Muffins de Banana com Maçã e Nozes

Esses muffins são uma ótima sugestão para quando você tiver bananas bem maduras em casa. Se  preferir você pode variar o sabor acrescentando outro tipo de oleaginosas ou frutas secas para enriquecer o valor nutricional da receita. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 12 unidades
Tempo de forno: 30 minutos
Temperatura: 180C 
Preparação: 1 hora 



INGREDIENTES


  • 2 xícaras de farinha de trigo branca
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1 banana grande bem madura
  • 1 maçã grande bem madura
  • caldo (sumo) de meio limão
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 xícara de leite vegetal (eu usei de amêndoas)
  • 1/4 xícara de óleo vegetal  
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colheres de chá de nozes picadas (opcional)


PREPARO

Comece preparando o purê de maçã e a banana. O purê de maçã é um dos substitutos dos ovos nas receitas, e funciona maravilhosamente bem além de ser muito simples de fazer. Basta liquidificar ou processar a polpa das maçãs com um pouquinho de limão até conseguir um purê cremoso e utilizar em seguida. Use uma maçã grande bem madura. Remova as sementes e descasque. Coloque a polpa no liquidificador ou processador e bata bem até obter um purê. Esprema um pouco de limão para não escurecer, misture e reserve. Esmague a banana com o garfo. Esprema limão, misture e reserve enquanto prepara o restante da receita.






Em uma vasilha grande misture a farinha branca e a integral. Adicione o açúcar mascavo, o bicarbonato, o sal e misture bem.






Acrescente o purê de maçã e a baunilha e misture.







Adicione a banana esmagada e misture alternando com o leite vegetal e o óleo.






Misture os ingredientes líquidos aos secos até obter uma massa homogênea.






Ligue o forno para aquecer a 180C enquanto continua com a receita.





Acrescente a canela em pó se for utilizar, e misture à massa.









Se for utilizar nozes, misture antes de colocar o fermento. Eu tinha uma pequena sobra de nozes em casa e resolvi aproveitar, gostaria de ter colocado mais, mas não tinha.






Por último acrescente o fermento e misture delicadamente sem bater.




Distribua a massa em forminhas ou forma grande de muffin. Eu usei forminhas de silicone que não necessitam ser untadas. Se for utilizar forma convencional de muffin pode usar forminhas de papel dentro ou untar as cavidades da forma antes de colocar a massa direto na forma.








Leve ao forno pré-aquecido a 180C e deixe assar por 30 minutos ou até que esteja dourado. Eu assei no forninho elétrico por ser mais conveniente para mim.





O tempo médio é de 30 minutos, mas dependendo do forno pode ser necessário deixar um pouquinho mais até os muffins ficarem dourados. Fique atento para ter um bom resultado.

ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS,  OBRIGADA!

6 comentários

  1. Lori,fiz o bolo hoje!só troquei maçãs por peras.pois tinha de sobra e pus meia chávena de nozes ,ficou uma Delícia:-)até a minha sobrinha que é nutricionista,ficou rendida....um bolo sem ovos?estou fazendo sucesso :-)😊obrigada ,beijinhos é bom fim de semana:-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, tudo bem?

      Ah que linda, adorei saber que fizeste a receita. deve ter ficado uma delícia com peras e nozes. Que maravilha que a tua sobrinha nutricionista também se rendeu aos encantos do teu bolo. Fiquei super feliz em saber, e agradeço muito por escreveres comentando o resultado da receita. Um grande abraço para a tia e a sobrinha, e um ótimo final de semana para as duas!

      Obrigada por vir me visitar, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Oi, Lóris. Posso fazer só em forma de pão? Dariam dois bolos? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sueflor, tudo bem?

      Seja bem vinda! Que bom que gostaste da receita e vais experimentar. Eu fiz um bolinho que assei na forma bem pequena porque sobrou massa depois que enchi as forminhas dos muffins. Tu podes fazer um bolo na forma normal de pão. Pode também assar na forma de buraco no meio tipo forma de pudim que fica muito bom. Depende do tamanho da tua forma, mas pelo que falas eu acredito que dá um bolo apenas se assar na forma de pão de tamanho normal. Acredite a forminha que assei o bolo com a massa que sobrou é bem pequena mesmo. Quando fizeres a massa vais ter uma ideia da quantidade se a forma que vais utilizar vai ser suficiente para assar a massa toda. No fim acabou ficando meio confuso porque eu fiz o bolinho, mas inicialmente eu ia assar um bolo e resolvi fazer os muffins para levar ao trabalho e quando me dei conta sobrou massa e eu tive que improvisar.
      Espero ter ajudado e não ter feito a coisa mais confusa ainda, rsrsrs
      Um grande abraço, me conta como ficou quando fizeres a receita. Obrigada pela visita, volte mais vezes por aqui!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Olá!! Adorei a receita! Deu tudo certo! Grata ;)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Line, tudo bem?

      Puxa que legal, fico super feliz em saber que fizeste a receita e deu tudo certo! Obrigada por escrever comentando. Tu podes variar e enriquecer o sabor e o valor nutricional desta receita acrescentando outros ingredientes como sementes, oleaginosas e frutas secas. Muito obrigada por acompanhar o blog, adorei a tua visita, volte sempre!

      abraços,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis