Salada Agridoce de Cenoura com Maçã Verde

Esta salada me surpreendeu, o contraste dos sabores deu um toque final agridoce muito gostoso. O tempero faz a diferença no preparo desta deliciosa combinação de ingredientes. Rapidamente você prepara esta deliciosa salada que é perfeita para servir como entrada. Uma ideia muito simples que vai encher de charme a sua mesa. Invente, sirva a sua salada em pratinhos ou copos individuais, e faça do dia a dia uma ocasião sempre especial. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Eu usei salsinha fresca que era o que eu tinha em casa, e achei que combinava super bem com os outros ingredientes. O diferencial desta salada é o suco de laranja fresco que combinado com limão, azeite de oliva, sal, pimenta e um leve toque de gengibre resultam em um sabor muito especial. Fiquei muito feliz em ver como as pessoas gostaram desta salada, especialmente o meu marido que nem sempre gosta de coisas diferentes, e até repetiu.


As cenouras e a maçã são cortadas à "juliene", em fatias longas e finas tipo palitos. Se você não tiver um cortador tipo mandolim, pode cortar com a faca. A cenoura também pode ser ralada na parte grossa do ralador, se você preferir. Eu acho que vale a pena experimentar fazer da maneira que eu fiz porque fica deliciosamente crocante.

Grau de dificuldade: Muito Fácil 
Rendimento: 4 porções
Preparação: 15 minutos




INGREDIENTES 

  • 5 cenouras médias 
  • 1 maçã verde 
  • suco de duas laranjas
  • caldo de meio limão
  • 1 pedacinho de gengibre ralado
  • salsinha fresca picada a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • azeite de oliva extra virgem


PREPARO




Reúna todos os ingredientes que vai precisar para preparar a salada. Esprema as duas laranjas e rale um pedacinho de gengibre, misture e deixe pegando gosto enquanto prepara o restante da receita.



Raspe as cenouras e corte em fatias à "juliene", finas e longas tipo palito. Se tiver um cortador fica mais fácil, caso contrário corte com uma faca conforme instruções abaixo.





Se você não tiver um cortador, use uma faca pequena e corte as cenouras em fatias finas no sentido do comprimento.









Eu cortei as minhas cenouras no mandolim e deixei umas fatias inteiras para demonstrar como fazer o corte manual. Por isto elas estão com as pontas em formato estranho porque já haviam sido cortadas.






Corte as fatias de cenoura em palitos longos e finos como mostra a imagem ao lado.






Lave bem e seque a maçã. Remova as sementes e fatie depois cortando em palitos como a imagem ao lado. Esprema o limão sobre as fatias de maçã para que as mesmas não escureçam.




Coloque as fatias de cenoura e maçã em uma saladeira, adicione o suco de laranja com gengibre que foi preparado antes, tempere com sal e pimenta a gosto e por último coloque o azeite de oliva. Eu usei mais ou menos uma colher de sopa de azeite para esta quantidade de salada. Use a quantidade que você preferir. Adicione a salsinha picada na hora de servir.



Se você quiser coloque a salada na geladeira por mais ou menos 15 minutos antes de servir. Fica uma delícia geladinha. Sirva em seguida. Prepare apenas a quantidade que vai ser consumida. Esta salada é mais deliciosa e saudável se servida fresca porque mantém as vitaminas e nutrientes.



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

6 comentários

  1. Olá, fiz esta salada e ficou muito boa. Embora eu não seja vegana, adoro receitas! Principalmente as saudáveis. Sou adepta deste tipo de culinária. Inclusive estou fazendo, agora, os tomates confitados. Você conhece? Se não, vale a pena. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho de escrever este recadinho tão fofo. Fico feliz que gostas das receitas e que experimentaste esta salada. É uma delícia mesmo, e eu simplesmente adoro o sabor desta combinação de ingredientes.
      Bom demais que buscas alternativas saudáveis de alimentação. Não conheço os tomates confitados, vou pesquisar para ver como faz. Se tu ler esta resposta e quiser escrever me mandando a receita ou descrevendo como faz, eu vou ficar muito agradecida. Fiquei curiosa em saber como faz, adoro tomates!
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Olá. Claro que passo, com maior prazer. Você vai precisar de 1/2kg de tomates do tipo cereja. Corte-os ao meio e disponha-os em uma assadeira. Tempere com 1 colher de café de açucar, 1 colher de café de sal (gosto de usar o sal rosa) e uma colher de café de pimenta calabresa; 3 dentes de alho laminados. Regue com um pouco de vinagre balsâmico ( a olho) e azeite (uma xícara, mais ou menos). Leve ao forno até murcharem, em torno de 40 min. Qdo estiver quase pronto pode acrescentar orégano, manjericão ou outras ervas de sua preferência. É uma delícia para comer com torradas. Bjs

      Excluir
    3. Oi Maria,

      Que lindaaaa tu é amiga, muito obrigada pelo carinho de escrever a receita. Adorei e vou fazer em seguida. Deve ficar uma delícia, adoro tomates e fiquei aqui imaginando o sabor desta combinação de ingredientes maravilhosos.
      Obrigada pela visita, pela receita e pelo carinho!

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá.Embora eu não seja vegana estou adorando suas receitas....já fiz do pepino, agora fiquei em dúvida da cenoura.Ela não é preciso dar uma cozidinha primeiro?.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Eu fiz esta salada crudívora para poder manter intactos os nutrientes da cenoura que ao ser cozida se perdem, especialmente as vitaminas. Se tu quiser pode cozinhar rapidamente, na panela ou no vapor, mas tome o cuidado de não deixar muito cole senão a salada não vai ficar tão gostosa como quando feita com a cenoura crua. Com a cenoura crua a salada fica bem crocante. Se fizeres, me conta como ficou, espero que gostes.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis