Torta de Grão de Bico com Palmitos

Esta é mais uma versão da deliciosa torta com massa de grão de bico. Veja aqui a outra receita que postei. Fiquei imaginando como deveria ficar boa com recheio de palmitos, e adorei o resultado. Quero repetir esta receita e acrescentar azeitonas e cogumelos. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 8 fatias
Preparação: 1 hora 



INGREDIENTES PARA A MASSA


  • 2 xícaras de grão de bico cozido e escorrido
  • 1 colher de sopa de óleo (eu usei de coco sem sabor)
  • 1 colher de chá de sal (ou a gosto)


INGREDIENTES PARA O RECHEIO

  • 1 vidro de palmitos (+/- 200g depois de drenado)
  • 1 cebola grande picada
  • 1 tomate médio picado
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • 1/4 xícara de pimentão picado (opcional)
  • 1 colher de sopa de amido de milho (ou fécula de mandioca)
  • 2 colheres de sopa de água para diluir (temperatura ambiente)
  • 1 colher de sopa de orégano 
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • sal e pimenta do reino a gosto

Se você não tiver o grão de bico cozido, programe a sua torta de véspera porque vai ter que deixar o grão de bico de molho para cozinhar. Veja como fazer....


PARA COZINHAR O GRÃO DE BICO

Lave muito bem os grãos em água corrente. Coloque em uma tigela grande e deixe de molho por 12 horas. Passado este tempo escorra a água do molho, lave os grãos em água corrente, coloque em uma panela grande e cubra com água no dobro da quantidade de grãos. Tampe a panela e leve ao fogo para cozinhar até que os grãos fiquem macios. Reponha a água sempre que for necessário.Terminado o cozimento, retire os grãos com uma escumadeira ou escorra o líquido com um coador apropriado. Sempre é bom cozinhar mais quantidade e depois de frio congelar pequenas porções para quando precisar fazer uma receita. Eu tinha uma porção congelada que descongelei na noite anterior e na hora de preparar a torta foi muito rápido e simples.


PREPARO

Separe todos os ingredientes que vai utilizar. O grão de bico deve estar cozido, frio e escorrido. Escorra a água dos palmitos, pique os temperos e deixe tudo preparado antes de começar a receita. 





Use os temperos que você preferir. Ervas frescas e secas podem ser combinadas a seu gosto para temperar o refogado.






PREPARO DA MASSA 

Comece preparando a massa que vai assar enquanto você prepara o refogado para o recheio. Você pode usar o processador ou o liquidificador (tecla pulsar). Se preferir pode também esmagar com um garfo. Eu já fiz assim e ficou muito bom.








Se for usar o processador, coloque o grão de bico, acrescente o sal e o óleo e bata até conseguir uma massa mais ou menos homogênea.











Não processe muito a massa, deixe que fiquem pequenos pedaços de grão de bico. Fica mais crocante no final. Unte o refratário que for utilizar e distribua a massa com o auxílio de uma espátula pequena ou uma colher. Eu usei um refratário de vidro com 25cm de diâmetro.





Forre o fundo e a lateral do refratário devidamente untado distribuindo bem a massa.
Leve ao forno pré-aquecido a 200C para assar por mais ou menos 10 minutos. Enquanto a massa estiver assando prepare o recheio.




PREPARO DO RECHEIO

Em uma frigideira grande aqueça o óleo e frite a cebola picada até que comece a ficar transparente, levemente dourada. Tempere com uma pitadinha de sal.





Se quiser pode acrescentar ervas secas ao refogado como páprica ou o que preferir.





Quando a cebola estiver dourada acrescente o pimentão vermelho picado se for utilizar. Deixe fritar por 1 ou 2 minutos.





Acrescente os palmitos cortados em rodelas finas e misture ao refogado. Deixe apurar um pouco.




Ajuste o tempero e acrescente o orégano seco se for utilizar. 






Adicione o tomate picado ao refogado e misture. Mantenha o fogo baixo durante este processo.





Acrescente a cebolinha verde e misture ao refogado.


Dilua o amido de milho em 2 colheres de água. Acrescente esta mistura ao refogado e mexa bem até que incorpore. O amido de milho (ou fécula de mandioca) ajudam a deixar o refogado mais cremoso e encorpado. Adicione a salsinha picada por último e ajuste o tempero. Se for utilizar pimenta do reino coloque no final.






Continue mexendo o refogado até que comece a engrossar e fique com uma consistência cremosa e firme.







Retire o refratário do forno. A massa já deve estar pré-assada. Distribua o recheio preenchendo toda a cavidade da torta.




Distribua bem o recheio dentro da massa e leve de volta ao forno para assar por mais ou menos 20 minutos ainda em temperatura de 200C.







A torta estará pronta quando estiver dourada por igual e as bordas sequinhas e douradas também. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir.




Fica uma delícia servida com salada de folhas verdes. Espero que gostem da sugestão. Bom apetite!




ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

37 comentários

  1. Eu adorei sua receita! Deixa eu te perguntar, o grão de bico é sem casca né? E ao invés do palmito eu posso colocar cenoura? Eu não gosto de palmito ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar.
      Eu sempre uso o grão de bico com a casca para todas as minhas receitas. Nunca tirei porque a casca é cheia de fibras e celulose o que acrescenta muito à saúde. Como nesta receita o grão de bico vai ser processado, fica a teu critério se quiser remover as cascas ou não. Para o resultado da receita tanto faz. Quanto a usar cenoura, pode sim, com certeza. Pode usar qualquer outro legume como espinafre, brócolis, alho poró. Enfim, use o que gostas para rechear. Eu fiz uma torta parecida com esta com cenouras e ficou maravilhosa. Me conta como ficou quando fizeres, espero que goste!

      Um grande abraço, venha mais vezes me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Ah, outra pergunta, posso substituir o amido de milho por farinha de trigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, tudo bem?

      Pode sim, faça uma papinha com farinha de trigo e água fria e acrescente ao refogado como eu fiz. Fica muito bom para engrossar o refogado e o resultado é o mesmo do amido de milho. Só tome cuidado para dissolver bem a farinha na água fria antes de colocar no refogado e mexer sempre depois que colocar até que incorpore bem. Espero ter ajudado.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Seu blog vai ser muito útil para mim, estou pensando em mudar minha alimentação substituindo alguns pratos por uma versão vegana, mas ninguém na minha casa tem essa dieta (embora minha mãe tenha concordado com o que pedi), então eu faria só para mim. Queria saber quanto tempo essa receita poderia ficar congelada (Tenho tido essa dúvida já que farei só para mim)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Carolinne, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga. Obrigada por escrever, adorei saber que vais mudar a tua alimentação, parabéns pela escolha, vou ficar na torcida por ti! Fico feliz que a tua mãe não colocou obstáculos e respeitou a tua vontade em mudar a tua alimentação. Muito legal da parte dela! Aos poucos vais fazendo as receitas e quem sabe as pessoas da tua família experimentam e vão gostar também. A culinária vegana é maravilhosa, e quando tu começa a conhecer e experimentar os sabores e possibilidades, vai se apaixonar cada vez mais! Se congelares esta receita eu recomendo que seja por no máximo 1 mês para que a mesma mantenha a frescura depois de reaquecida.
      Desejo sucesso na tua nova caminhada, se precisar de dicas vou ficar feliz em te ajudar. Obrigada por acompanhar o blog, venha sempre me visitar e contar da tua experiência com as comidinhas veganas.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi Maria Carolina, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fico feliz que gostaste e se fizer, me conta como ficou! Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Adoro as suas receitas! Obrigada pelo blog, tem-me dado ideias fantásticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amiga, tudo bem?

      Que bom que gostas das receitas, fico feliz que tens encontrado inspiração aqui. Obrigada pelo carinho de escrever, adorei a tua visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Olá ,tenho que deixar o grão de bico de molho antes de cozinhar???Obrigada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marlene, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita. Sim, o grão de bico demora para cozinhar e tem que ficar de molho. Fiz uma tutorial na receita explicando como fazer e vou transcrever aqui para ti.

      "PARA COZINHAR O GRÃO DE BICO

      Lave muito bem os grãos em água corrente. Coloque em uma tigela grande e deixe de molho por 12 horas. Passado este tempo escorra a água do molho, lave os grãos em água corrente, coloque em uma panela grande e cubra com água no dobro da quantidade de grãos. Tampe a panela e leve ao fogo para cozinhar até que os grãos fiquem macios. Reponha a água sempre que for necessário.Terminado o cozimento, retire os grãos com uma escumadeira ou escorra o líquido com um coador apropriado. Sempre é bom cozinhar mais quantidade e depois de frio congelar pequenas porções para quando precisar fazer uma receita. Eu tinha uma porção congelada que descongelei na noite anterior e na hora de preparar a torta foi muito rápido e simples."

      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida estou à disposição. Se fizer a torta escreve me contando como ficou, espero que gostes. Abraços e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Olá! Nunca fiz uma massa assim, coladinha no refratário. Precisa untar? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MR, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. O refratário tem que ser untado e isto está explicado na receita. Eu grifei agora para que fique claro. Esta massa não tem farinha, é muito delicada e por esta razão precisa ser assada em um prato refratário bem untado para não grudar depois de pronto. Se fizeres a receita volta aqui para me contar como ficou, espero que gostes.

      abraços, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  8. olá! fiz essa receita hoje e ficou muito saborosa, parabens e obrigado por compartilhar com todos, conheçi a culinária vegana atraves da minha irmã que se tornou adepta ao estilo de vida já tem sete anos, minha irmã cozinha e inclusive recentemente até fez uns trabalhos, fazendo rangos veganos desde então eu tenho grande admiração e adoro a culinaria, me surpreende sempre pois é incrivel o fato de termos tantos alimentos divinos e naturais a nosso dispor sem haver a necessidade cruel de nós satisfazermos de animais. Atualmente venho mudando meus habitos alimentares e aos poucos estou conseguindo evitar consumo de carne e derivados,me sinto cada vez mais orgulhosa de ter tomado consciência disso e estou me sentindo muito feliz e bem comigo mesma :)
    Enfim, gostaria tbm de tirar uma duvida, é normal a massa ficar quebradiça ? por que a minha ficou um pouco...fiz alguma coisa errada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika, tudo bem?

      Seja muito bem vinda querida e obrigada por escrever e contar a tua experiência com a receita e com o veganismo. Fiquei muito feliz lendo o teu relato sobre as mudanças que estás fazendo na tua alimentação e na tua vida. Obrigada por dividir comigo e parabéns pelas tuas escolhas. Obrigada a tua irmã também por ter escolhido o veganismo e te inspirar com receitinhas deliciosas. Tenho certeza que teu coração vai se encher de alegria cada vez mais porque estás fazendo a tua parte pelos animais, pela tua saúde, pelo planeta e as futuras gerações. Quanto mais tu fica sabendo sobre o veganismo, mais expande a tua consciência e certeza de que tomaste a decisão correta. Quanto a torta, não fizeste nada de errado. É normal que a massa fique um pouco quebradiça por que não tem farinha para dar firmeza. É uma massa delicada mas fica muito gostosa além de ser saudável.
      Adorei a tua visita, obrigada por acompanhar o blog. Venha sempre me visitar e me contar como está indo a tua experiência dentro do veganismo. Vou adorar saber! Um grande abraço para ti e tua irmã.
      Lori Ellis

      Excluir
  9. Olá, adorei a receita ^^
    Gostaria MUUUITO de saber qual óleo de côco sem sabor vc usou e onde poderia comprá-lo ^^ Só conheço aquele que tem bom sabor de côco e não gosto de usar ele em receitas salgadas, fica muito ruim -.-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sylvia, tudo bem?

      Seja muito bem vinda amiga e obrigada por acompanhar o blog. Eu uso um óleo de coco orgânico especial para uso culinário que não tem sabor de coco. É simplesmente maravilhoso, e eu uso direto para cozinhar. Além de ter um sabor super especial, ainda é uma opção saudável de gordura do bem. Não sei se existe este tipo de óleo no Brasil, o que eu uso é dos Eua onde eu moro.
      Eu compro este aqui...

      http://www.iherb.com/Jarrow-Formulas-Organic-Coconut-Oil-16-oz-454-g/2506

      Acho que o Iherb manda para o Brasil, se quiseres comprar. Eu até cheguei a revender este produto na minha Loja Online, mas no momento não tenho em estoque. Acredito que se conseguires comprar direto no Iherb, saia mais em conta para ti. Este eu te garanto que é delicioso, tem um sabor neutro e pode ser utilizado para muitas coisas, tanto para cozinhar, assar, refogar, e muito mais. Eu adoro fazer uma manteiguinha temperada com ele para passar no pão.É bom demais! Espero ter ajudado, se precisar de mais alguma informação, estou a disposição para ajudar.
      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  10. Olá, eu poderia fazer essa torta naquelas forminhas de alumínio dtipo marmita, queria fazer porções pra dar para a família. ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Acho que deve ficar muito bom fazer em pequenas forminhas, a única coisa que eu recomendo é fazer uma base mais grossa da massa dentro da forminha para que não se quebre quando for retirar depois de pronta.
      Acho que a ideia é muito boa, nunca fiz, mas com certeza vou experimentar. Talvez seja necessário adicionar um pouco de farinha na massa para dar mais consistência e firmeza. Mas se quiseres manter a receita sem farinha, eu recomendo fazer a camada mais espessa e firmar um pouco a massa na forminha com as costas de uma colher ou com a ponta dos dedos para que a base se forme bem firme. Se fizeres assim volta para me contar como ficou, espero que gostes. Muito obrigada pela visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  11. Hum, que delícia! Fiz e ficou maravilhosa. Já fiz várias receitas suas. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane, tudo bem?

      Muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fiquei muito feliz em saber que fizeste e foi aprovada. Bom demais saber que já fizeste outras receitas também. Adorei a tua visita e agradeço muito por acompanhar o blog e participar escrevendo este comentário tão simpático.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  12. muitoo bom...aprendo muito com voces

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Fico feliz que gostas das receitas e que está aprendendo com elas. Obrigada por escrever comentando. Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  13. Olá,boa noite. Amei a receita e to querendo fazer amanhã pra o aniversário de uma amiga. Como só vi agora n tem como deixar o grão de bico de molho pq n tenho. Posso fazer com ele em conserva? E vc untou o refratário com o q?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Lorena, tudo bem?

      Pode fazer com o grão de bico em conserva. Escorra bem o líquido, e se achar necessário pode enxaguar antes de usar. Dá certo também, além de ser mais prático. Depois me conta omo ficou, espero que gostes.
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  14. Oi Lori, acabei de testar esta receita e o sabor ficou maravilhoso!Entretanto, a aparência do recheio não ficou igual. Queria saber se vc, ao por o recheio, dá uma piladinha nele, pra ficar amassadinho...pq a minha ficou muito solta, cheia de pedaços sobressaindo, entendeu? A sua ficou uma superfície lisa, uniforme....sei lá kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diogo, tudo bem?

      Muito obrigada por comentar sobre a tua experiência com a receita. Que bom que gostaste do resultado. realmente esta torta fica deliciosa e é muito simples de fazer. O recheio fica bem compacto, eu dei uma ajudazinha para que ficasse mais compacto. Talvez da próxima vez que fizeres, dá uma leve pressionada na massa com uma espátula ou com uma colher para que fique mais uniforme depois de assado. Mas de qualquer forma fico feliz que o gosto ficou muito bom, apesar de a aparência não ter ficado tão boa como falas. Por este motivo na medida do possível eu procuro fazer fotos do passo a passo das receitas para ficar mais fácil para os leitores que quiserem experimentar.
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  15. Adorei a forma postada de sua receita! Só faltou o aroma, mas dá para imaginar! Parabéns! Minha esposa não cozinha, pois não tem tempo para essa dedicação! Gostaria muito de aprender a alimentação vegana. Vou entrar mais vezes no seu site. Obrigado!��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, tudo bem?

      Muito obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Fiquei muito feliz em saber que gostaste e agradeço muito por acompanhar o blog. Eu adoro cozinhar, e sinceramente gostaria de ter mais tempo para me dedicar ao blog. Faço o que posso quando não estou trabalhando. Para mim manter este blog é uma grande realização pessoal. Fico feliz em poder dividir com vocês o pouco que sei, e aprender a cada dia mais com todos. Um grande abraço para ti e tua esposa, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  16. Ola, fiz a receita conforme a receita só que a massa depois de assada ficou muito esfarelada, não fica firme e compacta...não consegui corta-la..porque? O que fiz de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Como esta massa não utiliza farinha, é normal que fique um pouco esfarelada, mas não fica muito não. Talvez não tenhas pressionado o suficiente na forma quando colocaste a massa antes de assar. Tenta novamente e quando colocares a massa na forma pressiona um pouquinho mais,. pode ser que ajude a massa a ficar mais firme. Outra coisa, é importante que o grão de bico não tenha muita água, quanto mais sequinho, melhor. Espero ter ajudado, se fizer novamente me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  17. Olá,
    Pode congelar a torta depois de pronta?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, tudo bem?

      Eu nunca congelei, mas acredito que pode sim, desde que seja bem embalada. Depois basta aquecer no forno e servir. Se fizer me conta como ficou. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  18. Boa noite,
    gostaria de saber se não precisa de massa também para cobrir a torta? Outra pergunta também é saber se o grão de bico tem mais proteína ou mais carboidrato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tais, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Não é necessário colocar massa por cima da torta, mas se quiseres, pode colocar. Eu prefiro fazer assim, sem cobrir porque a aparência fica mais bonita e não se quebra quando cortada. Esta massa é muito delicada porque não leva farinha, e por tanto a consistência não é tão firme, e talvez não fique tão boa quanto as que se faz com farinha, se for coberta com massa também.
      Quanto ao grão de bico, eu não tenho como te informar as quantidades de proteína e carboidrato porque não sou nutricionista. Esta informação tu podes encontrar facilmente pesquisando no Google. Espero ter ajudado, se fizer a torta me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada pela visita!

      Lori Ellis

      Excluir
  19. Ola. Fiz a receita mas minha massa nao deu certo. Virou uma farofa.....segui os passos da receita. Vc tem ideia do que pode ter dado errado? Estou bem decepcionada com a minha "mão" para as receitas sem glúten. Nada tem dado certo....

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis