Muffins de Banana com Maçã e Nozes

Se você tem bananas maduras em casa, uma ótima sugestão é fazer um bolo ou muffins como eu fiz. Feito com ingredientes orgânicos, semi integral e muito delicioso. Acrescentei um pouco de nozes para enriquecer o sabor e o valor nutricional. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana



A minha ideia inicial era fazer um bolo, mas depois que fiz a massa resolvi fazer muffins e tive que improvisar. Acabei fazendo um bolo pequeno com o que sobrou da massa para estreiar as formas novas de bolinhos que nunca tinha usado. Deu bem certo a medida, fiz 12 muffins e 1 bolinho. Você pode fazer como preferir. Pode assar em uma forma de bolo normal, ou então fazer os muffins um pouco maiores do que os meus ou em maior quantidade. Pode parecer um pouco confuso, mas é simples de entender. Eu sou meio auto-didata na cozinha e sempre acabo inventando coisas de última hora. Esta foi mais uma das minhas adaptações para resolver uma situação. No fim ficou muito bom, o bolo ficou lindinho e eu adorei as forminhas novas. Em seguida quero fazer mais alguma outra receita com elas.


Aproveitei que tinha maçãs bem maduras em casa e fiz um purê para incrementar o sabor e deixar a massa mais macia. Para fazer o purê de maçã basta liquidificar a polpa das maçãs com um pouquinho de limão até conseguir um purê cremoso. O purê de maçã é um dos substitutos dos ovos nas receitas, e funciona maravilhosamente bem.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 12 muffins (+1 bolinho)
Preparação: 1 hora




INGREDIENTES
  • 2 xícaras de farinha de trigo branca
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1 banana grande bem madura
  • 1 maçã grande bem madura
  • caldo de meio limão
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 xícara de leite vegetal (eu usei amêndoas)
  • 1/4 xícara de óleo (eu usei de coco)
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colheres de chá de nozes picadas (opcional)



PREPARO
Comece preparando o purê de maçã e a banana amassada. Para o purê, use uma maçã grande bem madura. Remova as sementes e descasque. Coloque a polpa no liquidificador ou processador e bata bem até obter um purê. Esprema um pouco de limão, misture e reserve. 







Esmague a banana com o garfo. Esprema um pouquinho de limão, misture e reserve.









Em uma bacia grande misture a farinha branca e a integral. Adicione o açúcar mascavo, o bicarbonato, o sal e misture bem.






Acrescente o purê de maçã e a baunilha e misture aos ingredientes secos.









Adicione a banana esmagada e misture alternando com o leite vegetal e o óleo.



Como o leite que eu tinha estava gelado, e eu ia usar óleo de coco que estava sólido, resolvi aquecer o leite com o óleo de coco para derreter um pouco e facilitar o uso. Simplifique as coisas para você, use óleo vegetal líquido, e o leite pode ser levemente aquecido se estiver gelado.






Misture os ingredientes líquidos aos secos até obter uma massa homogênea. Ligue o forno para aquecer a 180C enquanto prepara termina a receita.






Acrescente a canela em pó se for utilizar, e misture à massa.





Se for utilizar nozes, misture antes de colocar o fermento. Eu tinha uma pequena sobra de nozes em casa e resolvi usar no bolo. Gostaria de ter colocado mais, mas não tinha.





Por último acrescente o fermento e misture delicadamente sem bater.







Distribua a massa em forminhas ou asse em uma forma de bolo no formato que preferir. Eu fiz 12 muffins e um pequeno bolinho com esta quantidade de massa.





Leve ao forno pré-aquecido a 180C e deixe assar por 30 minutos ou até que esteja dourado.




Eu assei no forninho elétrico por ser mais prático. O tempo médio é de 30 minutos, mas dependendo do forno pode ser necessário deixar um pouquinho mais.





Olha que lindinho que ficou o meu bolo. Cresceu bastante. Adorei estas forminhas pequenas de fazer bolinhos. Foi até bom que sobrou massa e eu pude testar a forma.



Espere esfriar um pouco para fatiar o bolo.






Eu adoro o cheirinho de bolo assando, estas delícias perfumaram a casa. Tudo de bom!





ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

6 comentários

  1. Lori,fiz o bolo hoje!só troquei maçãs por peras.pois tinha de sobra e pus meia chávena de nozes ,ficou uma Delícia:-)até a minha sobrinha que é nutricionista,ficou rendida....um bolo sem ovos?estou fazendo sucesso :-)😊obrigada ,beijinhos é bom fim de semana:-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, tudo bem?

      Ah que linda, adorei saber que fizeste a receita. deve ter ficado uma delícia com peras e nozes. Que maravilha que a tua sobrinha nutricionista também se rendeu aos encantos do teu bolo. Fiquei super feliz em saber, e agradeço muito por escreveres comentando o resultado da receita. Um grande abraço para a tia e a sobrinha, e um ótimo final de semana para as duas!

      Obrigada por vir me visitar, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Oi, Lóris. Posso fazer só em forma de pão? Dariam dois bolos? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sueflor, tudo bem?

      Seja bem vinda! Que bom que gostaste da receita e vais experimentar. Eu fiz um bolinho que assei na forma bem pequena porque sobrou massa depois que enchi as forminhas dos muffins. Tu podes fazer um bolo na forma normal de pão. Pode também assar na forma de buraco no meio tipo forma de pudim que fica muito bom. Depende do tamanho da tua forma, mas pelo que falas eu acredito que dá um bolo apenas se assar na forma de pão de tamanho normal. Acredite a forminha que assei o bolo com a massa que sobrou é bem pequena mesmo. Quando fizeres a massa vais ter uma ideia da quantidade se a forma que vais utilizar vai ser suficiente para assar a massa toda. No fim acabou ficando meio confuso porque eu fiz o bolinho, mas inicialmente eu ia assar um bolo e resolvi fazer os muffins para levar ao trabalho e quando me dei conta sobrou massa e eu tive que improvisar.
      Espero ter ajudado e não ter feito a coisa mais confusa ainda, rsrsrs
      Um grande abraço, me conta como ficou quando fizeres a receita. Obrigada pela visita, volte mais vezes por aqui!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Olá!! Adorei a receita! Deu tudo certo! Grata ;)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Line, tudo bem?

      Puxa que legal, fico super feliz em saber que fizeste a receita e deu tudo certo! Obrigada por escrever comentando. Tu podes variar e enriquecer o sabor e o valor nutricional desta receita acrescentando outros ingredientes como sementes, oleaginosas e frutas secas. Muito obrigada por acompanhar o blog, adorei a tua visita, volte sempre!

      abraços,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis