Molho Barbecue Vegano Saudável

A versão vegana do tradicional molho barbecue. Feito com ingredientes naturais, picante na medida certa e super saboroso. Se você não gosta de molho picante, não use a pimenta malagueta ou use outra mais suave. Guarde em pequenas porções no freezer e utilize quando desejar. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. Barbarelismus



INGREDIENTES

  • 4 a 5 colheres de sopa bem cheias de extrato de tomate (Veja a receita de extrato de tomates caseiro no fim da página)
  • 100 g de vinagre balsâmico
  • 50 g de rapadura triturada ou açúcar de coco ou açúcar mascavo
  • 2 colheres de chá de molho inglês vegano ou tamari ou shoyu
  • 1/4 de colher de chá de cravo em pó
  • 1/2 colher de chá de canela em pó
  • 1/2 colher de chá de noz-moscada em pó
  • 1/2 colher de chá de pimenta caiena 
  • 2 colheres de chá de páprica defumada em pó
  • 2 colheres de chá de fumaça líquida (opcional)
  • 2 colheres de chá de sal marinho
  • Pimenta-do-reino moída


VEGETAIS

  • 950 g de tomates frescos bem maduros, cotados na metade
  • 2 ou 3 ameixas vermelhas escuras, sem caroço
  • 150 g de cebola roxa
  • 1 pimenta tipo chili/malagueta vermelha, sem sementes
  • 2 ou 3 dentes de alho
  • 1 pimentão vermelho cortado na metade e sem semente
  • 50 g de tâmaras, sem caroço


COMO FAZER

Coloque todos os vegetais no liquidificador e processe até que virem uma pasta. Adicione o restante dos ingredientes e processe aos poucos. 


Coloque em uma panela e cozinhe em fogo baixo por 45 minutos. Se precisar, aguarde esfriar um pouco e bata novamente no liquidificador para o molho ficar mais liso. Coloque em potes de vidro e conserve na geladeira. Se quiser, congele em lotes.


EXTRATO DE TOMATES CASEIRO:

Se você não quiser utilizar extrato de tomates industrializado, pode fazer em casa com ingredientes orgânicos conforme as instruções abaixo. 

1 - Lave bem e remova a pele de 5 tomates orgânicos bem maduros, pode deixar as sementes. Coloque em uma panela grande, coloque água o suficiente apenas para cobrir os tomates que vão ser cozinhados inteiros. 

2 - Deixe cozinhar bem em fogo médio. Depois que os tomates estiverem bem cozidos, remova com cuidado e coloque em uma peneira para escorrer bem a água. Deixe na peneira o tempo que for necessário, e se quiser pode pressionar levemente com uma espátula tendo o cuidado de não quebrar os tomates. 

3 - Quando estiverem bem escorridos coloque ainda inteiros no processador ou liquidificador e processe até obter um creme. Depois disto aqueça um pouco de óleo em uma panelinha pequena ou frigideira funda e frite um dente de alho esmagado até dourar levemente cuidando para não deixar queimar. 

4 - Acrescente os tomates cozidos processados, adicione um pouco de sal e deixe este molho cozinhar até ficar firme. Não acrescente água. Use na receita conforme as instruções acima.


O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog Barbarelismus clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar.

Receita original em inglês do site Quirky Cooking: Veja aqui.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Muito bacana essa receita. Só o extrato de tomate é complicado, para quem deseja fazer com ingredientes orgânicos. Alguma sugestão para adaptação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Annya, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada pelo comentário sobre a receita. O extrato de tomates foi utilizado para dar consistência ao molho. Dá um pouquinho mais de trabalho, mas eu acredito que pode ser feito em casa. Usa 5 tomates orgânicos bem maduros, remova a pele e pode deixar as sementes. Cubra com água o suficiente apenas para cobrir os tomates que vão ser cozinhados inteiros. Deixa cozinhar bem em fogo médio. Depois que os tomates estiverem bem cozidos, remova com cuidado e coloque em uma peneira para escorrer bem a água. Deixe na peneira o tempo que for necessário, e se quiser pode pressionar levemente com uma espátula tendo o cuidado de não quebrar os tomates. Quando estiverem bem escorridos coloque ainda inteiros no processador ou liquidificador e processe até obter um creme. Depois disto aqueça um pouco de óleo em uma panelinha pequena ou frigideira funda e frite um dente de alho esmagado até dourar levemente cuidando para não deixar queimar. Acrescente os tomates cozidos processados, adicione um pouco de sal e deixe este molho cozinhar até ficar firme. Não acrescente água. Use na receita conforme as instruções.

      Espero ter ajudado com esta sugestão e agradeço muito pelo comentário que com certeza vai ajudar muita gente que pode ter a mesma dúvida que tiveste. Vou adicionar esta sugestão na receita. Obrigada por acompanhar o blog, adorei a tua visita e participação. Volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis