Sopa de Feijão Branco com Tomates

Feijão branco combina maravilhosamente bem com tomates. Combinando estes dois ingredientes eu fiz uma sopa super simples que ficou uma delícia. Usei uma porção de feijão branco que tinha congelado e rapidamente preparei o nosso jantar. Adoro sopas, é uma excelente opção para aproveitar pequenas sobras de legumes e verduras, além de ser uma comida muito nutritiva e deliciosa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


Grau de dificuldade:  Fácil 
Rendimento: 4 porções
Preparação: 30 minutos


INGREDIENTES

  • 2 xícaras de feijão branco cozido
  • 1 cebola grande picada
  • 1 pimentão vermelho picado
  • 1/4 xícara de alho poró picado
  • 4 tomates grandes picados
  • 1/4 xícara de cebolinha verde picada  
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de páprica defumada (opcional)
  • pimenta do reino (opcional)
  • sal a gosto


PREPARO 

Eu usei feijão branco previamente cozido que tinha congelado. Se você não tiver feijão cozido, programe-se para fazer a sopa no dia seguinte para dar o tempo de deixar o feijão de molho antes de cozinhar. Prepare os ingredientes que vai utilizar. Lave bem e corte todos os temperos e deixe tudo à mão para quando começar o preparo da sopa. Coloque o óleo para aquecer em uma panela grande e adicione a páprica defumada caso for utilizar. Este processo de aquecimento do tempero no óleo intensifica o sabor e o resultado final fica muito bom. Deixe o óleo aquecer juntamente com a páprica em fogo baixo apenas por alguns segundos. Acrescente a cebola picada e o alho poró e aumente o fogo. Tempere com uma pitada de sal e deixe fritar. Deixe fritar até a cebola começar a ficar transparente. Ainda com o fogo alto adicione os tomates picados e deixe cozinhar junto por mais ou menos 1 minuto. O tomate libera bastante líquido para o refogado. Mexa sempre para controlar e não deixar pegar no fundo da panela.

Acrescente o feijão branco que deve ter sido previamente cozido. Coloque água mais ou menos o dobro dos ingredientes. Ajuste o sal, acrescente mais se achar que seja necessário. 

Tampe a panela e deixe ferver em fogo médio. Abaixe o fogo e deixe a sopa apurar mais uns minutinhos para que fique bem cremosa. Verifique o tempero e ajuste o que achar que seja necessário.  Adicione a cebolinha verde na hora de servir. Sirva imediatamente acompanhada de pão fresco ou torradinhas.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

6 comentários

  1. Oi Lori, tenho uma curiosidade: você usa folha de louro aí? Porque para cozinhar feijão, grão de bico, ervilha, lentilha...sempre a uso. Acho q dá um toque tão bom! Ainda mais folhas frescas. Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata, tudo bem?

    Seja bem vinda e obrigada pela tua participação aqui no blog. Menina aqui tem louro sim, seco e fresco, o problema é que a fofa aqui não é lá muito chegada, rsrsrs
    Preciso me acostumar a usar porque quando como o feijão que a minha filha faz eu adoro e ela usa louro sempre. Nunca lembro de comprar e experimentar a usar.
    Outra coisa que eu não gostava era alecrim e me acostumei a usar, hoje eu adoro!
    Estou em tratativas pra gostar do coentro, coisa que tu não vai encontrar nas minhas receitas porque eu não uso. Ainda não consegui me entender com ele, rsrsrs
    Mas eu ainda chego lá, o próximo feijão que fizer vou colocar louro, vou comprar fresco que é muito mais gostoso. Valeu pelo toque amiga. Amei te receber aqui, volte sempre pra bater um papinho comigo!

    bjs
    Lori Ellis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lori, obrigada pela resposta. Aprendi a expandir meu paladar com minha mãe, aliás foi por ela que, com facilidade, me tornei vegana. To pra te enviar duas receitas que ela cozinha, são saladas com grãos, que eu acho q iria gostar. Uma tem coentro. Quem sabe te agrada? Seu trabalho é lindo, amo tudo o que posta. Um grande abraço verde e amarelo!

      Excluir
    2. Oi Renata,

      Que delícia que tens a mãe como inspiração, isto é uma bênção! É bem verdade, a gente aprende a gostar de muitas coisas diferentes quando se torna vegana. Eu já fiz as pazes com muitas coisas que não gostava muito e agora eu adoro! Ai que fofa, me manda sim as receitas da mammy que eu vou adorar ver. Quando me mandares eu vou fazer e postar com a autoria no nome dela, vou adorar, e vou fazer uma homenagem a ela que criou a receita!
      Obrigada pelo carinho das tuas palavras e por estar sempre presente acompanhando o meu trabalho. Um grande pra ti e outro para a tua mãezinha!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Adorei a receita.
    Gosto muito de sopas e, com esse tempo friozinho, cai muito bem.
    Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luana, tudo bem?

      Seja bem vinda! Que bom que gostaste da receita. Eu adoro sopas, inverno e verão, mas quando esfria a inspiração e vontade de comer sopa aumenta, com certeza! O bom de fazer sopas é que a gente pode aproveitar pequenas quantidades ou sobras de legumes e verduras que se tem na geladeira e inventar coisas diferentes, de maneira fácil e divertida.
      Se fizeres esta ou qualquer outra receita do blog, volta para me contar como ficou. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar! Volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis