Sopa de Grão de Bico e Feijão Branco com Legumes

Estamos em pleno inverno aqui, e nada melhor do que preparar sopinhas deliciosas e nutritivas para aquecer. Aproveitei pequenas quantidades de legumes que tinha na geladeira, usei grão de bico e feijão branco cozidos e rapidamente fiz uma sopa que ficou boa demais. Sei que agora é verão no Brasil, mas quando o inverno voltar, vale a pena experimentar esta sopinha. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Grau de dificuldade:  Fácil 
Rendimento: 6 porções
Preparação: 1 hora



INGREDIENTES

  • 1 xícara de grão de bico cozido
  • 1 xícara de feijão branco cozido
  • 1 cebola grande picada
  • 1 pimentão pequeno picado
  • 1 talo de salsão picado
  • 1 cenoura média picada
  • 2 tomates grandes picados
  • 1/4 xícara de cebolinha verde picada
  • 2 folhas de couve 
  • 1 punhado de cogumelos (opcional) 
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de páprica defumada (opcional
  • sal e pimenta a gosto



PREPARO 

Esta sopa foi o resultado de um pouco de cada coisa que eu tinha na geladeira. Aproveitamento total de pequenas sobras que juntas se transformaram em uma deliciosa refeição muito nutritiva e especial para uma noite fria do nosso inverno. Quando fiz a foto dos ingredientes esqueci de colocar o feijão branco que também adicionei à sopa. Fiz um verdadeiro mix. Tinha um pedacinho de cebola roxa que foi para a sopa e eu completei com uma cebola branca. Usei um restinho de cogumelos frescos que tinha. Não se preocupe se você não tiver, faça sem cogumelos. O bom de tudo é inventar com o que se tem na geladeira. Tudo combina com grão de bico e feijão branco. Legumes, ervas, verduras, temperos. Use a imaginação e invente a sua sopa de legumes com grãos. E se você não tiver os dois, feijão branco e grão de bico, faça com o que tiver em casa. 





Prepare os ingredientes que vai precisar para a sopa. Lave bem e corte todos os temperos e deixe tudo à mão para quando começar o preparo da sopa. 





Coloque o óleo em uma panela grande e adicione a páprica defumada caso for utilizar. Este processo de aquecimento do tempero no óleo intensifica o sabor e o resultado final fica muito bom. 






Deixe o óleo aquecer juntamente com a páprica em fogo baixo apenas por alguns segundos. Você vai perceber que a páprica libera cor para o óleo. 






Acrescente a cebola picada e aumente o fogo. Não se preocupe com a cebola roxa que eu usei. Foi apenas para aproveitar uma pequena sobra que eu tinha. Use a cebola que você quiser. Tempere com uma pitada de sal e deixe fritar.








Deixe a cebola fritar até começar a ficar transparente. 







Ainda com o fogo alto adicione os tomates picados e deixe cozinhar junto por mais ou menos 1 minuto. O tomate libera bastante líquido para o refogado. Mexa sempre para controlar e não deixar pegar no fundo da panela. 







Acrescente a cenoura picada ao refogado. Mexa e deixe cozinhar junto por mais um minuto. 









Acrescente o salsão picado e a parte branca da cebolinha verde, se for utilizar. Eu deixei a parte verde da cebolinha para acrescentar no final da sopa. 



Corte os talos da couve e acrescente agora ao refogado. Deixe as folhas para colocar depois que a sopa estiver pronta. Como os talos demoram para cozinhar, coloque no início do processo. Deixe refogar por mais 1 minuto. 






Acrescente o grão de bico e o feijão branco que devem ter sido previamente cozidos. Se você não tiver os dois, use o que tiver. Pode fazer apenas com grão de bico ou com feijão. Coloque água mais ou menos o dobro dos ingredientes. Ajuste o sal, acrescente o que achar que seja necessário. 








Tampe a panela e deixe ferver em fogo médio. 











Quando a sopa estiver quase pronta acrescente os cogumelos se for utilizar, e deixe ferver por uns 5 minutos mais ou menos. 





Abaixe o fogo e deixe a sopa apurar mais uns minutinhos para que fique bem cremosa. Verifique o tempero e ajuste o que achar que seja necessário. 








Quando a sopa estiver pronta, desligue a panela e coloque as folhas de couve rasgadas em pedaços. 








Tampe a panela e deixe em cima do fogão com o fogo desligado por uns 3 minutinhos antes de servir. 









Adicione a cebolinha verde na hora de servir. Sirva imediatamente acompanhada de pão fresco ou torradinhas. Como aqui está frio, comemos esta sopa acompanhada de um delicioso vinho tinto. Espero que gostem, bom apetite!


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

20 comentários

  1. Respostas
    1. Oi Céline, tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário, se fizeres a sopa me conta como ficou, espero que gostes assim como eu gostei, porque realmente ficou uma delícia.
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Delicioso!
    Obrigada pela receita, gostei muito.
    Abracinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, tudo bem?

      Muito obrigada pelo carinho de escrever. Adorei a tua visita e comentário. Fico feliz que gostaste da receita. Se fizeres volta para me contar como ficou. Espero que gostes.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Maravilhoso! Eu fiz!! Esse blog tem me ajudado muito. Não sabia por onde começar uma nova alimentação e também preciso aprender sobre ervas, condimentos etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Saron, tudo bem?

      Muito obrigada pela visita e comentário. Fiquei super feliz em saber que gostaste da receita! Muito bom saber que de alguma forma posso te inspirar e ajudar com as minhas receitinhas. Obrigada pelo carinho de escrever e por acompanhar o blog. Um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Fiz e ficou muito, mas muito gostosa! Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, tudo bem?

      Que bom que fizeste a receita e foi aprovada! Obrigada por escrever comentando, fico feliz em saber e agradeço muito por acompanhares o blog e vir me visitar. Venha mais vezes bater um papo comigo!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Lori, adorei suas receitas. também amo sopas. Mas queria lhe perguntar onde você mora, porque aqui em Curitiba dificilmente acho páprica defumada. Ano passado procurei na Suiça, na Itália e em Portugal, mas não encontrei. Minha nora trouxe pra mim da Inglaterra, mas...acabou. Estou a procura por aqui, mas está difícil.
    um abraço,
    Lígia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Lígia, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo recadinho tão simpático. Eu moro nos Eua. Nós temos a loja online onde comercializamos produtos veganos importados. Vendemos muito a páprica defumada tanto em flocos como em pó. Neste exato momento acabou o estoque, mas estamos para receber uma nova remessa em seguida. Vou te dar o link para caso quiseres conhecer a nossa loja. Se quiser eu posso te avisar quando chegar a páprica e então tu pode ver se vale a pena para ti comprar conosco.

      http://loja.veganana.com.br/15-temperos?

      Se quiser pode me mandar uma mensagem pela nossa página no Facebook e podemos conversar melhor por lá. Fique a vontade, se eu puder ajudar em mais alguma coisa, estou à disposição. Espero ter ajudado, um grande abraço e venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Bom dia! Amiga vc poderia me dizer quantas calorias possuem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Josiane,tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar.
      Eu não tenho como te informar a quantidade calórica desta ou de qualquer outra receita porque não sou nutricionista e portanto não tenho condições de fazer este cálculo que requer um trabalho profissional.
      Na realidade eu não posso informar nada que não seja de minha competência, e as informações nutricionais são de competência de um profissional nutricionista. Eu não me preocupo muito com calorias na minha alimentação, e acho que a moderação é a chave de tudo. Se consumirmos pequenas porções de alimentos balanceados e saudáveis, tudo vai estar bem com a nossa saúde. O que tu podes fazer nesta receita para diminuir o valor calórico, é apenas cozinhar os ingredientes e omitir o óleo. Assim vais estar preparando uma refeição na versão bem mais saudável.
      Espero ter ajudado, e lamento não ter a informação que necessitas, mas acredite que se eu te der uma informação desta, estarei violando as leis que protegem o trabalho dos nutricionistas.
      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Olá boa noite!!b amo este blog, tudo de bom, amo vegetais, e tudo me dá água na boca!! adoro, mas gostaria de perguntar se eu não posso colocar o caldo do cozimento dos grãos, ao invés da água, alteraria o sabor final? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amiga, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Esta sopa realmente ficou uma delícia, além de ser muito simples de fazer. Eu acrescentei água porque tanto o feijão branco, como o grão de bico que utilizei, não tinham caldo o suficiente para a sopa. Tu podes e deves acrescentar o caldo do cozimento, e se for necessário, acrescente água para ferver, e ajuste os temperos, se for necessário. O bom de fazer sopa é que tu podes facilmente ajustar a consistência acrescentando mais líquido se for necessário, e deixando ferver mais para obter mais cremosidade. O caldo do cozimento dos grãos vai enriquecer muito a tua sopa. Se fizeres, volta para me contar como ficou. Espero que gostes.
      Um grande abraço, venha sempre me visitar, vou adorar trocar ideias contigo!

      Lori Ellis

      Excluir
  8. Parece muito bom, vou fazer! Obrigada pelas dicas!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacque, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Que bom que gostou, e se fizer, volta aqui para me contar como ficou. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  9. Bom dia, eu e minha filha fizemos ontem, adoramos.
    Temos te acompanhado.
    Beijos, Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina, tudo bem?

      Seja bem vinda, fiquei muito feliz em receber o teu recadinho. Obrigada por acompanhar o blog, fico feliz que vocês gostaram da receita. Com certeza ter sido feita com a ajuda da filha, ficou muito mais especial. Obrigada por compartilhar a experiência de vocês com a receita. Um grande abraço para vocês duas, venham sempre me visitar, vou adorar ver vocês aqui de novo!

      Lori Ellis

      Excluir
  10. Gostaria de saber que tipo de cogumelo foi usado na receita, e a couve também. A páprica só encontrei na cor bem avermelhada, pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Olga, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Eu usei o cogumelo cremini para esta receita porque era o que tinha em casa. Pode usar qualquer um, o que for mais conveniente para ti. Quanto a couve eu usei kale, uma espécie de couve crespa muito comum aqui nos EUA onde eu moro. Fica deliciosa também com a couve manteiga, ou se preferir pode usar espinafre, sempre colocando na sopa depois de cozida e deixando apenas uns minutinhos. Pode usar a páprica vermelha sim, isto fica a critério do teu gosto. Na realidade esta é uma sopa muito versátil que pode ser modificada usando os ingredientes que tiveres em casa e fazendo as combinações que mais gostares. Se fizer a sopa me conta como ficou.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis