Grão de Bico com Molho de Tomates

Esta é uma sugestão simples e deliciosa de preparar grão de bico. Um delicioso molho de tomates transforma o grão de bico em um prato muito especial que pode ser servido com arroz e salada. Perfeito para organizar um jantar especialmente quando você receber convidados não veganos que com certeza vão adorar esta receita. Eu adoro fazer grão de bico quando recebo convidados aqui em casa, e o pessoal adora. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Eu gosto de cozinhar o grão de bico em grande quantidade e congelar pequenas porções para preparar depois. É muito bom ter grão de bico cozido porque com ele você prepara rapidamente deliciosas e nutritivas refeições. Os temperos que eu usei para esta receita são o que eu gosto, use os de sua preferência, este é um prato muito versátil e você pode enriquecer acrescentando cogumelos, espinafre, couve ou outros legumes que preferir. Invente, ouse e crie a sua receita. Se preferir pode servir como prato único, como sopa apenas acompanhada de pão fresco ou torradinhas.

Grau de dificuldade:  Fácil 
Rendimento: 4 porções
Preparação: 45 minutos



INGREDIENTES
  • 2 xícaras de grão de bico cozido
  • 1 cebola grande cortada em cubinhos
  • 1 pimentão vermelho pequeno picado (opcional)
  • 1 cenoura média picada
  • 4 tomates grandes picados
  • 1/4 xícara de cebolinha verde picada
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal (eu usei óleo de coco sem sabor)
  • 1 colher de chá de páprica defumada (opcional)
  • sal e pimenta a gosto

PREPARO 

Separe todos os ingredientes que vai precisar para a receita antes de começar o preparo. Aproveite pequenas sobras de legumes que tiver na geladeira e acrescente à receita se desejar. 






Corte a cebola em cubinhos.






Lave bem os tomates. Se estiver usando tomates orgânicos pode manter a pele, caso contrario, remova.  Eu deixei as sementes, faça como preferir, não faz nenhuma diferença no resultado da receita.






Corte os tomates em cubinhos e reserve. Se for utilizar pimentão vermelho, remova as sementes e corte em cubinhos também.






Eu usei bastante cebolinha verde para esta receita. A cebolinha que usei tinha a raiz branca o que deu um toque super especial no sabor. Use outras ervas frescas se desejar.






Pique a cebolinha verde e separe uma pequena porção da parte verde para colocar no prato depois de pronto.





Coloque o óleo em uma panela grande e acrescente a páprica se for utilizar. Ligue o fogo baixo e deixe a páprica aquecer no óleo tendo o cuidado de não deixar queimar.






Quando começar a dourar, acrescente o pimentão se for utilizar e deixe refogar por uns minutinhos.







Adicione a cebola picada, tempere com uma pitadinha de sal e deixe fritar até ficar bem dourada.







A seguir acrescente os tomates picados, ajuste o tempero e deixe ferver um pouco para fazer o molho.






Acrescente a cenoura picada bem miudinha e a parte branca da cebola. Adicione o grão de bico cozido, ajuste o tempero, tampe a panela e deixe ferver por mais ou menos 20 minutos.






Adicione cebolinha verde à vontade ou qualquer outra erva fresca que você gostar. Sirva com arroz e salada ou se preferir sirva como sopa.




ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Oi Lori! Amei essa receita. Fiz hoje e não sobrou nada na panela. Um sucesso! Além de dar saciedade, o grão de bico reduz o colesterol, auxilia no controle da glicemia e é muito rico em fibras. Resumindo, ele é tudo-de-bom!!! Meu marido gostou muito e pra ele que é diabético essa receita é excelente. Então, ela já entrou na lista dos pratos semanais obrigatórios. Obrigada! Muita luz pra vc e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, tudo bem querida?

      Acabei de responder o teu outro recadinho na receita do espaguete. Fiquei muito feliz que gostaste das receitas e adorei os teus recadinhos fofos! Obrigada pelo teu carinho em comentar sobre as receitas que fizeste. Grão de bico é realmente tudo de bom, e aqui em casa a gente consome muito, não é a toa que estou sempre inventando coisinhas diferentes com ele. Fico feliz que o teu marido gostou e que tu vais fazer para ele. Tem várias receitinhas com grão de bico no blog. A próxima que eu quero fazer é o hambúrguer de grão de bico, aguarde que em seguida vou fazer e postar, está no topo da lista.
      Muita luz para ti e tua família também, muita saúde e paz!

      Um grande abraço e obrigada pela visiva, venha sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá Lori!
    Eu gostei muito dessa rápido, na minha opinião não tem outro jeito de preparar o grão de bico que fique melhor do que este, é muito saboroso!
    Muito obrigada por compartilhar com todos nós suas receitas =]
    Um abraço
    Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Amanda, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo recadinho tão simpático! Eu adoro grão de bico, e concordo contigo, a combinação com o tomate e temperos fica muito especial. Fico feliz que gostaste da receita, obrigada por escrever comentando e por acompanhar o blog. Venha sempre me visitar!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis