se você preferir use o processador. Use a tecla pulsar até processar conseguir bater bem a mistura.





Eu usei uma "panela furada", um saco de filó que coloquei em cima de um vidro de boca larga.










Despeje a mistura em um pano de fazer queijo (estendido sobre um vidro) e coloque na geladeira por pelo menos 8 horas para pegar sabor e drenar qualquer excesso de água (eu deixei durante a noite toda).




Eu coloquei uma borrachinha em volta da boca do vidro para manter o queijo elevado e assim poder escorrer o excesso de líquido. Se o seu vidro não tiver uma tampa, improvise como ficar mais conveniente para você.



Veja como o queijo está elevado acima da base do vidro. Se você fizer da mesma forma que eu fiz, é só puxar um pouco o saco de filó e prender com a borrachinha.



Passadas as 8 horas na geladeira, remova a borrachinha remova o saco com o queijo do vidro. Coloque sobre um pedaço de papel manteiga (vegetal) e transfira o conteúdo para o papel com o auxílio de uma espátula.




Pré-aqueça o forno em 175°C. Faça uma bolinha meio achatada com a mistura e coloque sobre papel manteiga. Salpique páprica em pó e as ervas que desejar.



Asse por 40-50 minutos até que as bordas fiquem firmes e levemente escurecidas (eu deixei 50 minutos para ficar firme por dentro). Deixe esfriar antes de cortar/servir. Conserva por até 4 dias na geladeira.



Receita original em inglês do site The Colorful Kitchen neste link: aqui.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Olá! Fiz esta receita e amei o resultado... Usei como recheio da tapioca, acrescido de alho francês... Ummmm...
    Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita, obrigada por escrever comentando. Fiquei feliz em saber que deu certo e adorei a tua ideia de acrescentar alho francês e rechear a tapioca com este queijo. Eu simplesmente amei esta receita e quero repetir modificando o sabor. Agradeço por acompanhar o blog e vir me visitar, adorei! Volte mais vezes.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Fátima, tudo bem querida?

      Eu é que agradeço por responderes. Um lindo dia para ti, venha sempre me visitar! Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis