Sopa de Tomates com Tomilho e Páprica

Sopa sempre é uma ótima opção para quando não se tem muito tempo na cozinha, e não se abre mão de uma refeição saudável. Esta receita é simples e em poucos minutos está pronta uma sopinha deliciosa e saudável que você pode servir acompanhada de torradinhas, pão fresco ou como preferir. A mesma receita básica pode ser variada com outros tipos de ervas a seu gosto. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 3 porções
Preparação: 40 minutos



INGREDIENTES

  • 8 tomates grandes bem maduros 
  • 1 pimentão vermelho picado miudinho
  • 3 dentes de alho grandes
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde
  • 1 colher de chá de páprica picante (se preferir use a doce)
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • azeite de oliva extra-virgem para finalizar
  • galhos de tomilho fresco para decorar


PREPARO

Lave bem os tomates e corte em pequenos cubinhos. Pode manter a pele se estiver utilizando tomates orgânicos. Eu deixei as sementes, mas se você preferir, remova. Em uma panela aqueça o óleo e frite o alho junto com a páprica até dourar. Acrescente o pimentão e a cebolinha verde picada e tempere com uma pitadinha de sal. Deixe dourar em fogo baixo tendo o cuidado de não queimar. Acrescente os tomates picados e um pequeno galho de tomilho para perfumar a sopa. Se quiser pode acrescentar outros temperos frescos ou secos a seu gosto. Tampe a panela e deixe levantar fervura. Os tomates liberam muito líquido quando cozinham e portanto não é necessário acrescentar líquido se você quiser uma sopa bem cremosa e consistente. Quando começar a ferver retire o galho de tomilho, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos ou até que fique bem cremosa. Se você quiser pode usar o mixer de mão e triturar um pouco a sopa na panela. Se for fazer isto desligue a panela quando for processar a sopa. Ou então ainda pode pegar uma parte da sopa e bater no liquidificador e depois devolver à panela. Eu deixei os pedaços inteiros, não triturei e nem bati no liquidificador. A minha sopa cozinhou super bem e ficou com uma consistência bem cremosa. Ajuste os temperos e se for necessário acrescente mais sal. Sirva quentinha. Decore com folhinhas de tomilho fresco ou como preferir. Se quiser pode colocar um fiozinho de azeite de oliva extra-virgem na hora de servir. Pode ser acompanhada de torradinhas, croutons ou pão fresco, ou se você quiser fazer uma refeição mais saudável e light, sirva com uma salada de folhas verdes. Bom apetite!


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Amei a receita fácil e parece deliciosa. Amo tomate, vou fazer e volto pra contar como me sai. 😘

    ResponderExcluir
  2. Oi Pâmela, tudo bem?

    Eu também adoro tomates, e esta sopa ficou muito boa mesmo. Se fizeres volta para me contar como ficou, vou adorar saber, espero que gostes. Um grande abraço, seja muito bem vinda aqui e obrigada por vir me visitar e escrever este recadinho tão fofo!

    Volte sempre!
    Lori Ellis

    ResponderExcluir
  3. Sabe o que eu descobri que fica perfeito com sopa de tomate? Um fiozinho de molho pesto por cima. Fica divino!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Que delícia de sugestão, com certeza vou experimentar. Amo sopa de tomates e da próxima vez que fizer vou colocar um fiozinho de pesto. A combinação do tomate e pesto é perfeita! Obrigada pela visita e pela dica, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis